Autor Tópico: [GTS 125i] 9.500 rpm  (Lida 12165 vezes)

ZeZeZoom

  • Visitante
[GTS 125i] 9.500 rpm
« em: 30 de Outubro de 2011, 19:08 »
Hoje, pela hora de almoço, distraí-me e a minha Roncinante scooter_ atingiu as 9.500 rpm (talvez até um pouco mais...), em descida ligeira, no IC19, durante pouco tempo (seguramente não mais de 10-15 segundos).
Ia com pressa (...) e centrei a minha atenção no velocímetro (marcou 115 km/h), em vez de olhar para o conta-rotações. _martelada_
Só quando percebi que a mota não passaria dos 115 km/h é que me lembrei de controlar as rotações _martelada_ _martelada_ . Pareceu-me ouvir um estalido metálico, proveniente da zona do motor, precisamente na altura em que a mota circulava àquelas rotações e eu iniciei a desaceleração. Depois disso, ainda fiz cerca de 15 kms (4 + 8 + 3) e não notei nada de anormal na mota, a não ser um ruído de funcionamento do motor diferente (dá a ideia de ter alguma fuga de compressão, mas isto já pode ser sugestão minha _corado_ _pensador_ ).
Como é evidente, estou preocupado com a eventualidade de ter danificado o coração da Roncinante, que tem cerca de 2.200 kms. O que acham?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 11:31 por big_waves »

dinis espadinha

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2011, 19:11 »
Às vezes ficamos com essa sensação, depois acaba por não ser nada.

Manelynho

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2011, 19:41 »
Isso não é nada  ;)
O motor aguenta muito  _pol_ minha já tem 12000 km´s e ando muitas vezes a fundo, até o ponteiro das rotações bater o fundo
São maquinas de guerra aguenta tudo  _pol_

ze_marmelo

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2011, 21:27 »
A minha anda quase sempre com o ponteiro nas 10000 rpm. Resultado, 9000km sem qualquer queixume.  _mau_

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2011, 22:16 »
Boa noite

A minha fez 15000 kms em 9 meses, tinha 2 velocidades: parada e a fundo = zero problemas!!!
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Joaocruz

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2011, 12:37 »
Amigos, não se esqueçam que são 125 cc e não convem abusar.
Se querem ficar com a scooter mais um (longo) tempo, andem nas 8000 rpm(que equivale a 80-100 km/hora) e vão ver que ainda por cima começam a gastar (muito) menos.
Se querem andar sempre a fundo e mesmo que o material Sym seja muito bom, mais tarde ou mais cedo rebenta e ...o arranjo não deve ser barato.

Um abraço,
JPC

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2011, 12:48 »
Viva!

Amigos, não se esqueçam que são 125 cc e não convem abusar.
Se querem ficar com a scooter mais um (longo) tempo, andem nas 8000 rpm(que equivale a 80-100 km/hora) e vão ver que ainda por cima começam a gastar (muito) menos.
Se querem andar sempre a fundo e mesmo que o material Sym seja muito bom, mais tarde ou mais cedo rebenta e ...o arranjo não deve ser barato.

Um abraço,
JPC

Plenamente de acordo.  _palmas_ _pol_

O material pode ser bom mas andar sempre no red line acaba por partir....  _polb_ (Tive conhecimento de 2 casos!)

O problema das 125 andarem no red line é que chega-se primeiro ao limite da scooter do que ao limite do condutor. Experimentem ir ao red line com uma RR....  _Rolley_ .
1.ª velocidade, não vale!!!!  _careta_

Respondendo à questão do ZeZeZoom. Se a GTS continua com o trabalhar normal não te preocupes. Possivelmente, foi algum metal a dilatar com o calor....

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2011, 20:19 »
Pois, terá sido algum metal a dilatar com o calor, já que ainda não dei conta de qualquer alteração do comportamento da Roncinante. Tem sido 5*. Obrigado pelas vossas dicas, fiquei muito mais tranquilo. Estas motas  scooter_ com variador e embraiagem centrífuga são um pouco estranhas porque atingem a mesma velocidade (por exemplo 90-100 km/h) a rotações bem diferentes, em estradas de idênticas características...
Digo eu, que de motas nada percebo e das ditas 'normais' (com mudanças) ainda menos...nada!

miguel alonso

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2011, 20:57 »
a minha já foi algumas vezes ao redline durante algum tempo e não se queixou, por alguma coisa tem o corte electronico á rotação.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, 07:07 por miguel alonso »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2011, 00:56 »
também pode acontecer, abrires o escape. Simplesmente a mota fica com um roncar mais ruidoso, mas vem da zona de escape.
Porem verifica uma coisa.
Na zona do escepe, com a mota fria verifica a chapinha de ferro que tem dois parafusos, esta ao pé da vareta do oleo. Vê se não esta laça, ou abana.
Abraço
[/URL]

psilocibo

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2011, 08:09 »
Amigos, não se esqueçam que são 125 cc e não convem abusar.
Se querem ficar com a scooter mais um (longo) tempo, andem nas 8000 rpm(que equivale a 80-100 km/hora) e vão ver que ainda por cima começam a gastar (muito) menos.
Se querem andar sempre a fundo e mesmo que o material Sym seja muito bom, mais tarde ou mais cedo rebenta e ...o arranjo não deve ser barato.

Um abraço,
JPC


Nem mais...um motor de uma 125, esta ou outra qualquer, não foi feito para andar sucessivamante na esgalha...já por si são motores muito rotativos, quanto mais andarem sempre no prego...mais dia menos dia começam a babar oleo, mas cada um sabe o tratamento que dá à sua maquina. just my 2cents.

AMDista

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2011, 08:40 »
não notei nada de anormal na mota, a não ser um ruído de funcionamento do motor diferente (dá a ideia de ter alguma fuga de compressão, mas isto já pode ser sugestão minha _corado_ _pensador_).

Esse barulho que falas poderá ser proveniente do escape devido ao calor, se por acaso és uma pessoa que nao andas muitas vezes a fundo, é normal que ela precise desses pequenos esticões. Esses estalitos que ouviste sao as peças a acamar  _lol_
Uma vez aconteceu-me isso na minha 50cc, e começou a piorar com o tempo, pensava que o motor ja tinha dado o berro, quando fui a ver era a lã de vidro do escape que se sumiu  _rir_.
Mas sendo este caso completamente diferente, nao te preocupes, desde que nao notes falta de potencia ou comportamento estranho no motor. é sempre a andar  scooter_

José Ribeiro

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #12 em: 05 de Novembro de 2011, 18:57 »
Ok. A minha tem 1800 kl. já fui com ela ao Red - Lin 2 X e felizmente não aconteceu nada. Eu penso que foi mais impressão tua que outra coisa, porém, à que tomar cuidado.

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #13 em: 11 de Novembro de 2011, 10:34 »
Olá companheiros, tenho lido algumas linhas interessantes sobre o facto de as GTS 125 andarem quase sempre no red line dando origem ao desgaste prematuro da mecânica, e alguns já fizeram comparações com as 50 cc antigas que não tinham conta rotações e andavam sempre a fundo e ainda andam, pois é mas os motores a 2 tempos não têm válvulas e sobem as rotações até se engasgarem, o mesmo não acontece com os motores de 4 tempos, que como sabem ( se sabem ) as válvulas são impulsionadas pelas molas e ao atingirem uma determinada rotação neste caso chama-se red line ou em Português, linha vermelha a inércia da mola não acompanha o vai vem do pistão dando origem a que enquanto a válvula desce o pistão sobe podendo empenar as válvulas, não se trata de desgaste mas sim o risco de partir o motor.
Tenho uma Gts 125i, gostava de ter uma 300 mas não tenho a pachorra de tirar a carta de moto, tenho é muita paciência para rodar a velocidades de cruzeiro compatíveis com a máquina que tenho, ou seja raramente deixo o c.rotações tocar na tal linha vermelha e se gostam da vossa companheira de viagens façam o mesmo e de certeza que raramente os vai deixar mal....Um grande abraço para todos.

António Cavalheiro

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #14 em: 16 de Novembro de 2011, 20:33 »
Boa noite Companheiros

De facto a sym é uma máquina feroz, a minha média de velocidade é entre os 80 e 100 km, não que eu não goste de velocidade e não queira mais, mas esta velocidade para estradas urbanas é excelente, além de que o consumo é óptimo, 10€ 220km.
Estou bastante satisfeito, pena que ela não dê mais velocidade.

Abraços

LuiZ

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #15 em: 17 de Novembro de 2011, 02:04 »
A minha tem 1100km e o motor já fez quase 10000rpm.

A partir dos 1000km costumo andar entre os 100km/h e um pouco antes do máximo, penso que é 118km/h.

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #16 em: 17 de Novembro de 2011, 18:05 »
A minha chega muito facilmente aos 80 km/h e até mais um pouco (90 km/h) mas, dentro dos percursos que faço habitualmente (pequenos), não tenho facilidade em fazê-la chegar a mais de 100 km/h. O que sinto é que, até aos 85 km/h é muito rápida, a partir dos 90 km/h é preciso espaço e tempo e condições de circulação para a esticar.
O meu maior problema é que, de manhã, quando chego à Radial de Benfica, saído de casa, na Quinta Grande, Alfragide, a Roncinante ainda tem o motor frio, pois ainda nem o primeiro traço da temperatura do motor está escuro. Por isso, como não quero estragar nada, nunca passo dos 90 km/h nessa zona.
Por outro lado, com pendura, fazê-la ultrapassar os 90 km/h é complicado/demorado e, na 2ª circular, por exemplo, ultrapassar os carros da fila da direita, que circulam a pouco mais de 80 km/h, é algo constrangedor e até arriscado, pois a Roncinante fica sem reserva de potência.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #17 em: 10 de Dezembro de 2011, 20:34 »
Olá companheiros, tenho lido algumas linhas interessantes sobre o facto de as GTS 125 andarem quase sempre no red line dando origem ao desgaste prematuro da mecânica, e alguns já fizeram comparações com as 50 cc antigas que não tinham conta rotações e andavam sempre a fundo e ainda andam, pois é mas os motores a 2 tempos não têm válvulas e sobem as rotações até se engasgarem, o mesmo não acontece com os motores de 4 tempos, que como sabem ( se sabem ) as válvulas são impulsionadas pelas molas e ao atingirem uma determinada rotação neste caso chama-se red line ou em Português, linha vermelha a inércia da mola não acompanha o vai vem do pistão dando origem a que enquanto a válvula desce o pistão sobe podendo empenar as válvulas, não se trata de desgaste mas sim o risco de partir o motor.
Tenho uma Gts 125i, gostava de ter uma 300 mas não tenho a pachorra de tirar a carta de moto, tenho é muita paciência para rodar a velocidades de cruzeiro compatíveis com a máquina que tenho, ou seja raramente deixo o c.rotações tocar na tal linha vermelha e se gostam da vossa companheira de viagens façam o mesmo e de certeza que raramente os vai deixar mal....Um grande abraço para todos.


Os motores a 2 t , são mais rotativos, porque simplesmente a combustão faz-se a dois tempos e não a 4 tempos. E é devido a isso que a maior rotação que conseguem mais potencia especifica para a mesma cc
Tambem possuem menos partes moveis, logo menos atritos internos.


www.motorsvivos.com.br/dicas/diferenca_2t_4t.html

Para estudar em casa:
www.rcmasters.com.br/index.php?name=Downloads&d_op...

Abraço
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2011, 20:37 por nunompires »
[/URL]

Wane

  • Visitante
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #18 em: 19 de Junho de 2012, 23:44 »
Elas aguentam muito, nao tenham medo de puxar por elas no redline , até ficam mais soltinhas.

Ainda no outro dia fiz uma viagem longa sempre no red line e impecável , se fossem motas a 2t dizia que nao, mas a 4t estão preparadas para isso, se tiverem as revisões em dia etc, até faz bem puxar por elas para limpar

Mas é como tudo nao convém abusar
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 23:49 por Wane »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125i] 9.500 rpm
« Responder #19 em: 23 de Junho de 2012, 17:39 »
Elas aguentam muito, nao tenham medo de puxar por elas no redline , até ficam mais soltinhas.

Ainda no outro dia fiz uma viagem longa sempre no red line e impecável , se fossem motas a 2t dizia que nao, mas a 4t estão preparadas para isso, se tiverem as revisões em dia etc, até faz bem puxar por elas para limpar

Mas é como tudo nao convém abusar

Além que é normal nas motas 2t menos rotativas, com menos potencia especifica por cc, fazerem mais km, mas uma 50 cc, que tenha mais de 6cv ou igual e normal levarem segmentos aos 30.000 e cilindro, camisa.....
Tive uma target e aos 30.000 com todos os cuidados e já não tinha força, uma suzuki adress com 41.000 que, com dois ja não subia....
Mas o bom das 2 tempos e que o material e barato, (salvoo seja) e qualquer pessoa muda aquilo na boa).
[/URL]