Autor Tópico: Viajar de moto com calor  (Lida 13643 vezes)

Dogdivine

  • Visitante
Viajar de moto com calor
« em: 24 de Maio de 2011, 14:42 »

Como está a chegar o verão e o calor, é a altura ideal para se fazerem umas viagens, de maior ou menor distancia, e como com o calor por vezes temos vontade de andar mais á vontade, coisa que por vezes, inflizmente não é a mais correcta, andei a dar uma vista de olhos por alguns sites e deparei-me com este texto, que tem alguns conselhos que são de ter sempre em conta para as nossas viagens de mota, ou scooter.




Viajar de moto com muito calor




Chega o Verão e com ele as altas temperaturas características desta época.


Quem anda de moto todos os dias, principalmente nos grandes centros urbanos, depara-se com o problema do calor.
Nas idas à praia, nos passeios de fim-de-semana, ou nas viagens que programamos, convém sabermos o que nos espera, que o calor está lá e por vezes é desagradável.
 
Aqui ficam uma dicas para "aguentar" e evitar esta questão:


EQUIPAMENTO:


O equipamento é necessário sempre que pegamos na moto. Por isso, temos que adaptar-nos à época do ano em que estamos.


Luvas: No Verão escolha uma luvas finas, com respiração e protecções na palma da mão. Existem também boas soluções sem dedos. É preferivel luvas de tecido e não de pele, pois o tecido deixa respirar melhor, e são fácilmente laváveis.


Blusão de verão: Existem boas soluções no mercado, blusões com respiração em rede e com aberturas especificas que deixam entrar o ar, com protecções essenciais para a nossa segurança. Por baixo, basta uma t-shirt. Evite andar sem blusão ou luvas porque ao fim de uns quilometros está com um escaldão nos braços e mãos.


Calças: Existem no mercado calças de ganga com protecções, de longe o que mais aconselho. São respiráveis, confortáveis e bastante seguras, fácilmente laváveis. Nunca andar de calções, pois além de não oferecerem segurança nenhuma, corre o risco de apanhar queimaduras, não só do motor, como do sol.


Calçado: As botas estão fora de quastão, mesmo que sejam de cano curto e de verão. A zona dos pés é a que mais aquece, e no mercado existem vários modelos de ténis para motard com respiração em rede de nylon, muito seguros e confortáveis.




MOTO:


Evitar andar em altas rotações. Puxar pelo motor e constantes reduções fazem aumentar o aquecimento do motor. Uma condução mais moderada ajuda a manter a temperatura tolerável.
Páre sempre que a temperatura se torna insuportável. Mais vale deixar a máquina arrefecer um pouco que sentir que estamos a chegar ao nosso limite.
 
 
CONDUTOR:


Beba muita água durante o percurso. Ande sempre com uma garrafa de água na moto, e se necessário, molhe a cara, pescoço e calças.
 
Nunca viaje nas horas de mais calor: Entre as 12h e as 15h pare para almoçar, coma coisas leves e nunca beba álcool. Prefira bebidas frescas, como água ou refrigerantes.
 
A transpiração é bom sinal, mas não se deixe desitratar. A água, acompanhada por bebidas energétias ajudam-nos a manter frescos e a aguentar o calor.
 
Sempre que parar, procure uma sombra. Relaxe, refresque-se, e vai ver que recupera rápidamente.
 
Já sabe, nunca descure a segurança.


Boas curvas!


texto retirado do site:
www.turismo-de-moto.com





Para mais dicas e informações este site tem realmente alguma informação baste util  _pol_
http://www.turismo-de-moto.com/
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 14:43 por Dogdivine »

Tito77

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2011, 15:00 »
Dog, estás a esmerar-te na colocação dos post's!!! _palmas_

Fico contente, por seguir praticamente todas as indicações, mas ainda me falta o mais importante, o blusão de verão que alguem disse que ia perguntar o preço... _Rolley_

Jorge Campos

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2011, 15:27 »
Boas Dog
Bom post , gostei de ler tudo ,tento seguir os conselhos, mas não posso a trabalhar fugir de um certo tipo de vestimenta que implica que calças e sapatos não teham as proteções desejadas ou consideradas as melhores,
Saudações  scooter_

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Viajar de moto com calor
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2011, 15:36 »
Boa tarde,

Espectacular, obrigado pela partilha. _pol_
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2011, 15:46 »
Bom post, sim senhor!  _pol_ Especialmente, para quem se inicia no mundo das duas rodas.  _reg_
Há muita gente que, nos dias de calor, se esquece da segurança. Blusão, luvas e calças, sempre. 
Antes "cozer" dentro da roupa, que "assar" no alcatrão! Se facilitarmos, os azares acontecem.
Boas curvas, sempre protegidos.  scooter_

P.S. Além disso, a sauna ajuda a perder o excesso de líquidos...  _Rolley_ _Rolley_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

lferro

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2011, 15:53 »
Muito bem, embora seja coisas que quase todos nós sabemos há que lembrar ou relembrar que a segurança está em primeiro lugar. Se ajustarmos isso tudo ao conforto melhor.  _pol_

MLSB

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2011, 16:30 »
Muito bom mesmo... as dicas são sempre boas, aproveita-se sempre como alternativas.  _lool_

keko

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #7 em: 24 de Maio de 2011, 18:33 »
gostei do que li, pois eu sou um principiante das duas rodas, e já agora gostaria de saber onde encontro as calças de ganga com protecção?  ;D

lferro

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #8 em: 24 de Maio de 2011, 18:48 »
gostei do que li, pois eu sou um principiante das duas rodas, e já agora gostaria de saber onde encontro as calças de ganga com protecção?  ;D

Companheiro podes passar pelos parceiros CPM, nesta altura devem ter estas soluções.

mikleyl4

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2011, 20:41 »
Tópico importante e acima de tudo muito útil  _palmas_

Não é porque a temperatura aumenta que nos devemos esquecer da nossa maior prioridade - a segurança.  _pol_

E há equipamento adaptável a esta estação do ano para nos sentirmos mais confortáveis.

Podemos gastar :() uns trocos com a mudança de vestimenta, mas é o ideal para poder haver harmonia entre estes dois factores  _pol_


Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2011, 23:16 »
Parabéns, muito bom post e muito útil para esta época.
Para alguns é sempre uma tentação andar mais arejado e esquecer-se das devidas protecções.

Abraços  scooter_


FSO

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #11 em: 24 de Maio de 2011, 23:35 »
Bom post!

O calor é sem dúvida o ambiente natural das  scooter_ mas leva-nos a abusar/facilitar sempre mais um bocadinho pelo que é bom ter sempre estas informações presentes.


ciberboy

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2011, 10:15 »
Bom post!!

Cumpro quase todas as recomendações, excepto as calças!

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #13 em: 25 de Maio de 2011, 22:52 »

Bom post. Dá muito que pensar.

Parece-me, no entanto, que há também uma outra ideia unânime: andar de moto é muito mais perigoso do que andar de enlatado. Logo, há que nos precavermos, e não circular em duas rodas quando podemos andar com quatro. Certo? ( _rir_)

Eu sei, eu sei...  _rir_

Offline Vítor Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Canidelo - V.N. Gaia
  • Aprende a Viver e Vive para Aprender
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 530 ABS - Iron Max
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2011, 21:33 »
Excelente post!
Óptimos conselhos. Luvas e blusão já está resolvido, mas ainda não vi calças de ganga com protecções.
Ténis...tenho andado a pensar... :)

Abraços,
 scooter_
"Uma grande caminhada começa com um simples passo" - Confúcio
Antes: SYM VS 125 - 3600 Km;
          Yamaha XMax 250 - 7700 Km
          Honda NT 700 VA Deauville - 29.000 Km

pedro diniz.

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor os nossos passeios
« Responder #15 em: 02 de Junho de 2012, 17:44 »
 Boas _pt_
Ja não sei andar de  scooter_ sei as luvas o belo do casaco e famoso capacete _pol_ mesmo com o temp quente _pol_.
Mas a segurança está em 1- lugar top.
 Boas curvas _pt_

vasco

  • Visitante
Re: Viajar de moto com calor
« Responder #16 em: 02 de Junho de 2012, 18:03 »
Bom Post este sem duvida , estou totalmente de acordo com meu amigo, sempre usar o respectivo equipamento seja no Verão como no Inverno segurança acima de tudo!


Boas curvas de  scooter_