...O que é que acontece quando o ponteiro se aproxima da zona vermelha? Passa a funcionar alguma ventoinha de arrefecimento da água do radiador (como nos carros)?...
Pardal Tem radiador sim senhor mas segundo sei não tem ventoinha, uma coisa não implica a outra "penso eu de que"é defeito apenas da X9 250 porque a 500 tem ventoinha, mas aceito que possa estar mal informado.
A X9 não tem ventoinha? Então o que acontece se for deixada ao ralenti por tempo indeterminado?E a bomba de água? As motos com radiador têm bomba de água para forçar a deslocação da água através das condutas de arrefecimento do motor ou é utilizada apenas a convecção?
Cada motor tem a sua temperatura óptima de funcionamento. Se ela não é mantida constante então é porque qualquer coisa está mal (acho).
Obrigado Pardal Como estou habituado ao do enlatado, que uma vez que ando com com ele a temperatura põe se no nivel normal e daí nao sai...Estranhei ela descer um nível quando estou a meio de uma viagem de uma hora... Grande bem haja.Fanning
Boas.Não desfazendo tanto "expertise" na matéria, mas o certo é que em concreto para a Downtown, existe um sensor da temperatura de água ( WTS), cuja variação de resistência em função da temperatura faz com que os traços subam ou desçam. Eu já desci uma serra no ralenti, durante uns 5 minutos a cerca de 60-80 km/h e obviamente ficou um traço.Outra experiência, pode ser feita no Inverno. Deixar a moto a trabalhar durante 10 minutos e temos 2 traços. Basta tirar a moto do descanço central e o movimento do "agitar" da água do circuito baixa um traço.O normal na Downtown é andar sempre nos 2 traços após uns KM independente do regime do motor.Existe tb um sensor de temperatura do motor,que circuita com a ECU, mas deverá servir mais para a gestão electrónica do motor, do que o circuito de arrefecimento.Cumps
Citação "Até que tive a curiosidade a que o Pardal se referiu: deixei a moto ao ralenti durante cerca de dez minutos e fui observando o ponteiro da temperatura. Um traço e meio antes deste atingir a zona vermelha (obviamente que isto só é válido para situação concreta desta X9), o radiador começou a verter água e a deixar escapar vapor de água.Levei-a à oficina e expliquei o ocorrido. Fizeram-lhe qualquer coisa, uma vez que o ponteiro da temperatura tem agora um comportamento completamente diferente.Sim, até porque sei de mao que em muitas oficinas, em vez de arranjarem o problema em concreto, acabam por o camuflar com a retirada da valvula.Faz o que o Pardal disse Agora são precisos mais de dez quilómetros para que o ponteiro da temperatura atinja o meio da escala (dantes bastavam quinhentos metros). Com o motor a ser pouco esforçado — em descidas prolongadas ou em rectas a velocidade moderada — a indicação da temperatura desce bastante. Quando paro num semáforo, a indicação da temperatura sobe rapidamente (e assustadoramente), muito mais rapidamente do que antes...Ainda não tive, novamente, a coragem para saber o que acontece depois, se a deixar a aquecer, ao ralenti..."Fim de Citação Fiquei preocupado com esta situação, porque os sintomas são de que a ventoinha ou o sensor que a faz arrancar estão com avaria, e agora dá a ideia que tiraram a válvula termóstática... ...para ficares descansado devias tornar a por a mota a trabalhar e ver o comportamento do ponteiro e se a ventoinha arrancava...