Autor Tópico: IUC nas scooters  (Lida 70503 vezes)

nunostroll

  • Visitante
IUC nas scooters
« em: 13 de Outubro de 2011, 12:07 »
Bom dia companheiros,
com as alterações governamentais e implementação de novos impostos, estou a prever o pagamento do imposto unico de circulação nos motociclos com cilindrada inferior a 150cc. Qual a vossa opinião e formas de protesto se tal for aplicado?

Um abraço a todos os que partilham da mesma paixão, as duas rodas.

Zugas

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #1 em: 13 de Outubro de 2011, 12:18 »
O Ministro da vespa já vendeu a mota de certeza!!

É Uma VERGONHA! _Zang_

helio69

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2011, 14:23 »
Eh pá, ainda ninguém falou disso sequer. Tenham calma!

Eu chamo a isso agoirar!

nd_oliveira

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2011, 14:57 »
Qual a vossa opinião e formas de protesto se tal for aplicado?

Formas de protesto?? Porquê?

No estado em que o pais está se protestarmos por tudo e por nada daqui a nada, ai sim, isto parece e Grécia.

Agora pergunto eu: porque razão todos os outros utilizadores da estrada que pagam IUC não protestam por nós não pagármos?

nunoc

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #4 em: 13 de Outubro de 2011, 17:19 »
Que eu saiba não se fala nada, mas se tiverem de começar a pagar o mesmo que uma 180cc paga não é nenhuma fortuna, pois é pouco mais de € 5,00 ano.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: IUC nas scooters
« Responder #5 em: 13 de Outubro de 2011, 17:44 »
Não acredito que venham a fazer isso  _pensador_
Vamos aguardar para que....eles não se lembrem.

nunostroll

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #6 em: 13 de Outubro de 2011, 18:42 »
 Eu não quero agoirar,mas onde há fumo,há fogo e 5 aerios dá para 200 klms  _lol_ _lol_ _lol_. Eu já pago IUC de 2 carros,só tenho uma 125cc por ser economica a todos os níveis, quer de revisão, combustivel, tempo e imposto.Quanto à Grécia que nunca nos toque à porta,pois é um povo que está a sofrer e só  dá valor quem tem essas privações.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 18:52 por nunostroll »

zexalex

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #7 em: 13 de Outubro de 2011, 18:53 »
Na minha opinião todos os que circulam deveriam pagar este imposto, sem excepções. Se querem utilizar as estradas pagem proporcionalmente o que todos os restantes veículos pagam para as utilizar. Não me chocaria pagar 5€ por ano pela 125cc

No meu caso 5€ dão para 100km.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: IUC nas scooters
« Responder #8 em: 13 de Outubro de 2011, 19:01 »
Pessoalmente e fazendo uma análise muito fria e racional, não vejo nenhuma razão para uma 125cc não pagar o imposto... circula em todos os locais por onde passa um carro, incluindo AE, cidade, etc.. Claro que provoca menos desgaste nas vias e ocupa menos espaço de estacionamento por isso é justo pagar muito menos que um veículo de 4 rodas.

Na mesma linha de raciocínio também acho que um veículo de 2 rodas devia pagar menos portagem nas AE, pontes, etc..

Se o governo fizesse esta mudança criaria um sistema mais justo de contribuição dos cidadãos... e a maior parte de nós ficaria a ganhar pois o valor a pagar de 5/10€ de IUC seria largamente compensado pela poupança massiva nas portagens.


gonçalves

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #9 em: 13 de Outubro de 2011, 19:06 »
infelizmente eu pago mais que muitos carros

tenho uma carrinha ford galaxy 1.9 tdi de 2000 com 7 lugares e pago menos do que pela honda deauville nt 650v

alguem me sabe explicar porquê??????


 _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

não há direito

nunostroll

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #10 em: 13 de Outubro de 2011, 19:13 »
concordo com o companheiro Ferro

hlw

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #11 em: 13 de Outubro de 2011, 19:42 »
Boas.

Ora cá vai a minha participação.
De scooters não percebo rigorosamente ( até porque ainda não comprei a minha).

Ainda não anunciaram nada neste tema, mas é bem possível que venham aí notícias.
É normal que primeiro façam os ajustes orçamentais em setores mais delicados, como educação e saúde, porque passando as medidas mais contestadas na saúde e educação, os restantes aumentos acabam por se tornar mais que óbvios e justos ( sim é discutível se é justo ou não ).
Ora se eu pago mais taxa moderadora para ir ao Xotôr fazer umas análises, porque não pago também mais por andar de mota?
Para mim até faz sentido toda esta lógica de aumento.
O IUC e o Imposto sobre veículos substituiram uns quantos impostos também.
Não tenho a certeza disto, mas creio que o IUC visa penalizar os veículos que mais poluem. Se estou correto, faz todo sentido que carros paguem mais que motas... mas mais não é igual a carros pagarem e motas não.

Um abraço!



gonçalves

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2011, 20:45 »
Boas.

Ora cá vai a minha participação.
De scooters não percebo rigorosamente ( até porque ainda não comprei a minha).

Ainda não anunciaram nada neste tema, mas é bem possível que venham aí notícias.
É normal que primeiro façam os ajustes orçamentais em setores mais delicados, como educação e saúde, porque passando as medidas mais contestadas na saúde e educação, os restantes aumentos acabam por se tornar mais que óbvios e justos ( sim é discutível se é justo ou não ).
Ora se eu pago mais taxa moderadora para ir ao Xotôr fazer umas análises, porque não pago também mais por andar de mota?
Para mim até faz sentido toda esta lógica de aumento.
O IUC e o Imposto sobre veículos substituiram uns quantos impostos também.
Não tenho a certeza disto, mas creio que o IUC visa penalizar os veículos que mais poluem. Se estou correto, faz todo sentido que carros paguem mais que motas... mas mais não é igual a carros pagarem e motas não.

Um abraço!
 

 _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_


o problema é que eu pago mais pela mota que pelo carro e são os dois do ano 2000
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 20:45 por gonçalves »

Black

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #13 em: 13 de Outubro de 2011, 20:49 »
Não tenho a certeza disto, mas creio que o IUC visa penalizar os veículos que mais poluem. Se estou correto, faz todo sentido que carros paguem mais que motas... mas mais não é igual a carros pagarem e motas não.


Boas,

A desculpa de penalizar os que mais poluem era boa,   _Zang_ só que eu pago 3x mais da minha Deauville do que o meu carro!(e é a diesel)

Na minha opinião, julgo que o Imposto único de circulação(IUC) é atribuído pelo espaço que ocupamos a via publica atendendo ao tipo de veiculo, se é dispendioso ou não.
Sendo assim, julgo que seria de todo justo que todos as viaturas motorizadas (ciclomotores e motociclos) deveriam pagar imposto.

Abraço!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: IUC nas scooters
« Responder #14 em: 13 de Outubro de 2011, 21:38 »
Nao tarda as bicicletas tbm iram pagar e os pedestres ja agora tbm pagam.....

Nao tarda paga-se o Respirar e Falar !!!!!



Na minha simples opiniao é nao inventarem mais impostos para alguem meter dinheiro ao bolso .... e esse alguem nem é o estado...
Vcs sabem quanto custa o m2 de alcatrao ? sabem quanto devia custar ? Nao chega ja pagar portagens que se farta ? Nao chega ja pagar os impostos que sao normais ???? Nao chega ja pagar isso tudo na Gasolina que se mete no veiculo ???? _Zang_ _Zang_

Meus amigos/companheiros/conhecidos ou nao....
Todos dever pagar algo....seja no acto da compra, seja mensal ou anual, nem quero saber, mas ha coisas que nao devem pagar devido ao irisorio preço que o suposto (objecto) deve ser taxado, isso tem de ser o proprio estado a suportar... os contribuintes nas suas taxas normais!!!

Essa de Poluir menos paga menos tbm é mto gira e deliro so de saber que os ricalhaços com as altas potencias "sofisticadas", com  energias renovaveis e afins pagam menos taxa que o pobre que nao tem sequer dinheiro para comprar um carro novo... é rico compra  o melhor e paga menos taxa .....serio isso tbm é pa rir mesmo!

JA XEGA DE TAXAS E DE VALORES QUE NAO SAO JUSTOS !!! O exemplo do gonçalves é prova disso mesmo !
Se ha algo a fazer é tentar corrigir o que esta mal e nao inventar mais despesa para quem Gosta ou  Precisa de uma simples Scooter (maxi ou nao), ou mesmo um velhote com a sua Casal/Zundapp/Sachs V5 .

Axo que me faço entender.....

Abraços, boas curvas.........
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 21:40 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

PedroBT

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #15 em: 13 de Outubro de 2011, 23:38 »
infelizmente eu pago mais que muitos carros

tenho uma carrinha ford galaxy 1.9 tdi de 2000 com 7 lugares e pago menos do que pela honda deauville nt 650v

alguem me sabe explicar porquê??????


 _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

não há direito

É o imposto sobre um artigo de luxo  _martelada_ (assim como os aviões e os barcos)
é um grande luxo andar à chuva e ao frio, poupar tempo e gasolina, pesar menos e provocar menos desgaste nas estradas, ocupar menos espaço, diminuir as filas de transito etc, etc.......enfim é um luxo andar de mota  _Zang_ _Zang_ _Zang_

É claro que há pessoas que tem a mota como veiculo de passeio, e ai até pode ser um luxo, e onde está o problema, de certeza que há mais pessoas com descapotáveis só para passear, e essas não pagam imposto de luxo sobre o dito carro, e porquê???????


Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: IUC nas scooters
« Responder #16 em: 14 de Outubro de 2011, 00:03 »
Espero ter ajudado a esclarecer as vossas duvidas com a transcrição infra

"Artigo 2.º
Incidência objectiva

1 - O imposto único de circulação incide sobre os veículos das categorias seguintes, matriculados ou registados em Portugal:

a) Categoria A: Automóveis ligeiros de passageiros e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2500 kg matriculados desde 1981 até à data da entrada em vigor do presente código;
b) Categoria B: Automóveis de passageiros referidos nas alíneas a) e d) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do Imposto sobre Veículos e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2500 kg, matriculados em data posterior à da entrada em vigor do presente código;
c) Categoria C: Automóveis de mercadorias e automóveis de utilização mista com peso bruto superior a 2500 kg, afectos ao transporte particular de mercadorias, ao transporte por conta própria, ou ao aluguer sem condutor que possua essas finalidades;
d) Categoria D: Automóveis de mercadorias e automóveis de utilização mista com peso bruto superior a 2500 kg, afectos ao transporte público de mercadorias, ao transporte por conta de outrem, ou ao aluguer sem condutor que possua essas finalidades;
e) Categoria E: motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, tal como estes veículos são definidos pelo Código da Estrada, matriculados desde 1992; (Red. dada pelo artigo 68º da Lei n.º 67-A/2007 de 31 de Dezembro)
f) Categoria F: Embarcações de recreio de uso particular com potência motriz igual ou superior a 20 kW, registados desde 1986;
g) Categoria G: Aeronaves de uso particular.

2 - Presumem-se afectos ao transporte particular de mercadorias ou ao transporte por conta própria os veículos relativamente aos quais se não comprove a afectação ao transporte público de mercadorias ou ao transporte por conta de outrem.

3 - Nos casos de veículos das categorias F e G, entende-se por uso particular o uso de uma embarcação ou de uma aeronave pelo seu proprietário ou por uma pessoa singular ou colectiva que a utilize, mediante aluguer ou a outro título, para fins não comerciais, designadamente para fins que não sejam o transporte de pessoas, de mercadorias ou a prestação de serviços, a título oneroso ou no interesse das autoridades públicas. (Aditado pela  Lei n.º 3-B/2010-28/04)"
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: IUC nas scooters
« Responder #17 em: 14 de Outubro de 2011, 02:33 »
Bom dia companheiros,
com as alterações governamentais e implementação de novos impostos, estou a prever o pagamento do imposto unico de circulação nos motociclos com cilindrada inferior a 150cc. Qual a vossa opinião e formas de protesto se tal for aplicado?

Um abraço a todos os que partilham da mesma paixão, as duas rodas.

 _martelada_  Oxalá que nenhum membro do governo leia o tópico,  _polb_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

delirius

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #18 em: 14 de Outubro de 2011, 10:31 »
Na minha opinião todos os que circulam deveriam pagar este imposto, sem excepções. Se querem utilizar as estradas pagem proporcionalmente o que todos os restantes veículos pagam para as utilizar. Não me chocaria pagar 5€ por ano pela 125cc

No meu caso 5€ dão para 100km.

Nós pagamos para andar nas estradas, pagamos para andas nas auto-estradas, pagamos para andar nas IC (Sim algumas IC tmabém vão ter portagem).
Pagamos um imposto enorme de combustivel para andarmos nas estradas....
Concluindo para podermos andar de carro ou moto não só 5 euros por ano em imposto....

nunostroll

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #19 em: 14 de Outubro de 2011, 15:15 »
_martelada_  Oxalá que nenhum membro do governo leia o tópico,  _polb_

Pois... tambem já me ocorreu essa ideia.Se calhar devia ter estado caladinho :-X

zexalex

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #20 em: 14 de Outubro de 2011, 15:26 »
Nós pagamos para andar nas estradas, pagamos para andas nas auto-estradas, pagamos para andar nas IC (Sim algumas IC tmabém vão ter portagem).
Pagamos um imposto enorme de combustivel para andarmos nas estradas....
Concluindo para podermos andar de carro ou moto não só 5 euros por ano em imposto....

A questão aqui não se trata de saber se o imposto é justo, merecido ou devido, se é muito ou pouco.

A questão não é se já pagamos isto ou aquilo ou se isto paga mais ou menos que aquilo.

A questão é:

Se um carro paga, se uma moto paga, porque é que uma scooter com 125cc não deverá pagar (na devida proporção), uma vez que tem os mesmos direitos em termos de circulação?

jvenancio

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #21 em: 14 de Outubro de 2011, 17:35 »
A questão aqui não se trata de saber se o imposto é justo, merecido ou devido, se é muito ou pouco.

A questão não é se já pagamos isto ou aquilo ou se isto paga mais ou menos que aquilo.

A questão é:

Se um carro paga, se uma moto paga, porque é que uma scooter com 125cc não deverá pagar (na devida proporção), uma vez que tem os mesmos direitos em termos de circulação?

E que tal um carro, uma mota ou uma scooter pagarem Imposto de Circulação quando todas as estradas em que circulamos estiverem em condições?

Admin4

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #22 em: 16 de Outubro de 2011, 13:45 »
Tópico Moderado




Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: IUC nas scooters
« Responder #23 em: 23 de Outubro de 2011, 17:32 »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


PedroMC

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #24 em: 23 de Outubro de 2011, 18:22 »
Ora cá esta uma bela medida,
primeiro incentiva-se.......depois explora-se!!!!


"Ai Portugal, Portugal de que é que estas a espera"