A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, será que é por ir a pouco mais de meio punho? É que nunca consigo enrolar punho na totalidade.Isto de cortar em Red line é super fixe, senão a máquina ainda ganhava Asas
O red-line existe, para não ser atingido! Indica-nos que a rotação do motor já ultrapassou os limites e que estão a estragar!
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte calçar luvas )
Perfeito.Não só o óleo tem de aquecer, o metal tem de expandir para as tolerâncias de funcionamento.-------------------------------Já vos aconteceu irem de carro e passarem por uma extensão de estrada cheia de água?Lembram-se da sensação do carro parecer que não leva as rodas no chão, que vai a esquiar em cima da água?Isso é o fenómeno normalmente conhecido como aquaplaning.Num motor passa-se exactamente o mesmo fenómeno.Por exemplo entre a cambota e a biela há um filme de óleo permanente onde deslizam as duas peças sem tocar uma na outra.Para isso acontecer, a tolerância e viscosidade do óleo (ambos afectados pela temperatura do motor) têm de se encontrar num intervalo especifico.Abusar nas rotações com o motor frio provoca a ruptura desse filme de óleo e conduz a um desgaste prematuro do motor. Pronto, esta é a versão curta.