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BMW C600 SPORT 2015

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karloxilva:
Quando se acelera para tirar a scooter do repouso há um momento em que os ferodos "agarram"no interior da campânula para fazer mover aquele peso de mais de 200 quilos, cá fora sente-se essa luta num trepidar traseiro, o movimento de arranque não é linear, até chega a ser incómodo. Acelera-se e aparentemente deixa-se de sentir esse incómodo, mas logo depois volta tudo ao princípio, basta que o trânsito nos faça ir mais devagar.
Bem-vindo ao célebre "problema da embraiagem" das Suzuki Burgman 400!

Não deixa de ser curioso, que depois da experiência de outras marcas que não pode deixar de estabelecer uma ligação entre o peso da scooter e o tipo de embraiagem, se caia no mesmo erro.

Na minha opinião, o problema da Suzuki 400 e da BMW é um problema de "sub-dimensionamento" da embraigem: queriam umas motas económicas a gastar pouco (mesmo com aquele peso) e esqueceram que a malta das maxi-scooters de vez em quando também gosta de ver a paisagem passar mais depressa e de enrolar e abrir o punho para perceber de que são capazes aqueles motores, e que gostando tanto delas até as levam para dentro das cidades congestionadas... depois...  pimba, descobre-se que aquelas scooters, com aquelas embraiagens e aqueles pesos (no variador e na estrutura)...
Agora "inventaram" as scooters "desportivas": mais leves no peso e nos pesos, molas e ferodos mais fortes nas campânulas das embraiagens. É que com a "desportividade" já podem justificar aqueles decilitros a mais de gasolina que não caía bem numa "turística" calminha e pesadona para passear com a cara metade. Fiz-me entender? É uma equação difícil, tão difícil que até houve marcas que de tanto pensarem na solução de movimentar o peso de "um sofá de 400 de cilindrada" decidiram deixar de ter modelo nessa gama deixando aos "chineses" essa aventura.

Aos "outros", lembro que o problema não aparece só em determinadas marcas e modelos. Arranques à moda de entregadores de pizzas, "condução desportiva", dão esfregas imensas no sistema. Ou limpa-lo amiúde ou tem-se problemas a prazo. É que a "coisa" vai aparecendo na medida em que o ferodo das "pastilhas" que "agarram" a embraiagem vai polindo o interior da campânula. Isto acontece em todas as scooters, só que umas são bem mais leves do que outras e este facto só se verifica passados muitos quilómetros. Para além da qualidade do material, ajuda muito que o sistema nunca tenha sido limpo, embraiagem e variador. Há muitos concessionários que não o fazem para que as intervenções sejam mais baratas. Fiam-se que quando o problema aparecer será só numa em segunda-mão.

Na minha, o problema era nas 3000 rotações, o tal momento de arranque. Já agora, quando a comprei também era um problema "resolvido" nos novos modelos.
Duas embraiagens depois, e depois de perguntar à marca que modelos de variador/embraiagem tinham a scooters mais pesadas, nomeadamente as italianas que não são mal conhecidas por isso, e depois de uma pesquisa pela experiência dos concessionários europeus da própria marca, a própria marca colocou-me Pollini e pesos de 11 gramas (tanto quanto me lembro).
Se resultou? Não me faltou oportunidade de mudar de modelo... mas ainda não encontrei de que gostasse mais.
Ah! Uma coisa que passei a tomar atenção: a cada mudança de óleo (6 em 6 mil, é semi-sintético) tira-se a tampinha da embraigem, limpa-se a campânula, variador e pesos...

Ao companheiro, aperte com eles.
Entretanto, percebendo o sentido do que afirmou, eu partilho da opinião de que as marcas "premium" só existem na nossa cabeça feita pelos publicitários. Quem deixa de perseguir e ler atentamente as características do que compra quando tropeça no logótipo, irá ter problemas.
É que, ao fim e ao cabo, são todas "chinesas" (tirando a minha, claro, que foi feita no Japão).





 

TMaxer:
Caro Paulo,


A máquina e um espectáculo e é a minha maxi preferida embora seja minha opinião que nesta primeira investida nas Maxis a BMW não colocou o produto que muitos clientes gostariam de ver.

Há algumas arestas por limar, mas não há dúvidas que a c600 é um das melhores Maxis no mercado... E gozar dela e tentar que o problema das vibrações ( ou estremeções como diria um saudoso companheiro) seja minimizado.

Como o companheiro acima focou, este problema não é único na C600 embora pouca gente se queixe dele... É uma característica deste tipo de embraigem  _pol_


Porque não abrir um DB???  _pol_

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