Autor Tópico: [SW-T 400 E 600] 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE  (Lida 6453 vezes)

DIMAN

  • Visitante
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 09:27 por paufer »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA SW / SW-T 400 E 600 - 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2011, 00:16 »
Pelo que percebi do texto (ainda que demasiado sintetisado) é que esta alteração possibilita um desempenho da forquilha mais eficaz aquando de uma travagem brusca poor exemplo!
Estou correcto?
Não creio que seja muito necessário alterar isto numa maxi nova, mas essa é a minha opinião.  _pensador_ Pode ser que esteja errado e isto signifique um desempenho de tal forma eficaz que supera largamente a boa geometria que vem de origem.

DIMAN

  • Visitante
Re: HONDA SW / SW-T 400 E 600 - 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2011, 09:58 »
Esta modificação é mesmo aconselhável nas SW's e SW-T, porque de origem a suspensão frontal (é um dos defeitos destes modelos) faz com que se tornem algo falsas a curvar e em travagens bruscas.
Outra forma de colmatar isto é alterar o tipo de óleo (SAE 15W40) e a quantidade de óleo dos amortecedores frontais.
Uma outra solução é mudar as pastilhas de travão originais por outras de material sinteterizado ou de liga cerâmica / carbono, como as novas pastilhas BREMBO específicas para scooters, e nomeadamente para este modelo em concreto.

Brevemente irei fazer todas estas alterações - depois direi aqui qualquer coisa.

paulojvc

  • Visitante
Re: HONDA SW / SW-T 400 E 600 - 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2011, 17:42 »
Força aí e continua a brindar-nos com estes bricos maravilhosos _lool_

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: HONDA SW / SW-T 400 E 600 - 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2011, 23:11 »
Oleo sae 15w40 na suspenção?!não haverá um "enganozito"?
« Última modificação: 07 de Abril de 2011, 23:12 por Armelão »
Rui Armelão

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T 400 E 600] 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2011, 21:07 »
Penso que sim, oleo da suspenção e nonograduado e não multigraduado. Penso eu de que...
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 09:27 por paufer »
[/URL]

sacg

  • Visitante
Re: [SW-T 400 E 600] 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2011, 23:30 »
 Motorway e pede para falar com o mecanico Tó Zé que ele esplica-te tudo o que deves fazer e sempre na marca.

DIMAN

  • Visitante
Re: [SW-T 400 E 600] 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #7 em: 18 de Agosto de 2011, 22:31 »
Tal como tinha prometido, faço aqui a minha avaliação desta transformação, depois de já ter rodado alguns quilometros depois de a fazer:

Alterações:
- oleo SAE 15 (305 cl em cada amortecedor)
- Inversão das molas de suspensão.
- colocação de 4 rolamentos SKF na roda da frente
- colocação de pastilhas de travão "brembo maxiscooter" à frente e atrás
- Calibração manual da roda da frente

- Custo total disto tudo com mão de obra incluída - 95 Euros.

Esta alteração tal como eu tinha pensado, revelou-se possívelmente a melhor que se pode fazer nesta máquina em termos de estabilidade.

A Scooter agora curva muito, mas muito melhor, a maior rigidez da suspensão frontal aliada à montagem de 4 rolamentos à frente, resultou num reforço geral de todo o conjunto frontal que agora não tem qualquer oscilação, quer em curvas em velocidades mais elevadas, quer em travagens bruscas, garantindo maior confiança do condutor em relação à máquina.

A travagem agora também ficou mais estável e segura, graças a esta maior rigidez.

Só para terem uma idéia daquilo que digo, agora consigo travar forte a fundo (em velocidade intermédia) só com uma das mãos no guiador e a moto nem abana.

No piso irregular de cidade por incrível que pareça, e não consigo perceber porquê ... ficou melhor, mais rija como é obvio, só que agora passo por cima de buracos e ela não foge nem um bocadinho, nem tem aquela sensação de desvio na roda da frente.

Bom. quanto a curvar em auto-estrada e estrada, é de loucos - curvas onde eu entrava a 120 e com algum cuidado, agora entro a 140 e mais sem qualquer medo.

A resistência ao vento também melhorou bastante e o famoso efeito "shiming" *1 que se faz notar em muitas SW, desapareceu completamente

*1  ligeiras oscilações no guiador quando conduzimos só com uma das mãos no volante ou ao tirarmos as duas  mãos do mesmo (o que não se deve fazer).

Quanto às novas pastilhas Brembo maxiscooter, acho que estão efectivamente bem concebidas - a travagem agora é quase imediata mesmo em altas velocidades, e não é necessário fazer grande pressão sobre as manetes.

Tal como eu tinha referido no relato do meu Test-drive à SW-T 600, digo agora sem qualquer dúvida que a minha SW-T depois desta modificação curva muito melhor que aquele modelo.

Só a título de curiosidade, o meu primo mecânico que efectuou estas alterações ficou admirado com o espaço vazio que ficava na caixa de alojamento dos rolamentos, só tendo dois colocados.
Achou que era espaço demais e que este era por isso causador de oscilações em movimentos pendulares e blocagens bruscas.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 22:40 por DIMAN »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [SW-T 400 E 600] 4 ROLAMENTOS NA RODA DA FRENTE
« Responder #8 em: 18 de Agosto de 2011, 22:50 »
Companheiro DIMAN,

Obrigado pela partilha.
A minha SW fez alteração "Tó-Zé" na Motorway (mudança do óleo e estreitamento do orifício de passagem do mesmo, na suspensão dianteira) e ficou muito melhor. No entanto, tendo em conta que o investimento não é exagerado gostaria também de fazer estas modificações que apresentas. Vou esperar que a garantia acabe para não ter chatices... e depois...

Cumps,