Não sou capaz de relacionar a avaria 16 com a vela colocada, pois no meu entender são situações distintas.Conforme citado no manual de oficina, o erro 16 = "Engine temperature sensor or electric circuit malfunction"2 hipóteses a ter em conta cujos os passos de resolução e mais uma vez, conforme o manual são as seguintes: 1- verificar se a ficha de ligação do sensor está solto2- verificar a ficha de ligação da centralina ( ECU) - pino partido3 - verificar a resistência do sensorOutro aspeto que podes fazer, para melhores diagnosticar a avaria, é o RESET dos códigos de erro, visto que mesmo que a avaria seja solucionada, a ECU memoriza e informa anteriores auto diagnósticos (self test) com erro - no limite isto pode tornar-se num ciclo e causar alguma confusão.Se não se resolver, tens mesmo que levar à máquina para analisarem o DTC.Espero ter ajudado em mais alguma coisa.Companheiro João!Como poderei fazer o reset aos erros? Só ligando a moto à máquina, correto?Troquei a vela, pela de origem, e a verdade é que o erro não voltou a aparecer e a moto voltou a trabalhar regularmente.Consegues explicar-me o porque da diferença entre as velas, nomeadamente no índice de temperatura?Isso não influenciará o temperatura do motor que por sua vez faz disparar o erro 16?Agradeço as vossas sugestões.Abraço e boas curvasBoa sorte Afonso.
Companheiro!Sim, existe uma máquina de diagnóstico que elimina os erros, mas não aceita novas configurações.Abraço e boas curvas
Comoanheiro!Desconhecia que a repreogramação da ctralina funciona dessa maneira.A verdade é que depois de voltar a dar um apertão na DT os alarmes voltaram todos a desparar novamente, nomeadamemte o erro 16 e o 13.Podes dizer uma oficina onde o mecânico se sinta à vontade para trabalhar na centralina da minha DT.É que pelo que estou a ver, paguei e fiquei mal servido.Agradeço desde já toda a tua atenção.Abraço e boas curvas
Depois de uma serie de peripécias, parece que as coisas começam a entrar nos eixos. A minha DT leva agora 1500 km feitos com o upgrade.As primeiras impressões não foram muito boas, porque a moto pareceu ter ficado ligeiramente desafinada. Agora, e depois de ter ido ao médico, de ter feito um reset à centralina e de ter feito uma série de km, as coisas começam a melhorar. Os erros deixaram de aparecer e já não faz rateres.
Afinal sempre foi possível fazer reset
Companheiro,É possível fazer o reset à centralina, o que não é possível é reprogramar a mesma.Após o reset à centralina a DT continuou na mesma, só agora, ao fim de cerca de 500/1000 km, é que as coisas mudaram e a moto deixou de fazer rateres.De qualquer forma, continua com o trabalhar ligeiramente irregular, depois de quente, ao relanti, e com o cheiro a gases da queima. O mecânico diz que estas situações se devem ao escape, mas não trazem qualquer prejuízo para a moto.Abraço e boas curvas
A moto anda que se farta, faz umas recuperações espetaculares e os consumos voltaram ao normal (cerca de 3l/100km).
Olá Afonso,Com que velocidade máxima ficou?
Companheiro José!O ponteiro fica muito perto dos 140 km/h (não encosta ao fundo do mostrador, mas sobrepõe o número), tipo 137 km/h.
A essa velocidade já está quase no red line, né?