Autor Tópico: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.  (Lida 19421 vezes)

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Boas Pessoal,

Gostaria de iniciar aqui um pequeno debate no intuito de tentar se é possível melhorar a "vivacidade" da T-Max 530.

Procurando um pouco na Web, consegue ter um "mundo" de informação acerca de pequenas alterações ou de outras mais profundas nas máquinas da Yamaha.

No entanto, sabendo eu que os camaradas do CPM são pessoas experientes e com uma vasta experiência nestes assuntos de variadores, roletes, CTV's, correias kevlar, gostaria que participassem neste forúm no intuito de se perceber as vossas experiências neste campo e o que é que podem aconselhar a um proprietário de uma maxi como a "T".

Já ouvi e li de tudo e fiquei na dúvida sobre a possibilidade de instalar um variador ou kitt como o "Over Range" da Malossi ou se basta apenas uns "roletes" Dr. Pulley, sendo que o objetivo era mantendo pelo menos a velocidade de ponta, tentar melhorar ainda mais o arranque da T-max.

Participem e discursem aqui as vossas opiniões. São livre de expor todas as vossas teorias.

Agradeco desde já a todos que estiverem na disponibilidade de perder algum tempo.

Obrigado e boas curvas.

Quando houver um evento da CPM, a ver se participo no "passeio".
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 18:49 por Zapman »
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

Jorge Bernardo

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2016, 20:06 »
Boa tarde

Há já algum tempo que não vinha ao fórum, mas o amigo José Antunes disse-me que havia uma questão sobre Tmax 530 que eu poderia ajudar.
Então aqui vai: durante cerca de dois anos e mais de 40000kms tive a "scotter" que considero uma das melhores do mercado.
Quando cheguei aos trinta e poucos mil kilometros achei que poderia melhorar ainda mais as prestações e tratei de mandar instalar um variador Malossi com os respectivos roletes  e verifiquei que não favoreci grandemente as prestações.
Acabei por mandar retirar o respectivo e sinceramente não aconselho.
Ficou a fazer um barulho estranho que de todo não me agradava, ficou a gastar mais cerca +/-0,5l, o arranque melhorou um pouco, a velocidade de ponta não alterou nada, mas pensando bem para quê velocidades acima de 180km/h e um arranque que deixa envergonhadas muitas motos?
Caríssimo, 250€ dá para muitas bejecas e cxs. de gambas. _convivio_
Espero ter ajudado
Boas curvas scooter_
 

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2016, 20:28 »
Boa Noite.

Obrigado pela opinião. A T-max já por si tem uma arranque poderoso e em velocidade de ponta já tem de facto um alcance considerável.

Se de facto vou gastar 250€ só para ter um arranque um pouco mais rápido então não compensa. Ainda por cima a "T" por si só não é conhecida por ser económica, com o malossi fica a gastar mais meio litro?!

Se é para ser assim é já por de lado esta opção. Se calhar uns roletes Dr. Pulley.
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2016, 21:43 »
Bem,nesta não te posso ajudar pois nunca tive este prazer nas mãos....
Mas,pelo que tenho visto os dr pulley são em conta e para os ganhos chegam bem,isto nas outras e de modo geral,não quer dizer que seja assim em todas....

 Marco Neves
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 21:43 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2016, 22:05 »
Variador JCosta Evo 4R de 2016 _pol_ e um filtro de ar BMC

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2016, 22:58 »
Concordo com o Panda... penso que ele chegou a montar Malossi na dele com correia em carbono e tudo  _pol_



A minha experiência com Malossi não ultrapassa os 500/600 Kms numa 530 e sinceramente não gostei, tanto porque nao achei que o ganho de performance fosse grande como achei que ainda deixava a Tmax um bocado "scooter"


Polini para mim é em tudo semelhante a Malossi com a unica vantagem que os kits sao mais baratos e as massas tanto as Malossi como as Polini tem grande durabilidade.



Dr Pulley traz um pequeno ganho com um investimento tambem reduzido... ha é que acertar com os pesos (-10 a 15% dos variadores originiais), no caso da minha conforme relatado no meu DB trouxeram um ganho importante no arranque, o que deu nova vida à Tmax.

Infelizmente, ao fim de uns bons milhares de Kms alguns do roletes viraram-se no variador, fazendo a Tmax perder velocidade de ponta... a mesma coisa penso que tambem ja aconteceu com outro companheiro que tem uma 400  _pensador_ _policia_ nao recomendo... 


Após isto, meti Evo3R na minha 500.. já tinha tido um Evo 2R que teve problemas de fiabilidade mas mesmo assim arrisquei no Evo 3, seguro que o novo modelo teria outra fiabilidade pois a campanula ja e em titânio e o cavilhao passou a ser do tipo grafitado o que no meu ver atenuará o desgaste prematuro que o Evo2 sofreu.


E para ja nao me arrependo nada... o JCosta como eu costumo dizer, transforma a Tmax 500 numa R5.... a forma como a potencia passa a ser transmitida e disponibilizada nada tem a ver com a dos restantes variadores  _lool_ _pol_, até a forma como usas o punho muda pois raramente precisas de rodar tudo.


Para avançares para um Jcosta, aconselho os modelos R... geralmente vem com 2 kits de massas, mete as mais pesadas pois as mais leves são demasiado radicais. E quando precisares de mudar de massas (15/20 mil Kms) até podes pedir mais + 1 grama que vais ver que ainda fica bom  _pol_

Mas para meteres um variador destes tens de compreender que a fiabilidade dele nada tem a ver a do OEM, eventualmente passado 30 ou 40 mil Kms terás esgotado o seu tempo de vida e precisaras de o substituir por um novo  _pol_


No caso de decidires avançar, recomendo-te que o compres no Ramirez moto racing, seguramente será o local onde o encontrarás a melhor preço... ou entao no Ebay Italiano  _pol_


Podes monta-lo em qualquer casa de motos, embora fosse boa ideia que quem o montasse ja tivesse experiência pois este tipo de variador nao leva massa e se colocarem correm o risco de o gripar  _pol_


Por fim, se quiseres ler um pouco mais sobre este tema, sem qualquer ofensa para os companheiros do CPM terás que buscar a  informação noutros locais onde  existam companheiros com mais experiências em Tmaxes e em variadores:

Tmax.es
www.tmax-mania.com

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2016, 23:08 »
A JCosta também tem um sistema engraçado que permite substituir o variador antigo por um novo (mais evoluido) por pouco mais de 100€ _Rolley_


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2016, 16:08 »
Boa tarde

Há já algum tempo que não vinha ao fórum, mas o amigo José Antunes disse-me que havia uma questão sobre Tmax 530 que eu poderia ajudar.


Obrigado Jorge, realmente pensei logo no teu caso e assim acho que ajudas-te o nosso companheiro,  _pol_ _pol_ _pol_

Um abraço

José
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2016, 18:40 »
Companheiro olha este kit e a T deve de voar: http://www.malossistore.eu/en/products/Next-OVER-RANGE-Yamaha-T-MAX-530_6117135?M=300&MM=MO%2FYATM2012&FG=TRASM&Type=M


Sim, já tinha visto, mas o camarada Jorge não aconselha visto que havia montado um na sua tmax e não gostou nada da performance...não justificou o investimento.
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #10 em: 17 de Abril de 2016, 21:48 »
O Malossi foi uma desilusão  _Rolley_
eu até tinha correia Malossi em kevlar, mola contraste, etc...

O JCosta para a T é o melhor >:D _convivio_

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #11 em: 17 de Abril de 2016, 21:56 »
Penso que devias conduzir uma 530 com alteração e comparar com a tua só para ver se vale a pena investir nisso.

Essa com 1000€ de investimento fica uma besta era esse kit Malossi, correia reforçada, escape e centralina bem se calhar os mil não chega  _mau_

Em arranque era uma T anti-tudo  _lol_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #12 em: 17 de Abril de 2016, 22:03 »
E fiabilidade como é? O jcosta pode dar mais alma mas de certeza que se vão as massas e o variador bem mais rápido. O meu malossi tem 20k km´s no lombo e na boa é só massas e siga na 125cc nota-se e bem a diferença agora na T não sei se dura tanto são outras rotações e binario.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #13 em: 17 de Abril de 2016, 22:17 »
O meu Evo 2R fez 40000kms sem manutenção  _pol_


Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #14 em: 17 de Abril de 2016, 23:21 »
 _convivio_ Olá boas

Caros companheiros a gastar tantos €€ em modificações e alterar a T  _palmas_

já não é uma T e mais vale comprar logo uma MV Agusta  _pol_
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #15 em: 18 de Abril de 2016, 23:59 »
haha acredito o pessoal gosta de alterar, mas, porque não compram logo uma coisa ainda mais "a sério" tipo uma GP800 ou SRV  _careta_

se o jcosta evoluiu as massas e a durabilidade do mesmo então sim é a escolha acertada só não comprei jcosta para a X7 porque davam raia  _martelada_

se a minha próxima for uma scooter deve de levar um upgrade desses  _mau_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #16 em: 19 de Abril de 2016, 08:08 »
Por muito boa que a mota/scooter venha "quase perfeita " o pessoal dá sempre aquele toque que as faz ser " a nossa"

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #17 em: 19 de Abril de 2016, 09:46 »
Bom dia,

É verdade...sem dúvida. Há sempre uma tentativa de "moldar" a máquina ao nosso estilo.

Mas tem de fazer sentido e não prejudicar o que a menina já traz de bom.

Cumprimentos
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #18 em: 19 de Abril de 2016, 11:04 »
Antoniop: Jcosta para 125 é (para mim) uma péssima opção   _thumbdown_ _thumbdown_ Aí a minha recomendação vai 100% para o Malossi ou até para as massas da Dr Pulley  _pol_ _pol_




Na T, o Malossi nao elimina a sensacao de scooter: "roda o punho > ....sobe a rotação.... > scooter acelera", enquanto que com Jcosta  o "roda punha > acelera" fica muito mais rapido e directo, para alem de tal ser feito com menos acelerador  _pol_ _pol_




O motivo porque as pessoas não compram logo uma SRV ou GP800 é porque o comportamento dinâmico de referencia é o da Tmax... e porque mudar de variador é facil  ;) e isto ja se sabe que quando a malta compra motos se mete logo a mudar a qualquer coisa: basta analisar os DBs para ver que logo apos a compra da maquina se vai as compras de acessórios: ecras, malas laterais, topcases, fitas para as jantes, manetes, etc  _pol_ faz parte  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #19 em: 19 de Abril de 2016, 11:58 »
Antoniop: Jcosta para 125 é (para mim) uma péssima opção   _thumbdown_ _thumbdown_ Aí a minha recomendação vai 100% para o Malossi ou até para as massas da Dr Pulley  _pol_ _pol_

Na T, o Malossi nao elimina a sensacao de scooter: "roda o punho > ....sobe a rotação.... > scooter acelera", enquanto que com Jcosta  o "roda punha > acelera" fica muito mais rapido e directo, para alem de tal ser feito com menos acelerador  _pol_ _pol_

O motivo porque as pessoas não compram logo uma SRV ou GP800 é porque o comportamento dinâmico de referencia é o da Tmax... e porque mudar de variador é facil  ;) e isto ja se sabe que quando a malta compra motos se mete logo a mudar a qualquer coisa: basta analisar os DBs para ver que logo apos a compra da maquina se vai as compras de acessórios: ecras, malas laterais, topcases, fitas para as jantes, manetes, etc  _pol_ faz parte  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Bom dia,

É verdade...sem dúvida. Há sempre uma tentativa de "moldar" a máquina ao nosso estilo.

Mas tem de fazer sentido e não prejudicar o que a menina já traz de bom.

Cumprimentos


Por muito boa que a mota/scooter venha "quase perfeita " o pessoal dá sempre aquele toque que as faz ser " a nossa"

 Marco Neves



Nem mais!

Por vezes essa transformação nem passa por atingir uma maior performance, mas sim por colocar a nossa "assinatura" e moldar ao nosso gosto e necessidades ou tornar algo já de si bom em algo ainda melhor  _palmas_

kandas

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #20 em: 02 de Maio de 2016, 14:02 »
Boas malta.
Também estou neste impasse.
A minha está quase a fazer 20k  e tenho de trocar a correia do variador, e como é óbvio como já se está ali a mexer...
Ainda não vi ninguém a referir o novo variador jcosta xpr que segundo eles vem muito melhor que o evo4r, provavelmente vou mandar vir um destes uma vez que o kit xpr já traz correia reforçada e por 500€ variador e correia parece-me um preço aceitável.
Por outro lado estou indeciso pois o evo4r já tem provas dadas de fiabilidade e performance...  _pensador_ _pensador_ _pensador_
Hummmm... XPR!!!!!  >:D >:D >:D >:D >:D

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #21 em: 06 de Maio de 2016, 22:54 »
Também eu gostava de dar mais um "cheirinho" á minha T-Max, principalmente porque a topcase é um travão do camandro...
O meu receio em relação ao JCosta prende-se com a fiabilidade pois faço á vontade 20mil kms por ano e não queria de todo perder fiabilidade na minha parceira diária de viagem.
Posto isto estava mais inclinado para o variador Polini Evo Hi-speed, mas agora deixaram-me baralhado de novo... _pensador_
Do pessoal com o JCosta, algum com este instalado numa 530, ou só 500?
E o polini, alguem experimentou?

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #22 em: 06 de Maio de 2016, 23:02 »
Polini nao vale a pena... pouco vais ganhar.

Malossi e Jcosta ja foi discutido acima... apesar da diferenca de modelos, o resultado é o que ja foi descrito... ja andei de 530 com Malossi mas nao com Jcosta.



Para esta informacao, o melhor é consultares o Tmax.es ou o Tmax Mania...

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #23 em: 09 de Maio de 2016, 16:28 »
Ja que a fiabilidade dos Jcosta é uma duvida que nos potenciais clietnes, deixo aqui uma copia do livro de garantia e manutencao...







Para alem das massas, há que ver a cada 10 mil o estado do cavilhao e do bronze que faz de casquilho... em caso de folga, ha que trocar  _pol_

Outro ponto passível de analise é a campânula... ha que estudar possíveis empenos e deformações causadas pelos contacto com as massas e em caso de necessidade trocar



A duracao do variador fica assim reduzida ao unico (e ultimo) ponto onde podem aparecer problemas: os alveolos onde entram as massas, em caso de ovalização ou outra qualquer deformação o funcionamento do variador vai ser afectado  _pol_





Os consumiveis podem ser adquiridos aqui:

http://itscooter.es/

 _pol_ _pol_ _pol_
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 18:42 por TMaxer »

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #24 em: 10 de Maio de 2016, 14:21 »
Obrigado pela dica.
 _pol_ _pol_ _pol_
Realmente a fiabilidade e variador JCosta é algo que não tenho lido muitas vezes em conjunto... _pensador_
Andei a navegar pelo fórum da Tmax.es e foram vários os relatos de problemas ocorridos e isso, a mim, deixa-me reticente pois uso a minha diariamente e faz-me bastante falta.
Por outro lado vi falarem bastante bem do variador Malossi, que aqui já foi mencionado que foi uma desilusão...
Uma coisa que também constatei, tanto no Tmax.es, como no Tmax-mania... é que ninguém tem nada a dizer sobre o Polini.  _thumbdown_
Portanto... estou baralhado e sem saber se faço algo ou se fico como estou...  :o