Autor Tópico: [S3 125 FI] adeus pneus Schwalbe Raceman / vibração resolvida / mais conforto  (Lida 8575 vezes)

zexalex

  • Visitante
Olá a todos,
 
A minha S3 também também apresentava vibração aos 80/90 levando-me a evitar andar a essa velocidade por sentir falta de segurança.

Para além disso sempre achei os pneus demasiado "duros", mas como apenas tenho 800km em duas rodas pensei "deve ser mesmo assim".

Depois de ler diversos comentários a este respeito (vibrações/dureza) concluí que: ou o problema é estrutural (é mesmo assim) ou é jante empenada, ou é roda descalibrada, ou é devido a algum defeito ou falta de qualidade dos pneus (ou um misto disto tudo).

De forma a eliminar de uma só vez o problema, decidi ir à oficina já referida noutros tópicos (na rua de St. Marta) e perguntar quanto custam 2 pneus. Cerca de 140€ já com montagem calibragem, válvulas etc. Marca: Michelin City Grip.

OK, não é por isso que fico mais pobre, mudem-se os pneus.

E assim foram dois "Schwalbe Raceman" com 800km à vida (já sei que podia ter ficado com eles, mas não os queria nem dados - nem tenho onde os por).

Conclusão: pouco depois da saída do túnel das Amoreiras dou por mim (sem saber como) a 90km/h e sem qualquer vibração... Eu usava a vibração como chamada de atenção para abrandar... Agora tenho de começar a olhar mais para o conta-quilómetros...

Não "abusei" porque os pneus são novos e nos primeiros 100km não convém (goma, etc).

Comparativamente aos "Schwalbe Raceman" as principais diferenças que notei foram:

i) a borracha dos pneus Schwalbe Raceman deve ser feita com um composto qualquer à base de granito, são duros que nem cornos. Apenas um toque com a mão no novo pneu da frente deu para perceber que estes são "feitos com borracha" e não com pedra. Os Michelin City Grip são muito mais macios ao toque, uma diferença abissal. Nos primeiros kms logo a sair da oficina já não senti todos os pequenos ressaltos do alcatrão. Dá a ideia que estes pneus absorvem muito melhor as pequenas irregularidades, contribuindo para um conforto muito maior. E, repito, isto nota-se logo mesmo a 20km/h e só por isto já valeu a pena gastar os 140€!

ii) notei uma muito maior facilidade a curvar - a mota inclina-se com muito mais facilidade, não compreendo porquê, talvez devido ao perfil dos pneus ser ligeiramente diferente?);

iii) a ausência de vibração aos 80km/h (devido aos pneus, mas talvez também por as rodas terem sido devidamente calibradas - ambas levaram chumbo);

De referir que fui bem atendido na oficina e recomendo.

Para quem ainda calça "Schwalbe Raceman"... Mude na primeira oportunidade. Para mim, foram 140€ muito bem gastos!

Cumprimentos
Alex
« Última modificação: 26 de Agosto de 2011, 01:07 por zexalex »

MKempes

  • Visitante
Meu caro,

Se calhar tinhas resolvido o problema com a simples calibragem dos pneus anteriores, digo eu, segundo percebi os pneus anteriores tinham 800Km não era?

Noutro dia um companheiro nosso disse-me que os pneus que tinha montados na sua máquina (Kymco) eram rijos e tambem sentia menos segurança nas curvas, e vai dai trocou e agora sente-se o maior lá da rua eh, eh.

A unica justificação que vejo para tal é que os pneus que vem de origem tem realmente pouca borracha, mas eu até agora não posso dizer nada em desabono dos meus, mas temos de ver que estamos com tempo seco, uma coisa é certa prós finais de setembro a "bicha" vai levar com dois bem novinhos para o Inverno ai leva leva.

Boas curvas e obrigado pela informação

zexalex

  • Visitante
Sim, concordo, talvez bastasse calibrar... mas uma outra razão que me levou a trocar foi ter lido algures que os Schwalbe Raceman seriam "menos bons" para piso molhado... E o outono está quase aqui (e mesmo em Agosto tem chovido!!!!)

Quanto aos Schwalbe Raceman serem "duros", não é só ao toque... Bastou sair da oficina e subir a Av. Duque de Loulé (piso em péssimo estado) e depois descer (piso ok) para perceber que os Michelin City Grip são realmente diferentes... Posso não ter muita experiência em duas rodas, mas o meu traseiro / corpinho percebeu logo a diferença...

Quanto a segurança, nunca tive nenhum "susto" com os Schwalbe, por isso isso não era um problema (embora psicologicamente me sinta mais "seguro" calçado com Michelin).
« Última modificação: 26 de Agosto de 2011, 01:27 por zexalex »

npcosta

  • Visitante
Boas,

Acho que fizeste o correcto, agora até podes vender os antigos.. Uma coisa é certa e falo por experiencia própria Michelin é Michelin, e os city grip são fabulosos dão uma confiança tremenda especialmente em curva e com o piso molhado.


Boa escolha

 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Saudações  _pol_

zexalex

  • Visitante
Depois de mais uma tirada casa/trabalho/casa, confirmo que com estes pneus a mota "fica mais leve" ou seja, basta uma pequena oscilação com o corpo para ela inclinar. Com os antigos podia pular em cima do banco que ela não se mexia. Penso que tal se deva a um perfil / desenho dos pneus diferente... Curvar fica mais fácil, mas em contrapartida é preciso ter mais atenção quando se vai a direito.

zexalex

  • Visitante
Curto passeio matinal - "consegui" finalmente andar decentemente na auto-estrada (A5) a 100-110km/h (de marcador claro) sem qualquer vibração nos punhos ou na mota em si.

Unico senão - o vibrar do motor às 9.000rpm/ 100km/h já se sente bem no banco (e no cu  _Rolley_) - talvez por ainda só ter rodado 840km e ainda estar um pouco "preso"? De qualquer forma é mínimo e não incomoda, mas preferia que não vibrasse (já sei que estou a pedir demais).

No regresso não vim pela auto-estrada - cerca das 12h30 avistei e fui atrás de uma S2 preta com pendura até ao cruzamento do IC19/Queluz (acho que é esse).

Nas estradas secundárias estou a curvar melhor, posso confirmar que os pneus ajudam.

« Última modificação: 27 de Agosto de 2011, 12:45 por zexalex »

zexalex

  • Visitante
Mais um passeio (2 no mesmo dia)  _lool_
Desci a A5 desde Monsanto até começar a subir para Carnaxas a 120...  _palmas_
Sem espinhas!

paulojvc

  • Visitante
... Uma coisa é certa e falo por experiencia própria Michelin é Michelin, e os city grip são fabulosos dão uma confiança tremenda especialmente em curva e com o piso molhado.

City Grip devem ser bons em baixas cilindradas porque numa 400 são péssimos...os Gold Standard de origem também não eram melhor espiga _Rolley_


zexalex

  • Visitante
Bons maus não sei se são, mas que são melhores que os de origem são de certeza  ;D

paulojvc

  • Visitante
E se assim é, melhor. Apenas disse o que sinto na minha e cada caso é um caso. Fizeste a escolha acertada e se soubesses possivelmente teria saido do concessionário já assim, não é? _pol_

superblackbird

  • Visitante
Boas

Descobri este fim semana apos a lavagem que o pneu de tras tambem esta deformado.... depois do da frente...

ja encomendei um pneu para tras... e assim termino a saga dos Shwalbe!!

A minha opinao mais do que nunca ... troquem os pneus de origem logo que possivel !!

jc_eos

  • Visitante

 Eu vai ser já no mês que vem! Estou farto destes pneus. O da frente ovalizado "à grande" e o de trás não sei porquê mas duvido que esteja ok...

 Sei que devia esperar pela garantia...e vou esperar. Quando o pneu da frente chegar levo-o para casa e faço o que me apetecer com ele. Agora na minha mota...mais uns dias e vão à vida! Tenho agora é que ver o que vou montar...se calhar também vou a essa garagem de Sta.Marta...

 Cumpts,
 JC

superblackbird

  • Visitante
Boas

Estive 3 meses à espera do novo pneu pedido atraves da garantia e digo que nao adianta pois vem um novoigual da Daelim Koreia, ou seja ficas na mesma.

Nao adianta acicionar a garantia para os pneus...

Abraços

superblackbird

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] adeus pneus Schwalbe Raceman / vibração resolvida / mais conforto
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2011, 22:12 »
Boas Pessoal

Acabei por colocar um novo pneu da Pirelli atras, o EVO22 e apesar de ter feito apenas 20 kms fiquei com muito boa impressao dele.  _pol_

Agora que parou a chuva vou testa.lo melhor nos proximos dias scooter_

Cpts
JC

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] adeus pneus Schwalbe Raceman / vibração resolvida / mais conforto
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2011, 22:28 »
E isso ficou por quanto?

superblackbird

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] adeus pneus Schwalbe Raceman / vibração resolvida / mais conforto
« Responder #15 em: 29 de Novembro de 2011, 22:35 »
Boas

So os pneus com portes incluidos ficam em 84€ os 2, precisas é de arranjar quem tos monte e a que preço.

No total ficaram por 115€

Recomendo mesmo os Pirelli, supera o Michelin City Grip na minha opiniao

Agora fiquei com o Michelin à frente e o Pirelli atras, mas no futuro os meus pneus estao escolhidos: Pirelli Evo

Se precisares digo o site

Abraço