Autor Tópico: Como educar pais/familiares  (Lida 17668 vezes)

jota

  • Visitante
Como educar pais/familiares
« em: 21 de Agosto de 2015, 12:58 »
Pois é pessoal, estou aqui metido numa trabalhada sem fim à vista!!

Desde os meus 15 anos que peço a carta de moto aos meus pais, ora com 19 anos já lá vão 4 anos de "querer". Nunca me deixaram tirar a carta de moto nem mesmo sabendo da poupança mensal associada às maxis, cerca de 40€ vs 60€ (apenas faço contas à gasolina pois ter passe implicaria ter um carro para os fins de semana e passeios).

Sempre fiz cerca de 1km-1,5km por dia para ir para a escola mas agora vou passar a fazer cerca de 40km;

Acho que não me compreendem e não conseguem interiorizar que é uma coisa que gosto e que sempre quis! Associam as motos a quedas e desastres e essa é a principal razão.

 É certo que dependo deles financeiramente, pois também não posso trabalha, como dizem: "primeiro os estudos depois o trabalho"...

Enfim não me quero alongar mais, só pedia opiniões e soluções para tentar dar a volta à situação porque não gosto de fazer as coisas na sombra e muito menos de ser descoberto mais tarde, nunca fiz nem nunca o farei; mas quero poder "viver" e aproveitar enquanto posso e enquanto tenho meios para isso.

cumprimentos scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2015, 13:12 »
Ao ler o que escreveste, quase que se iluminaram dois tópicos que debatem de alguma forma essa matéria, ainda que o título não remeta de imediato para essa ideia.

Deixo-te aqui para leitura um deles:

Medo, Fobia ou receio de andar de Moto

Numa altura em que se depende financeiramente dos pais como é o teu caso agora com 19 anos, eu compreendo que não é fácil fugir desse agrilhoamento.
Percebo perfeitamente o proteccionismo dos teus pais, a sério.

Mas esse tipo de situação em que te vês, está a mexer um pouco comigo.
Gostava de poder ajudar, falar com os teus pais, dar-lhes a abertura para uma situação normal que estás a viver...de gosto, da sensação de liberdade que procuras numa moto, enfim... :-\

Sei que não é fácil, mas primariamente tem de partir de uma conversa que terás de ter com os teus. Eu sei que já o fizeste, mas fá-lo novamente e com redobrada vontade.
Eles fazem-no (esse bloqueio) por um acto de amor que têm para contigo, é certo. Mas esse mesmo amor terá de ter o desprendimento para prosseguir esse tão grande e manifesto desejo que aqui deixas bem expresso...


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2015, 13:25 »
Não te quero desanimar mas a minha mãe até me pagou a carta aos 18, só comprei a 125 com 35 anos e mesmo assim ainda ouvi bocas !!!  ;D ;D ;D ;D
_fcp_
 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2015, 13:36 »
Estava agora a ocorrer-me, companheiro Jota... _pensador_

Tens carta de carro, correcto?

Em caso afirmativo, será que existe alguma viabilidade para alugares na tua zona uma moto/scooter 125cc durante uma semana?

Creio de forma segura, que essa convivência com "a moto alugada", ajudará a mitigar esse proteccionismo que os teus pais te querem dar.  No teu caso apostaria num aluguer de alguns dias...pois aceitarão melhor essa condição que os tenderá a avaliar a situação a nível temporal, mas que no fundo depois poderá abrir com maior facilidade o caminho da compra e da obtenção da carta. ;)

Agora se também não tens a de carro.... :-\

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2015, 14:16 »
Este assunto é, para mim, por razões pessoais (sou pai de duas crianças) muito interessante/importante e também por razões profissionais (sou professor, trabalho com jovens adolescentes e alguns deles têm scooter).

Acho fundamental começar a educação rodoviária cedo. Sabemos que isso nem sempre acontece embora haja algumas iniciativas meritórias ligadas ou não às escolas. Acredito que as nossas crianças e jovens que sejam mais formados/informados nesta área serão futuros condutores e até peões mais responsáveis.
Vou incentivar isto nos meus filhos e, não lhes recusarei o contacto com a scooter e com o automóvel (a seu tempo), se for essa a sua vontade. A minha filha mais velha (6 anos), quando fizer os 7 vou incentivar/formar como pendura na scooter.

Quanto ao teu caso, caro jota, tens de ser tu a formar/informar os teus pais das vantagens de ter formação (a carta).
Depois as coisas acontecem naturalmente.
Mas atenção, eu (e todos os pais) sei que os riscos associados à condução de um motociclo aumentam um pouco relativamente a outros meios de transporte mas acredito na formação, autonomia, responsabilização, confiança como princípios de formação dos adolescentes e jovens adultos (como é teu caso) e que isso pode minimizar os riscos. Mas também na lealdade nas relações pais/filhos.

Se calhar ainda estou a confundir mais as coisas para o teu lado em vez de ajudar  _confuso_  mas terás de ser tu a "trabalhar" os teus pais para os colocares do teu lado para que eles durmam descansados quando andares de  scooter_






Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1804
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2015, 14:20 »
Viva companheiro, essa situação de dependência monetária torna-te tudo muito mais difícil, como é de prever.
Deixa-me perguntar-te uma coisa, já tiveste bicicleta? em caso afirmativo já poderás argumentar que nessa altura não andariam atrás de ti a toda a hora,  a saberem a que perigos te expunhas e que, nesse tempo, não lhes deste preocupações por falhas de segurança.
Enfim, pensei neste argumento que deverás "editá-lo" por ti.
Tal como o companheiro Sapiens referiu, tudo isto não passa de uma protecção, própria de quaisquer pais.
Rui

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2015, 14:25 »
Pois, é uma situação um pouco complicada, eu falo por mim que sou Pai de duas filhas já maiores de idade e a minha mais nova até já me perguntou se eu lhe podia dar uma scooter, e a minha resposta foi não  _corado_ _corado_ _corado_  vai-se lá perceber porqué  _corado_ _corado_ e eu que sempre tive motorizada/mota desde os 15 anos  _corado_ _corado_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2015, 14:31 »

Enfim não me quero alongar mais, só pedia opiniões e soluções para tentar dar a volta à situação porque não gosto de fazer as coisas na sombra e muito menos de ser descoberto mais tarde, nunca fiz nem nunca o farei; mas quero poder "viver" e aproveitar enquanto posso e enquanto tenho meios para isso.

cumprimentos scooter_

Companheiro,

Não te conhecendo, mas só pela frase que citei, diria que és um jovem a sair da fase da adolescência, mas com bastante ponderação e com os pés bem assentes na terra.

Os teus pais não acedem a tu teres scooter, por ti ou por receio dos outros utentes das estradas?
O receio deles é compreensivel, eu não tenho filhos, mas vejo hoje as coisas de forma diferente do que quando tinha a tua idade, eu só tive scooter aos 41 anos e digo, que foi na idade certa, mas isso sou eu, que de carro sempre tive o pé pesado e provavelmente se tivesse tido mota mais cedo passaria a ter o punho pesado também.  _pensador_ Hoje, por exemplo, eu não sei qual a velocidade máxima que a minha mota consegue atingir e já a tenho há 1 ano e meio, o modo de condução é outro.

Tens que fazer ver os teus pais que tens consciência do que fazes, do que queres e que acidentes, acontecem em todos os tipos de veiculos.

Dá também uma vista de olhos nos tópicos das revisões, que a poupança em €€ pode não ser a que julgas.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

JViegas

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2015, 14:31 »
Olá jota e bem vindo.
Dou-te o meu exemplo.
Tirei a carta de condução com 18 anos (após umas férias de verão a trabalhar para conseguir o dinheiro para a mesma).
Quando tirei a carta de condução motas/carros, quis logo comprar uma mota.
Os meus pais enlouqueceram, não queriam saber de motos.
Com muito sacrifício compraram-me um carro que foi depois tornado o carro de família, pois nem o meu pai nem a minha mãe têm carta de condução.
A vida dá muitas volta e só com 41 anos é que comprei a minha maxi.
A minha mãe quando soube ia caindo da cadeira. "És maluco!!! Tens uma filha e mulher!!! Já viste o que te pode acontecer?"

Como vez ainda com esta idade pelo menos um dos pais ainda me proibia de ter mota (se pudesse).
Com calma expliquei-lhe (à minha mãe) o porquê da aquisição de um veículo de duas rodas.

Era a escolha acertada e económica. Não só na aquisição mas também pela manutenção.

Tal como já te disseram: é no diálogo que conseguirás comprovar junto dos teus pais as razões pela escolha de um veículo de duas rodas. A questão financeira é complicada, pois ainda dependes deles. Tenta em conjunto com eles arranjar um compromisso, algo com que possas demonstrar a tua maturidade.

Existem riscos associados às duas rodas que não tens nos restantes veículos, é um facto. Mas é inegável a comodidade e rapidez que se tem ao optar por este meio de transporte. E atenção que não quero "puxar" o prazer de conduzir, uma vez que na minha opinião, terás que ser mais racional do que emotivo no diálogo que terás que manter com os teus pais.

Boa sorte e espero daqui a uns tempos estar a ler que conseguiste chegar a um equilíbrio junto dos teus pais.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1230
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2015, 14:36 »
Estava agora a ocorrer-me, companheiro Jota... _pensador_

Tens carta de carro, correcto?

Em caso afirmativo, será que existe alguma viabilidade para alugares na tua zona uma moto/scooter 125cc durante uma semana?

Creio de forma segura, que essa convivência com "a moto alugada", ajudará a mitigar esse proteccionismo que os teus pais te querem dar.  No teu caso apostaria num aluguer de alguns dias...pois aceitarão melhor essa condição que os tenderá a avaliar a situação a nível temporal, mas que no fundo depois poderá abrir com maior facilidade o caminho da compra e da obtenção da carta. ;)

Agora se também não tens a de carro.... :-\

Amigo Isaac, com 19 anos a Cat. B não lhe serve de nada.
Apenas pode conduzir motociclos a partir dos 25 anos, com Cat. B.

Jota, porque não lhes mostras o nosso fórum? Pode ser que, ao ver como se preza a segurança e a nossa paixão por este meio de transporte, comecem a pensar mais positivamente.
Esses receios por parte dos pais são normais.
Comprei à pouco tempo uma scooter para a minha esposa e a minha filha mais velha (12 anos) disse logo que, quando tivesse idade, ia tirar a carta para poder andar com ela. Apesar de eu andar de maxi diariamente, sei o quão perigoso pode ser e isso deixa-nos sempre receosos.
Mas o facto de ela ir a muitos dos nossos eventos, em que pode testemunhar como todos pensam na segurança de todos os outros utilizadores da via, pode ajudá-la a ser uma condutora responsável.
Não desistas de os convencer, mais vai fazendo isso com calma e paciência.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2015, 14:48 »
Com 19 anos já pode conduzir motociclos até 25kw de potência e 500cc.   _pol_ _pol_

Acesso Gradual AL.  _pol_
http://www.gruposegurancamaxima.com/categoria-a.html

http://www.gruposegurancamaxima.com/categoria-al.html

Para obter esta categoria é necessário possuir a idade mínima de 18 anos, podendo inscrever-se durante os seis meses antecedentes. Deve residir em território nacional, saber ler e escrever, bem como possuir aptidão física e psicológica.

Até aos 21 anos
Acesso gradual AL
(até 25kw sensivelmente até 500 cm3)
 
Documentação Necessária:
B.I. (ou documento de identificação válido)
NºContribuinte
3 Fotos
Atestado Médico

A partir dos 21 anos
Acesso directo AP
(superior a 25kw todos os motociclos sem restrição)
 
Documentação Necessária:
B.I. (ou documento de identificação válido)
NºContribuinte
3 Fotos
Atestado Médico

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #11 em: 21 de Agosto de 2015, 16:46 »
Ao ler o que escreveste, quase que se iluminaram dois tópicos que debatem de alguma forma essa matéria, ainda que o título não remeta de imediato para essa ideia.

Deixo-te aqui para leitura um deles:

Medo, Fobia ou receio de andar de Moto


Já tenho leitura para o fim de semana, depois mostro lhes isso se achar interessante (concerteza que o é)

Tens carta de carro, correcto?

Em caso afirmativo, será que existe alguma viabilidade para alugares na tua zona uma moto/scooter 125cc durante uma semana?


Sim, tenho carta de carro; não sabia que se podia fazer o tal "acesso gradual" ainda tenho de pesquisar mas é uma excelente hipótese a considerar

Acho fundamental começar a educação rodoviária cedo.

[...]

Se calhar ainda estou a confundir mais as coisas para o teu lado em vez de ajudar  _confuso_  mas terás de ser tu a "trabalhar" os teus pais para os colocares do teu lado para que eles durmam descansados quando andares de  scooter_

Não estas a confundir em nada, até é uma ajuda. Eu compreendo que as maxis/motos tenham muitos riscos associados mas acho que é uma coisa que se tem de aprender a lidar.

Tudo nos pode acontecer seja de carro, mota, autocarro, comboio até a pé. Mas acho que para "proibirem" deviam saber primeiro os prós e os contras e informarem se também.


Viva companheiro, essa situação de dependência monetária torna-te tudo muito mais difícil, como é de prever.
Deixa-me perguntar-te uma coisa, já tiveste bicicleta? em caso afirmativo já poderás argumentar que nessa altura não andariam atrás de ti a toda a hora,  a saberem a que perigos te expunhas e que, nesse tempo, não lhes deste preocupações por falhas de segurança.
Enfim, pensei neste argumento que deverás "editá-lo" por ti.
Tal como o companheiro Sapiens referiu, tudo isto não passa de uma protecção, própria de quaisquer pais.

Essa é outra, nunca andei de bicicleta em estrada aberta porque mais uma vez era muito perigoso, só aos fins de semana e naquelas zonas como o Monsanto, paredão do guincho, de cascais, sítios desses

Pois, é uma situação um pouco complicada, eu falo por mim que sou Pai de duas filhas já maiores de idade e a minha mais nova até já me perguntou se eu lhe podia dar uma scooter, e a minha resposta foi não  _corado_ _corado_ _corado_  vai-se lá perceber porqué  _corado_ _corado_ e eu que sempre tive motorizada/mota desde os 15 anos  _corado_ _corado_

Se lhes pedir dinheiro é emprestado e para ficar um bocado mais à vontade no inicio

Companheiro,

Não te conhecendo, mas só pela frase que citei, diria que és um jovem a sair da fase da adolescência, mas com bastante ponderação e com os pés bem assentes na terra.

Os teus pais não acedem a tu teres scooter, por ti ou por receio dos outros utentes das estradas?
O receio deles é compreensivel, eu não tenho filhos, mas vejo hoje as coisas de forma diferente do que quando tinha a tua idade, eu só tive scooter aos 41 anos e digo, que foi na idade certa, mas isso sou eu, que de carro sempre tive o pé pesado e provavelmente se tivesse tido mota mais cedo passaria a ter o punho pesado também.  _pensador_ Hoje, por exemplo, eu não sei qual a velocidade máxima que a minha mota consegue atingir e já a tenho há 1 ano e meio, o modo de condução é outro.

Tens que fazer ver os teus pais que tens consciência do que fazes, do que queres e que acidentes, acontecem em todos os tipos de veiculos.

Dá também uma vista de olhos nos tópicos das revisões, que a poupança em €€ pode não ser a que julgas.


Acho que cresci demasiado depressa e adolescência passou depressa :(

Acho que é essencialmente pelos outros utentes da via. Eu não tenho o pé pesado, ando nas calmas até para poupar gasolina (conduzo o carro da namorada muitas vezes, eles também não aprovam por isso acham que só dou umas voltinhas de vez em quando para não perder prática)

Quanto ao que está a bold, em mecânica eu safo me bem e consigo fazer a maior parte das revisões em casa e só contei com o preço da gasolina porque se apenas tivesse pass teria um carro para as voltas, tendo a maxi só tinha mesmo a maxi

Resumindo:
Se andasse de transportes: passe+carro
Se tivesse a maxi: maxi

Olá jota e bem vindo.
Dou-te o meu exemplo.
Tirei a carta de condução com 18 anos (após umas férias de verão a trabalhar para conseguir o dinheiro para a mesma).

[...]

Existem riscos associados às duas rodas que não tens nos restantes veículos, é um facto. Mas é inegável a comodidade e rapidez que se tem ao optar por este meio de transporte. E atenção que não quero "puxar" o prazer de conduzir, uma vez que na minha opinião, terás que ser mais racional do que emotivo no diálogo que terás que manter com os teus pais.

Boa sorte e espero daqui a uns tempos estar a ler que conseguiste chegar a um equilíbrio junto dos teus pais.

Tirei a minha carta em Janeiro com o meu dinheiro e com as poupanças que fiz ao longo de 3 anos (felizmente ainda sobrou algum), nunca trabalhei.

Neste caso a questão finaceira não se coloca pois os meus pais tem possibilidade de me dar uma óptima mesada que chega para as revisões e todos os custos associados à maxi com muita margem de manobra.

Amigo Isaac, com 19 anos a Cat. B não lhe serve de nada.
Apenas pode conduzir motociclos a partir dos 25 anos, com Cat. B.

Jota, porque não lhes mostras o nosso fórum? Pode ser que, ao ver como se preza a segurança e a nossa paixão por este meio de transporte, comecem a pensar mais positivamente.
Esses receios por parte dos pais são normais.
Comprei à pouco tempo uma scooter para a minha esposa e a minha filha mais velha (12 anos) disse logo que, quando tivesse idade, ia tirar a carta para poder andar com ela. Apesar de eu andar de maxi diariamente, sei o quão perigoso pode ser e isso deixa-nos sempre receosos.
Mas o facto de ela ir a muitos dos nossos eventos, em que pode testemunhar como todos pensam na segurança de todos os outros utilizadores da via, pode ajudá-la a ser uma condutora responsável.
Não desistas de os convencer, mais vai fazendo isso com calma e paciência.

Os meus pais são quase infoexcluidos _lol_

Sabem e mexem bem no computador mas não o usam, só no trabalho  uma vez ou outra em casa, certamente não se punham a ler um forúm.

Tenho noção dos perigos da estrada, apesar de ter poucos meses de carta já fiz quilómetros consideráveis e já passei por situações complicadas mas isso tudo acontece e a maior parte dos acidentes conseguem se evitar, basta estar atento e prever as atitudes dos outros

Com 19 anos já pode conduzir motociclos até 25kw de potência e 500cc.   _pol_ _pol_

Acesso Gradual AL.  _pol_

[...]


obrigado pela info, vou pesquisar _pol_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #12 em: 21 de Agosto de 2015, 17:02 »


Se lhes pedir dinheiro é emprestado e para ficar um bocado mais à vontade no inicio



Acho que não percebes-te o que eu disse, disse que não mas felizmente não é por causa dos €€€€€€ _pol_

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #13 em: 21 de Agosto de 2015, 17:23 »
Acho que não percebes-te o que eu disse, disse que não mas felizmente não é por causa dos €€€€€€ _pol_

Sim eu percebi, o que quero dizer é que apenas preciso da autorização deles (na prática não preciso mas tem de haver respeito), caso lhes pedisse dinheiro seria como empréstimo, caso não acedessem ao meu pedido também não era por isso que não teria a maxi.

Não desenvolvi a frase mas era o que queria dizer


CarlaLopes

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #14 em: 21 de Agosto de 2015, 20:25 »
Lamento desanimar-te, mas se não podes andar de bicicleta na via pública e conduzir o carro da namorada porque é perigoso então dificilmente os vais conseguir convencer.
Falo por experiência própria.
Mas força nisso, o não é garantido. Pode ser que te calhe o sim. scooter_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #15 em: 21 de Agosto de 2015, 20:48 »
Obrigado pela sinceridade e pela genuinidade, que hoje em dia são raras.

Olá jota e bem vindo.
Dou-te o meu exemplo.
Tirei a carta de condução com 18 anos (após umas férias de verão a trabalhar para conseguir o dinheiro para a mesma).
Quando tirei a carta de condução motas/carros, quis logo comprar uma mota.
Os meus pais enlouqueceram, não queriam saber de motos.
Com muito sacrifício compraram-me um carro que foi depois tornado o carro de família, pois nem o meu pai nem a minha mãe têm carta de condução.
A vida dá muitas volta e só com 41 anos é que comprei a minha maxi.
A minha mãe quando soube ia caindo da cadeira. "És maluco!!! Tens uma filha e mulher!!! Já viste o que te pode acontecer?"

Como vez ainda com esta idade pelo menos um dos pais ainda me proibia de ter mota (se pudesse).
Com calma expliquei-lhe (à minha mãe) o porquê da aquisição de um veículo de duas rodas.

Era a escolha acertada e económica. Não só na aquisição mas também pela manutenção.

Tal como já te disseram: é no diálogo que conseguirás comprovar junto dos teus pais as razões pela escolha de um veículo de duas rodas. A questão financeira é complicada, pois ainda dependes deles. Tenta em conjunto com eles arranjar um compromisso, algo com que possas demonstrar a tua maturidade.

Existem riscos associados às duas rodas que não tens nos restantes veículos, é um facto. Mas é inegável a comodidade e rapidez que se tem ao optar por este meio de transporte. E atenção que não quero "puxar" o prazer de conduzir, uma vez que na minha opinião, terás que ser mais racional do que emotivo no diálogo que terás que manter com os teus pais.

Boa sorte e espero daqui a uns tempos estar a ler que conseguiste chegar a um equilíbrio junto dos teus pais.

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #16 em: 21 de Agosto de 2015, 22:12 »
Lamento desanimar-te, mas se não podes andar de bicicleta na via pública e conduzir o carro da namorada porque é perigoso então dificilmente os vais conseguir convencer.
Falo por experiência própria.
Mas força nisso, o não é garantido. Pode ser que te calhe o sim. scooter_

Só estão a adiar o inadiável  _martelada_

Obrigado pelas respostas e pelo apoio, voltarei a dar feedback seja daqui a 1 mês ou 1 ano (talvez no Natal se consiga arranjar alguma coisa)

Abraço scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #17 em: 21 de Agosto de 2015, 22:36 »
Não dês já prazos...

Acontecerá quando acontecer.  _pol_
Vontade não te falta como é bem perceptível...pensa em alugar uma scooter/moto 125cc. Pode ser que ajude a inverter um pouco a ideia dos teus pais.  :)

Não pretendo causar-te contratempos familiares com esta simples sugestão, mas o aluguer pode ajudar um pouco à ideia, pois se para eles é algo limitado no tempo...para ti será o trampolim necessário para o que tanto desejas.

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #18 em: 21 de Agosto de 2015, 22:45 »
Não dês já prazos...

Acontecerá quando acontecer.  _pol_
Vontade não te falta como é bem perceptível...pensa em alugar uma scooter/moto 125cc. Pode ser que ajude a inverter um pouco a ideia dos teus pais.  :)

Não pretendo causar-te contratempos familiares com esta simples sugestão, mas o aluguer pode ajudar um pouco à ideia, pois se para eles é algo limitado no tempo...para ti será o trampolim necessário para o que tanto desejas.

Para a semana vou ver aquela opção do acesso gradual para a carta de moto... Ver preços

E alugar uma semana se calhar sai caro mas uma vez ou outra é uma excelente opção


nribeiro

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #19 em: 24 de Agosto de 2015, 13:34 »
Lamento desanimar-te, mas se não podes andar de bicicleta na via pública e conduzir o carro da namorada porque é perigoso então dificilmente os vais conseguir convencer.
Falo por experiência própria.
Mas força nisso, o não é garantido. Pode ser que te calhe o sim. scooter_

Modo joke on: já pensaste em rifar os teus pais?!
Modo joke off.

Agora a sério, eu já passei por algumas coisas semelhantes quando era mais novo mas o que eu fazia era chatear até cederem!!! _lol_
E sempre conseguia!
Eles até podem ter todos os receios do mundo mas querem fazer o quê? Meterem-te numa redoma?!
Fala com eles calmamente e explica que até na rua podes cair e morrer. Na banheira o mesmo pode acontecer, etc, etc!
Eles só estão como já foi dito a adiar o inevitável!
Espero ainda ver aqui tu a dizeres que compraste uma scooter! Boa sorte companheiro.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #20 em: 26 de Agosto de 2015, 01:00 »
Eu não gosto muito de dar lições a ninguém mas, por já ter passado exactamente pelo que tu estás a passar, e relativamente aos receios dos teus pais, vou enunciar um ditado popular que diz o seguinte "Filho és, Pai serás!".

Quero com isto dizer que, as preocupações que os teus pais têm agora contigo, irás tu ter num futuro quando fores pai. Eu sei que aos 19 anos de idade, os nossos pais parecem já estar "obsoletos" (também já passei pelos 19 anos há 28 anos atrás)... depois quando estamos nos 30, começamos a achar que os nossos pais "até, se calhar, têm razão em algumas coisas"... depois quando chegamos aos 40, passamos a achar que os nossos pais estavam certos em quase tudo... e daqui para a frente não sei pois ainda não cheguei lá.

É compreensível a preocupação dos teus pais mas tens de ir com calma, até porque dependes financeiramente deles e, quer gostes/concordes ou não gostes/concordes essa dependência faz toda a diferença na tua vida. Não estou a dizer com isto para desistires dos estudos e ires trabalhar para ganhar dinheiro para comprar uma mota... isso seria a coisa mais "parva" a fazer. Além do custo da aquisição da mota e equipamento, depois tens toda uma série de custos (leia-se precisas de gastar dinheiro) em manutenções, combustivel, pneus, seguro e mais algumas coisas... e se os teus pais se sentirem "encostados à parede" porque conseguiste arranjar dinheiro para comprar a mota contra a vontade deles, eles podem sempre "fechar a torneira" e não te darem dinheiro para esses custos que vais ter... e se isso acontecer vais ficar com um pisa-papeis estupidamente caro.

Comprei a minha mota recentemente, e mesmo com 47 anos de idade a minha mãe, que tem tem 81 anos, me diz quando saio com a mota "Paulo, vai devagar s.f.f., não precisas de ter pressa" (isto faz-me voltar aos meus tempos de juventude depois de ter tirado a carta de carro e de começar a andar com os carros dos meus pais) mas, mesmo agora a preocupação dela continua.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 01:02 por pjmartinho »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #21 em: 27 de Agosto de 2015, 10:23 »
Precisamente. Pjmartinho: talvez seja oportuno citar o escritor Mark Twain “When I was a boy of 14, my father was so ignorant I could hardly stand to have the old man around. But when I got to be 21, I was astonished at how much the old man had learned in seven years.”

Resumindo, foi o que o Pjmartinho disse, como é óbvio entre os 14 e os 21 quem aprende são os filhos.


Eu não gosto muito de dar lições a ninguém mas, por já ter passado exactamente pelo que tu estás a passar, e relativamente aos receios dos teus pais, vou enunciar um ditado popular que diz o seguinte "Filho és, Pai serás!".

Quero com isto dizer que, as preocupações que os teus pais têm agora contigo, irás tu ter num futuro quando fores pai. Eu sei que aos 19 anos de idade, os nossos pais parecem já estar "obsoletos" (também já passei pelos 19 anos há 28 anos atrás)... depois quando estamos nos 30, começamos a achar que os nossos pais "até, se calhar, têm razão em algumas coisas"... depois quando chegamos aos 40, passamos a achar que os nossos pais estavam certos em quase tudo... e daqui para a frente não sei pois ainda não cheguei lá.

É compreensível a preocupação dos teus pais mas tens de ir com calma, até porque dependes financeiramente deles e, quer gostes/concordes ou não gostes/concordes essa dependência faz toda a diferença na tua vida. Não estou a dizer com isto para desistires dos estudos e ires trabalhar para ganhar dinheiro para comprar uma mota... isso seria a coisa mais "parva" a fazer. Além do custo da aquisição da mota e equipamento, depois tens toda uma série de custos (leia-se precisas de gastar dinheiro) em manutenções, combustivel, pneus, seguro e mais algumas coisas... e se os teus pais se sentirem "encostados à parede" porque conseguiste arranjar dinheiro para comprar a mota contra a vontade deles, eles podem sempre "fechar a torneira" e não te darem dinheiro para esses custos que vais ter... e se isso acontecer vais ficar com um pisa-papeis estupidamente caro.

Comprei a minha mota recentemente, e mesmo com 47 anos de idade a minha mãe, que tem tem 81 anos, me diz quando saio com a mota "Paulo, vai devagar s.f.f., não precisas de ter pressa" (isto faz-me voltar aos meus tempos de juventude depois de ter tirado a carta de carro e de começar a andar com os carros dos meus pais) mas, mesmo agora a preocupação dela continua.

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #22 em: 27 de Agosto de 2015, 23:47 »
Mas pagar 60€ para fazer 12 viagens de 40km por mês é um absurdo, dá quase 5€ por viagem...

E eu compreendo os, eles é que não compreendem que eu não gosto dos transportes e não dão alternativas!!

Se não tivesse possibilidad€s de ter uma maxi eu compreendia os e era o primeiro a dizer que não, agora assim é tudo por medo _martelada_

O que me anima no meio disto tudo é que sei que quando acabar o curso tenho um carro novinho para estrear, mas agora o que faz mesmo falta é uma maxi.

Perder mais de 1h por dia em transportes... So fim do mês é quase 1 dia que se perde _Zang_ não descontando os atrasos que se geram em horas de ponta.

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #23 em: 28 de Agosto de 2015, 00:34 »
Boas !

Em gasolina gastavas á volta de 2 euros por viagens , mas não tens que contar só com isso.
Ter uma maxi /mota acarreta mais custos e eu sei do que falo, por exemplo já fiz as contas em 10.000 kms gasto mais dinheiro se juntar todas as despesas do que se andar de carro com um motor 2.0 HDI se tudo correr normalmente em ambos os veiculos.

Cpts
RC

jota

  • Visitante
Re: Como educar pais/familiares
« Responder #24 em: 28 de Agosto de 2015, 17:14 »
Boas !

Em gasolina gastavas á volta de 2 euros por viagens , mas não tens que contar só com isso.
Ter uma maxi /mota acarreta mais custos e eu sei do que falo, por exemplo já fiz as contas em 10.000 kms gasto mais dinheiro se juntar todas as despesas do que se andar de carro com um motor 2.0 HDI se tudo correr normalmente em ambos os veiculos.

Cpts
RC

Eu sei que não posso só contar com o gasóleo, mas ter passe implicaria ter um carro porque não posso ir a todo lado com o passe, como por exemplo, não posso ir a Sintra

Isto é complicado, até porque ate dezembro tenho 3 aulas por semana a partir dai só tenho duas aulas por semana até abril...

Acho caro só isso.

E eu se comprasse era uma maxi sem garantia de stand (seria uma usada sem a garantia da marca) porque o preço da mão de obra chega muitas vezes a 50% do custo total da intervenção, e a maior parte das coisas eu sei fazer... Para não falar que o preço das peças é mais elevado nas oficinas.

Com o tempo isto resolve se, resta saber até quando tenho de esperar _pensador_