Estamos a falar da mola da embraiagem ou do variador?
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26544.msg90067238.html#msg90067238
Pois, quer uma quer as 3 são todas da embraiagem!!!
É só para ficarem esclarecidas as dúvidas...
Quando se fala em "variador" propriamente dito, fala-se do jogo que compõe os pratos, os roletes e deslizadores, que fica "engatado/apertado" no veio da biela/piston das scooter's.
Quando se fala em embraiagem, fala -se da mola"principal/mandante" que com a rotação faz abrir as 3 molas "dos calços" (iguais aos dos travões de trás das motos e carros mais antigos) que por sua vez, encostam ao prato "da embraiagem" que esta presa à caixa do motor das scooters.
Eu se falei em mola, é só uma e de cor branca, foi a experiência que tive com a minha
Maria FelisbertaHá por aí mais uns tópicos de DY's e não só que eu refiro tudo e tento explicar tudo o mais bem possível... claro com a minha 4classe sei mais do que muitos intelectuais de mecânica/electicidade/etc referente a motas ou maxis...
Espero ter mais uma vez ajudado em algum tipo de info.
Nota: só cá vim, porque me perguntaram directamente a mim a questão, que mola (variador ou embraiagem).
Por respeito respondo, mas a vontade não é muita... de resto venho cá responder a PM's
Até um dia destes
Boas curvas