Tal como tinha prometido, faço aqui a minha avaliação desta transformação, depois de já ter rodado alguns quilometros depois de a fazer:
Alterações:
- oleo SAE 15 (305 cl em cada amortecedor)
- Inversão das molas de suspensão.
- colocação de 4 rolamentos SKF na roda da frente
- colocação de pastilhas de travão "brembo maxiscooter" à frente e atrás
- Calibração manual da roda da frente
- Custo total disto tudo com mão de obra incluída - 95 Euros.
Esta alteração tal como eu tinha pensado, revelou-se possívelmente a melhor que se pode fazer nesta máquina em termos de estabilidade.
A Scooter agora curva muito, mas muito melhor, a maior rigidez da suspensão frontal aliada à montagem de 4 rolamentos à frente, resultou num reforço geral de todo o conjunto frontal que agora não tem qualquer oscilação, quer em curvas em velocidades mais elevadas, quer em travagens bruscas, garantindo maior confiança do condutor em relação à máquina.
A travagem agora também ficou mais estável e segura, graças a esta maior rigidez.
Só para terem uma idéia daquilo que digo, agora consigo travar forte a fundo (em velocidade intermédia) só com uma das mãos no guiador e a moto nem abana.
No piso irregular de cidade por incrível que pareça, e não consigo perceber porquê ... ficou melhor, mais rija como é obvio, só que agora passo por cima de buracos e ela não foge nem um bocadinho, nem tem aquela sensação de desvio na roda da frente.
Bom. quanto a curvar em auto-estrada e estrada, é de loucos - curvas onde eu entrava a 120 e com algum cuidado, agora entro a 140 e mais sem qualquer medo.
A resistência ao vento também melhorou bastante e o famoso efeito "shiming" *1 que se faz notar em muitas SW, desapareceu completamente
*1 ligeiras oscilações no guiador quando conduzimos só com uma das mãos no volante ou ao tirarmos as duas mãos do mesmo (o que não se deve fazer).
Quanto às novas pastilhas Brembo maxiscooter, acho que estão efectivamente bem concebidas - a travagem agora é quase imediata mesmo em altas velocidades, e não é necessário fazer grande pressão sobre as manetes.
Tal como eu tinha referido no relato do meu Test-drive à SW-T 600, digo agora sem qualquer dúvida que a minha SW-T depois desta modificação curva muito melhor que aquele modelo.
Só a título de curiosidade, o meu primo mecânico que efectuou estas alterações ficou admirado com o espaço vazio que ficava na caixa de alojamento dos rolamentos, só tendo dois colocados.
Achou que era espaço demais e que este era por isso causador de oscilações em movimentos pendulares e blocagens bruscas.