Com uma 95 aditivada já fazes um excelente trabalho, mas de qualquer forma depois dá feedback se sentiste alguma coisa para melhor, eu penso que é mito, mas...
A minha mota sempre levou 98 desde os 0 km... Após começar a ler sobre este assunto e de alguma insistência do DavidSantos em trocar para a 95 aditivada, cheguei à conclusão que não valia apena usar 98.Até agora já fiz alguns depósitos de 95 aditivada, sem problemas
A 98 é quase um mito aconselhado por mecânicos mais antigos, a meu ver até se torna susceptível de haver mais problemas abastecer com 98, porque por norma é uma gasolina mais parada nos depósitos das bombas devido ao seu preço é menor rotatividade, mas é apenas o meu ponto de vista.
Eu não pretendo usar 98 de forma regular.Como a mota esteve parada 1 ano com meio depósito de gasolina, o mecânico disse para encher de 98 e depois fazer mais um depósito. Para dar um espertadela ao circuito de combustão.Fiz isso no primeiro, no segundo não consegui porque precisei de abastecer num posto que não tinha 98, e agora pus este.A seguir será 95 aditivada como uso normal.
Sim mas se tiveres um motor cuja taxa de compressão seja a ideal para consumir 98, deves usá-la
Tudo dito.A numeração 95, 98, 100 ou mesmo 105, identifica apenas o nível de resistência que a gasolina oferece à explosão por compressão.Ou seja, a gasolina pode explodir só por compressão e uma gasolina 98, fruto dos aditivos que tem para contrariar esse efeito, aguenta uma maior compressão antes de explodir.E no caso dos motores a gasolina o que se pretende é que a gasolina exploda apenas quando ocorrer uma faísca da vela.Num motor com taxas de compressão normais, gasolina 95 ou 98 só vai explodir quando houver faísca na vela. Ou seja, a não ser que os fabricantes coloquem outros aditivos não divulgados, as duas gasolinas explodirão exatamente no mesmo momento e com a mesma força. A única diferença estará no nosso bolso €€€€€.Num motor com taxas de compressão muito altas, existe o perigo de a gasolina explodir só pela compressão, ou seja, fora do tempo, com todas as consequências que daí podem vir. Nestes motores os fabricantes recomendam a utilização de 98 ou mesmo 100 (rara por cá).Fartei-me de ler sobre isto depois de um mecânico me ter dado uma descasca monumental por usar 95 nos carros e na mota.Eu todo o lado li a mesma coisa e outro mecânico confirmou-me o que aqui escrevo.Ainda assim, não sou mecânico nem nada que se pareça e por isso "estou a vender o mesmo peixe que me venderam a mim".
Concordo, mas esse requisito só virá em motores de cilindrada e cavalagem mais elevada, o que não é o caso, a grande generalidade dos veículos o uso é mais do que suficiente a 95.Há quem use a 98 e diz que sente diferenças, eu para mim a única diferença que sinto é que a 98 é mais cara.Mas respeito todas as opiniões e não há nada como cada um de nós fazer a sua experiência e não ir na conversa de ninguém.
Correcto.Em suma, o nível de Octano vai interferir com a compressão e com o consumo. Por isso é como o NSilva referiu: o racio adequado depende de cada motor e da compressão adequada para o mesmo. No meu caso, se o mecânico diz que para por dois depósitos de 98, porque esteve 1 ano parada com gasolina antiga no depósito, e ajuda a dar uma espertadela no sistema de queima/injecção, porque não fazê-lo? Mal não faz e dois ou três euros - felizmente - não fazem diferença no meu orçamento.Para muitos o Reiki e ciencias holisticas, medicina quantica etc não faz nada, e tens pessoas a gastar centenas de euros por ano nisso.
Companheiros,permito-me citar aqui alguns posts que foram colocados no DB da minha scooter mas que ficaram offtopic.
Da minha parte desculpa ,é aqui que de facto que devem estar estes posts , senão enchiamos o Teu db de info que não é relativa á tua mota .
Por vezes existe confusão entre octanas e aditivos. Os benefícios imputados aos aditivos são mesmo "limpar" o sistema, para isso pode-se usar uma 95 aditivada ou premium, se acreditarmos na publicidade. Colocar 98 não limpa nada, na minha opinião, tem apenas a vantagem de dar mais dinheiro á fileira da gasolina ( excepto quando o motor tem compressão que justifica)
Acredito que quanto maior for o motor e cavalagem ,mais hipoteses há de se notar diferença ,nas 125 a diferença será mais psicologica.