Autor Tópico: Melhor oleo?  (Lida 44268 vezes)

Goodspeed®

  • Visitante
Melhor oleo?
« em: 30 de Maio de 2011, 10:06 »
Bom dia a todos.

Gostaria de saber na opinião dos entendidos, qual o melhor oleo vs preço para as nossas montadas.

Observei no topico das revisões alguns oleos e graduações: A maioria 10W40 e vi um 20W50  _rir_

Dentro em breve, vou começar a fazer as revisões em casa, visto que é simples e barato.

Abraços

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2011, 19:11 »
Bom dia a todos.

Gostaria de saber na opinião dos entendidos, qual o melhor oleo vs preço para as nossas montadas.

Observei no topico das revisões alguns oleos e graduações: A maioria 10W40 e vi um 20W50  _rir_

Dentro em breve, vou começar a fazer as revisões em casa, visto que é simples e barato.

Abraços

10 40 W semi sintectico, ou na mesma graduação um sintectico, (tens repsol), ou 5 40 w sintectico.
O teu motor é um motor com poucas folgas, tem tratamento ceramico de origem no piston e camisa. Logo mete o 20 50 w de fora, isso é para motores antigos, ou que ja consumem oleo fora do normal!
Aconselho a escolheres um oleo de uma boa marca. Eu ja faço as revisões a minha  mais de um ano, e ja testei varios oleos, e existem diferenças entre les com o passar dos KM.

Abraço ;)
[/URL]

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2011, 22:59 »
Ora aqui tens o melhor óleo do mercado...
Tens a opção 5W40, mais para verão
Tens a opção 10W30, mais para inverno
Custa 11 € o litro!


nunoneiva

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #3 em: 05 de Setembro de 2011, 10:53 »
Boas,

Estás a recomendar um 10W30 para o Inverno em detrimento dum 5W40...

Creio que o 5W40 é mais fluido a baixas temperaturas do que o 10W30, logo também recomendável para o Inverno, salvo melhor opinião.

Cump.

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Melhor oleo?
« Responder #4 em: 05 de Setembro de 2011, 11:07 »
Companheiro e precisamente ao contrario 5W40 Inverno 10W30 Verão. _reg_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2011, 21:06 »
Vê esta tabela e diz-me o porquê de se precisar de um óleo 5W? Também estou falando na minha terra claro...
E já um W40 é quase desnecessário!!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2011, 23:35 »
Vê esta tabela e diz-me o porquê de se precisar de um óleo 5W? Também estou falando na minha terra claro...
E já um W40 é quase desnecessário!!


DXigo-te duas razões.

1- Um 5 w é quase sempre sintético.
2- No arranque o 5 w por ser mais fluido enquanto frio chega mais rápido a todas as partes do motor que um 10 w. Quanto mais rápido chegar as partes a lubrificar, menos desgaste nos arranques.
Atenção que o 40 não e 40 w, é a espessura do filme do óleo, cerca de 40 microns, ou seja a camada em espessura que ele cria entre as partes moveis para que elas não entrem em contacto.
Abraço
[/URL]

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2011, 08:43 »
DXigo-te duas razões.

1- Um 5 w é quase sempre sintético.
E o que tem se for quase sempre sintéctico? O meu mecânico até me aconselhou meter na minha PCX um óleo semi-sintéctico....
E se pensarmos assim, colocaríamos um 0W!!
2- No arranque o 5 w por ser mais fluido enquanto frio chega mais rápido a todas as partes do motor que um 10 w. Quanto mais rápido chegar as partes a lubrificar, menos desgaste nos arranques.
Atenção que o 40 não e 40 w, é a espessura do filme do óleo, cerca de 40 microns, ou seja a camada em espessura que ele cria entre as partes moveis para que elas não entrem em contacto.
Abraço
Não percebi o que querias dizer com o 40? 40 w??

svgomes007

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2011, 20:03 »
Ora aqui tens o melhor óleo do mercado...
Tens a opção 5W40, mais para verão
Tens a opção 10W30, mais para inverno
Custa 11 € o litro!



Onde e que compras esse oleo?

Ate agora a minha tem tomado banho em castrol GPS 10w40

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2011, 19:39 »
E o que tem se for quase sempre sintéctico? O meu mecânico até me aconselhou meter na minha PCX um óleo semi-sintéctico....
E se pensarmos assim, colocaríamos um 0W!!Não percebi o que querias dizer com o 40? 40 w??

O que tem ser sintetico? Tem, melhores capacidades face a temperatura, resistencia a fadiga e and so....
O que o mecanico te aconselha, não quer dizer que seja o melhor. A renault tambem aconselhava semi-sintetico para os DCi e depois de haverem unidades com desgaste anormal em turbos e nos bronzes, passou a aconselhar full sintetico...... o semi sintetico afinal não lubrificava em condições........ existem mais exemplos.
Um semi-sintetico muitas das vezes consegue ser pior que um bom mineral, até porque leva tantos aditivos para lhe conferir certas propriedades de um oleo sintetico que pouca percentagem depois fica de oleo lubrificante...
Para quem faz percursos pequenos um 5w 40 é o ideal pelas razoes que inumerei. calcula-se que 40% (não sei se esta percentagem esta correcta), do desgaste do motor na sua vida é devido aos arranques em frio.
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #10 em: 07 de Outubro de 2011, 21:04 »
E se pensarmos assim, colocaríamos um 0W!!Não percebi o que querias dizer com o 40? 40 w??

Não percebeste? O 40 não é a temperatura que o oleo aguenta, refere-se a outra coisa.

Tens aqui o resumo de 3 fichas de 3 oleos de varias graduações duma unica marca, lê e retira as tuas conclusões.

10w 40 semi sintético

Flash point Closed cup: >180°C (>356°F) [Pensky-Martens.]
Not available.
Viscosity Kinematic: 98 mm2/s (98 cSt) at 40°C
Kinematic: 14 mm2/s (14 cSt) at 100°C
Density 875 kg/m3 (0.875 g/cm3) at 15°C
Solubility(ies) insoluble in water.


5w 40 sintético

Flash point 226 °C (OPEN CUP) Cleveland.
Pour Point -51 °C
Colour Brown.
Physical state Liquid.
Odour Slight.
Density 0.85 g/cm3 at 15 °C
Solubility insoluble in water.
Viscosity kinematic at 40°C: 95.3 cSt
kinematic: 14.4 cSt at 100°C
Odour threshold Not available.



5w 30

Pour point -42 °C
Viscosity Kinematic: 70 mm2/s (70 cSt) at 40°C
Kinematic: 12 mm2/s (12 cSt) at 100°C
Density 851.3 kg/m3 (0.851 g/cm3) at 15°C
Solubility(ies) insoluble in water.

O que leio aqui? Que o 5w 40 evapora a temperaturas mais altas, inclusive o 5w 30 evapora a temperatura mais alta que um 10w 40.
A viscosidade de um 10 w 40, ou um 5w 40 a 40 cº é praticamente a mesma.
Porem um 5w 30 tem uma menor viscosidade a 40 cº que um 40.

Ou seja o 30 é mais fino a 40 cº, se for demasiado fino pode o fio, pelicula lubrificante romper e as peças metalicas entrarem em contato entre si.
Porem se o fabricante te diz que deve levar um 30,  um 40 pode  ter uma pelicula lubrificante demasiado expessa que não chegue a tempo e horas ou passe devidamente em certos locais e não lubrifique correctamente as peças entre si.
É isto que percebo disto, se estou errado alguém que me corrija.

Abraço


Erro-Afinal o 40 não se refere a microns, ou pelo menos numa escala comparativa 40= a 40 microns, mas a outra escala que não conheço.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 21:08 por nunompires »
[/URL]

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #11 em: 11 de Outubro de 2011, 01:24 »
Não percebeste? O 40 não é a temperatura que o oleo aguenta, refere-se a outra coisa.

Eu sei, até porque no gráfico que coloquei está lá que o W40 não significa 40ºC!!

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #12 em: 11 de Outubro de 2011, 01:29 »
Onde e que compras esse oleo?

Ate agora a minha tem tomado banho em castrol GPS 10w40

Como fica perto de casa, vou directamente ao importador! Multimoto... Aproveito para fazer mais uns km's de prazer na bela da PCX...
Mas pergunta em concessionários que por exemplo que tenham a Marca "Shad", que são os mesmos importadores da Bel- Ray!!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #13 em: 30 de Outubro de 2011, 16:33 »
Eu sei, até porque no gráfico que coloquei está lá que o W40 não significa 40ºC!!

o Oleo é

5 w 40

Em que 5 w é a temperatura ambiente.
40 é 40 é a espessura do oleo, do filme de oleo a 100 C, não 100 ºC de temperatura ambiente, 100 ºC de temperatura de funcionamento.
Os motores quando arrancam o oleo esta a temperatura ambiente.
Depois quando aquecem a temperatura do motor, sobe e respetivo oleo também!
Não sei se me fiz compreender, mas também a maior parte dos mecanicos que existe por ai, nem formação tecnica nem profissional tem acerca destes assuntos, aprenderam pela sua mão.

Abraço
[/URL]

psilocibo

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2011, 08:33 »
epá grande confusão...a viscosidade é apenas a resistencia que um fluido oferece ao escoamento a determinada temperatura...quanto mais viscoso for, maior resitencia ao escoamento...quanto mais baixa for a temperatura mais viscoso/espesso um fluido se torna e vice-versa. 10W ou 15W ou whatever é apenas uma medida da fluidez desse lubrificante a baixas temperaturas. W é apenas a abreviatura de Winter em inglês. Ou seja quanto mais baixo for melhor o comportamento do lubrificante a baixas temperaturas. Por outro lado o 40 é precisamente o oposto...o grau de viscosidade a alta temperatura (100º como referencia). Quanto mais elevado, maior viscosidade a alta temperatura. de qualquer das maneiras a viscosidade deve ser sempre a menor possivel e que dê ao motor uma protecção anti-desgaste a mais adequada possivel.

resumindo...15W40 tem um comportamento a baixas temperaturas pior que um 5W40; e um 20W50 há-de ser um oleo extramente resistente à fluidez e muito viscoso (por isso é se usa em motores mais antigos)  ;)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #15 em: 08 de Novembro de 2011, 17:34 »
 8), Queres lenha, eu dou lenha....


Detalhes  técnicos:



Para óleos lubrificantes, dois itens devem ser considerados:A viscosidade e o nível de desempenho. Tais características são explicadas abaixo. Consulte o manual do veículo caso tenha dúvidas de que óleo usar.



Viscosidade:



A viscosidade é uma das mais importantes propriedades de um óleo lubrificante. Pode ser definida como a resistência ao movimento que um fluido apresenta a uma dada temperatura.

Óleos lubrificantes podem ser classificados em função do grau de viscosidade, sendo os mais utilizados:



ISO:



A ISO ( International Standards Organization ) criou um sistema que classifica os óleos de acordo com a sua viscosidade na unidade de medida centistokes ( cSt ) à 40 °C. Os valores variam de 2 a 1500 cSt e na tabela, o mesmo número do grau é correlacionado com o valor da sua viscosidade, com tolerância de 10% para mais ou para menos. Exemplo: Um óleo ISO VG 100 ou simplesmente ISO 100 terá um valor de viscosidade à 40 °C entre 90 e 110 cSt.
Obs: VG significa Viscosity Grade ( grau de viscosidade )

A classificação ISO é normalmente utilizada para óleos industriais.



SAE para óleos de motores:



A SAE ( Society of Automotive Engineers ) desenvolveu um sistema de classificação baseado nas medições de viscosidade. Para óleos de motores, este sistema estabeleceu 11 tipos de classificações ou graus de viscosidade: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60. O "W"que se segue ao grau de viscosidade SAE significa inverno (winter) e indica que um óleo é adequado para uso em temperaturas mais frias. Os óleos que tem a designação W devem ter o valor de viscosidade adequado quando medidos nas temperaturas baixas. As classificações SAE que não incluem o W definem graduações de óleo para uso em temperaturas mais altas. A viscosidade desses óleos SAE 20, 30 40 e 50 devem ter o valor adequado quando medidos a 100°C.

O desenvolvimento dos melhoradores de índice de viscosidade possibilitou a fabricação dos óleos de múltipla graduação e de primeira qualidade, este tipo é também conhecido como óleo multigrau. Esses óleos, SAE 20W40, 20W50, 5W40 são largamente usados, porque ao dar partida no motor, o óleo está frio. Nesta temperatura ele deve ser "fino" o suficiente para fluir bem e alcançar todas as partes do motor. Já em altas temperaturas, ele deve ter a viscosidade adequada para manter a película protetora entre as partes metálicas, garantindo a lubrificação adequada á temperatura de trabalho do motor.

Os óleos multigraus podem ser usados em uma gama maior de temperaturas do que os óleos monograu. Suas características de temperatura/viscosidade proporcionam partida e bombeio fáceis em baixas temperaturas, todavia, eles são viscosos o bastante em altas temperaturas, para lubrificar como os óleos monogramas.

Por exemplo, os óleos 20W40 são formulados para cumprir os requisitos de viscosidade em baixa temperatura de um óleo monograu SAE 20W e os requisitos de viscosidade em alta temperatura de um óleo monograu SAE 40.

Os óleos classificados como SAE sem a designação W tem suas viscosidades medidas em 100°C para assegurar viscosidade adequada em temperaturas operacionais normais do motor.



SAE para óleos de engrenagens:



Este sistema tem função equivalente ao sistema para óleos de motor e estabelece 07 tipos de classificações ou graus de viscosidade: SAE 70W, 75W, 80W, 85W. O "W" que se segue ao grau de viscosidade SAE significa inverno (winter) e indica que um óleo é adequado para uso em temperaturas mais frias. Os óleos que tem a designação W devem ter o valor de viscosidade adequado quando medidos nas temperaturas baixas. As classificações SAE que não incluem o W definem graduações de óleo para uso em temperaturas mais altas. A viscosidade desses óleos são SAE 90, 140 e 250 e devem ter o valor adequado quando medidos a 100°C.

Esta classificação se aplica normalmente a transmissões mecânicas e diferenciais de veículos leves e pesados.



Nível de Desempenho:



Os óleos de motores são classificados de acordo com a API ( American Petroleum Institute ) para nível de desempenho e de acordo com o grau SAE para viscosidade.

A classificação API é uma classificação de desempenho de óleos, americana, que é utilizada mundialmente pelos fabricantes de motores.

O sistema de classificação de óleos da API (American Petroleum Institute) permite que os óleos sejam definidos com base na suas características de desempenho e no tipo de serviço ao qual se destina. Este sistema permite o acréscimo de novas categorias a medida que os projetos dos motores mudam e se exige mais do óleo do motor. A evolução das letras do alfabeto significam óleos de melhor qualidade/desempenho.

A classificação para motores a gasolina que leva a letra S (que e de Service Station - ou posto de gasolina em inglês ) seguida de outra letra que determina a evolução do óleos. Esta classificação e de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Os óleos são classificados então como SA, SB ,SC ,SE,SF,SG,SH, SJ e o mais novo e avançado SL.
A classificação mais recente é a API SL que é superior a API SJ, logo os óleos com classificação API SL são óleos de melhor desempenho que os óleos de classificação API SJ. Ou seja, os óleos SL passam por todos os testes que um óleo API SJ passa e por mais alguns que os óleos API SJ não passam. Logo, quando e recomendado um óleo com classificação SJ poderá ser usado um óleo SL, porem o contrário não e permitido.

A maioria dos óleos atuais pode ser usado tanto em motores gasolina quanto álcool ou GNV (Gás Natural), porém motores de ciclo Diesel usam óleos específicos.

Para motores a gasolina, existe ainda uma classificação realizada pela ACEA - Associação Européia de Fabricantes de Veículos (antigamente denominada CCMC), que define diversos níveis de desempenho, tais como: A1, A2 e A3.

Para motores a gasolina do tipo 2 tempos, normalmente utilizados em motos, ciclomotores, karts, motosserras e similares, a classificação da API abrange três níveis de desempenho: API TA, TB e TC, onde o TC é a mais avançada no momento. Para motores de 2 tempos a gasolina, existe ainda uma classificação da indústria japonesa chamada JASO, que define outros três níveis de desempenho : JASO FA, FB e FC, que de forma análoga à API, tem o nível JASO FC como o mais atual.

Para motores marítimos de 2 tempos refrigerados a água utilizados em lanchas - tipo Outboard (fora de borda), existe uma classificação definida pela NMMA - National Marine Manufacturers Association : TC-W, TC-W 2 e TC-W3. Em 1994, ocorreu uma recertificação dos produtos classificados, gerando o atual nível TC-W3 recertificado, que é o mais avançado do mercado.

A classificação para motores diesel já e bem mais complexa. A classificação tem a letra C (de comercial ) seguida da letra (ou letra e numero) que determina a evolução dos óleos. Esta classificação é simples somente até a classificação CD, pois segue a evolução das letras do alfabeto: CA,CB,CC e CD . A partir dai, ha uma separação da categoria em três grandes ramos.
Os óleos atualmente produzidos podem atender a especificação de cada ramo de uma forma independente.
O ramo dos óleos para motores diesel 2 tempos (praticamente só motores Detroit ) tem a partir da categoria CD duas evoluções: a categoria CD-II e outra mais recente CF-2.

O ramo dos óleos para motores 4 tempos para veículos operando com diesel de teor de enxofre maior que 0.5 % que só teve uma evolução . A categoria CF que sucede a CD para esta aplicação especifica.

O ramo dos óleos para motores 4 tempos para veículos operando com diesel com teor de enxofre menor que 0.5% já teve 4 evoluções : CE , CF-4 , CG-4 e CH-4.

De qualquer forma é recomendado sempre seguir a indicação do fabricante. Assim se um há uma especificação de se utilizar no mínimo um CF-4 se pode utilizar um CG-4 e não se pode utilizar um CE.

Para motores diesel, existe ainda uma classificação realizada pela ACEA - Associação Européia de Fabricantes de Veículos ( antigamente denominada CCMC ), que define diversos níveis de desempenho, tais como: B1,B2, B3 e B4 ( motores de automóveis ) ; E1,E2,E3 e E4 ( veiculos pesados ) . Esta classificação é normalmente exigida pelos fabricantes de motores diesel de origem européia, tais como Mercedes Benz, Volvo, Scania, etc...


Abraço ;)
« Última modificação: 08 de Novembro de 2011, 17:40 por nunompires »
[/URL]

julitog

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #16 em: 11 de Novembro de 2011, 19:35 »
Ora aqui tens o melhor óleo do mercado...
Tens a opção 5W40, mais para verão
Tens a opção 10W30, mais para inverno
Custa 11 € o litro!



Ó Prendas este Bel-Ray, é aquele oleo Americano, fabricado em Espanha, e que os Americanos proibiram os espanhois de fabricar? É importado dos EUA????,ou contrafeito? é k apanharam um camião disso em Espanha, depois de analisado o oleo não correspondia, á embalagem.Está a ser comercializado por Olimoto, para as Keeway.(será que agora vem da china?)
Um 5W é para arrancar a frio a temperatura ambiente 20 graus negativos, pois como é fino sobe com facilidade e envolve rapidamente todo o motor.é 100% sintético ok é Bom, mas em Portugal na temos essas temperaturas o 10W é semi-sintetico, temperaturas 15 graus negativos na opinião do mecanico pior que um bom mineral, mas mais caro.
5W40 Full sintético 'e o melhor para a vida do motor ainda que o 5Winter, seja exagero para o nosso país, o 40 é medida da pelicula que o oleo forma junto ás peças quando atinge os 100 graus.
Eu como não vou em novelas nunca arranco com a Malhadinha A FRIO. PONTO FINAL.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 01:44 por julitog »

julitog

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #17 em: 11 de Novembro de 2011, 20:08 »
O concessionário usa bidon de 200l Global Race Gmr 20W50.
fez a revisão dos 1000Km á dois dias ainda não posso fazer comentários.
Eles apoiam  de moto 4 no Nacional, e na oficina só vi outra marca diferente Motorex que é Suíça.
Com o oleo de origem o motor aquecia bastante, com este parece-me que aquece menos, também é inverno!!!
Penso que 20 é grosso para arrancar a frio, por isso ponho a Malhadinha a trabalhar e até me embrulhar no fato de oleado, baixou as rotações para ralenti, e arranca com a potencia a TOP.
Como desconheço este oleo completamente vou dando noticias.
Preço, 7€+iva
 
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 11:14 por julitog »

julitog

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #18 em: 13 de Novembro de 2011, 11:39 »
Andei a investigar esta novela do oleo Bel Ray e descobri que , depois da novela com os espanhóis, "A marca americana com mais de 60 anos de existência é reconhecida pelos seus elevados padrões de qualidade e desempenho e como sendo líder em tecnologia de lubrificação. Para além de alterações ao nível da sua imagem, embalagens e rede de distribuição, a partir de 2010 a marca passa a fabricar todos os seus produtos nos EUA."
Depois de os Americanos tirarem os direitos ,os Espanhóis continuaram a fabricar o oleo e mudaram o nome para Global Race Oil GRO .
Este é o oleo que o concessionário onde comprei a Malhadinha utiliza, no meu DB está o registo, quanto á minha opinião ainda não posso dizer nada, pois apenas fiz 40 Km, apenas notei que o motor aquece menos (Inverno)??

rna74

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #19 em: 25 de Novembro de 2011, 10:52 »
Boas,

O meu carro usa exactamento oleo 5W-40. E costuma sempre sobrar algum óleo das revisões.
Posso usa-lo para a minha Scooter? Ou os oleos para motos são especificos?

Aviso que os meus conhecimentos de mecanica são quase nulos.  ;)
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 10:58 por rna74 »

Prendas

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #20 em: 29 de Novembro de 2011, 02:00 »
Não, pois o carro usa óleo específico para carro e a moto usa óleo específico para moto!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Melhor oleo?
« Responder #21 em: 10 de Dezembro de 2011, 20:19 »
Boas,

O meu carro usa exactamento oleo 5W-40. E costuma sempre sobrar algum óleo das revisões.
Posso usa-lo para a minha Scooter? Ou os oleos para motos são especificos?

Aviso que os meus conhecimentos de mecanica são quase nulos.  ;)

A quem diga que sim,,,, a quem diga que não.
Supostamente os oleos de carro possuem aditivos que os tornam com menos atrito e isso em motas com embreagem banhada com o oleo do motor pode causar problemas a embreagem pois a mesma com esses aditivos anti atrito podem derrapar e desgastar-se permaturamente.
Como as scooters tem embreagem centrifuga e a seco.... não existe esse problema.
 ;)
Também há quem diga que os oleos de mota possuem aditivos que os torna melhores em altas rotações, pois os nossos motores são mais rotativos que a maioria dos carros. Se é verdade, não sei, mas que o oleo de carro fica mais barato fica ;D

Abraço
[/URL]

yoshi

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #22 em: 12 de Fevereiro de 2012, 00:37 »
Pois.... isso é que era de valor. Enfiar um 10w-40 castrol para motores a gasolina saia a 5 euritos o litro :)

Essa questao de usar os habituais oleos de 4t dos carros nas motas é muito interessante. Mas ainda nao encontrei nada que me elucidasse sobre a viabilidade dessa possibilidade, objectiva e cientificamente falando.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Melhor oleo?
« Responder #23 em: 13 de Fevereiro de 2012, 21:55 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  a exclusão de algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande Clube.

Muito obrigado.

Júlio Branco

Moderador Global
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 21:56 por Branco »
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Symzinha

  • Visitante
Re: Melhor oleo?
« Responder #24 em: 22 de Março de 2012, 08:52 »
Por mim uso o aconselhado pela marca, _reg_  e nunca ou quase nunca arranco a frio, espero até acender um traço, enquanto me equipo a menina limpa a sinusite. _lol_