Autor Tópico: Mais um a precisar de ajuda  (Lida 20612 vezes)

HTeixeira

  • Visitante
Mais um a precisar de ajuda
« em: 24 de Julho de 2011, 23:52 »
Boa noite,

Ando a tentar decidir-me pela compra de uma Scooter face aos dias em que vivemos com estes preços de gasolina.

Ando a tentar fazer umas contas para ver até que forma compensa passar a fazer o trajecto Casa-Trabalho de Scooter partindo do principio uma média entre 2,5L e 3L aaos 100km. Mas também ando com o"bichinho" das duas rodas mais pela liberdade e todas as sensações que todos vocês conhecem que é andar em duas rodas mas nunca pela velocidade.

Faço cerca de 15km a 20 km diários extra-urbano. Ou seja, algum pára-arranca mas nada demais. Isto de carro dá qualquer coisa como 10€ por semana sem contar com algum passeio aos fins de semana.

Mas também estando eu com 26 anos, já não me agradam muito os "aspiradores" como colegas meus as apelidavam as scooters 50cc. Ando a ver as 125cc (não tenho carta de moto) e claro, as Maxi enchem muito mais o olho. Além de serem para mim mais bonitas, parecem-me mais robustas e até mais seguras devido às medidas dos pneus, mais fiáveis também e aptas para pequenos passeios.

As que vi até agora foram:

Honda PCX125 (já vi que alguns membros não consideram MaxiScooter este modelo, eu pelo tamanho dela pensei que sim... Ou só consideram maxi acima dos 125?)
Daelim S3
SYM GTS
Yamaha X-Max

É claro que o preço da da Honda face à marca em si é muito apelativo, mas gostava de ouvir várias opiniões e se quiserem proponham outros modelos ainda.
Gostaria de fixar a barreira dos 3100€.

Pelo que vi, a Daelim tem um preço semelhante à Honda mas hoje vi numa loja a SYM e gostei bastante (os olhos também comem  ;D). Digamos que a Honda não me enche as medidas. Mas agora que vi a Daelim... Bem, ando baralhdo.

Outro ponto, e se calhar o que me fez ainda não ter adquirdo uma scooter é o seguro. Elas até podem gastar menos, mas com os preços dos seguros que tenho visto por aí, não pagamos em gasolina mas pagamos em seguradoras. Para não esquecer que o carro se mantém em casa a pagar seguro e selo. Só não vai gastar gasolina.

A melhor proposta que vi nos simuladores da Net 127€. Sinceramente, eu pago 200€ pelo do carro... Alguns simuladores deram qq coisa como 330€!! Sem assistência em viagem... _confuso_

Com preço assim, a scooter não seria mais que um capricho... Sublinho que gostaria mesmo de comprar uma mesmo pelo prazer de condução, não só pelo consumo.

Amanhã vou ter com o meu medidador de seguros ver o que consegue de melhor.

Desculpem lá o testamento, mas a minha única experiência de scooter foi uma passeio numa BWS 50CC emprestada.

Cumprimentos, e boas curvas.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2011, 00:50 »
Olá companheiro Teixeira, o que deves fazer é sentares-te nelas e se puderes faz um
teste drive, em relação aos seguros andam entre os 80,00 eur e os 120,00 eur., pede
simulações às várias seguradoras.
Cumprimentos
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2011, 08:04 »
O test-drive é mesmo a melhor solução.
Para mim a PCX é uma excelente opção se o percurso for mais curto, predominantemente citadino, não andares muitas vezes com pendura e não precisares de transportar muita carga. No entanto, temos Companheiros aqui no CPM que fazem percursos grandes com pendura na PCX e não levantam qualquer problema em relação a isso...
Se não contares com a PCX possivelmente a maxi com menores consumos e melhores performances das que referes é a X-max, mas custa cerca de 4000€...


serrinha2

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2011, 09:15 »
o amigo marco deste forum esta a vender a pcx dele porque tirou a carta e vai comprar moto de maior cilindrada ele adorava a moto parece muito estimada e ja tem extras deve ser muito bom negocio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jvenancio

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2011, 10:08 »
"aptas para pequenos passeios"??  _pensador_

Se vires o tópico das Viagens vês as "pequenas" viagens que as 125cc têm feito...  _rir_

Tudo depende daquilo que queres.

Eu também faço maioritariamente casa-trabalho-casa mas como queria fazer alguns passeios e viagens optei por uma mais robusta e com maior protecção aerodinâmica.
E até agora não me deixou ficar mal.

Consumos não me perguntes porque não ligo muito a isso mas a última média de referência que fiz andava nos 3.4l/100Km.

Para a escolha da mota também importa se levas pendura ou não.
Se levares é importante que os test-rides sejam feitos em conjunto.

Seguros, andam à volta dos 120€.
É importante fazeres muitas simulações e por os gajos todos à luta pela melhor proposta.

Uma vez que consideras a Daelim e a Sym coloca também na tua lista a Downtown... só para complicar mais um pouco.  _rir_

Boa sorte para a tua escolha!  _pol_


Abraço,
JV

Macsword

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2011, 10:27 »
Olá companheiro!

Bem, eu tenho uma PCX e tenho as coisas +/- documentadas no meu DB, passa por lá. ;)
Mas como já te têm dito, depois de veres os DB vai sempre fazer um test-drive.

Eu falo por mim, quase 10.000km feitos por metade deste nosso pais, algumas vezes com pendura e é sempre a abrir! ;) Estou muito contente e nada arrependido com a minha escolha, tornava a tomá-la.

Mas claro, no final disto tudo, é tudo uma escolha pessoal! ;)

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2011, 13:10 »
Obrigado pelas respostas.

O problema das usadas é que tenho que me deslocar a LX. Se alguém vir alguma coisa por aqui avisem  _pol_

Fui falar com o meu mediador se seguros e ficou de me dar uma resposta de tarde.

A Downtown também é uma boa opção.

Destas todas da lista, a única que vi num stand até agora foi a SYM. Todas as outras só por encomenda.


Cumprimentos,

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2011, 18:42 »
Tive uma resposta do mediador e consegui-me 80€ pelo seguro. Claro que é o mais simples.

Amanhã vou tentar dar uma volta pelas lojas daqui da zona.

Cumprimentos,

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #8 em: 25 de Julho de 2011, 19:40 »
Ele apenas me disse que conseguiu através de uma companhia vocacionada mais para as motos mas não sei qual ainda pois não foi com a companhia com que ele trabalha. Quando tiver mais dados depois digo.

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #9 em: 26 de Julho de 2011, 05:09 »
Pessoal, so uma pergunta. onde dormem as vossas maxis?

eu n tenho garagem. tenho uma cave que tem entrada pelo quintal o que obrigaria a descer 4 degraus. com algum esforço ate se consegue. mas como devem imaginar só por longos períodos de tempo, tipo um inverno mais rigoroso.

acham que é arriscado a scooter dormir na rua com o cadeado? mesmo dias de chuva?

e já agora, estou virado para a Daelim. pelo que tenho lido no forum e pelo preço. já descobri um representante aqui na zona. se o tempo de espera de encomenda for muito ainda me viro para a SYM.

obrigado pela vossa paciência. cumprimentos.

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #10 em: 26 de Julho de 2011, 08:32 »
Pessoal, so uma pergunta. onde dormem as vossas maxis?

eu n tenho garagem. tenho uma cave que tem entrada pelo quintal o que obrigaria a descer 4 degraus. com algum esforço ate se consegue. mas como devem imaginar só por longos períodos de tempo, tipo um inverno mais rigoroso.

acham que é arriscado a scooter dormir na rua com o cadeado? mesmo dias de chuva?

e já agora, estou virado para a Daelim. pelo que tenho lido no forum e pelo preço. já descobri um representante aqui na zona. se o tempo de espera de encomenda for muito ainda me viro para a SYM.

obrigado pela vossa paciência. cumprimentos.

Companheiro na zona onde moras tens uma boa assistencia a Sym quanto a Daelim duvido pensa bem para nao te arrependeres depois.

Abraço e boas curvas.
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #11 em: 26 de Julho de 2011, 10:38 »
Companheiro na zona onde moras tens uma boa assistencia a Sym quanto a Daelim duvido pensa bem para não te arrependeres depois.

Vou tentar apurar isso hoje. A diferença de preço ainda é significativa, a julgar pelas tabelas da disponíveis na net. Se conseguir tento visitar os dois stands.

Cumprimentos,

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #12 em: 26 de Julho de 2011, 13:58 »
Bem, parece que o representante da Daelim já não existe aqui na zona. Andei toda a manhã a procura.

Aqui resta-me a Honda PCX e a SYM.

Também tenho a Yamaha e a Kymco mas só por encomenda e pelos preços acho que já vai um bocado além do que queria.

Hoje vi uma PCX ao vivo e pareceu-me bem mas pequena do que o que julgava.

Amanhã vou ver a SYM que hoje tá fechado.

Cumps,

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #13 em: 26 de Julho de 2011, 23:06 »
Bem, parece que o representante da Daelim já não existe aqui na zona. Andei toda a manhã a procura.

Aqui resta-me a Honda PCX e a SYM.

Também tenho a Yamaha e a Kymco mas só por encomenda e pelos preços acho que já vai um bocado além do que queria.

Hoje vi uma PCX ao vivo e pareceu-me bem mas pequena do que o que julgava.

Amanhã vou ver a SYM que hoje tá fechado.

Cumps,

Companheiro,telefona para o Fundao Motobrioso que eu conheço muito bem foi onde comprei a minha e duvido que consigas arranjar mais barato vais ver que nao te arrependes tel. 275753736  _pol_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

MKempes

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2011, 23:40 »
Boas companheiro,

Para complicar ainda mais a tua escolha acho que deverias ter em bastante linha de conta a Kymco, eu sou suspeito a falar, mas posso te dizer que tive praticamente o negócio fechado com a Sym mas tinha prometido a mim mesmo que teria de testar uma Kymco antes de fechar o negócio (só considerei estas duas marcas para não me baralhar), e então foi quando falei com a motobelas e lá fui eu ver uma Kymco e depois de ter experimentado as duas tomei mesmo a decisão pela Kymco.

Mas atenção a Sym é uma bela máquina, e é mesmo de um gajo ficar á "noia" para escolher entre as duas.

Por isso a unica coisa que posso dizer é escolhe depressa para aproveitares ao máximo o verão, e dares umas grandes curvas.

Um abraço _slb_ _convivio_ scooter_


HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #15 em: 27 de Julho de 2011, 00:55 »
Companheiro,telefona para o Fundao Motobrioso que eu conheço muito bem foi onde comprei a minha e duvido que consigas arranjar mais barato vais ver que nao te arrependes tel. 275753736  _pol_

Sei que é um defensor da Motobrioso amigo António. Esta loja até foi a minha primeira escolha e esta lá em exposição um SYM a olhar para mim  Aqui na zona só temos um representante de cada marca (E as vezes nem isso);D

Mas esteve fechada ontem e hoje (Aqui em Castelo Branco). Amanhã de manhã vou lá passar. Vi na revista Motociclismo que a GTS está ainda mais barata que o anunciado pelo Site. Espero encontrar valores próximos ou então negociar algum equipamento que não tenho nenhum.

Já agora, no Lidl vão lá estar uns capacetes para a proxima semana, alguém têm algum feedback deste material ou neste caso não vale a pena arriscar?

50€

30€

Boas companheiro,

Para complicar ainda mais a tua escolha acho que deverias ter em bastante linha de conta a Kymco, eu sou suspeito a falar, mas posso te dizer que tive praticamente o negócio fechado com a Sym mas tinha prometido a mim mesmo que teria de testar uma Kymco antes de fechar o negócio (só considerei estas duas marcas para não me baralhar), e então foi quando falei com a motobelas e lá fui eu ver uma Kymco e depois de ter experimentado as duas tomei mesmo a decisão pela Kymco.

Mas atenção a Sym é uma bela máquina, e é mesmo de um gajo ficar á "noia" para escolher entre as duas.

Por isso a unica coisa que posso dizer é escolhe depressa para aproveitares ao máximo o verão, e dares umas grandes curvas.

Um abraço _slb_ _convivio_ scooter_



A Kymco é cerca de 300€ mais cara que a SYM e por este preço já começava e equacionar a Yamaha. Daí não estar a considerar muito este modelo porque mesmo o preço da SYM já vai além do que queria mesmo gastar. (O preço da PCX é incrível e não me sai da cabeça).

Mas prefiro comprar algo que me satisfaça inclusive pela estética e a SYM junto com a Downtown agradam-me muito mais. Se derem problemas ponho os meus conhecimentos de engenharia e os Verões que passei numa oficina de enlatados à prova.  8)

Depois de ir ao brioso vou ao stand que representa a Kymco aqui ver o que conseguem fazer em termos de preços e tempo de espera (apenas têm uma Agility City e pouco mais disponível).

Já agora e para juntar a conversa toda, não obtive resposta a uma das minhas dúvidas e faço aqui o repost se quiserem responder:

Pessoal, só uma pergunta. onde dormem as vossas maxis?

eu não tenho garagem. tenho uma cave que tem entrada pelo quintal o que obrigaria a descer 4 degraus. com algum esforço ate se consegue. mas como devem imaginar só por longos períodos de tempo, tipo um inverno mais rigoroso.

acham que é arriscado a scooter dormir na rua com o cadeado? mesmo dias de chuva?

A cidade já não é muito pacata, mas o meu maior medo é a sede de estacionamentos para enlatados não me mandem com a menina ao chão.


obrigado pela vossa paciência e cumprimentos,




Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #16 em: 27 de Julho de 2011, 10:00 »
Companheiro HTeixeira,


relativamente aos temas Material do Lidl e segurança anti-roubo das Maxiscooters já tens vários tópicos aqui no fórum. Porque não usas a pesquisa?
 _convivio_


Mendes

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2011, 10:54 »
Boas Companheiro _pol_

Também andei a toa para comprar a primeira 125  _pol_

Já tinha tido outras (50cc) mas nenhuma foi scooter assim que experimentei a Downtown fiquei fam , acho que vale a pena fazeres  um test drive nas que achas uma opção para ti, mesmo naquelas que já sai um pouco do orçamento, com o test drive tiras muitas duvidas e as vezes por causa de uma diferença de alguns euros não compramos para ao fim de 3 ou 4 meses já estar-mos arrependidos
(claro que quando falo em diferença de euros não estou a falar de diferenças absurdas)

Abraço
Mendes

Boa sorte para a tua escolha!   scooter_
 _pol_
« Última modificação: 27 de Julho de 2011, 10:57 por Mendes »

Zétó

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #18 em: 27 de Julho de 2011, 11:56 »
HTeixeira, no distrito de Castelo Branco tens este stand da marca Daelim:

GIL MOTOSPORT
Rua Dr. Antunes Gil, lote 8
6005-044 Alcains
Tel. 272107815

Acho que deves, pelo menos, equacionar a Daelim, assim como deves experimentar as outras...

A Daelim é boa marca: não dá grandes problemas e tem uns preços bastante bons. Basta ler os diários de bordo. A Sym e a Kymco também são excelentes opções, mas mais caras. A PCX é um tipo de mota diferente. Não é maxi, é apenas scooter, mas se gostas e "encaixas" bem nela...

Espero ter ajudado, quer seja a baralhar ou a esclarecer. ;)

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #19 em: 27 de Julho de 2011, 14:44 »
Eu andei pela secção de de equipamento mas não fiz a devida pesquisa. Peço desculpa por isso.

Quanto à Daelim, o representante que indicam também o vi no site mas ao fim de uma manhã às voltas na vila de Alcains descobri que não é uma Loja física mas uma garagem de uma vivenda e estava fechado o que me deixou de pé atrás. Acho que prefiro uma loja física com oficina própria. Sei que até tiveram uma loja aqui em CB mas está fechada.

Cumprimentos,

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #20 em: 27 de Julho de 2011, 20:17 »
Bem, estive no stand hoje e fiquei a modos que pelo "beicinho". Até mesmo sendo a SYM GTS branca fiquei a adorar.

O meu problema neste momento está mesmo em não ter garagem. Não sei o que fazer se tiver de ficar com ela muito tempo parada pelo tempo ou ferias.

MKempes

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #21 em: 27 de Julho de 2011, 22:17 »
Companheiro,

Em relação ao local de "dormida" da mota, eu pessoalmente tenho garagem, mas tenho amigos com outros tipos de mota e alguns com maxi e elas pernoitam na rua, desde que seja em locais bem iluminados e bem trancadas com cadeados.

Para uma maior protecção no inverno ai em cima (eu sei do que falo porque a minha cara de metade é de Belmonte) é muito rigoroso podendo nevar inclusive deverás arranjar uma protecção tipo lona ou algo assim como exemplo e é relativamente barato compra uma lona para tapar mobiliário exterior que resolve-te o assunto e chega.

Nunca será demais relembrar-te que quando fizeres o seguro coloca a a clausula de furto ou roubo e menciona que a mota fica na rua, eu tenho essa clausula (apesar de ter garagem) e fiquei a pagar mais 15 € ano do que estava previsto inicialmente.

Agora despacha-te é a fazeres o negócio e toca a rodar esse punho.

Um abraço _pt_ _pol_ _slb_

meireles

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #22 em: 27 de Julho de 2011, 22:39 »
HONDA PCX para mim não há melhor (tb nunca andei em nenhuma das outras), depois do passeio que fiz a Mirandela com mais duas PCX este fim de semana para mim acho que é das melhores motas 125 que se pode ter, mas que só quem tem uma pode comprovar.
Abraços e boa compra seja ela qual for.

HTeixeira

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #23 em: 27 de Julho de 2011, 23:13 »
A PCX acredito que seja uma óptima compra. Apesar de ser ligeiramente mais pequena acho que para o preço está mesmo muito aliciante, mas as maxis como esta SYM, não sei.. têm qualquer coisa!

Aqui é ligeiramente diferente de Belmonte mas chega a ser ainda mais frio, tirando que é muito raro nevar. Isto porque a temperatura de inverno aqui é comandada pelos ventos e pela Serra da Estrela. Como estamos a 80km a sul da Serra, quando temos vento de norte as temperaturas descem mesmo muito chegando a ter noites de um céu estrelado abaixo até do 0ºC. Mas como geralmente os ventos de norte não trazem nuvens, não neva. Mas o frio... enfim. Entranha-se nos ossos de uma forma que parecemos uns Russos em cachecóis e gorros. Quando o vento vem de sul, a temperatura aquece e por norma chove e muito. No verão, como por exemplo hoje, deve ter estado perto dos 40ºC. Por aqui há de tudo.

As protecções da SYM pareceram-me bastante boas até para esta dormir na rua.
O pormenor da tampa da fechadura de ignição e o corta corrente já ajudam a dissuadir. Juntando um alarme do ebay e mais qualquer coisa não deve haver problema. O que me preocupa mais é estar exposta a por exemplo duas semanas inteiras de chuva ou assim. Mesmo que a tape, não sei se estão a ver como são estas "cidades" do interior, iria ter a vizinhança a chatear-me a dizer que estou a ocupar lugares de estacionamento.

Vou tentar arranjar outra solução, para já ainda é Verão.

Quanto a mota em si, estou a espera de uma proposta. Negocia-mos os documentos e um capacete Jet caso pagasse a pronto ou com prestações com juros. Caso opte pela campanha sem juros isso já não é oferta. Mas ainda não tenho um valor concreto nas mãos.

Quase que nem durmo,  scooter_

hehe





« Última modificação: 27 de Julho de 2011, 23:14 por HTeixeira »

serrinha2

  • Visitante
Re: Mais um a precisar de ajuda
« Responder #24 em: 27 de Julho de 2011, 23:56 »
olha em relação ao consumo da kymco DT 1º deposito 12,5 deu 410kms atestei uma segunda vez 12,5 425kms em nenhuma das vezes fiquei sem gasolina lol vamos ver quantos faz o 3º deposito abraço comprei a mota em segunda mão com 6000 kms estou bastante contente!