Autor Tópico: Kymco Downtown 125i com upgrade  (Lida 38764 vezes)

Offline Afonso

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Kymco Downtown 125i com upgrade
« em: 13 de Julho de 2014, 13:28 »
Pessoal!

Ontem fiz um upgrade a minha DT 125i.

Já tinha montado o variador e a correia Malossi, há cerca de um mês, e ontem foi a vez de montar um escape LeoVince Granturismo, um filtro de ar BMC e uma vela NGK de irídio. Contas feitas, gastei 550€.
Noto uma diferença enorme no desempenho da moto. A velocidade de ponta subiu para os 137 km/h, agora puxa nas subidas e já sinto alguma tranquilidade a fazer ultrapassagens, mas ainda não sei se a relação custo/benefício compensa, já que estas são as primeiras impressões. Espero esclarecer este ponto nos próximos km.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Sapiens21

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2014, 14:51 »
O custo desses upgrades na tua Kymco foi de facto um pouco elevado, mas só o escape deve representar cerca de 70% do valor investido.

Mas, apesar do valor dispendido, se passaste a gostar ainda mais do desempenho da máquina e se o que pretendes é continuar nas 125cc, então por não???!!!  _pol_

Boas voltas nessa rápida 125cc, companheiro.  scooter_

Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2014, 19:50 »
Companheiro!

Na verdade, o escape LeoVince Granturismo representou 60% do investimento.
Apesar da minha DT estar com praticamente 60.000 km, não penso trocar de maxy nos próximos meses, por isso resolvi investir.
Com referi, as primeiras impressões são bastante positivas, mas espero conseguir fazer um feedback mais pormenorizado depois dos primeiros 1000 km, com este upgrade.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

nunorcduarte

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #3 em: 15 de Julho de 2014, 12:20 »
Olá Afonso,

Vou acompanhar muito de perto o teu feedback pois também tenho um DT 125 com variador malossi e filtro de ar BMC e tenho alguma curiosidade em saber como se comporta a mota com o dito escape.

Foste tu que o montaste ou levaste a algum lado? Qual o feedback a nível de consumos?

grande abraço,
Nuno Duarte

Marco46

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #4 em: 15 de Julho de 2014, 13:45 »


entao agora para completares o upgrade da forma correcta, falta ainda um cilindro, carretos de mudanças, molas para embraiagem e ai sim fica um upgrade todo pujante!


saudações

 _convivio_

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #5 em: 15 de Julho de 2014, 17:05 »

entao agora para completares o upgrade da forma correcta, falta ainda um cilindro, carretos de mudanças, molas para embraiagem e ai sim fica um upgrade todo pujante!


saudações

 _convivio_

Mas ainda não existe no mercado............nem carretos de mudanças, nem cilindros  _Rolley_

Já existe aumento de Power com evotech's entre outros ...... mas somente isso  _corado_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2014, 21:24 »
Olá Afonso,

Vou acompanhar muito de perto o teu feedback pois também tenho um DT 125 com variador malossi e filtro de ar BMC e tenho alguma curiosidade em saber como se comporta a mota com o dito escape.

Foste tu que o montaste ou levaste a algum lado? Qual o feedback a nível de consumos?

grande abraço,
Nuno Duarte

Companheiro!

É verdade! o escape foi montado na garagem cá de casa, sem qualquer stress.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2014, 21:28 »
Companheiros!

Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente a este facto:

- o trabalhar da moto ao relanti parece-me que ficou ligeiramente irregular. Está algum tempo com o mesmo trabalhar, depois noto uma ligeira diferença, muito rápida, depois volta a ficar regular durante algum tempo, e assim sucessivamente.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

pedrompmartins

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Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2014, 00:07 »
boas eu tenho um akrapovic na minha, e o relanti sempre ficou normal... a tua ficou iregular quando montaste o escape?
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 09:35 por pedrompmartins »

Offline Saboga

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2014, 09:26 »
Afonso,
Viva!

Quando referes irregular queres dizer que há alteração nas rpm? Ao ralenti ela deve estar entre as 1.800/2.000.
Ou o irregular que referes é mais uma espécie de "bater"?
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Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #10 em: 17 de Julho de 2014, 11:28 »
Afonso,
Viva!

Quando referes irregular queres dizer que há alteração nas rpm? Ao ralenti ela deve estar entre as 1.800/2.000.
Ou o irregular que referes é mais uma espécie de "bater"?

Companheiro Saboga!

Nada de bater. Parece-me mais que a moto nao queima a gasolina naquele momento.
Parece que faz um muito pequeno rater, naquele momento.
O que é que achas?

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Saboga

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #11 em: 17 de Julho de 2014, 11:40 »
Afonso,
Pode ser tanta coisa.... Filtro, o escape com alguma má montagem, o próprio ralenti a necessitar de ser afinado.
O filtro que compraste é para a 125, ou para a 300? Se for para a 125 poderá não ter débito de ar suficiente.

Julgo que a mota do HF andou com um comportamento semelhante.

Apesar dos rateres que referes, não existe oscilação nas rpm aos ralenti?

Eu levaria a uma oficina para ligarem à máquina e ver se os parametros estão todos correctos.
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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #12 em: 17 de Julho de 2014, 12:03 »
O filtro de ar que comprei é o bmc para a DT 300i.
Se bem me lembro a moto só fez isto depois de mudar a vela. Com a vela de origem nao fazia.
A vela que montei foi uma NGK de irídio, mas o indice de temperatura é o 8 em vez de o 7, como a de origem.
Nomeadamente, ela deu-me o erro 16, sensor de temperatura, que nao sei se tera algo a ver com isto. Depois de limpar o sensor do escape ela deixou de dar esse erro.
Gonçalo Afonso

Offline Saboga

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #13 em: 17 de Julho de 2014, 13:23 »
Esse erro acontece, também já passei pelo mesmo e bastou spray de limpeza na ficha do sensor.
Relativamente ao teu relato, pode de facto ser a vela, não consegues colocar outra para testar?
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pedrompmartins

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2014, 13:57 »
Concordo com o saboga, podes ter danificado a sonda dos gazes, ai ela estar a dar outra leitura... E tenho uma vela igual que a que metes-te e sempre funcionou bem.


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Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2014, 14:26 »
Vou colocar a vela de origem e verificar. Depois faco o feedback.
Mas quero referir que a moto trabalha perfeitamente e que as performances sao mesmos muito boas.
Esta situacao podera ser uma afinacao de valvulas, ja que agora a entrada de ar é bem maior do que a original.

Relativamente ao erro 16, foi ultrapassado apenas com uma limpeza do sensor.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 14:27 por Afonso »
Gonçalo Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2014, 14:47 »
Sim, também pode estar a necessítar de afinar válvulas, quando foi a última vez que foram afinadas?

De qualquer forma, como o erro fica em memória, se conseguires, passa numa oficina para te ligaram e mota à máquina e limparem esse registo.
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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2014, 14:56 »
Nao tinha conhecimento de que ficava na memoria. A verdade e que depois de fazer o teste ja nao aparece o respetivo erro.
Ja foram afinadas ha alguns mil km. Penso que nao sao afinadas desde os 30000 km. Ela ja esta perto dos 60000 km.
Gonçalo Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2014, 15:00 »
Com 30.000km feitos é importante afinares as válvulas, até porque esse sintomo que descreves, como dizes, pode ser oriundo dai.

Sim, os erros ficam em memória, e convém limpar.
Já me aconteceu um erro intermitente que não ficou, mas todos os outros, mesmo depois de mecanicamente corrigidos, estavam registados.
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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #19 em: 17 de Julho de 2014, 18:33 »
Cheguei à pouco a casa e pus a moto a trabalhar.
Estive atento ao pontei das rotações de ao som do motor.

O ponteiro das rotações sobe até às 2200 rpm, quando ligo a moto, e desce depois para as 1800 rpm, mantendo-se regular nestas rpm, sem qualquer tipo de alteração.
Depois da temperatura subir dei-lhe umas aceleradelas e deixei-a novamente a trabalhar ao relanti. As rotações continuaram nos 1800 rpm sem oscilações.

Agora que estive mais atento, ao ponteiro das rotações e ao som, acho que a diferença esta no som dela a trabalhar. Mas penso que será normal já que com o escape de origem o som era bastante mais baixo e agora é muito mais alto.

Acho que os sintomas que falei poderão ter a ver: com o ser tudo novo e as peças estarem a acamar-se, ou da minha "cabeça", já que não estou habituado ao trabalhar da moto com o novo escape. Vou fazer mais km e fazer um feedback mais tarde.

Relativamente ao erro 16, "sensor de temperatura", vou passar na MotoReis para eles o eliminarem da memória, já que o mesmo não aparece no mostrador.

Agradeço as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #20 em: 20 de Julho de 2014, 11:49 »
Pessoal!

Estive uns dias sem pegar na moto. Hoje, voltei a pô-la a trabalhar. Deixei-a a trabalhar ao ralenti, e hoje voltei a detetar umas pequenas variações de rpm. Afinal não era da minha cabeça. Voltou nomeadamente a dar o erro 16 (sensor de temperatura).
Tenho quase a certeza que este erro deve-se ao facto de ter colocado a vela. A verdade é que a vela de origem é uma CR7 e eu coloquei uma CR8. Ainda não tive oportunidade de voltar a meter a vela de origem, mas vou fazê-lo o mais rapidamente possível para perceber se resolve o problema ou não.

Alguma sugestão da vossa parte?

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #21 em: 20 de Julho de 2014, 11:55 »
Além do que já referi, ligar a mota à máquina, trocar a vela vai dissipar essa dúvida.

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #22 em: 20 de Julho de 2014, 12:01 »
Entretanto deixei a trabalhar uma beca. Desliguei-a, voltei-a liga-la e ela além de já ter ultrapassado o erro também ultrapassou as variações das rpm.
Está visto que o bacano onde comprei a vela me enganou. Referi que a moto levava a CR7, mas ele disse que não vendia aquele modelo, e que levasse a CR8 porque a diferença era mínima e não iria notar qualquer diferença. Parece que não é bem assim.

Nota: a diferença entre a CR7 e a CR8 está no índice temperatura.

Possivelmente por esta razão ela está a dar-me o erro 16 (sensor de temperatura).
« Última modificação: 20 de Julho de 2014, 12:05 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline JPA

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #23 em: 20 de Julho de 2014, 12:47 »
Viva Afonso.

Quando tinha  a Kymco, coloquei a CR7E IX para substituir a CR7E original , e notava-se bem o arranque a frio com menos esforço, e sobretudo o ralenti muito certinho a quente.

Deves manter a mesma referência na vela no que concerne à temperatura.

Um abraço
Kymco Downtown 125i
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Offline Afonso

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Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
« Responder #24 em: 20 de Julho de 2014, 15:22 »
Viva Afonso.

Quando tinha  a Kymco, coloquei a CR7E IX para substituir a CR7E original , e notava-se bem o arranque a frio com menos esforço, e sobretudo o ralenti muito certinho a quente.

Deves manter a mesma referência na vela no que concerne à temperatura.

Um abraço

Companheiro João!

Cometi esse erro, mas apenas porque não estava dentro do assunto. A loja a que me dirigi não tinha disponível a CR7E IX e o vendedor impingiu-me a CR8E IX, dizendo que a diferença era mínima e que não iria notar qualquer diferença.

A verdade é que notei uma diferença enorme, nomeadamente quando a moto está fria e a ponho a trabalhar. Primeiro porque dispara-me o erro 16 (sensor de temperatura, que é ultrapassado depois da moto estar quente) e segundo porque o trabalhar dela é tudo menos regular/linear.

Já coloquei a vela de origem. a CR7. Vou fazer alguns testes, para perceber se voltou tudo ao normal. Depois vou tentar arranjar uma vela CR7E IX.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso