Material necessário:- Ferro de soldar;
- Solda;
- Caixa estanque;
- Comando da garagem (12v);
- Kit Velleman MK111;
- Fita isoladora;
- +- 1M de fio (podem comprar aquele fio das colunas desde que minimamente grosso);
- Fusível 10A;
- 2 terminais ladrão;
- Multímetro;
Custo aprox. do material: 10€ (excepto o comando que no meu caso o destino mais provável do mesmo era o lixo)
Custo aprox. do equipamento a usar, caso não tenham (multimetro e ferro de soldar): 20€
Ora bons dias caros companheiros.
Recentemente um dos comandos da garagem que tinha num dos meus carros deixou de funcionar como deve de ser. Basicamente eu tinha que carregar no botão e rodá-lo ao mesmo tempo, pelo que sempre assumi que fosse problema do botão. Até que ultimamente deixou mesmo de funcionar de vez!
Dado que o comando funciona a 12v, fiz uma pequena experiência para verificar se o problema era efectivamente do botão:
Liguei os pólos + e – onde fica geralmente a pilha a uma bateria de um carro, e fiz um chante nos contactos do botão e desta forma o comando funcionava às mil maravilhas.
Uma vez que o comando que anda no meu casaco é novo, lembrei-me de aproveitar o comando semi-estragado para o ligar directamente na mota, e assim passar a usar o comando que anda no meu casaco no carro.
Seria uma ligação muito simples, basicamente era replicar aquilo que eu fiz quando testei o comando na bateria do carro, mas em vez que ligar à bateria do carro ligaria ao sinal + e – que correspondem aos máximos do conector do farol.
Até aqui tudo muito bem, mas esta ligação feita desta forma, implicaria que sempre que eu circulasse de máximos, o comando estaria a emitir sinal. A nível de segurança, o problema não existe tendo em conta o alcance limitado do comando, mas para desgaste do material, o facto de o comando estar sempre a emitir, provavelmente não traria saúde nem ao comando nem à mota.
Posto isto, comecei a ler e pesquisar sobre relés temporizadores. Um relé temporizador basicamente abre e fecha o contacto com base no tempo que pretendemos. Comecei a ver os preços das coisas, e cheguei à conclusão que conseguiria fazer este trabalho com cerca de 10€.
Convém dizer que no que toca a electrónica sou um grande nabo, mas como sou muito curioso resolvi ler e pesquisar. Descobri que existe um kit da Velleman com um relé temporizador. Permite ajustar o tempo de pulso (contacto) e o tempo de pausa (descontacto).
Traduzindo por miúdos, com este kit em específico é possível este esquema:
Ligar [0,5s a 5s] -> Desligar [5s a 60s] -> Ligar [0,5s a 5s] -> Desligar [5s a 60s] ->…. Ciclo infinito.
Nunca tinha soldado nada na vida, e este pequeno pormenor é a prova que qualquer pessoa minimamente curiosa consegue fazer o que eu fiz.
Passamos ao que interessa:
1º Passo: Testar o comando:Desmontem o comando até ficar apenas com a placa electrónica. Removam a pilha. Com um bocado de 2 fios liguem os contactos da pilha que existem no comando a uma bateria 12v respeitando a polaridade. Depois procurem o botão que usam para abrir o portão. Este botão tem 2 (no meu caso tinha 4) contactos. Com um bocado de fio liguem os contactos 2 a 2 até abrir o portão. Quando abrir, decorem quais são os contactos do botão que fazem funcionar o comando. Desliguem o comando da bateria.
2º Passo: Preparar o comando:Antes de começar a soldar, vejam este vídeo (técnicas para soldar, o que se deve/não deve fazer):
Liguem o ferro de soldar. Cortar 5 cm de fio. Soldar as 2 partes do fio aos contactos que descobriram no passo acima (fio amarelo no esquema). Após soldar, coloquem um pouco de fita isoladora à volta do comando e do fio que soldaram para evitar que o mesmo se solte.
Cortar uma secção de 10cm de fio vermelho e outra de fio preto. Soldar uma ponta do fio vermelho ao terminal + do comando. Soldar uma ponta do fio preto ao terminal – do comando. Enrolar um pouco de fita isoladora.
Testar o comando, ligando os fios que soldaram no passo acima à bateria do carro (respeitando polaridade). Se tudo correr bem, assim que encostarem o + e o – à bateria do carro, como o botão do comando está “chantado” o portão é acionado imediatamente. Se não funcionar, melhorar as soldas.
3º Passo: Assemblar o kit Velleman MK111:Neste passo basicamente é seguir as instruções do kit. Usar um ferro de soldar de ponta fina, máx 30w.
Atenção às polaridades das peças. As instruções são claras, basta que leiam 3x a instrução de cada passo antes de soldar.
Tentem não passar os 5 segundos com o ferro encostado à placa, senão o fio interno da placa pode partir e estragam o kit.
Instruções:
http://www.velleman.eu/downloads/0/minikits/manuals/manual_mk111.pdf Depois de assemblar o kit, ligar os fios do comando ao kit conforme ilustrado no esquema.
Atenção que há um fio pequeno que liga os 12v ao COM!
Enfiar tudo dentro da caixa estanque.
Antes de ligar na mota, vamos afinar os temporizadores do kit. Um parafuso regula o tempo de pulso, e o outro o de pausa.
Eu meti o de pausa no máximo e o de pulso para aí em 3 segundos.
Ensaiem ligar o conjunto à bateria 12v (respeitar polaridade). O kit tem um led que acende quando o kit está em modo pulso. Vão regulando os parafusos por tentativa. Depois de ter os tempos configurados, passamos para a mota.
Na ligação à cablagem da mota, é aconselhável meter um fusível de 10 amperes.
4º Passo: Descobrir quais os fios +12v e ground dos máximos da mota:Se tiverem o esquema eléctrico da vossa mota é mais fácil. Caso não tenham, com o multímetro [colocar em 20vdc] encostar a pinça preta à massa da cablagem, e depois vão experimentando a pinça vermelha nos outros fios. Sempre que encontrarem um que leia 0, carreguem no botão dos máximos. Se assim que carregarem no botão lerem os 12v no multímetro, parabéns, encontraram o fio +12v dos máximos.
5º Passo: Montar tudo na mota:Recorrendo aos terminais ladrão, ligar o + que vem da nossa caixa estanque ao +12v dos máximos (com o fusível no meio). Ligar o - à ligação terra da ficha do farol. Fechar a caixa estanque e encontrar o melhor sitio para a fixar.
Testar ligar máximos. Observem a luz do relé. Ela deverá acender-se durante uns segundos, depois apagar-se.
Se correr tudo bem, assim que ligarem os máximos o portão irá abrir-se e passado os segundos programadas, o comando desliga-se automaticamente.
E podem circular com os máximos à vontade porque o comando apenas irá reactivar-se ao fim de 60 segundos, e apenas durante 2 ou 3 segundos.
Esquema das ligações:
Foto do resultado final:
Basicamente, dentro da caixa estanque, em baixo está o kit Velleman assemblado, em cima a placa do comando, as ligações todas e os 2 fios a saírem para posteriormente ligar à cablagem da mota. Nessa foto ainda não está o fusível, que acabei por o colocar logo à saída do relé, para o mesmo poder ficar dentro da caixa.
E o resultado final:
Qualquer coisa, digam que ajudo no que puder e souber, pois como disse, os meus conhecimentos de electrónica estão ao nível de "curioso auto-didacta".
Abraços