Autor Tópico: Schuberth J1 - o capacete Jet da Schuberth (review webBikeWorld)  (Lida 4421 vezes)

Offline Ferro

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O Schuberth J1 é um capacete open-face com um aro de segurança no queixo destinado a proteger o utilizador. Tinha que ser a Schuberth a pensar num capacete assim e ter a coragem de o trazer para o mercado!
O J1 tem alguns defeitos, sem dúvida, que serão descritos de seguida, mas as suas qualidades são visíveis desde a primeira vez que se usa o capacete.
 
Peso
Vamos começar com o peso do J1, ou pela falta dele, que é uma das vantagens deste equipamento. Os capacetes jet são geralmente mais leves do que os integrais, mas perdem proteção e, na nossa opinião, a troca não vale a pena.
Se eu cair de scooter, a minha cara provavelmente será uma dos primeiros de partes do corpo a bater no asfalto. Logo simplesmente não faz sentido usar um capacete que tenha menos do que 360 ​​graus de proteção.
Mas é compreensível que alguns condutores se sintam claustrofóbicos com um capacete integral e que um capacete jet é mais confortável numa maxiscooter por detrás de uma grande carenagem.
O J1 em tamanho XL pesa 1480 gramas o que faz dele um capacete relativamente leve apesar de existirem alguns integrais que pesam menos... este capacete é o 12º mais leve dos 169 estudados na tabela wBW (webbikeworld).
 
Conforto
Apesar de a generalidade dos capacetes Schuberth parecer ser caracteristicamente estreita na zona do maxilar, o J1 parece ter um perfil interno mais confortável, permitindo o uso durante horas sem queixas.
 
Viseira
O J1 tem uma viseira enorme que proporciona uma visão muito ampla da estrada. É incrível como é possível ficar muito mais confortável e mais seguro ao circular com visibilidade quase sem obstruções. Esta é uma das razões pelas quais tantos motociclistas escolhem um capacete aberto.
A viseira tem 7 posições distintas, as duas primeiras permitem levantar a viseira um pouco, o que permite a entrada de um bom volume de ar de arrefecimento. As 5 posições seguintes são espaçadas em intervalos mais amplos e permitem que a viseira seja levantada normalmente até a uma última posição muito elevada.
A viseira também é muito ampla, correspondendo à largura de seção transversal do capacete ao nível dos olhos. O capacete é projetado com cortes ao nível dos olhos de cada lado permitindo uma excelente visão periférica. Virar a cabeça para fazer a verificação do ângulo morto é uma verdadeira alegria.
A Schuberth também fez o seu trabalho de casa com o perfil aerodinâmico do J1. Ele mal se move quando se movimenta a cabeça, o que também permite maior confiança para o utilizador.


Ruido
O J1 é surpreendentemente bom. Não será o capacete mais silencioso do mercado, mas é muito mais silencioso do que seria de esperar tendo em conta que é um jet. A aerodinâmica e o perfil da calote permitem que o ar passe sem obstáculos e sem fazer muito barulho.
É recomendável que se utilize protetores auriculares durante a condução, para garantir que não surjam danos no ouvido.
 
Protetor do queixo
A parte mais inovadora do capacete é a barra amovível de proteção do queixo ou "arco protetor do queixo", como é chamado pela Schuberth. Esta barra não é de metal, mas sim de um polímero plástico. Está inserida num canal nos lados do capacete e de fácil encaixe, no entanto requer alguma prática até se conseguir encaixar/desencaixar com rapidez.
A barra pode ser removida quando o capacete está colocado na cabeça ou fora.
De acordo com a Schuberth o propósito da barra é espalhar as forças que, no caso de um impacto, ocorrem na área do queixo, pela totalidade do capacete. A zona de segurança adicional assim criada ajuda a manter a distância do rosto do utilizador.
No caso do aro protetor ficar enganchado em caso de acidente, o J1 está equipado com um mecanismo de segurança, o que permite que o aro se destaque do capacete quando uma determinada força de puxar é excedida, protegendo assim o pescoço do utilizador. Devido a este mecanismo o proprietário deve ter o cuidado de não pegar no capacete pelo aro, pois o peso pode fazer com que o aro para desengate.
Segundo a Schuberth o uso do arco protetor do queixo fornece uma proteção significativamente maior do que os capacetes jet convencionais, mas não pode substituir a capacidade de proteção de um capacete full-face.



Viseira solar
O J1 possui uma viseira para o sol, operado por uma peça deslizante no lado esquerdo do capacete. Esta viseira parece ser de melhor qualidade óptica do que as viseiras no S1 e C2.
 
Ventilação
Este Schuberth tem uma abertura única no topo para entrada de ar, que desliza para trás e destapa um simples orifício, permitindo que o fluxo de ar circule na parte superior da cabeça do utilizador. Há também várias saídas de ar na parte superior do capacete.
O forro do capacete não cobre a parte superior do interior do capacete, havendo aqui apenas três estreitas almofadas de tela removíveis e laváveis ​​assim como o forro. Embora estas almofadas não tenham um aspecto muito elegante, elas permitem que o ar flua facilmente através dos canais e refresque o capacete.

 
Sistema de fecho
A Schuberth possui um sistema complicado de "rápida libertação" que poderia ser substituído pelo simples e eficiente dupla argola (D-ring). Não se percebe porque os fabricantes de capacetes continuam a tentar reinventar um sistema que funciona.


Conclusão
Quanto mais se usa o Schuberth J1, mais se gosta dele. Não deverá ser comparável em termos de segurança e protecção com um capacete full-face, mas mesmo assim é um projeto muito interessante. Os baixos níveis de ruído são uma agradável surpresa e ainda permite um ângulo de visão quase ilimitado, que é um fator de segurança enorme.


Traduzido e adaptado de http://www.webbikeworld.com/schuberth-j1/