Autor Tópico: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita  (Lida 9676 vezes)

zexalex

  • Visitante
[S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« em: 30 de Novembro de 2011, 22:09 »

Olá a todos os Daelindos e sem ser Daelindos

Desde ontem que a minha S3 começou a fazer um ruido parasita tipo zumbido causado (penso eu) por vibração de algum plástico, a partir das 6000 até às 7000 rpm, depois quando se acelera mais às 8000 rpm desaparece.

Lembro-me que da última vez que estive na Motojet estava lá um companheiro precisamente com este problema, será que ele já o solucionou?

Já pressionei todos os plásticos a que consigo deitar a mão (ou o pé) em andamento e nenhum desses está a vibrar (guiador/carenagens/etc.)

O capacete também não ajuda nada a localizar a fonte do ruido... e até agora não consegui ainda perceber o que é que está a vibrar.

Estive a dar uma olhada na matrícula e esta tudo bem fixo. Amanhã com calma vou verificar os apertos de todos os parafusos

Já esvaziei os porta luvas e lembrei-me agora que poderá ser alguma coisa que esteja debaixo do assento, mas dúvido que seja aí, de qualquer forma amanhã vou dar uma volta sem nada debaixo do assento e verifico isso.

Já algum de vós com S3 passou pelo mesmo? Este zumbido está a deixar-me doido...

Cumps
Alex

superblackbird

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2011, 22:33 »
Boas
Eu tive o mesmo sintoma.

verifica o aperto de todos os parafusos da zona do escape, da protecçao cromada do escape e da abraçadeira do tubo oleo que vai para o travao traseiro.
Aquando desses ruidos parasitas quando dei por ela tinha perdido um parafuso da protecçao cromada e outra vez da abraçadeira que falei.

Aposto num parafuso que se esta a desapertar e que acabas por perder.

Abraços

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #2 em: 30 de Novembro de 2011, 22:40 »
Amanhã, de dia e com luz, caça ao parafuso.

José Ribeiro

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2011, 08:58 »
 Zexalex ( belo nick)  Tive o mesmo problema e com menos KL, porém, andando com os ouvidos à escuta notei que era da carenagem; quando tive um pouco tempo andei a apertar parafusus notando que alguns precisavam de aperto. Outro barulho que notava era no Top-Case, estavam os paraf. todos desapertados, agora está impecável. Boas curvas.

 

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2011, 13:22 »
Ok, estive a apertar todos os parafusos que vi.

Alguns parafusos da carenagem precisavam de aperto mas nada de significativo, estavam apertados mas deu para lhes dar um ligeiro aperto adicional.

No escape nada, todos os parafusos dos cromados estavam bem apertados (bem demais até).

Os parafusos que fixam o escape são de cabeça sextavada e também estão muito bem apertados.

Os restantes parafusos (sextavados) na zona da transmissão e por detrás do escape, uns mais pequenos e outros maiores, também estavam ok.

Por último verifiquei o aperto dos 4 parafusos que penso que servem para fixar o miolo do do escape, visíveis apenas com atenção por detrás. Estavam apertados.

Aproveitei para dar uma banhoca de 1€ à mota e limpá-la com um paninho para voltar a ficar como nova.

No final da limpeza verifico que a placa preta que diz "Daelim" que cobre o apoio da top-case está mais ou menos solta. Penso que esta peça de plástico apenas "encaixa" no apoio da top case e por isso pode vibrar. Com a mão consigo abaná-la com facilidade. Mesmo assim acho que o barulho não é daí. Amanhã vou por um papel por baixo para evitar a vibração e logo se vê.

Andei um pouco sem capacete no parque de estacionamento das bombas de gasolina da A5 e deu para perceber que o barulho poderá vir do escape...

Darei mais notícias assim que tiver andado mais uns quilómetros, em princípio só amanhã.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2011, 13:23 por zexalex »

HF

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #5 em: 01 de Dezembro de 2011, 18:17 »
ola  _pol_
a minha fazia vibraçao na tampa preta onde podes por a top case, so notas ke é dai se andares num espaço sem capacete...exprimenta ver se é dai...

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2011, 11:32 »
Pois ou será daí ou de dentro da carenagem porque todos os parafusos que consegui verificar (e são muitos) estão bem apertados.

Não consegui ainda prender melhor a tampa preta, tenho de arranjar qq coisa fina para enfiar por baixo, pela frente...

Ou então prendo com fita cola provisoriamente para ver se a vibração desaparece

 _lol_
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 11:35 por zexalex »

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2011, 21:15 »
Pois que tirei por completo o suporte da top case e mesmo assim a vibração continua. Sempre a partir das 6.800 até as 7.100 rmp, mais coisa menos coisa. Mais uma vez penso que vem "de dentro" do "tablier"... bem, com sorte talvez desapareça.

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #8 em: 02 de Março de 2012, 08:33 »
Só para dizer que passados uns meses e com quase 5000km o zumbido continua, exactamente e sempre às 7000rpm, antes não faz, depois tb não e continuo a dizer que vem de dentro do "tablier". Já vi que não é defeito é feitio e abrir aquilo tudo por causa do zumbido é algo que não me apetece nada fazer.

TwisteR

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #9 em: 02 de Março de 2012, 09:05 »
Poderá ser o cabo de abertura do banco a bater contra a chapa?
É rebuscado, mas pode entrar em ressonância nessa rotação. Ainda tenho poucos km na minha mas já dei por qualquer coisa do género. Experimenta enrolar o cabo num papel para não bater em lado algum.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #10 em: 02 de Março de 2012, 10:10 »
A minha fazia essa barulho e constatou-se que vinha da chapa triangular que faz a primeira protecção do escape.

Mesmo com os parafusos apertados ao máximo ela continua a bater. A solução foi colocar umas anilhas por dentro para fazer contra-forte.

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #11 em: 02 de Março de 2012, 23:57 »
Por onde passa esse cabo? Vou verificar a protecção triangular mas penso que está afastada e bem apertada.

jl39idade

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #12 em: 03 de Março de 2012, 23:51 »
Olá

Quando vos digo que devem comprar Honda...

ElChiquitito

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #13 em: 04 de Março de 2012, 01:39 »
Olá

Quando vos digo que devem comprar Honda...


És capaz de ter razão.....A INTEGRA é sem Dúvida uma bela mota! A INTEGRA.

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #14 em: 04 de Março de 2012, 23:12 »
Olá
Quando vos digo que devem comprar Honda...
Tive para comprar a pcx, pois é de facto bonita, mas queria algo maior. Se uma SilverWIng custasse 3000€... Seria uma opção.

Leosou

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #15 em: 11 de Janeiro de 2014, 23:35 »
Acabei de postar um tópico semelhante a este!!
Na minha Daelim S2 tb verifico esse zumbido. Quando tenho a moto em aquecimento, a determinado momento ouço esse zumbido (não sei de onde é proveniente, se é motor, se é escape ou o diabo que o valha), mas passado uns segundo desaparece.
Também ouço o zumbido, em andamento (nem sempre) quando vou a meu pau, e parece que levo uma abelha a fritar....!!!!!
Mas sendo assim tb vou verificar se é algum parafuso junto ao escape.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [S3 125 FI] ruído / zumbido parasita
« Responder #16 em: 11 de Janeiro de 2014, 23:52 »
Barulhos na minha  quando está a aquecer ....só ouço os roletes lá às cambalhotas! Como são peças "livres" e que só fazem a sua função quando estão no modo de "centrifugação" , ao ralentim andam para lá sozinhos aos saltos! lol

Género de zumbido....o mais equiparado é quando vou a desacelerar . De resto não estou a ver ou a minha não sofre desse mal.

 
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz