Sobre este tema sugeria a leitura da informação neste link: http://www.bomcondutor.pt/questao/3402Boas Curvas !
Artigo 72.º — Autoestradas1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.O que o sinal me indica é que vou entrar numa via com estas caracteristicas.Não há nenhum simbolo que identifique especificamente triciclos (pelo menos que eu saiba). Na imagem, o simbolo utilizado é o do ciclomotor, isto porque, a meu ver o que está em causa é a velocidade minima e por analogia a cilindrada de 50cc.O sinal não indica uma via reservada a determinados veiculos, mas sim a proibição de circulação de determinados veiculos. Pelo menos foi assim que aprendi quando fiz o código da estrada há uns anitos atrás, mas com tanta modernice ........ (ou espremer da teta da vaca)
Artigo 24º -sinais de proibição - d. reg. n.22A/98 (conhecido por regulamento de sinalização de transito)C4e - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos
Só para confirmar que a mim também tentaram multar. Ia eu na minha mp3 a sair da ponte para almada quando salta um para o meio da estrada... quase o atropelava e mandar-me encostar. Só que ficou e eu fiquei . A minha mp3 é uma 125 e no livrete é considerada motociclo. Nesse momento o informou-me do sinal e realmente referiu que já tinha multado duas vezes uma quadro vermelha... enfim, eu ia mudar para uma cilindrada superior, porque já faço cerca de 100km dia , pensando comprar uma mp3 LT e desisti... agora fui tirar a carta e vou vender a minha e procurar uma mp3 que não seja triciclo de cilindrada superior... para evitar chatices.
A minha MP3 é 400cc e no livrete está como motociclo!
... é a versao LT?
Não sei, mas não tem o pedal de travão e é necessário ter a carta de mota.
A lei está mal e tem de ser mudada. Que tal o pessoal juntar-se e fazer um petição para tentar alterar a mesma?Cumps
não existem actualizações na lei pelo que se mantém tudo... lê o que está escrito... alguma duvida questiona que alguém ha-de ajudar.... se calhar é melhor optar por uma de 2 rodas para evitar chatices...