Eu tenho o manual de manutenção da sym mas em frances.. pois de maneira nenhuma encontro em Portugues ou inglês. É impressão minha ou fazem 0 referencias à manutenção da suspensão.. ml de oléo etc.. nada descrito.
A substituição do óleo da suspensão dianteira tem que ser feita na quantidade exata ao recomendado. Nem mais, nem menos.
Pelo que percebi junto dos vendedores dentro do oléo proprio para suspensão. e pelo que me tenho apercebido ou o 5w ou o 10w, sendo o primeiro o que deixa a suspensão mais macia, mas o mais usual é o 10W. Quantidade, retira-se, e coloca-se a mesma quantidade. Tenho de fazer á minha, pois qualquer buraco ou lomba nota-se bem que necessita de manutenção.. Eu já tenho alguns videos destas pequenas intervenções que vou fazendo.. tem sido mesmo falta de tempo publicar os mesmos.. Abraços
É importante saber uma quantidade de referência, porque se tiveres um retentor a perder uma quantidade mínima que seja, ficamos sem a quantidade exata.
É qual é o recomendado? Quantidade e viscosidade?
Não sei qual a especificação. Nem de viscosidade e nem quantidade. Eu acompanho um mecânico de motos no Brasil. Que faz manutenções em motos. Fez muitos cursos e trabalhou muitos anos nos EUA. Ele diz que toda mota tem que ser regulada para o condutor. Que uma mota vem de fábrica para uma estatura mediana. Um condutor que seja mais pesado já precisa de algumas alterações na mota. Uma delas é o óleo da suspensão dianteira. Outra coisa que ele já mostrou em alguns vídeos. Que a maioria das motas. Mesmo as de grandes marcas. Vem com o óleo da suspensão dianteira de péssima qualidade. E a simples troca por um óleo de suspensão motul. Já muda completamente o funcionamento da suspensão.