Autor Tópico: Red Line  (Lida 26130 vezes)

marcochpbloco

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #25 em: 23 de Outubro de 2010, 12:33 »
Já conseguiste resolver este problema? Tiveste de substituir algum componente?

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Red Line
« Responder #26 em: 03 de Maio de 2013, 12:59 »
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, será que é por ir a pouco mais de meio punho? É que nunca consigo enrolar punho na totalidade.
Isto de cortar em Red line é super fixe, senão a máquina ainda ganhava Asas  _lol_    _careta_
_confuso_ _confuso_ _confuso_
ando de olho numa cyticom 300!!! _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _pensador_ :-? :-? :-?
a motoreta é a cyti.....???
170  _palmas_ _palmas_ _palmas_
fiquei com uma ideia que para chegar aos 130/140 tinha de ser toda espremida
era o unico contra que me fez pensar 180Kgs pa 23cv. _pensador_ _pensador_ _pensador_
fala-me dela? _reg_
para o frio, chuva, mosquitos? porteção verão/inverno _pol_ _thumbdown_
consumo no para e arranca, em estrada nacional 110/120, vento contra? _pol_ _thumbdown_
gozo no arranque, em viagem nas nacionais _pol_ _thumbdown_
problemas??? defeitos?  _martelada_ _mau_
enfim tudo scooter_ scooter_ scooter_

como é uma pessoa que já teve outras  scooter_ scooter_ scooter_
tem uma ideia se vale a pena trocar a minha scooter_ jante 10
e deixar o latinhas para passeios em familia.

um abraço e obrigado
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Red Line
« Responder #27 em: 26 de Outubro de 2015, 10:17 »
O red-line existe, para não ser atingido! Indica-nos que a rotação do motor já ultrapassou os limites e que estão a estragar!

Ahhh, não.
Há um limitador que não deixa as rotações subirem para lá "dos limites".
Quando aceleras e a rotação sobe, a potência e binário aumentam também mas não de forma linear.
Há um ponto de potência máximo que nunca corresponde ao limite da rotação.
Por isso pode-se, por exemplo, ter 10 CV disponíveis às 4000 rpm, 20 CV às 6000 rpm e... 15 CV às 8000.
Claramente, há uma zona de funcionamento do motor que não interessa utilizar: tem-se mais consumo e menos potência.
Isso é a zona vermelha do conta-rotações que corresponde à zona definida pelo fabricante a evitar. Não é exactamente o ponto onde a potência começa a cair mas é o ponto em que o fabricante desaconselha o uso prolongado.
Porque existe então essa zona de funcionamento?
Para situações esporádicas como ultrapassagens em que se necessita algo mais de velocidade.

De longe, o factor mais importante para garantir a longevidade de qualquer motor é deixa-lo aquecer antes de lhe "dar gás".
Isto é particularmente importante nas scooters que por não terem caixa manual não é possível circular com baixas rotações até o motor aquecer.

Por isso, já sabem: quando chegarem ao pé da scooter a 1ª coisa a fazer é por o motor em funcionamento e depois calçar as luvas, por o capacete, etc. .



« Última modificação: 26 de Outubro de 2015, 10:19 por Mercurio »

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #28 em: 26 de Outubro de 2015, 15:09 »
Tanta discussão acerca do redline. O que é preciso é bom senso e no caso da minha scooter a Honda oferece bom senso aos utilizadores porque ninguém gosta de ir a 150kmh em constantes solavancos devido ao corte de injeção por isso toca a andar mais devagar. Acham mesmo que um motor é desenhado para andar sempre no máximo permitido pelo fabricante? Até pode aguentar muitos milhares de quilómetros mas definitivamente menos do que se for razoavelmente bem tratado. Um fabricante tenta retirar o máximo da dimensão do bloco, afinal os números da potência contam para as vendas e o tamanho dos motores é limitado. Uma 125 com 15cv tem mais potência por unidade cúbica que uma 1200 com 100cv e como tal em teoria é um motor mais sujeito a stress. Quanto a aquecer o motor antes de arrancar sou obrigado na bandit caso contrário arrisco a que vá abaixo nos primeiros metros mas na scooter nem pensar! era só o que me faltava ter de esperar 5 minutos antes de sair da garagem quando a viagem muitas vezes demora menos. O próprio manual das motas e carros com injeção eletrónica dizem para arrancar a frio e apenas não elevar demasiado as rotações nos primeiros quilómetros. No caso da scooter como nem sequer conta rotações tem apenas tenho o cuidado de progredir 20 a 30% de acelerador nos primeiros minutos e depois é seguir. Já leva 35000km sem qualquer problema  e muitos de viagens curtas que em teoria não dão tanta saúde aos motores.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Red Line
« Responder #29 em: 26 de Outubro de 2015, 16:08 »
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pmjgomes

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #30 em: 26 de Outubro de 2015, 16:14 »
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )

Faço exatamente o mesmo na minha sym  _convivio_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Red Line
« Responder #31 em: 26 de Outubro de 2015, 17:16 »
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )

Perfeito.
Não só o óleo tem de aquecer, o metal tem de expandir para as tolerâncias de funcionamento.
-------------------------------
Já vos aconteceu irem de carro e passarem por uma extensão de estrada cheia de água?
Lembram-se da sensação do carro parecer que não leva as rodas no chão, que vai a esquiar em cima da água?

Isso é o fenómeno normalmente conhecido como aquaplaning.

Num motor passa-se exactamente o mesmo fenómeno.
Por exemplo entre a cambota e a biela há um filme de óleo permanente onde deslizam as duas peças sem tocar uma na outra.
Para isso acontecer, a tolerância e viscosidade do óleo (ambos afectados pela temperatura do motor) têm de se encontrar num intervalo especifico.
Abusar nas rotações com o motor frio provoca a ruptura desse filme de óleo e conduz a um desgaste prematuro do motor.
 
Pronto, esta é a versão curta.

pmjgomes

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #32 em: 26 de Outubro de 2015, 21:25 »

Perfeito.
Não só o óleo tem de aquecer, o metal tem de expandir para as tolerâncias de funcionamento.
-------------------------------
Já vos aconteceu irem de carro e passarem por uma extensão de estrada cheia de água?
Lembram-se da sensação do carro parecer que não leva as rodas no chão, que vai a esquiar em cima da água?

Isso é o fenómeno normalmente conhecido como aquaplaning.

Num motor passa-se exactamente o mesmo fenómeno.
Por exemplo entre a cambota e a biela há um filme de óleo permanente onde deslizam as duas peças sem tocar uma na outra.
Para isso acontecer, a tolerância e viscosidade do óleo (ambos afectados pela temperatura do motor) têm de se encontrar num intervalo especifico.
Abusar nas rotações com o motor frio provoca a ruptura desse filme de óleo e conduz a um desgaste prematuro do motor.
 
Pronto, esta é a versão curta.

Excelente! Obrigado pela partilha _convivio_


Sent from my iPad using Tapatalk

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Red Line
« Responder #33 em: 25 de Janeiro de 2016, 22:43 »
Colocar um variador e fica o problema resolvido ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk