Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: Zapman em 16 de Abril de 2016, 18:21
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Boas Pessoal,
Gostaria de iniciar aqui um pequeno debate no intuito de tentar se é possível melhorar a "vivacidade" da T-Max 530.
Procurando um pouco na Web, consegue ter um "mundo" de informação acerca de pequenas alterações ou de outras mais profundas nas máquinas da Yamaha.
No entanto, sabendo eu que os camaradas do CPM são pessoas experientes e com uma vasta experiência nestes assuntos de variadores, roletes, CTV's, correias kevlar, gostaria que participassem neste forúm no intuito de se perceber as vossas experiências neste campo e o que é que podem aconselhar a um proprietário de uma maxi como a "T".
Já ouvi e li de tudo e fiquei na dúvida sobre a possibilidade de instalar um variador ou kitt como o "Over Range" da Malossi ou se basta apenas uns "roletes" Dr. Pulley, sendo que o objetivo era mantendo pelo menos a velocidade de ponta, tentar melhorar ainda mais o arranque da T-max.
Participem e discursem aqui as vossas opiniões. São livre de expor todas as vossas teorias.
Agradeco desde já a todos que estiverem na disponibilidade de perder algum tempo.
Obrigado e boas curvas.
Quando houver um evento da CPM, a ver se participo no "passeio".
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Boa tarde
Há já algum tempo que não vinha ao fórum, mas o amigo José Antunes disse-me que havia uma questão sobre Tmax 530 que eu poderia ajudar.
Então aqui vai: durante cerca de dois anos e mais de 40000kms tive a "scotter" que considero uma das melhores do mercado.
Quando cheguei aos trinta e poucos mil kilometros achei que poderia melhorar ainda mais as prestações e tratei de mandar instalar um variador Malossi com os respectivos roletes e verifiquei que não favoreci grandemente as prestações.
Acabei por mandar retirar o respectivo e sinceramente não aconselho.
Ficou a fazer um barulho estranho que de todo não me agradava, ficou a gastar mais cerca +/-0,5l, o arranque melhorou um pouco, a velocidade de ponta não alterou nada, mas pensando bem para quê velocidades acima de 180km/h e um arranque que deixa envergonhadas muitas motos?
Caríssimo, 250€ dá para muitas bejecas e cxs. de gambas. _convivio_
Espero ter ajudado
Boas curvas scooter_
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Boa Noite.
Obrigado pela opinião. A T-max já por si tem uma arranque poderoso e em velocidade de ponta já tem de facto um alcance considerável.
Se de facto vou gastar 250€ só para ter um arranque um pouco mais rápido então não compensa. Ainda por cima a "T" por si só não é conhecida por ser económica, com o malossi fica a gastar mais meio litro?!
Se é para ser assim é já por de lado esta opção. Se calhar uns roletes Dr. Pulley.
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Bem,nesta não te posso ajudar pois nunca tive este prazer nas mãos....
Mas,pelo que tenho visto os dr pulley são em conta e para os ganhos chegam bem,isto nas outras e de modo geral,não quer dizer que seja assim em todas....
Marco Neves
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Variador JCosta Evo 4R de 2016 _pol_ e um filtro de ar BMC
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Concordo com o Panda... penso que ele chegou a montar Malossi na dele com correia em carbono e tudo _pol_
A minha experiência com Malossi não ultrapassa os 500/600 Kms numa 530 e sinceramente não gostei, tanto porque nao achei que o ganho de performance fosse grande como achei que ainda deixava a Tmax um bocado "scooter"
Polini para mim é em tudo semelhante a Malossi com a unica vantagem que os kits sao mais baratos e as massas tanto as Malossi como as Polini tem grande durabilidade.
Dr Pulley traz um pequeno ganho com um investimento tambem reduzido... ha é que acertar com os pesos (-10 a 15% dos variadores originiais), no caso da minha conforme relatado no meu DB trouxeram um ganho importante no arranque, o que deu nova vida à Tmax.
Infelizmente, ao fim de uns bons milhares de Kms alguns do roletes viraram-se no variador, fazendo a Tmax perder velocidade de ponta... a mesma coisa penso que tambem ja aconteceu com outro companheiro que tem uma 400 _pensador_ _policia_ nao recomendo...
Após isto, meti Evo3R na minha 500.. já tinha tido um Evo 2R que teve problemas de fiabilidade mas mesmo assim arrisquei no Evo 3, seguro que o novo modelo teria outra fiabilidade pois a campanula ja e em titânio e o cavilhao passou a ser do tipo grafitado o que no meu ver atenuará o desgaste prematuro que o Evo2 sofreu.
E para ja nao me arrependo nada... o JCosta como eu costumo dizer, transforma a Tmax 500 numa R5.... a forma como a potencia passa a ser transmitida e disponibilizada nada tem a ver com a dos restantes variadores _lool_ _pol_, até a forma como usas o punho muda pois raramente precisas de rodar tudo.
Para avançares para um Jcosta, aconselho os modelos R... geralmente vem com 2 kits de massas, mete as mais pesadas pois as mais leves são demasiado radicais. E quando precisares de mudar de massas (15/20 mil Kms) até podes pedir mais + 1 grama que vais ver que ainda fica bom _pol_
Mas para meteres um variador destes tens de compreender que a fiabilidade dele nada tem a ver a do OEM, eventualmente passado 30 ou 40 mil Kms terás esgotado o seu tempo de vida e precisaras de o substituir por um novo _pol_
No caso de decidires avançar, recomendo-te que o compres no Ramirez moto racing, seguramente será o local onde o encontrarás a melhor preço... ou entao no Ebay Italiano _pol_
Podes monta-lo em qualquer casa de motos, embora fosse boa ideia que quem o montasse ja tivesse experiência pois este tipo de variador nao leva massa e se colocarem correm o risco de o gripar _pol_
Por fim, se quiseres ler um pouco mais sobre este tema, sem qualquer ofensa para os companheiros do CPM terás que buscar a informação noutros locais onde existam companheiros com mais experiências em Tmaxes e em variadores:
Tmax.es
www.tmax-mania.com
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A JCosta também tem um sistema engraçado que permite substituir o variador antigo por um novo (mais evoluido) por pouco mais de 100€ _Rolley_
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Companheiro olha este kit e a T deve de voar: http://www.malossistore.eu/en/products/Next-OVER-RANGE-Yamaha-T-MAX-530_6117135?M=300&MM=MO%2FYATM2012&FG=TRASM&Type=M
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Boa tarde
Há já algum tempo que não vinha ao fórum, mas o amigo José Antunes disse-me que havia uma questão sobre Tmax 530 que eu poderia ajudar.
Obrigado Jorge, realmente pensei logo no teu caso e assim acho que ajudas-te o nosso companheiro, _pol_ _pol_ _pol_
Um abraço
José
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Companheiro olha este kit e a T deve de voar: http://www.malossistore.eu/en/products/Next-OVER-RANGE-Yamaha-T-MAX-530_6117135?M=300&MM=MO%2FYATM2012&FG=TRASM&Type=M
Sim, já tinha visto, mas o camarada Jorge não aconselha visto que havia montado um na sua tmax e não gostou nada da performance...não justificou o investimento.
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O Malossi foi uma desilusão _Rolley_
eu até tinha correia Malossi em kevlar, mola contraste, etc...
O JCosta para a T é o melhor >:D _convivio_
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Penso que devias conduzir uma 530 com alteração e comparar com a tua só para ver se vale a pena investir nisso.
Essa com 1000€ de investimento fica uma besta era esse kit Malossi, correia reforçada, escape e centralina bem se calhar os mil não chega _mau_
Em arranque era uma T anti-tudo _lol_
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E fiabilidade como é? O jcosta pode dar mais alma mas de certeza que se vão as massas e o variador bem mais rápido. O meu malossi tem 20k km´s no lombo e na boa é só massas e siga na 125cc nota-se e bem a diferença agora na T não sei se dura tanto são outras rotações e binario.
Cumps
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O meu Evo 2R fez 40000kms sem manutenção _pol_
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_convivio_ Olá boas
Caros companheiros a gastar tantos €€ em modificações e alterar a T _palmas_
já não é uma T e mais vale comprar logo uma MV Agusta _pol_
abraços
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haha acredito o pessoal gosta de alterar, mas, porque não compram logo uma coisa ainda mais "a sério" tipo uma GP800 ou SRV _careta_
se o jcosta evoluiu as massas e a durabilidade do mesmo então sim é a escolha acertada só não comprei jcosta para a X7 porque davam raia _martelada_
se a minha próxima for uma scooter deve de levar um upgrade desses _mau_
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Por muito boa que a mota/scooter venha "quase perfeita " o pessoal dá sempre aquele toque que as faz ser " a nossa"
Marco Neves
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Bom dia,
É verdade...sem dúvida. Há sempre uma tentativa de "moldar" a máquina ao nosso estilo.
Mas tem de fazer sentido e não prejudicar o que a menina já traz de bom.
Cumprimentos
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Antoniop: Jcosta para 125 é (para mim) uma péssima opção _thumbdown_ _thumbdown_ Aí a minha recomendação vai 100% para o Malossi ou até para as massas da Dr Pulley _pol_ _pol_
Na T, o Malossi nao elimina a sensacao de scooter: "roda o punho > ....sobe a rotação.... > scooter acelera", enquanto que com Jcosta o "roda punha > acelera" fica muito mais rapido e directo, para alem de tal ser feito com menos acelerador _pol_ _pol_
O motivo porque as pessoas não compram logo uma SRV ou GP800 é porque o comportamento dinâmico de referencia é o da Tmax... e porque mudar de variador é facil ;) e isto ja se sabe que quando a malta compra motos se mete logo a mudar a qualquer coisa: basta analisar os DBs para ver que logo apos a compra da maquina se vai as compras de acessórios: ecras, malas laterais, topcases, fitas para as jantes, manetes, etc _pol_ faz parte _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
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Antoniop: Jcosta para 125 é (para mim) uma péssima opção _thumbdown_ _thumbdown_ Aí a minha recomendação vai 100% para o Malossi ou até para as massas da Dr Pulley _pol_ _pol_
Na T, o Malossi nao elimina a sensacao de scooter: "roda o punho > ....sobe a rotação.... > scooter acelera", enquanto que com Jcosta o "roda punha > acelera" fica muito mais rapido e directo, para alem de tal ser feito com menos acelerador _pol_ _pol_
O motivo porque as pessoas não compram logo uma SRV ou GP800 é porque o comportamento dinâmico de referencia é o da Tmax... e porque mudar de variador é facil ;) e isto ja se sabe que quando a malta compra motos se mete logo a mudar a qualquer coisa: basta analisar os DBs para ver que logo apos a compra da maquina se vai as compras de acessórios: ecras, malas laterais, topcases, fitas para as jantes, manetes, etc _pol_ faz parte _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Bom dia,
É verdade...sem dúvida. Há sempre uma tentativa de "moldar" a máquina ao nosso estilo.
Mas tem de fazer sentido e não prejudicar o que a menina já traz de bom.
Cumprimentos
Por muito boa que a mota/scooter venha "quase perfeita " o pessoal dá sempre aquele toque que as faz ser " a nossa"
Marco Neves
Nem mais!
Por vezes essa transformação nem passa por atingir uma maior performance, mas sim por colocar a nossa "assinatura" e moldar ao nosso gosto e necessidades ou tornar algo já de si bom em algo ainda melhor _palmas_
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Boas malta.
Também estou neste impasse.
A minha está quase a fazer 20k e tenho de trocar a correia do variador, e como é óbvio como já se está ali a mexer...
Ainda não vi ninguém a referir o novo variador jcosta xpr que segundo eles vem muito melhor que o evo4r, provavelmente vou mandar vir um destes uma vez que o kit xpr já traz correia reforçada e por 500€ variador e correia parece-me um preço aceitável.
Por outro lado estou indeciso pois o evo4r já tem provas dadas de fiabilidade e performance... _pensador_ _pensador_ _pensador_
Hummmm... XPR!!!!! >:D >:D >:D >:D >:D
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Também eu gostava de dar mais um "cheirinho" á minha T-Max, principalmente porque a topcase é um travão do camandro...
O meu receio em relação ao JCosta prende-se com a fiabilidade pois faço á vontade 20mil kms por ano e não queria de todo perder fiabilidade na minha parceira diária de viagem.
Posto isto estava mais inclinado para o variador Polini Evo Hi-speed, mas agora deixaram-me baralhado de novo... _pensador_
Do pessoal com o JCosta, algum com este instalado numa 530, ou só 500?
E o polini, alguem experimentou?
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Polini nao vale a pena... pouco vais ganhar.
Malossi e Jcosta ja foi discutido acima... apesar da diferenca de modelos, o resultado é o que ja foi descrito... ja andei de 530 com Malossi mas nao com Jcosta.
Para esta informacao, o melhor é consultares o Tmax.es ou o Tmax Mania...
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Ja que a fiabilidade dos Jcosta é uma duvida que nos potenciais clietnes, deixo aqui uma copia do livro de garantia e manutencao...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs32.postimg.org%2Fp3mnxxvt1%2FIMG_2229.jpg&hash=c0cf92d46acfdc379532ba5ccca9d15e2e07b774)
Para alem das massas, há que ver a cada 10 mil o estado do cavilhao e do bronze que faz de casquilho... em caso de folga, ha que trocar _pol_
Outro ponto passível de analise é a campânula... ha que estudar possíveis empenos e deformações causadas pelos contacto com as massas e em caso de necessidade trocar
A duracao do variador fica assim reduzida ao unico (e ultimo) ponto onde podem aparecer problemas: os alveolos onde entram as massas, em caso de ovalização ou outra qualquer deformação o funcionamento do variador vai ser afectado _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs32.postimg.org%2Fw1mz08czp%2Fjcosta_manual.jpg&hash=acd9cd1f8920c78335ff0419228d6c5c0edcf38c)
Os consumiveis podem ser adquiridos aqui:
http://itscooter.es/
_pol_ _pol_ _pol_
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Obrigado pela dica.
_pol_ _pol_ _pol_
Realmente a fiabilidade e variador JCosta é algo que não tenho lido muitas vezes em conjunto... _pensador_
Andei a navegar pelo fórum da Tmax.es e foram vários os relatos de problemas ocorridos e isso, a mim, deixa-me reticente pois uso a minha diariamente e faz-me bastante falta.
Por outro lado vi falarem bastante bem do variador Malossi, que aqui já foi mencionado que foi uma desilusão...
Uma coisa que também constatei, tanto no Tmax.es, como no Tmax-mania... é que ninguém tem nada a dizer sobre o Polini. _thumbdown_
Portanto... estou baralhado e sem saber se faço algo ou se fico como estou... :o
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Joao,
A opiniao que te vou dar é muito sincera e está alinhada com o meu gosto pessoal... _pol_
Nada bate o Jcosta em termos de gozo puro... se podes meter, aconselho-te vivamente pois vai-te dar uma alma fabulosa à Tmax e cada viagem ainda vai ser mais emotiva!
Os problemas de fiabilidade do Jcosta sofrem-se um bocado por antecipação e baseados na ma experiencia dos Evo2R.
Estes tinham efectivamente problemas, pois após ganharem folga entre o cavilhao e o bronze... adeus... _thumbdown_ isto tambem se devia ao tipo de bronze utilizacao e à falta do cavilhao grafitado.. a partir daí os Evo 3 ja nao tiveram problemas pois adoptaram a lubrificacao solida e no bronze criaram um separacao termica que permite que existam 2 zonas de dilatacao distintas.
Hoje tenho a certeza que se tiver problemas no Evo4R que os consigo resolver com a troca do cavilhao e do bronze... e tambem tenho a certeza que conseguiria reparar o meu Evo2R, só que na altura em que tive os problemas não tinha adquirido este conhecimento _thumbdown_
Desde que o Jcosta seja bem montado (SEM uso de oleo ou massa de lubrificacao e apertado ao binario de 160 N) nao deveras ter problemas _pol_
O Malossi é A alternativa ao Jcosta, embora conforme ja te tinha escrito atras, ja andei muitos kms com uma 530 com Malossi e nao me convenceu _thumbdown_
O Polini, nao experimentei, mas é opiniao unanime de que é um variador mais virado unicamente para "racing" e que tem muito pouca polivalencia: para lhe meteres uma afinacao de massas boa para "curvas", ficas com uma péssima afinação para AE e estrada... é tipo "on/off"... e a variante da Polini com 12 massas tem um design que nao me convençe _pol_
DrPulley melhora um pouco face as massas OEM, contudo tive problemas delas se terem virado e ficado "mordidas"... ja o companheiro Filipe na sua 400 cheira-me que teve o mesmo problema... pelo que para já e até ter dados concretos, limito-me a aconselhar os pulley a quem tem scooters de 125 e 250cc... mais do que isso _pensador_ _pensador_
Portanto, baralhando e tornando a servir: é Jcosta _pol_ _pol_
PS: o facto de eu ter má opiniao sobre o Malossi tambem se pode dever à ma escolha de massas para o que experimentei. Ja andei de malossi noutras maquinas e a opiniao foi muito positiva _pol_
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TMaxer, obrigado pela tua opinião detalhada. É, sem qualquer dúvida, uma grande mais valia!
Dr. Pulley, para mim, não me convence. Para trocar só as massas, prefiro ficar quieto.
O JCosta trás também ele mais quem um tipo de massas, como por exemplo o Polini que vem com 12 e 14gr? É que isso é outra coisa que não me agrada pois não quero correr o risco de colocar as massas erradas e depois ter que andar a gastar mais tempo e dinheiro para as trocar... _thumbdown_
E que correia aconselhas para utilizar com o JCosta? A original?
Tenho que decidir o que fazer nos próximos 3000kms mas, tendo em conta a tua opinião, o JCosta voltou a ser uma forte possibilidade para ver se as BMW C600sport deixam de passar por mim como se nada fosse! _Zang_ :P
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Os Jcosta Evo4R trazem 2 jogos de massas... 12,5 e 13,5 no caso da 500 se a memoria não me falha (na 530 não sei quais os pesos). Uso as mais pesadas e chegam para as encomendas pois até estou a pensar comprar as próximas de 14 pois posso prescindir de um pouco de disparo _pol_
Uso a correia normal sem qualquer de problema, neste momento até estou a "esticar" uma que ja deve ter cerca de 27/28 mil Kms... ja se nota é um pouco de falta de velocidade de ponta mas estou a guardar a que tenho nova para uma viagem maior que irei fazer e tenho o interesse puramente académico em saber quantos kms é que a correia realmente faz _Rolley_
Aquilo que o Jcosta muda mais na T é precisamente a resposta desde os 0 aos 80/100... no caso da 500 a mudança é praticamente da noite para o dia pois ganha-se praticamente 2 seg de 0-100, para perceberes a diferenca basta ver estes 2 videos:
OEM:
JCosta:
Para alem dos cuidados que enumerei na montagem, ha que também fazer uma pequena rodagem: os primeiros 400 ou 500 kms nao deves ter uma conducao muito brusca, e de inicio também vais notar que as rotações ficam um pouco elevadas devido aos topos das massas ainda nao estarem acamadas
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Obrigado TMaxer pela ajuda se bem que a minha carteira não vai ficar nada agradada com este incentivo extra a deixa-la mais magra... _palmas_
Vou utilizar os 3000kms que me faltam para decidir o que fazer.
Neste momento tenho é que trocar o pneu de trás que, passados 17mil kms, já está a atingir o seu limite de utilização...
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Pessoal,
Só um aparte neste tema, alíás, 2 pontos diferentes dos quais eu gostaria de obter uma opinião.
Primeiro: Para além dos miticos Akrapovic, o que é que acham da linha Yoshimura para a TMAX?
Segundo: Conheçem uma boa oficina para alinhar direções de motas/maxi's ?
Abraços a todos
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Este Yoshimura + os pipes (clicar no link ) http://i.ebayimg.com/images/g/eqIAAOSw6BdXMGRf/s-l1600.jpg
Ficaria a matar na Tmax 530 só que, são cerca de 1000 aérios e aqui o Je aguentou os ímpetos e preferiu manter o escape original ...... Este Yoshimura R77 carbon e o Akrapovic para quem queira mimar a T é uma peça quase obrigatória para dar estilo e personalidade a esta já de origem ( sem mexer ) excelente scooter.
1 abraço
Scooterado
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Para mim o Akrapovic tem uma grande mais valia... é homologado para utilizar na via publica.
E com a nuvem das inspeções para motas sempre a pairar sobre nós, nada como andar descansado... _thumbdown_
E depois, eu pelo menos, estou plenamente satisfeito com o akrapovic, tanto em termos sonoros, como de diferença de prestações para o escape de origem.
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Ok, percebido.
Realmente vem aí as "inspecções" para alguém encher os bolsos.
E relativamente a uma oficina que seja boa para alinhar direções?!
Abraços
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Eu só costumo ir a duas oficinas:
- Motobelas, em Belas
- JB Motos, a caminho de Sesimbra
Conheço ambos os donos e sempre fui bem atendido.
Agora no que toca a alinhar direções não sei pois foi algo que nunca fiz...
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Boas! _pol_
o Yoshimura, não estou muito familiarizado com ele... já há uns tempos andei a ver umas ponteias em carbono que vi nuns fóruns Americanos, mas não consegui perceber se tinha homologação e catalisador ou não.
Ambos vão ser necessários, agora que parece que vai ser obrigatório o IPO para as motos.
O Cesar da Motobelas é uma boa aposta, já la fiz um alinhamento quando tinha a X Max e ficou bom... com T trocou-me o oleo da suspensao, tambem 5*
Recomendo tambem outro: A MotoGira em Linda a Velha _pol_ é unanimemente uma das melhores, senao a melhor oficina para scooters Yamaha na zona da Grande Lisboa _pol_
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Ok,
Lembras-te quanto é que gastaste com o alinhamento?
Eu acho que devem existir escapes Yoshimuras homolgados.
Ainda por cima os Japoneses nestas coisas não gostam de "brincar".
Abraços
Marco Rodrigues
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Na altura foi feito numa revisao...
O alinhamento nao deve ser muito caro...
A troca de oleo da suspensao é que é um bocado caro pois perde-se quase meio dia para desmontar aquilo tudo
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Cada dia uma nova lição:
Como ja tinha escrito algures atras e no meu DB, Dr Pulley é muito bom para scooters com cilindradas mais baixas 125/250
Para as grandes, desaconselho:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs32.postimg.org%2Fyrohoobat%2FDrpulley_I.jpg&hash=02ded4b6a9643041c35eb1c72dfe8bad0dd6f458)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs32.postimg.org%2F8xeoywbat%2FDr_Pulley_II.jpg&hash=b18a598460c7054de1bf7c9680ba359ee7bcda08)
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Eh diabo!!! Isso está tudo massacrado!!!!
O material não aguenta.
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Olá a todos.
Sou novo aqui no fórum e este será o meu segundo post além da apresentação, mas a verdade é que só recentemente tive a necessidade de vir aqui à procura de algumas informações e deparei-me com este tópico que julgo estar relacionado com o meu problema. Caso contrário desde já apresento o meu pedido de desculpas.
A quem me puder ajudar, estou com o seguinte problema, comprei há cerca de um ano uma Yamaha TMAX 500 ABS com cerca de 7000km e tem agora 10000km, toda de origem. Entretanto, ouvi dizer que com um variador J.COSTA iria ter um comportamento melhor na mota, sem prejudicar consumos, e recentemente surgiu a oportunidade de comprar um, ainda que usado (cerca de 1000km de uso).
Assim, fui a uma oficina e montaram-me o dito variador, um J.COSTA EVO3-R com massas que pesei com 13g.
Ora, assim que saí da oficina não cabia em mim de contente!!! A mota estava com uma resposta!!! TOP!!!
Assim que me atingiu alguma sobriedade, comecei a perceber alguns aspetos que me deixaram um bocado desiludo, e que passo a partilhar:
- A aceleração de facto está mais imediata e responsiva, mas à custa das rotações do motor que estão demasiado elevadas em relação á origem;
- O arranque de parado necessita de uma rotação mais elevada, sendo necessário dar mais "gás" para poder vencer a inércia inicial;
- Tenho a sensação que para manter uma velocidade constante em reta, tenho que fornecer mais rotação ao motor;
- A primeira volta que dei com a mota, dei-lhe umas boas acelerações, o que levou a ligar a ventilação do radiador. Isto quase nunca aconteceu com o variador de stock, que também levava umas boas malhas;
- Se as rotações subiram, também os consumos, pelo que me parece...
Estou num dilema, pois não sei se isto vai normalizar, se preciso mudar massas para mais pesadas (tipo 14, 14,5 ou mesmo 15) para diminuir os consumos e as rotações e manter alguma resposta, e será que se mantiver este nível de rotações se o motor não virá a sofrer num período mais curto?
Agradeço a ajuda desta malta mais entendida, pois já estive quase para voltar à oficina e pedir para me instalarem o variador de origem novamente...
Cumprimentos a todos.
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Boas,
O Evo3 R tem 2 kits de massas na caixa: 12,5 e 13,5 _pol_ Se puderes pesa novamente as que tiraste para percebermos quais destas sao, pois se forem as 12,5 é normal que esteja a fazer mesmo muita rotacao pois é o setup de pista _pol_
Algumas das coisas que descreves sao absolutamente naturais num variador after, o arraque de parado deve-te passar para as 2500 rpms... isto é para que quando estejas parado e queiras fazer um arranque mais rápido, o motor estar com mais potencia para dar um primeiro impulso mais forte.
A situacao das rotacoes também é normal, os variadores aftermarket para te garantirem uma resposta melhor tem que usar sempre um pouco mais motor pois é a única forma de ir buscar mais power, embora não quantifiques o que sao as "rotações demasiado elevadas" que falas... o ponto de equilibrio do motor a velocidades constantes de 70/100 sao as 5000 RPMs e para ires a 140/150 deves ver cerca de 6-6500 rpms _pol_
rodando todo o punho ja a 90/100, o normal é que va até as 7/7200 _pol_
Em velocidade constante e em aceleracoes normais de transito a sensacao que deves ter é a oposta a que descreves: vais precisar de rodar menos punho.
Quanto à ventilação, na minha é muito normal disparar no para-arranca de Lisboa, mas praticamente só no verão _pol_ se destes umas gazadas e depois baixaste a velocidade também é normal que dispare.
Para podermos entrar em mais pormenores, precisava de saber mais umas coisas:
- o peso correcto das massas
- o comprimento das massas (31 mm)
- se a montagem do variador foi a seco ou se meteram oleo o u massa
- se com o cavilhao montado, existe folga entre o cavilhao e o bronze
- se a tua T tem akapovic
- se as massas sao mesmo novas ou ja se nota algum desgaste no topo
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Olá TMaxer.
Obrigado pela rápida resposta.
Então é assim, quando digo "rotações demasiado elevadas", sinceramente não me recordo das que tinha no variador de origem, o que noto é que o motor faz mais ruído agora para andar, logo está mais rotativo! A 100 km/h anda na casa das 5000 rpm em reta, mas tipo a arrancar num semáforo calmamente, para chegar aí aos 30-40 km/h, tenho que o elevar às 4000 rpm...
Naquele teste que anda a circular nalguns fóruns que foi traduzido de espanhol, falam em que as massas de 12,50gr podem variar entre as 12,90gr e as 13gr, e sendo que eu pesei 2as, o que a balança mediu foi 13gr, suponho que sejam as de 12,50gr.
Quanto ao comprimento delas não as medi, mas supondo que quem comprou não mexeu nas que vinham de origem, devem ser as de 31mm que são as recomendadas para este variador JC605FS EVO3-R. Quem me vendeu o variador não me forneceu o segundo jogo de massas... :/
O variador foi montado a seco, conforme manda o livro, numa oficina agente Yamaha, aqui perto de minha casa. Suponho que não haja folga no bronze, senão o mecânico tinha-me alertado logo, e não se ouvem ruídos extra... aliás, com este variador, o som da mota é mais limpo, sem nada a chocalhar, como por vezes parecia com o desacelerar no variador de origem.
A minha mota não tem nenhuma ponteira Akrapovic e as massas apresentam um pouco de desgaste no topo. Ainda só conduzi uns 100 kms desde que instalei o variador.
Possivelmente a solução será mesmo comprar massas novas e mais pesadas, não?
Junto imagem do interior do variador e da cabeça das massas:
(https://img.olx.pt/images_olxpt/875543253_3_1000x700_variador-jcosta-evo3-r-yamaha-tmax-500-peas-e-acessrios.jpg)
Abraço e obrigado pela ajuda ;)
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Boas _pol_
Pois, se conseguir ter acesso a uma balança mesmo muito precisa, por favor pese-as outra vez para eliminarmos esta variável... se passar num supermercado, use uma da fruta ou uma que esteja acessível aos clientes
Em relacao as rotacoes no arranque, isso é mesmo assim e foi definido no ângulo inicial da rampa do variador _pol_ o fenómeno é o mesmo de quanto queremos arrancar mais depressa com um carro com caixa manual, aceleramos mais com o carro embraiado para quando soltarmos a embraiagem este ter mais potencia e termos mais determinação tanto no momento do arranque como no outro a seguir... se vir os meus videos dos arranques com pesos OEM, Dr Pulley de 15g e Jcosta vai ver que a Tmax 500 é um bocado asmatica no arranque a fundo desde parado, à volta dos 30 / 40 Kmh... a rampa do Jcosta sobe um pouco as rotacoes para ele ter uma melhor resposta
Arranques:
Jcosta
Drpulley:
OEM 19g:
O facto dos topos dos pesos nao estarem gastos também influencia muito algum excesso de rotação... o normal é eles estarem assim:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs33.postimg.org%2Ff9bsrxib3%2FIMG_2287.jpg&hash=94c9365aafd59a5907eee91020d8c8eab324bda6)
Estes variadores tem algum tempo de rodagem... penso que com 1000 Kms está OK, mas assim que os topos começarem a gastar a rotação abaixa um pouco _pol_
O melhor é ler estes posts do meu DB e voltamos a falar com as duvida que ainda substitirem:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg90058535.html#msg90058535
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg327882.html#msg327882
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg330884.html#msg330884
BTW: o Evo 3R é indicado para a Tmax com escape Akrapovic ou outra marca aftermarket e é um variador mais desportivo... o Evo 3 URBAN é um pouco mais rapido do que OEM, mais pacifico e recomendado para Tmax 500 com escape OEM _pol_
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Pois, agora só conseguirei ter os dados das massas quando voltar a abrir a transmissão... é que não tenho a chave de prender a campânula para poder desmontar aquilo... Já agora, alguém me sabe dizer onde comprar isso a um preço simpático? Quanto à chave dinamométrica até tenho acesso a uma!
Bem, TMaxer, foste bestial nas tuas respostas e só tenho a agradecer a ajuda prestada a um rookie que pouco percebe disto!
Entretanto vou fazer mais uns kms para ver se a "bichinha" acalma, e depois partilho as conclusões.
Cumprimentos
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Não é fácil comprar as chaves muito baratas.
No meu dB tem os planos para construir com as medidas exactas dos furos, se souber alguém que consiga fazer uma é ótimo mas convém usar tubos ou chapa de aço muito forte pois a força de aperto é bem grande.
Pelas rotações que falas penso que deve estar tudo normal... Quando trocares massas mete umas de 14, foi às que comprei há pouco tempo (ando com13,5 no evo4r). Fica andar um pouco menos mas na verdade em termos de mundo real não tenho falta de speed _pol_
Depois falamos, se quiseres abre dB Para irmos partilhando as experiências _pol_