Autor Tópico: Red Line  (Lida 26148 vezes)

veiga

  • Visitante
Red Line
« em: 07 de Abril de 2010, 22:08 »
[/URL]
Motor da Sym GTS 300i Evo



Pois é amigos, este é um assunto muito importante.

Tenho verificado, tanto aqui no Clube, como em conversas com pessoas que têm scooters 125, nomeadamente as GTS, que é hábito andarem no red-line. Isto acontece principalmente quando circulam em vias rápidas.
Mas o que muitos não sabem é que assim estão simplesmente a dar cabo dos motores das vossas motos.
O red-line existe, para não ser atingido! Indica-nos que a rotação do motor já ultrapassou os limites e que estão a estragar!

Um conselho, deixem pelo menos uma margem de 1000 rotações! Não andem sempre a fundo! Ao deixar uma certa margem de rotação, só estão a poupar motor!

Compreendo que as 125 andam pouco e ainda percebo melhor quando falamos das GTS. Como tem um corpo que suporta facilmente um motor de 250 ou 300 cc (como a minha) é lógico que com um motor de 125, exista muita moto para pouco motor. A circularem no limite do motor 125, sentem-se seguros pois o comportamento da moto é muito seguro e "pede mais".

No entanto pensem no seguinte:

Acham que o vosso carro aguentaria se andassem sempre com o motor em red-line? Pois é....é a mesma coisa! Não são os motores dos carros que são mais resistentes. São sim é menos rotativos e por isso menos sujeitos a esforços. Por exemplo um motor de competição que anda sempre em altas rotações tem de ser revisto (aberto e substituição das peças principais) de poucos em pouco kms.
Veja-se o caso dos motores das motos de cross/enduro, que têm de ser abertos de X em X horas! E isso porquê? Altas rotações, sujeitos a enormes esforços, pois andam quase sempre nas rotações máximas e claro, o desgaste é enorme!!!

Por isso companheiros, se não querem ter problemas nas vossas motinhas, toca a dar pelo menos mil rotações de margem. Não quer dizer que muito de vez em quando ( eu também o faço! :P ) se entre no red-line, mas....muito de vez em quando.

Eu, em relação a este tema, tenho um truque. No conta-rotações da GTS 300, o red-line começa às 8 mil rpm. Ora, eu sei que o  motor corta às 8,500. Sabendo isto então imagino que o red-line começa não às 8 mil, mas sim às sete mil. Ou seja, estou sempre a dar uma margem de 1000 rotações até entrada no red-line o que equivale a 1500 rpm até ao corte do motor.

Resumindo, estou a poupar o motor!

Pensem nisto! _pol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Red Line
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2010, 22:25 »
Bom tópico Veiga  _palmas_


Já tinha pensado várias vezes neste assunto pois ando praticamente sempre no red line da minha GTS... realmente tenho que ter mais cuidado... _corado_


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Red Line
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2010, 22:47 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_  eu sempre que lá chego penso nisso, no entanto 3 km mais ha frente ja ela se encontra novamente no redline....
Quanto a mim isso parece um mito, se se corre o risco de danificar o motor, acredito que os construtores rapidamente contornam esse problema.
Eu se fosse construtor, sabendo que o motor na linha vermelha vai num esforço que corre riscos , antecipo a chegada ao meu limite e fica tudo tranquilo.
Dou um exemplo :
Se a moto na sua velocidade cruzeiro vai a 10 000 rpm , eu como  construtor sabendo que isso reduz o tempo de vida do motor, basta redir esse redline para 8 000 rpm, hipoteticamente.
Creio que aqui ninguém faz 200, 300 km sempre em redline, se ela não podem la chegar, creio que muitas já teriam ficado pelo caminho.
è a minha opinião, tirem partido da moto. Fazer 100 km diários em redline não será por aí.
Agora quanto a esticá-la logo a frio isso não acho muito bom, mas depois de aquecer é fogo há peça 
vou ali ja volto

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Red Line
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2010, 23:07 »
Bem visto Veiga e excelente Tópico.
Eu na X-Max não tenho conta rotações e tento ao máximo "sentir" que está em esforço...
E alivio um pouco o acelerador...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


veiga

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2010, 23:27 »
Bem visto Veiga e excelente Tópico.
Eu na X-Max não tenho conta rotações e tento ao máximo "sentir" que está em esforço...
E alivio um pouco o acelerador...

 _pol_ nas scooters  sem conta-rotações essa é a atitude que se deve ter! _pol_

No poupar é que está o ganho, lá diz o povinho....

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Red Line
« Responder #5 em: 08 de Abril de 2010, 00:22 »
Companheiro Veiga,

Muitos parabéns pelo tópico.
 _pt_
 

Atentamente

Tourister

ZEV

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2010, 01:00 »
Nos carros, regra geral, o red line fica 500rpm antes do máximo de rotações, e 1000rpm antes do ponto de rotura...


O q o sepossivel disse faz todo o sentido.

veiga

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2010, 10:21 »
Nos carros, regra geral, o red line fica 500rpm antes do máximo de rotações, e 1000rpm antes do ponto de rotura...


O q o sepossivel disse faz todo o sentido.

claro que faz sentido, afinal de contas as oficinas precisam de ganhar dinheiro! _lol_ _lol_ _lol_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #8 em: 08 de Abril de 2010, 11:05 »
...
No conta-rotações da GTS 300, o red-line começa às 8 mil rpm. Ora, eu sei que o  motor corta às 8,500. Sabendo isto então imagino que o red-line começa não às 8 mil, mas sim às sete mil. Ou seja, estou sempre a dar uma margem de 1000 rotações até entrada no red-line o que equivale a 1500 rpm até ao corte do motor.

Na 125 o red-line começa nas 9.000 rpm, já toquei no limite das 10.000 rpm e nunca senti qualquer corte...  _pensador_

Raramente toco no red-line, por norma no máximo ando nas 8.000/8.500 rpm... e realmente, mesmo que nos obriguemos a alguma contenção, a GTS puxa por velocidades mais elevadas dado a sua envergadura e estabilidade... o que faz com que se note algum esforço extra do motor...  scooter_

Sem dúvida que a médio-curto prazo a opção 300 vai ser uma certeza...  _Rolley_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Red Line
« Responder #9 em: 08 de Abril de 2010, 11:10 »
Na 125 o red-line começa nas 9.000 rpm, já toquei no limite das 10.000 rpm e nunca senti qualquer corte...


A tua mota tem carburador, logo não corta. Só o formato injecção electrónica permite a gestão e o corte por segurança. Penso eu de que...


Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Red Line
« Responder #10 em: 08 de Abril de 2010, 12:26 »

A tua mota tem carburador, logo não corta. Só o formato injecção electrónica permite a gestão e o corte por segurança. Penso eu de que...

Eu sinto o corte (redução) cerca das 9750 RPM, que faz com que a rotação 'desça' obrigatoriamente para as 9000 RPM.

É de carburador e faz o 'corte'.

Agora, dificil dificil é tentar não chegar tantas vezes a essa rotação de corte, pois é que não custa muito.

O pessoal da MigTec já havia 'insinuado' o facto das Scooters de menor cilindrada (leia-se 125 CC) andarem sempre no máximo e durante muito tempo seguido, o que é manifestamente prejudicial ao motor a medio/longo prazo.
Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Red Line
« Responder #11 em: 08 de Abril de 2010, 13:04 »
Eu sinto o corte (redução) cerca das 9750 RPM, que faz com que a rotação 'desça' obrigatoriamente para as 9000 RPM.
É de carburador e faz o 'corte'.

Agora, dificil dificil é tentar não chegar tantas vezes a essa rotação de corte, pois é que não custa muito.

O pessoal da MigTec já havia 'insinuado' o facto das Scooters de menor cilindrada (leia-se 125 CC) andarem sempre no máximo e durante muito tempo seguido, o que é manifestamente prejudicial ao motor a medio/longo prazo.




Eu sempre senti esse corte, embora haja quem diga que carburador não corta, eu sempre o senti. Senti na 125 cc e sinto agora na 400 cc.
Relativamente há moto estar sempre no redline, eu se fosse construtor, acautelaria essa situação, será quem os senhores que desenvolveram as scooters nunca chegaram a essa conclusão?  _Rolley_
Estou a ver que vou ter de lhes vender consultadoria... _lol_
Senhores em toda a vida vi motos sem conta rotações, e sempre andaram, algumas ainda andam. Se as 125cc  atingem facilmente o redline, o que será de se dizer de uma 50 cc que muitas vezes não possuem esse mostrador? Obviamente que um regime alto não se deve manter durante muito tempo, mas isso é em qualquer equipamento mecânico, seja uma scooter, um automóvel, um aspirador, uma varinha magica, ou um simples berbequim.


The sky is the limit, e mesmo para la chegares são acauteladas metas e ferramentas especificas para la ires.  _rir_  Achei que ficava bem o comentário  _lool_  
vou ali ja volto

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2635
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Red Line
« Responder #12 em: 08 de Abril de 2010, 22:59 »
Se as 125cc  atingem facilmente o redline, o que será de se dizer de uma 50 cc que muitas vezes não possuem esse mostrador?

Eu não entendo mesmo nada deste assunto, mas a minha  target e a keeway da minha filha funcionam em modo "on-off" ou seja, ou estão paradas ou com o punho totalmente enrolado, e a da filhota, ainda só tem cerca de 6.000 km mas a target vendi-a com 37.000  _pensador_

Nenhuma delas tem conta rotações, e mesmo que tivessem,...  _corado_

São é ambas a 2 tempos, e não sei se isso fará diferença  _pensador_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Red Line
« Responder #13 em: 08 de Abril de 2010, 23:18 »
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, será que é por ir a pouco mais de meio punho? É que nunca consigo enrolar punho na totalidade.
Isto de cortar em Red line é super fixe, senão a máquina ainda ganhava Asas  _lol_    _careta_
Membro CPM nº5

ahlagos

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #14 em: 09 de Abril de 2010, 00:25 »
Optimo tópico Veiga, _pol_
É exactamente como dizes, andar na red line (ou muito perto), não dá saude a nenhum motor!
Aliás, o problema de atingir a red line (numa condução normal) pôe-se normalmente em motores de baixa cilindrada.Por isso os motores de maior cilindrada (topos da gama), são muito mais duráveis, já que atingem a mesma velocidade num regime a menores rotações. Também quanto menos rotativo for um motor, mais durável se torna.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Red Line
« Responder #15 em: 10 de Abril de 2010, 15:40 »
Citar
sepossível:
Eu se fosse construtor, sabendo que o motor na linha vermelha vai num esforço que corre riscos , antecipo a chegada ao meu limite e fica tudo tranquilo.
Dou um exemplo :
Se a moto na sua velocidade cruzeiro vai a 10 000 rpm , eu como  construtor sabendo que isso reduz o tempo de vida do motor, basta redir esse redline para 8 000 rpm, hipoteticamente.
Creio que aqui ninguém faz 200, 300 km sempre em redline, se ela não podem la chegar, creio que muitas já teriam ficado pelo caminho.
è a minha opinião, tirem partido da moto. Fazer 100 km diários em redline não será por aí.
Agora quanto a esticá-la logo a frio isso não acho muito bom, mas depois de aquecer é fogo há peça

 
Citar
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, ... ganhava Asas  _lol_ 

 
É claro que este meu post, foi uma maneira + - cómica de mostrar que não concordo com o companheiro sepossível.
 
 
Companheiro Daniel: porque será que os construtores, pintam num conta rotações, uma zona vermelha?
Sempre que atingi e só por muito pouco tempo (nas várias MaxiScooters que possuí) a red line, ia em excesso de velocidade (Sei que nas outras Motos "não automáticas" essa zona atinge-se até em ponto morto.
Em minha opinião, o recurso constante e abusador da red line, é característica dos distraídos, "perigosos na estrada" ou ainda dos "Peneirentos". Todo mundo das motos, sabe que não se deve abusar dessa zona, embora caiba a cada um, a livre vontade de utilizar a sua máquina conforme mais lhe agrada, desde que cumpra o código da estrada e não incomode o próximo.
 
Um AbraçoKota
 
 
Membro CPM nº5

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Red Line
« Responder #16 em: 10 de Abril de 2010, 15:52 »
eu cumpro com o código da estrada, sempre na companhia do nosso companheiro Kota, nunca ultrapasso os limites de velocidade 120 km/h
vou ali ja volto

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Red Line
« Responder #17 em: 11 de Abril de 2010, 22:27 »
Adivinhem quem (hoje, na marina de Oeiras) foi eleito o "Mister Red Line"?  _lol_ _lol_
Membro CPM nº5

RazoR

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #18 em: 14 de Maio de 2010, 10:14 »
E tem 10km/h de erro. A 150 marcados vai a 140 reais

daniel

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #19 em: 29 de Junho de 2010, 00:16 »
Gostaria que me informassem a que rotação vai a Sym GTS 125 Evo a 90 km/h e qual o máximo da rotação.
Estou a notar que a mota chega muito facilmente as 8000 rpm, ou seja, a 60kms/h já vai nos 7200rpm em terreno plano. Quando vejo pessoal a dizer que não passam das 7000 rpm nos primeiros 1000 kms fico a pensar se andam sempre até aos 60 kms/h. Estou a ficar maluco com isto   _martelada_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Red Line
« Responder #20 em: 29 de Junho de 2010, 12:02 »
Viva Daniel,
 
Quando comprei a minha disseram-me para esquecer as rotações, exactamente pelo que dizes. É um motor muito rotativo e só a partir das 7000rpm é que tem alguma alma! O pior é que o red line chega às 9000rpm (acho eu  _corado_ ), pelo que temos 2000rpm de margem....
 
Disseram-me para não passar dos 100km/h e não fazer acelarações bruscas, ou seja, circular normalmente mas com suavidade.
 
Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

daniel

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #21 em: 29 de Junho de 2010, 18:38 »
Viva, obrigado pelas respostas. Vou ver se me esqueço disso enquanto ando de mota, porque tenho andado somente a 60/70 kms/h porque rapidamente chegava as 8000 rpm  _confuso_ .
Outra coisa que me está a por de alguma forma irritado é o ponteiro das rotações fazer o check up ( leitura ) só quando lhe apetece, ora faz ora não faz . Tenho que a levar ao concessionário onde a comprei mas até tenho medo que ainda façam pior, isto porque é um problema um bocado complexo e talvez não tenham os conhecimentos necessários para o caso, quando se trata de electrónica fico com receio de entregar a qualquer um, mas como está na garantia tem mesmo que ser.
De resto estou muito contente com a mota, 10 dias já com 450 kms, velocidade máxima atingida 100 kms/h durante poucos segundos devido ao facto de estar um pouco de vento e sentir a mota algo instável e dificil de manter essa velocidade.
Abraços e Viva  _pt_   

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Red Line
« Responder #22 em: 01 de Julho de 2010, 22:02 »
Viva, obrigado pelas respostas. Vou ver se me esqueço disso enquanto ando de mota, porque tenho andado somente a 60/70 kms/h porque rapidamente chegava as 8000 rpm  _confuso_ .
Outra coisa que me está a por de alguma forma irritado é o ponteiro das rotações fazer o check up ( leitura ) só quando lhe apetece, ora faz ora não faz . Tenho que a levar ao concessionário onde a comprei mas até tenho medo que ainda façam pior, isto porque é um problema um bocado complexo e talvez não tenham os conhecimentos necessários para o caso, quando se trata de electrónica fico com receio de entregar a qualquer um, mas como está na garantia tem mesmo que ser.
De resto estou muito contente com a mota, 10 dias já com 450 kms, velocidade máxima atingida 100 kms/h durante poucos segundos devido ao facto de estar um pouco de vento e sentir a mota algo instável e dificil de manter essa velocidade.
Abraços e Viva  _pt_

Isso do conta rotações so pode ser uma coisa, manometros no buraco, a gts 125 tem pouca electronica, nem injecção tem, por isso nao faz check up ao EFI., logo isso e mudar de certeza os manometros. e sim faz uso da garantia....
[/URL]

daniel

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #23 em: 01 de Julho de 2010, 23:08 »
Isso do conta rotações so pode ser uma coisa, manometros no buraco, a gts 125 tem pouca electronica, nem injecção tem, por isso nao faz check up ao EFI., logo isso e mudar de certeza os manometros. e sim faz uso da garantia....

Amanha farei um video para vos mostrar o que acontece com o ponteiro, ora fica nos 1000 rpm ora fica nas 2000 rpm, não fazendo o percurso completo do check up.  :-?

daniel

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #24 em: 02 de Julho de 2010, 19:25 »
Cá está o problema, agora em video, para verem o que se passa com o manometro das rotações  _confuso_

Sym gts 125 evo problem