Autor Tópico: O que escolher??  (Lida 7730 vezes)

jokapik

  • Visitante
O que escolher??
« em: 01 de Dezembro de 2011, 19:12 »
Boa tarde a todos

Tenho andado aqui de volta deste grande forum, mas coloco hoje o meu 1º post... o que escolher??

então a questão é a seguinte..
pretendo adquirir uma scooter (1º mota) que de para andar com a minha carta de carro
limite serão +- 2800€

põe-se 3 modelos na mesa:
- Honda PCX 125
- Sym Joyride 125 evo
- Daelim S3 fi 125

Percurso maioritáriamente citadino.. mas tb um pouco de estrada (Amadora - cacém - IC19 ou Amadora - Expo - 2º Circular ou quem sabe mais para o verão tb ir à praia e terei de fazer Amadora - Carcavelos CRIL e A5 ou Costa Caparica - 25 Abril e IC20..)

Sei que tudo isto já foi muito discutido, mas não obstante de cada opinião, muitas vezes as pessoas tendem a "puxar a brasa à sua sardinha" e opinar positivamente sobre a sua própria scooter, o que é perfeitamente normal, a não ser qua tenham tido uma péssima experiência com ela.
Ora, como nunca tive nenhuma queria saber opiniões mais objectivas sobre o seguinte:

- Consumos (sei que a PCX é a menos bêbeda, mas estamos a falar num diferença para as outras de quanto?)
- Agradabilidade de condução
- Conforto
- Adaptabilidade ao tipo de percursos que irei fazer
- Espaço de "carga" (convém que de para pelo menos 1 capacete e 1 casaco)
- Custo de Manutenção (seja revisões e peças de desgaste... ou reparação em caso de acidente.. pq os azares tb podem acontecer)
- Preço dos impostos e valores aproximados dos seguros....

Visto que estamos em crise e o objectivo nesta aquisição é mesmo poupar uns trocos, agradeço a vossa mais sincera ajuda, com estes pontos, e também com outros que a vossa experiência considere importantes de referir ;)

Obrigado desde já a todos

Jokapik

PedroBT

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2011, 19:32 »
Boas,
Desde já bem vindo ao CPM.



http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9703.0

Este tópico está precisamente a debater esse assunto, é questão de dares uma espreitadela e acressentar alguma duvida  ;)


sin_laden

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2011, 19:49 »
Companheiro, das três nunca conduzi nenhuma, mas já vi várias vezes e ao pormenor a Daelim s3 e a PCX. Posso dizer que em consumos e percursos citadinos, a PCX é imbatível. Deve  _vinho_ em média menos 1 litro aos 100 que as outras duas, se bem que não posso garantir. Em estrada todas estão mais ou menos ao mesmo nível, não sendo essa a utilização ideal para motas desta cilindrada. Habitua-te a ver passar os outros veículos.

Em termos de espaço de carga, creio que a S3 é a que tem mais. Duvido que na PCX consigas pôr alguma coisa além do capacete. A Joyride desconheço. A S3 e a Joyride são mais pesada e têm mais porte do que a PCX, portanto se preferes uma mota com mais presença podes preferir uma das duas. O pessoal aqui do CPM diz que as peças e a manutenção da PCX são bastante mais caras do que a maior parte das outras  scooter_ .

Quanto a seguros, tendo eu feito o meu à pouco tempo, quase posso garantir que te vão apresentar preços escandalosos (acima de 500 euros), ainda mais por não teres carta de carro. Procura bem e pede simulações ao máximo de seguradoras possível, mas prepara-te para pagar no mínimo uns 300 euros por ano. Procura posts sobre isto aqui no CPM, pode ser que te ajudem mais.

Espero que a minha opinião seja útil. Abraços e bom início de vida de motociclista  _scp_ _scp_

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: O que escolher??
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2011, 20:06 »
Cumptos
FMelo

jokapik

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2011, 21:29 »
Companheiro, das três nunca conduzi nenhuma, mas já vi várias vezes e ao pormenor a Daelim s3 e a PCX. Posso dizer que em consumos e percursos citadinos, a PCX é imbatível. Deve  _vinho_ em média menos 1 litro aos 100 que as outras duas, se bem que não posso garantir. Em estrada todas estão mais ou menos ao mesmo nível, não sendo essa a utilização ideal para motas desta cilindrada. Habitua-te a ver passar os outros veículos.

Em termos de espaço de carga, creio que a S3 é a que tem mais. Duvido que na PCX consigas pôr alguma coisa além do capacete. A Joyride desconheço. A S3 e a Joyride são mais pesada e têm mais porte do que a PCX, portanto se preferes uma mota com mais presença podes preferir uma das duas. O pessoal aqui do CPM diz que as peças e a manutenção da PCX são bastante mais caras do que a maior parte das outras  scooter_ .

Quanto a seguros, tendo eu feito o meu à pouco tempo, quase posso garantir que te vão apresentar preços escandalosos (acima de 500 euros), ainda mais por não teres carta de carro. Procura bem e pede simulações ao máximo de seguradoras possível, mas prepara-te para pagar no mínimo uns 300 euros por ano. Procura posts sobre isto aqui no CPM, pode ser que te ajudem mais.

Espero que a minha opinião seja útil. Abraços e bom início de vida de motociclista  _scp_ _scp_

Fantástico... mto util a informação.
BTW.. Podias era não ser Sportinguista  _slb_

Boas,
Desde já bem vindo ao CPM.



http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9703.0

Este tópico está precisamente a debater esse assunto, é questão de dares uma espreitadela e acressentar alguma duvida  ;)

Obrigado Pedro BT... Já tinha visto este Post, mas para a informação que pretendo é mto vago

Outro link que espero dar-te alguma ajuda.  _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=7037.msg90573#lastPost



Boas FMelo.. Bom Topic... vou ler todos os capitulos ;)

Foquinha

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #5 em: 02 de Dezembro de 2011, 11:16 »
E este modelo está fora de questão?

Com roda grande de 16 polegadas.
Preço 3.049,00 €, mas com sorte baixam um pouco no mm.

jokapik

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2011, 19:31 »
E este modelo está fora de questão?

Com roda grande de 16 polegadas.
Preço 3.049,00 €, mas com sorte baixam um pouco no mm.

Boas.. ja me sentei nela (não andei) quando fui ver a joyride e não gostei muito... pareceu-me pouco robusta
mas obrigado pela dica ;)

jokapik

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #7 em: 03 de Dezembro de 2011, 19:51 »
Pois é pessoal..

depois de analisar um pouco as coisas, decidi voltar-me para a Daelim S3, pela sua robustez, fiabilidade demonstrada pelos seus proprietários, e acima de tudo, a tecnologia comparada com as outras propostas que tinha lançado.
Entretanto, e como estamos em crise, comecei a pedir simulações para um credito para comprar a dita e, às taxas de juro a que isto anda, os créditos para 24 meses mais baratos que encontrei iam todos parar à casa dos 3200€ (com todos os juros, taxas e documentos incluídos)
Ora, entretanto vim a saber que a SYM está com uma campanha de 24x sem juros para motas até 125cm3....

Questiono então

Pelo preço de 3200€ ao fim de 24 meses, vale mais a pena comprar uma:

- SYM GTS 125 EVO CBS pelo mesmo preço (acresce 250€ para documentação) pois é 24x sem juros
- DAELIM S3 FI pq por um pvp mais baixo é equivalente à GTS (fica 250€ mais barata pois este preço já inclui documentos)
- SYM JOYRIDE 125 EVO que é 350€ mais barata que a S3 e 600€ mais barata que a GTS e fico bem servido na mm...

Grandes duvidas estou a traçar na minha cabeça!!!!
Ajudem-me pois ja nao sei o que fazer ;)

Obrigado

Abraços

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #8 em: 03 de Dezembro de 2011, 21:00 »
Boas Companheiro _pol_
Qualquer uma das 3 são excelentes  _rir_
Porem acho que uma das coisas que devias fazer era experimentar, ver qual delas te diz mais, em qual te sentes mais confortável e se adapta melhor a ti.
Eu tenho uma GTS e estou super satisfeito, pelo que conheço das outras duas, nenhuma delas dão problemas de maior...
Porem o pessoal queixa-se um pouco de desconforto na S3, principalmente para o pendura.
No meu caso, se fosse hoje.... voltava a optar pela Sym por uma serie de factores  _Rolley_
Caso optes pela S3.... só não compres na Norauto  :-\
Um grande abraço

jokapik

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2011, 21:07 »
Boas Companheiro _pol_
Qualquer uma das 3 são excelentes  _rir_
Porem acho que uma das coisas que devias fazer era experimentar, ver qual delas te diz mais, em qual te sentes mais confortável e se adapta melhor a ti.
Eu tenho uma GTS e estou super satisfeito, pelo que conheço das outras duas, nenhuma delas dão problemas de maior...
Porem o pessoal queixa-se um pouco de desconforto na S3, principalmente para o pendura.
No meu caso, se fosse hoje.... voltava a optar pela Sym por uma serie de factores  _Rolley_
Caso optes pela S3.... só não compres na Norauto  :-\
Um grande abraço

Muito obrigado Paulo pelo seu testemunho ;)
realmente já ouvi falar muito mal da assistencia da norauto às motas que vende... esta fora de questão ;)
como vou andar maioritáriamente sozinho, a questão do conforto para pendura não é determinante, mas é um ponto a acrescentar ;)
na 2ª vou ao stand da sym ver como se monta uma GTS, hehe.

BTW: 2,9l/100 é o consumo da sua GTS??? Se assim for, está mais que aprovada ;)

Abraço e mais uma vez obrigado

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #10 em: 03 de Dezembro de 2011, 21:15 »
Boas  _rir_
Sim a minha menina tem feito consumos na casa dos 2,8 / 2,9  _lool_ faço cerca de 80/90km diários parte deles em AE, geralmente ando sozinho e a minha velocidade de cruzeiro ronda os 110km/h.
Estou de facto muito satisfeito com ela, também tenho a sorte de ter um stand perto de casa e que tem a vantagem para mim, de a oficina trabalhar aos sábados  _rir_
O que disse da Norauto nada tem a ver com a mota, eles trabalham mal mesmo, em tudo !!!_polb_
Um grande abraço e que faças uma boa escolha  scooter_

Mpenas

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #11 em: 03 de Dezembro de 2011, 22:18 »
O conselho que te dou... é aquele que plo menos me a mim me fez escolher... experimenta várias... eu gostei mais da PCX porque adorei a facilidade em manobrá-la entre carros e obstáculos... e tem uma genica e resposta de motor fantástica... gasta pouco... era a mais barata... e em cima disso tudo.. é Honda... estou super contente, tanto ando no dia-a-dia como já fez 500km num dia atulhada em malas... gastei 150eur num variador ficou fantástica, dá 120km... consumos consigo fazer 2,5lt/100 se não andar sempre a fundo... em viagem a fundo faz +/- 2,7 .. 2,8lt/100

Uma das desvantagens da PCX face a outras seria a falta de proteção frontal.. resolve-se com um vidro de 50eur fácilimo de montar... (eu meti um mais bonitinho e mais carote... 80eur)

feitas as contas gastei;
PCX - 2550 chave na mão
Variador - 150
Vidro frontal - 80

Total - 2780eur



E estou bastante satisfeito...

aos proprietários de outras, não estou a fazer um hino á PCX ou a dizer que é a melhor, gosto de bastantes que por aí há, apenas estou contente com a minha e dei a minha opinião face ao que penso...

Boa sorte com a escolha e cumprimentos ;)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 22:25 por Mpenas »

jc_eos

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #12 em: 03 de Dezembro de 2011, 22:28 »
 Boas,

 Como o Paulo disse e bem, qualquer uma delas te fará sorrir pois são todas optimas opções. No caso da S3, adianto que não é uma mota muito confortável, sendo mais voltada para a dinâmica (curva como poucas). No caso do pendura, pelo que a minha esposa diz, até é bem confortável pois tem espaço, bons poisa-pés e se montares uma mala atrás, dá um apoio excelente a quem circula a pendura. Conheço também a Sym GTS e posso-te dizer que é bastante mais confortável que a S3. Quanto a motor, a S3 é um show! Se não é a que tem mais arranque (isso é a PCX), é seguramente das que melhor "respira" nos médios/altos regimes. De ponteiro dá 130 e tem um som excelente do fantástico escape! Como te disse, é uma Maxi mais "racer" sendo que por isso não é muito confortável. Tem óptimos travões (a GTS também) e também consome em torno dos 3 (o meu ultimo depósito deu mesmo 3,0 l aos cem...e a andar bem...).
 Outro ponto importante...a protecção aerodinâmica em que a S3 é bastante fraca de origem. Se puderes gastas mais 120€ e montas a viseira alta que melhora bastante mas mesmo esta não é tão eficaz como a excelente viseira da GTS.

 No cômputo geral, se fosse hoje, talvez vacilásse entre a S3 e a GTS EVO mas se optásse por esta tinha que lhe montar um variador da JCosta já que só com esse componente a GTS fica a andar sensivelmente o mesmo da S3...o que como deves perceber, quer dizer que a GTS de origem anda menos que a S3 e isso nota-se principalmente em AE e estradas desafogadas.

 Mas experimenta! Nada como "comunicares com ela"!!!! ;)

 Cumpts,
 JC
 
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 22:31 por jc_eos »

zexalex

  • Visitante
Re: O que escolher??
« Responder #13 em: 03 de Dezembro de 2011, 23:17 »
Tenho uma s3 e concordo em absoluto com tudo o que foi dito no post anterior.

Falando um pouco da S3 e da SYM GTS:

A S3 é menos confortável porque é muito "dura" mas em compensação terá talvez por isso um comportamento um pouco mais "desportivo". No entanto se fosse hoje eu teria optado por comprar uma SYM GTS (já tou um bocado farto do "duro") ou uma Kymko Downtown até talvez perdesse a cabeça e comprasse uma Yamaha XMax.

No entanto, os €€€ de diferença fizeram-me optar pela S3, em grande medida porque não sabia se me ia adaptar ou não a andar de scooter. Hoje posso dizer que desde que tenho a S3 (desde Julho) NUNCA, mas mesmo NUNCA, levei o enlatado para Lisboa para ir trabalhar... O que me faz pensar que se calhar devia ter comprado algo melhor...

Melhor em que sentido, perguntam vocês? Consumos, acabamentos, espaço debaixo do banco, conforto, estabilidade e vibrações a altos regimes. Se calhar estou a pedir demais de uma 125cc mas enquanto não experimentar uma SYM GTS, Kymko Downtown e Yamaha XMax, ficarei sempre na dúvida se o que custam a mais que a Daelim S3 é justificado ou não.

A SYM GTS tem uma protecção aerodinâmica melhor: mais carenagem, cobre melhor os pés e as pernas e tem um vidro maior, mesmo que se gaste mais 100€ a comprar o vidro maior para a S3 - o que já fiz e foi a melhor coisa que podia ter feito, pois faz uma diferença enorme em estrada.

Quanto a andar mais, depende muito do motor e do estilo de condução. A minha S3 não chega aos 130 de ponteiro a direito (comigo em cima, peso 90kg). A descer corta perto dos 130 mais coisa menos coisa. Também verdade seja dita a partir dos 110 de marcador deixo de sentir segurança e perco o prazer de condução, mas creio que isso será verdade para todas as 125cc? Ou será que uma GTS ou Downtown ou Xmax transmitem mais segurança acima dos 100, porque são mais caras e por isso deverão ter suspensão e todo o chassis melhor?

De qualquer forma discutir velocidades de ponta em 125cc é um pouco ridículo... A 110km/h já vamos com o motor nos queixos às 9.000 rpm... A partir daí é mais embalo e vento que outra coisa - quem quer andar com frequência na casa dos 120km/h com segurança e conforto tem de ir para uma cilindrada de 250 ou mais. Pessoalmente se tirar a carta será para comprar algo mais sério, nunca menos de 400cc.

Quanto a consumos, nunca consegui gastar menos do que 3,5l/100km e verdade seja dita nos últimos depósitos deixei de fazer médias, talvez esteja na altura de o fazer novamente (está com 2.700km agora). Pelo que tenho lido, o pessoal das SYM GTS gasta na casa dos 3 e o pessoal das S3 gastamos na casa dos 3,5 será mais ou menos isto?

A minha S3 custou 2.600€ em Julho na Motojet aproveitando uma promoção. Não sei a quanto está agora e na altura a SYM GTS evo cbs estava na cada dos 3500€ (ou talvez mais, já não me recordo) e foram os 1000€ de diferença que me fizeram optar pela S3.

Um reparo em relação à PCX, acho que é pequena e não se pode comparar com as restantes pois define um segmento próprio, mas não deixa de ser sempre também uma boa opção.

Bem disse muita coisa e espero ter ajudado...

Cumps
Alex
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 23:29 por zexalex »

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: O que escolher??
« Responder #14 em: 22 de Dezembro de 2011, 00:03 »
Boas companheiro,

começo por dizer que gostei muito do tópico anterior do companheiro zexalex.
Quando se refere a velocidades então dou-lhe os parabéns pela excelente opinião que não difere da minha.

Não posso e não quero entrar em comparações. Apenas respondo para te dar uma pequena opinião da Joyride

Confortável, excelente condução tornando as pequenas manobras numa brincadeira, boa aerodinâmica.
A minha tem 5 meses e foi hoje à revisão dos 8.000 Kms. Impecável

Nota que apenas te quero passar informação da minha Joyride e por verificar que sobre esta pouco havia sido dito.
Guerreiro