Boas pessoal.
Apenas abri este topico para possa debater com os companheiros possuidores de downtown's se estou a ser muito picuinhas ou carecem de atençao os "problemas" que tenho deparado com a minha mota.
1º Alguem se queixa de um barulho q vem por baixo da mota quando se passa em buracos no pavimento?
2º Alguem se queixa de ruidos ( suponho que provenham da carenagem) quando a mota esta ao relantie, pois a mota vibra bastante?
3º Alguem ja verificou se na sua mota, na ponta do escape apareçem pontos pretos, provenientes do interior? Sera q pode ser má combustao? Inclusive ha dias q a mota faz rateres quando acelero so um pouco e depois largo logo o acelarador....
4º Por ultimo, algum dos companheiros acha q a mota desafina muito facilmente? Pois normalmente ando devagar...5000/6000 rpm e quando vou "a estrada" esticar a mota um pouco, ela fica com o trabalhar mais certinho... Mas dura pouco... Alguem me sabe indicar se sente isso na sua mota?
Cumprimentos
Boas
Só posso responder com base na minha experiência no motor 125 e com 8600 Km
1º Nada a assinalar. Verifica o descanço central, pois pode precisar de reaperto.
2º Vibração no ralentie? Sim mas sem ruídos na carenagem .Todos os motores monocilndricos vibram, então subindo a cilindrada ainda mais.
Normalmente acima dos 300cc os motores são bicilindricos precisamente para eliminar certas vibrações.
3º O escape da 125 é diferente e menos volumoso que o da 300, mas nunca reparei qualquer tipo de fuligem. Ou o escape está a apodrecer derivado de condensações ou combustão de má gasolina, ou está a passar óleo dos segmentos. Quanto aos rateres, é pouco usual acontecer devido à enorme precisão do sistema de injecção electrónica., pois toda a gasolina é queimada em cada ciclo e nada vai para o escape a não ser gases já catalizados.
4º Os motores de injecção electrónica, não são supostos desafinarem, pois auto regulam-se dentro dos parâmetros de gestão aramazenados e sinais vindos dos vários sensores.
Acho que a tua Downtown está precisar de alguma revisão mais aprofundada, procura uma boa oficina da marca, e expõem a situação ao importador.
Espero ter sido útil, mas os companheiros que andam nas 300 podem ainda ser mais úteis.
Alguns pontos que descreves, são motivos de preocupação.
Cumps.
JPA