Autor Tópico: [S3 125 FI] Isolamento térmico  (Lida 7213 vezes)

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
[S3 125 FI] Isolamento térmico
« em: 22 de Agosto de 2011, 15:12 »
Olá a todos,

Tenho uma dúvida:

É possível / vale a pena isolar o calor proveniente do motor de maneira a não o sentirmos tanto no banco?

Se sim, que material recomendam?

A minha S3 já tem uma "faixa" de tecido no fundo da mala do banco que cumpre (supostamente) essa função. A minha dúvida é precisamente se posso "reforçar" esse tecido com outra coisa qualquer sem que isso provoque efeitos secundários nocivos.

Obrigado,
Pianoman
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2011, 15:29 »
Companheiro Piano,

Penso que possível deve ser, usando por exemplo lá de rocha que existe em diversas espessuras. A questão é que aos estares a isolar estás a impedir a dissipação da temperatura/energia, ficando esta acumulada na fonte (motor). Acho que o sobreaquecimento do motor é um factor a ter em conta.

Cumps.

npcosta

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2011, 15:40 »
Boas,

O calor proveniente do motor sente-se no banco? Não será algum defeito do próprio banco em si?????

Nunca senti qualquer calor proveniente do motor no banco mesmo nos dias de maior calor ... Ás vezes o dito até está bem quente quando me sento mas é mais do sol  _confuso_


Saudações  scooter_



nd_oliveira

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2011, 16:10 »
Também tenho uma S3 e nunca senti nada. De facto os objetos que coloco dentro do banco tendem a aquecer um pouco, mas nada de extraordinário...

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2011, 16:14 »
O aquecimento dependerá muito do tipo de utilização, percurso, horário a que é feito, etc.
Na minha DT também não existe aquecimento do banco, reparo que ao parar, após uma viagem, o compartimento do banco está quente, mas nada de mais.
Concordo com o comentário do companheiro que refere que ao isolar o motor estás a condicionar a dissipação do calor.

Nestes assuntos nada como comparar com alguém que tenha uma mota igual e verificar se a quantidade de calor é igual em ambas as montadas ou não, se não for algo se passará e ai recorrer ao stand.

Off-topic: calor a séria senti eu a conduzir a hornet, aquila era um bafo que até secava a garganta  _Rolley_

Abraço
VS
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

MLSB

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #5 em: 22 de Agosto de 2011, 16:19 »
Bem a nível do banco nada a assinalar; constato que quando transporto objectos na bagajeira (debaixo do banco) eles aquecem um pouco sem que seja preocupante a não ser que se transporte leite ou Iogurtes. Considerando que a "bagajeira" está acima do motor, tal situação é normal, ainda para mais a bagageira não é ventilada. No mercado existem alguns produtos tipo "tecido" que podem reduzir esse aquecimento e que têm como função criar uma zona de separador térmico ou de caixa de ar. Como   aqui referido pode ser uma base de  lã de vidro ou similar... é só procurar "algures". Alguns revestimentos têm película adesiva que facilita a sua colocação no fundo e paredes da bagageira. Em alternativa transitória é  de optar por um saco térmico se for para transportar produtos perecíveis... neste caso tenho usado a top case  _anjo_, _lool_.

Nelson Bruno

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #6 em: 22 de Agosto de 2011, 16:25 »
Na minha S2 tb sinto o banco quente após uns bons Kms, mas penso que seja normal (digo eu que seja normal porque nunca andei noutra sem ser na minha Maria  _Rolley_ ).

Mas a meu ver até é bom, pelo menos no inverno, aquece o banco mais rápido e manter o calor dentro do banco, quando levo o almoço para o trabalho....  _lool_

Faz o seguinte, compra um termómetro e coloca lá dentro e anda uns bons Km's, depois vês a temperatura e coloca aqui para "vermos" se é normal ou é do teu... traseiro...

=)

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #7 em: 22 de Agosto de 2011, 16:48 »
Na minha S2 tb sinto o banco quente após uns bons Kms, mas penso que seja normal (digo eu que seja normal porque nunca andei noutra sem ser na minha Maria  _Rolley_ ).

Mas a meu ver até é bom, pelo menos no inverno, aquece o banco mais rápido e manter o calor dentro do banco, quando levo o almoço para o trabalho....  _lool_

Faz o seguinte, compra um termómetro e coloca lá dentro e anda uns bons Km's, depois vês a temperatura e coloca aqui para "vermos" se é normal ou é do teu... traseiro...

=)



Hehehe...se calhar é do meu traseiro, sim ! hehehehe
Quando digo que sinto o calor no banco não me parece que seja uma temperatura anormalmente quente. Parece-me ser normal, mas as coisas que transporto lá dentro (cadeado e similares) estão "quentinhos", sem dúvida.

Se calhar é melhor estar quieto, pois posso estar a criar um problema de sobre-aquecimento do motor ao isolar a bagageira do banco.

Vou tentar medir a temperatura.

Obrigado a todos,
Pianoman
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Nelson Bruno

  • Visitante
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #8 em: 23 de Agosto de 2011, 09:53 »
Outra vantagem é ter sempre o corta-vento sempre quente....  _lool_

Tenho lá uma bolsa de plástico onde guardar "tralha" e ela está sempre quente, mas nada fora do normal, mas quando sentir um cheiro a plástico derretido, ai sim, preocupo-me....  _careta_

Vê lá esse questão da temperatura e depois diz-nos qq coisa...

=)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [S3 125 FI] Isolamento térmico
« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2011, 21:54 »
Existem umas telas feitas de aluminio que podes colar na parte de baixo do banco. Isso compra-se nas casas de peças de automoveis, penso eu de que.

Abraço
[/URL]