Autor Tópico: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v  (Lida 17196 vezes)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Material necessário:

- Ferro de soldar;
- Solda;
- Caixa estanque;
- Comando da garagem (12v);
- Kit Velleman MK111;
- Fita isoladora;
- +- 1M de fio (podem comprar aquele fio das colunas desde que minimamente grosso);
- Fusível 10A;
- 2 terminais ladrão;
- Multímetro;
 
Custo aprox. do material: 10€ (excepto o comando que no meu caso o destino mais provável do mesmo era o lixo)
Custo aprox. do equipamento a usar, caso não tenham (multimetro e ferro de soldar): 20€
 
Ora bons dias caros companheiros.
 
Recentemente um dos comandos da garagem que tinha num dos meus carros deixou de funcionar como deve de ser. Basicamente eu tinha que carregar no botão e rodá-lo ao mesmo tempo, pelo que sempre assumi que fosse problema do botão. Até que ultimamente deixou mesmo de funcionar de vez!
 
Dado que o comando funciona a 12v, fiz uma pequena experiência para verificar se o problema era efectivamente do botão:
Liguei os pólos + e – onde fica geralmente a pilha a uma bateria de um carro, e fiz um chante nos contactos do botão e desta forma o comando funcionava às mil maravilhas.
Uma vez que o comando que anda no meu casaco é novo, lembrei-me de aproveitar o comando semi-estragado para o ligar directamente na mota, e assim passar a usar o comando que anda no meu casaco no carro.
 
Seria uma ligação muito simples, basicamente era replicar aquilo que eu fiz quando testei o comando na bateria do carro, mas em vez que ligar à bateria do carro ligaria ao sinal + e – que correspondem aos máximos do conector do farol.
 
Até aqui tudo muito bem, mas esta ligação feita desta forma, implicaria que sempre que eu circulasse de máximos, o comando estaria a emitir sinal. A nível de segurança, o problema não existe tendo em conta o alcance limitado do comando, mas para desgaste do material, o facto de o comando estar sempre a emitir, provavelmente não traria saúde nem ao comando nem à mota.
 
Posto isto, comecei a ler e pesquisar sobre relés temporizadores. Um relé temporizador basicamente abre e fecha o contacto com base no tempo que pretendemos. Comecei a ver os preços das coisas, e cheguei à conclusão que conseguiria fazer este trabalho com cerca de 10€.
 
Convém dizer que no que toca a electrónica sou um grande nabo, mas como sou muito curioso resolvi ler e pesquisar. Descobri que existe um kit da Velleman com um relé temporizador. Permite ajustar o tempo de pulso (contacto) e o tempo de pausa (descontacto).
 
Traduzindo por miúdos, com este kit em específico é possível este esquema:
Ligar [0,5s a 5s] -> Desligar [5s a 60s] -> Ligar [0,5s a 5s] -> Desligar [5s a 60s] ->…. Ciclo infinito.
 
Nunca tinha soldado nada na vida, e este pequeno pormenor é a prova que qualquer pessoa minimamente curiosa consegue fazer o que eu fiz.
 
Passamos ao que interessa:
1º Passo: Testar o comando:

Desmontem o comando até ficar apenas com a placa electrónica. Removam a pilha. Com um bocado de 2 fios liguem os contactos da pilha que existem no comando a uma bateria 12v respeitando a polaridade. Depois procurem o botão que usam para abrir o portão. Este botão tem 2 (no meu caso tinha 4) contactos. Com um bocado de fio liguem os contactos 2 a 2 até abrir o portão. Quando abrir, decorem quais são os contactos do botão que fazem funcionar o comando. Desliguem o comando da bateria.

2º Passo: Preparar o comando:

Antes de começar a soldar, vejam este vídeo (técnicas para soldar, o que se deve/não deve fazer):

Liguem o ferro de soldar. Cortar 5 cm de fio. Soldar as 2 partes do fio aos contactos que descobriram no passo acima (fio amarelo no esquema). Após soldar, coloquem um pouco de fita isoladora à volta do comando e do fio que soldaram para evitar que o mesmo se solte.
Cortar uma secção de 10cm de fio vermelho e outra de fio preto. Soldar uma ponta do fio vermelho ao terminal + do comando. Soldar uma ponta do fio preto ao terminal – do comando. Enrolar um pouco de fita isoladora.
Testar o comando, ligando os fios que soldaram no passo acima à bateria do carro (respeitando polaridade). Se tudo correr bem, assim que encostarem o + e o – à bateria do carro, como o botão do comando está “chantado” o portão é acionado imediatamente. Se não funcionar, melhorar as soldas.
 
3º Passo: Assemblar o kit Velleman MK111:
Neste passo basicamente é seguir as instruções do kit. Usar um ferro de soldar de ponta fina, máx 30w.
Atenção às polaridades das peças. As instruções são claras, basta que leiam 3x a instrução de cada passo antes de soldar.
Tentem não passar os 5 segundos com o ferro encostado à placa, senão o fio interno da placa pode partir e estragam o kit.
Instruções: http://www.velleman.eu/downloads/0/minikits/manuals/manual_mk111.pdf
 
Depois de assemblar o kit, ligar os fios do comando ao kit conforme ilustrado no esquema.
Atenção que há um fio pequeno que liga os 12v ao COM!
Enfiar tudo dentro da caixa estanque.
Antes de ligar na mota, vamos afinar os temporizadores do kit. Um parafuso regula o tempo de pulso, e o outro o de pausa.
Eu meti o de pausa no máximo e o de pulso para aí em 3 segundos.
Ensaiem ligar o conjunto à bateria 12v (respeitar polaridade). O kit tem um led que acende quando o kit está em modo pulso. Vão regulando os parafusos por tentativa. Depois de ter os tempos configurados, passamos para a mota.
Na ligação à cablagem da mota, é aconselhável meter um fusível de 10 amperes.
 
4º Passo: Descobrir quais os fios +12v e ground dos máximos da mota:
Se tiverem o esquema eléctrico da vossa mota é mais fácil. Caso não tenham, com o multímetro [colocar em 20vdc] encostar a pinça preta à massa da cablagem, e depois vão experimentando a pinça vermelha nos outros fios. Sempre que encontrarem um que leia 0, carreguem no botão dos máximos. Se assim que carregarem no botão lerem os 12v no multímetro, parabéns, encontraram o fio +12v dos máximos.
 
5º Passo: Montar tudo na mota:
Recorrendo aos terminais ladrão, ligar o + que vem da nossa caixa estanque ao +12v dos máximos (com o fusível no meio). Ligar o - à ligação terra da ficha do farol. Fechar a caixa estanque e encontrar o melhor sitio para a fixar.
 
 
Testar ligar máximos. Observem a luz do relé. Ela deverá acender-se durante uns segundos, depois apagar-se.
Se correr tudo bem, assim que ligarem os máximos o portão irá abrir-se e passado os segundos programadas, o comando desliga-se automaticamente.
E podem circular com os máximos à vontade porque o comando apenas irá reactivar-se ao fim de 60 segundos, e apenas durante 2 ou 3 segundos.
 
Esquema das ligações:

 
Foto do resultado final:

 
Basicamente, dentro da caixa estanque, em baixo está o kit Velleman assemblado, em cima a placa do comando, as ligações todas e os 2 fios a saírem para posteriormente ligar à cablagem da mota. Nessa foto ainda não está o fusível, que acabei por o colocar logo à saída do relé, para o mesmo poder ficar dentro da caixa.

E o resultado final:


Qualquer coisa, digam que ajudo no que puder e souber, pois como disse, os meus conhecimentos de electrónica estão ao nível de "curioso auto-didacta".

Abraços
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:15 por M.Careca »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
hehe, bom tutorial mas podias desprivatizar o video que postaste a seguir a: "resultado final" não consegui ver népia.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Tivesse eu garagem e era algo bem fixe para se fazer.
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

mjm

  • Visitante
Muito bem!!!

Mais um modo de abrir portões!!!

Apenas falta um pormenor.... a retificação da tensão.. normalmente a tensão que chega à lâmpada dos máximos não é retificada aos 12v que os comandos admitem. Convém intercalar um retificador de tensão para este efeito. Assim descartamos a possibilidade de queimar o comando por introdução de tensão desadequada, ou neste caso, e do modo como as ligações estão feitas, queimar o kit Velleman.

Sempre podem ver o tópico já existente acerca deste tipo de DIY.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=2174.0

« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 12:37 por mjm »

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Já alterei as definições de privacidade do vídeo.

Em relação ao estabilizador de facto faz sentido. Não me lembrei. Mas também tendo em conta os meus conhecimentos de electrónica já considero um grande projecto pessoal. Lol
Para o kit velleman não tem problema pois o mesmo funciona até 24v acho eu.
Pode eventualmente dar raia no comando mas vou estudar a coisa para ver se consigo aplicar isso.

smmalmeida

  • Visitante
Boas Quico...

Gostava de saber onde compras-te a  Caixa estanque, Kit Velleman MK111; Fusível 10A e os terminais ladrão... se poderes por uma foto destes últimos... Agradecia...

Um abraço

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Boas.
Caixa estanque, leroy merlin.
Velleman, ebay
Fusível e terminais, servelec em Queluz mas qualquer casa de electrónica tem isto.

Foto dos terminais:

http://img444.imageshack.us/img444/1916/05xz1.jpg

Abraço!

smmalmeida

  • Visitante
Boas.
Caixa estanque, leroy merlin.
Velleman, ebay
Fusível e terminais, servelec em Queluz mas qualquer casa de electrónica tem isto.

Foto dos terminais:

http://img444.imageshack.us/img444/1916/05xz1.jpg

Abraço!

Obrigado...
 Vou aplicar o rectificador de tensão..... Tenho de pesquisar...
 Uma abraço...

pjosevsa

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #7 em: 04 de Março de 2015, 18:50 »
Boas

Gostei do que li.
Vou tentar fazer e depois digo qualquer coisa.
Só uma pequena duvida, o rectificador de tensão é mesmo necessário ou uma vez que o kit trabalha até aos 24v não é necessário.
Também pelo que compreendi, sempre que circular em máximos não estou a enviar sinal nenhum para o comando uma vez que ele está ligado ao botão do light pass.

Boas curVIAS.


Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #8 em: 04 de Março de 2015, 20:09 »
Eu não cheguei a colocar o rectificador.
Até agora não tive problemas.

Só um reparo: o + dos máximos é comum ao pass e ao comutador, o que disseste não é verdade.
Efectivamente com máximos ligados está a chegar os 12v ao relé. Ao comando não chegam por causa do temporizador, mas ao relé sim.
E o kit em questão é mesmo 12v (confirmei entretanto aquando o companheiro falou nessa questão do estabilizador).

Se por norma circulas muito de máximos, coloca o rectificador, caso contrário não tem qualquer problema usar assim como eu fiz.

pjosevsa

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #9 em: 04 de Março de 2015, 21:43 »

e onde compro o rectificador ? que modelo é ?


Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #10 em: 04 de Março de 2015, 23:11 »
e onde compro o rectificador ? que modelo é ?

Nisso não te consigo ajudar...
Uma das razões pelas quais nunca cheguei a colocar rectificador nesta minha adaptação.
Não faço ideia do que é nem onde instalar...  :))

pjosevsa

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #11 em: 04 de Março de 2015, 23:24 »
Ok. obrigado.

Como é obvio, estou a tentar arranjar mais informação sobre o assunto, a qual partilho aqui, não sabendo muito bem se ajudo ou atrapalho. Porém em conversa com um amigo ele me indicou que o kit VELLEMAN K 2579 é mais apropriado e que deixa de ter o problema de andar em máximos.

http://www.ledistronica.pt/velleman-k-2579-tempor-univers-0-15m

Alguém pode confirmar esta informação ???

Boas CurVIAS.


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #12 em: 04 de Março de 2015, 23:36 »
pela foto, o kit da velleman ja tem o rectificador e não teria problemas, mas pelo esquema de ligação o comando ficaria exposta à tal alimentação de menor qualidade derivada do máximo

Assim uma ponte rectificadora com um condensador com uma capacidade "generosa" na saída seria o suficiente para garantir a referida estabilização da alimentação.
Aqui vão uns links de compra do material necessário e um rabisco das ligações


http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=67908
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=44203
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=44625
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/Untitled.jpg

nota: com a ponte rect. a polaridade na entrada não regulada é irrelevante.
          o reg. de tensão 7812 com a frente voltada para nós o pino 1 é o que fica do lado esquerdo, o 2 central e o 3 o da direita.

Se precisarem de mais alguma coisa avisem 
Abr, Piedade
« Última modificação: 04 de Março de 2015, 23:44 por piedade »

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #13 em: 05 de Março de 2015, 09:25 »
pela foto, o kit da velleman ja tem o rectificador e não teria problemas, mas pelo esquema de ligação o comando ficaria exposta à tal alimentação de menor qualidade derivada do máximo

Assim uma ponte rectificadora com um condensador com uma capacidade "generosa" na saída seria o suficiente para garantir a referida estabilização da alimentação.
Aqui vão uns links de compra do material necessário e um rabisco das ligações


http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=67908
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=44203
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=44625
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/Untitled.jpg

nota: com a ponte rect. a polaridade na entrada não regulada é irrelevante.
          o reg. de tensão 7812 com a frente voltada para nós o pino 1 é o que fica do lado esquerdo, o 2 central e o 3 o da direita.

Se precisarem de mais alguma coisa avisem 
Abr, Piedade

Espetacular!
Não faço ideia como é que essas peças estabilizam a corrente, mas o teu esquema está excelente!

Só uma mdúvida, quando dizes " o reg. de tensão 7812 com a frente voltada para nós..." é com os pinos virados para nós, certo?

Muito obrigado
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 09:29 por quico »

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #14 em: 05 de Março de 2015, 09:32 »
Ok. obrigado.

Como é obvio, estou a tentar arranjar mais informação sobre o assunto, a qual partilho aqui, não sabendo muito bem se ajudo ou atrapalho. Porém em conversa com um amigo ele me indicou que o kit VELLEMAN K 2579 é mais apropriado e que deixa de ter o problema de andar em máximos.

http://www.ledistronica.pt/velleman-k-2579-tempor-univers-0-15m

Alguém pode confirmar esta informação ???

Boas CurVIAS.

Esse kit é igual ao MK111, simplesmente não faz ciclos.
Eu na altura comprei o MK111 porque dentro dos vários que encontrei no ebay, era o único que dava para o que queria.

Não é fácil comprar estes kits da Velleman, não existem em muitos sitios.

NOTA: Garante que o teu comando é de 12v, caso contrário, não dá para fazer desta forma. Tem de se adicionar p+rovavelmente uma resistência para transformar a voltagem na voltagem do comando. Novamente, não te sei ajudar com esse passo...  :-?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #15 em: 05 de Março de 2015, 12:10 »
aqui vai o foto do 7812 com a identificação dos pinos.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/pinout%207812.jpg

de forma  simplista no esquema que enviei a ponte rectificadora garante que tens na saida uma tensão DC, o condensador funciona como filtro ... ou como um "deposito" que armazena temporáriamente energia compensando assim eventuais flutuações no fornecimento. Finalmente o 7812, o regulador, recebe uma tensão não regulada na entrada que poderá ir até 30VDC e monitorizando constantemente a sua saida garante que esta se mantem sempre nos 12VDC.

para um trabalho 5* podes optar tb por comprar uma PCB pré perfurada de protótipagem e soldar os componentes nessa PCB
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=61003

e já agora pq não uns teminais a condizer
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=58541

ou então

2x http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_1512&products_id=62332

NOTA: Garante que o teu comando é de 12v, caso contrário, não dá para fazer desta forma. Tem de se adicionar p+rovavelmente uma resistência para transformar a voltagem na voltagem do comando. Novamente, não te sei ajudar com esse passo...  :-?

Quanto a este detalhe ... o método da resistência é arriscado, pois o consumo varia durante o funcionamento do comando, qd este esta em stdby tem um consumo quando esta a emitir tem outro e ...  portanto o mais seguro é ver qual a tensºao da bateria e trocar o reg. de tensão de acordo.
QQ coisa digam que eu tento ajudar


Abr,
Piedade


pjosevsa

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #16 em: 24 de Março de 2015, 14:36 »
Boas.

O comando da garagem já cá canta. Consegui arranjar um igual por 25€ e já está programado.

Agora, e após várias leituras, estou um pouco confuso. Pelo que parece posso utilizar o kit valleman kmk 111 ou o kit valeman k 2579.
http://www.ledistronica.pt/velleman-kmk111-temporizador-por-rel%C3%A9s?search=kmk%20111
http://www.ledistronica.pt/velleman-k-2579-tempor-univers-0-15m

Qual destes 2 será o preferencial ? Além deles é necessário mais alguma resistência ?

Grato pela ajuda e...

Boas CurVIAS



Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #17 em: 24 de Março de 2015, 14:50 »
Não tem grande descrição dos produtos, mas eu entendo da seguinte forma:

MK111 (este sei bem o funcionamento pois foi o que coloquei):
12v chegam -> ON (durante os segundos programados) -> OFF (durante os segundos programados) -> ON (durante os segundos programados)........ ciclo infinito;

K2579:
Parece-me ser algo como:
122v chegam -> ON (durante os segundos programados) -> OFF
Repete o ciclo apenas quando os 12v forem interrompidos e iniciados novamente

Se assim for, qualquer um deles dá, sugiro comprares o mais barato.

A resistência não é necessário se o comando for de 12v (mesmo assim, o colega atrás que percebe do oficio disse não ser aconselhado resistência mesmo nestes casos, apenas um regulador de tensão diferente).

Como já disse aqui, da maneira que tenho tudo ligado nunca tive qualquer problema com avarias / funcionamento do mesmo.
Aliás, o único problema que tive foi uma vez que aquilo deixou de funcionar, e tive de inspeccionar as ligações todas.
Descobri que se tinha soltado um dos fios que ligava ao + do comando (onde anteriormente estava a pilha). Voltei a soldar, e siga!
Mas isso provavelmente teve a ver com a minha falta de conhecimento / experiência a soldar, não deve ter ficado a 100% aquela ligação.
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 14:56 por quico »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #18 em: 24 de Março de 2015, 16:46 »

O K2579 é melhor para quem anda muitas vezes com maximos ligados, fazendo com que o comando apenas ligue uma vez só sem andar a ligar e desligar após cada 60s (maximo) como o MK111

Para quem não anda de máximos ligados, qualquer um serve.

Tenho o meu comando ligado aos máximos, não tem temporizado nenhum e por vezes ando com os máximos ligados ..... o comando nunca se queixou de nada, continua a funcionar perfeitamente !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

pjosevsa

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #19 em: 24 de Março de 2015, 21:51 »

ok

vou então mandar vir o k2579 e ligar ao comando.

depois logo se vê.  _pol_


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #20 em: 24 de Março de 2015, 22:30 »
 _pol_

nbernardo

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #21 em: 23 de Abril de 2015, 14:40 »
Boa tarde

Parabéns pela engenhoca  _pol_

Esto a pensar em tentar fazer o mesmo na minha Sym 125 evo. No entanto comecei a estudar a coisa e pensei em colocar um botão na zona destinada ao botão das luzes de novoeiro (que não tenho) ligado ao comando da garagem. Será isto possível? Julgo que não será difícil de fazer. A minha questão é onde me aconselham a ir buscar a alimentação para o comando.

Obrigado

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #22 em: 23 de Abril de 2015, 19:43 »
A EVO tem ficha de isqueiro? Se tiver podes derivar daí

Abraço,
Piedade

nbernardo

  • Visitante
Re: [COMUNICAÇÕES] -Comando de garagem nos máximos-apenas comandos 12v
« Responder #23 em: 23 de Abril de 2015, 20:39 »
Tem pois.  :)) obrigado pela sugestã Piedade..
agora vou tentar arranjar um interruptor igual ao dos 4 piscas para colocar no sitio onde deveria estar o das luzes de nevoeiro.
obrigado pela ajuda.