Autor Tópico: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira  (Lida 31884 vezes)

digital-jesus

  • Visitante
[Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« em: 28 de Março de 2011, 16:19 »
Cumprimentos a todo(a)s _convivio_

logo após a 1ªcentena de km, começou a aparecer um barulho , que se faszia ouvir principalmente em empedrado ou quando se apanhava alguma lomba ou pequeno buraco. O barulho vem da frente da moto e assemelha-se a um clack e entao em empedrado parece uma castanhola espanhola . clack clack clack.... Fui ao mecanico e tudo foi inspeccionado em termos de folgas:coluna direccao , roda dianteira bomba de travao e pastilhas e tudo está bem fixo e sem qualquer folga. Quando e com a moto parada se trava com o travao dianteiro e se faz força na direcao, ouve-se assim que a suspençao começa a actuar um clack nao tão forte como em andamento, mas mesmo assim bastante presente e audivel.FAz esse mesmo barulho quando a suspençao recolhe para repouso. Disse o mecanico que não influencia a conduçao mas que iria avisar a marca a avisar da situaçao, para tentar saber se houve alguma situaçao igual e para salvaguardar uma possivel intervençao.
Pergunto eu, caros companheiros, se tem conhecimento de uma situaçao similar , se constitui um problema ou será a suspençao a fazer-se uma vez que tem cerca de 1300 km.
Um abraço a todo(a)s e muitas e boas curvas

Mário Pedro Briosa
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 22:11 por paufer »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #1 em: 28 de Março de 2011, 16:34 »
concerteza já verificás-te este parafuso... _pensador_
 
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4571.0
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #2 em: 28 de Março de 2011, 16:48 »
concerteza já verificás-te este parafuso... _pensador_
 
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4571.0

Brigado pela resposta pronta companheiro Pardal. Ainda a mota estava no meio do oceano, já estava eu a martelar a cabeça ao stand. Dái nao é. O barulho vem mesmo da suspençao e parece-me que é da barra esquerda. Parada e a fazer o afundanço na suspençao, até se sente vibraçao na direcao quando faz o tal clack.não é que me esteja a preocupar muito, se for um caso de estar com algum problema, mas como em todos os chocalhos que tive, nunca tive uma situaçao parecida e como cada moto tem a sua pancada, pode ser que isto seja normal e eu é que estou a ligar o complicómetro, como muitas vezes aconteçe. _convivio_

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #3 em: 28 de Março de 2011, 17:02 »
olá companheiro,

Já experimentaste travar a mota(frente e trás) e fazer força na frente, de modo a que o amortecedor vá abaixo?

Por acaso não reparaste se essa zona estava algo seca? ou algo assim parecido?

No meu caso, nunca me deparei com tal coisa...  _pensador_

 _convivio_



PedroMC

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #4 em: 28 de Março de 2011, 19:57 »
Boas companheiro,

a minha fazia o mesmo som, parecia que ia qualquer coisa solta na frente, o meu mecânico disse-me para não me preocupar, mas se continuasse para passar por lá, entre tanto ela deixou de o fazer....ou eu deixei de ligar ;D  ao irritante barulho. 

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #5 em: 28 de Março de 2011, 21:10 »
Vivam!
Este assunto preocupou-me desde os primeiros km's... ainda não identifiquei este barulho e ao que parece é tipico e crónico deste modelo. Ainda não abordei o assunto com o mecânico, mas pela experiência tudo indica que seja da suspensão.
Como já faz parte dos "barulhos envolventes", deixei de lhe dar importância. _Rolley_
Vou aguardar pela revisão para dar as "queixas"as concessionário.
 Cumps.


digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #6 em: 28 de Março de 2011, 21:35 »
olá companheiro,

Já experimentaste travar a mota(frente e trás) e fazer força na frente, de modo a que o amortecedor vá abaixo?

Por acaso não reparaste se essa zona estava algo seca? ou algo assim parecido?

No meu caso, nunca me deparei com tal coisa...  _pensador_

 _convivio_

Faz o barulho quando faço isso, mas menos audivel do que se for em estrada, pois a força é menor
Vivam!
Este assunto preocupou-me desde os primeiros km's... ainda não identifiquei este barulho e ao que parece é tipico e crónico deste modelo. Ainda não abordei o assunto com o mecânico, mas pela experiência tudo indica que seja da suspensão.
Como já faz parte dos "barulhos envolventes", deixei de lhe dar importância. _Rolley_
Vou aguardar pela revisão para dar as "queixas"as concessionário.
 Cumps.



Aquilo irrita-me _Zang_ Parece que levo uma ferrramenta aos trambolhoes na frente da mota cada vez que apanho irregularidades . Na volta ainda lá vou encontrar uma dentadura ou um olho de vidro.  _pol_. Vou tentar descobrir qualquer coisa nos foruns lá de fora.

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #7 em: 28 de Março de 2011, 23:19 »
Olha aqui os vizinhos com o mesmo http://www.granddink.com/smf/index.php?topic=21640.0
Parece que é feitio da suspençao. E outros barulhitos que tenho de me habituar "Desde mi humilde punto de vista. después de 4 años subido en mi GD, si por algo se le caracteriza, aparte de por su magnífico resultado, es por el elevado número de ruidillos que tiene y de los cuales no hay que hacer ni caso.

Yo no me enrolaba en cambio de pastillas ni historias, que si los taiwaneses, se las han puesto duras, será por algo.

Un saludo. "
 
 
« Última modificação: 28 de Março de 2011, 23:52 por digital-jesus »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #8 em: 31 de Março de 2011, 22:55 »
Boas!
Tal como suspeitava, o barulho virá da suspensão quase de certeza. Do pouco que sei nesta matéria, isto será provocado por falta de uns miseráveis batentes em plástico sob a forma de casquilhos que evita que as molas "saltem" dentro dos cilindros da suspensão.
Assim como está, não há óleo que o valha... _Zang_
Como quem tem "força" nas reclamações são os nossos hermanos, tenho esperança que a resolução deste problema seja atendida pelo fabricante o mais depressa possível e claro que os TUGAS sejam também atendidos... _pensador_
Cumps.

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2011, 01:34 »
Boas!
Tal como suspeitava, o barulho virá da suspensão quase de certeza. Do pouco que sei nesta matéria, isto será provocado por falta de uns miseráveis batentes em plástico sob a forma de casquilhos que evita que as molas "saltem" dentro dos cilindros da suspensão.
Assim como está, não há óleo que o valha... _Zang_
Como quem tem "força" nas reclamações são os nossos hermanos, tenho esperança que a resolução deste problema seja atendida pelo fabricante o mais depressa possível e claro que os TUGAS sejam também atendidos... _pensador_
Cumps.

Mas até que são boas noticias entao. Ainda não tinha falado com o meu mecanico, mas se isso se confirmar, e se for de fácil resoluçao, abro a suspençao com ou sem autorizaçao . Depois vou dizendo algo, assim que tiver respostas. Devo ter de desarmar 1ª a suspençao para ver o que está mal, mas para isso tenho de comprar antes casquilhos e retentores. Obrigado companheiro

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2011, 12:59 »
Olha aqui os vizinhos com o mesmo http://www.granddink.com/smf/index.php?topic=21640.0
Parece que é feitio da suspençao. E outros barulhitos que tenho de me habituar "Desde mi humilde punto de vista. después de 4 años subido en mi GD, si por algo se le caracteriza, aparte de por su magnífico resultado, es por el elevado número de ruidillos que tiene y de los cuales no hay que hacer ni caso.

Yo no me enrolaba en cambio de pastillas ni historias, que si los taiwaneses, se las han puesto duras, será por algo.

Un saludo. "

Companheiro isso é na Grand Dink... a nossa, lá para aqueles lados, é a SuperDink  _pol_

Mas devo dizer, que nunca ouvi tal zoeira na parte da frente da mota... a única que zoeira que já ouvi era por causa do descanso central, após uns apertos nunca mais oibi nada... _pensador_

CF78

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #11 em: 01 de Abril de 2011, 13:06 »
Companheiro isso é na Grand Dink... a nossa, lá para aqueles lados, é a SuperDink  _pol_

Mas devo dizer, que nunca ouvi tal zoeira na parte da frente da mota... a única que zoeira que já ouvi era por causa do descanso central, após uns apertos nunca mais oibi nada... _pensador_

Tb me acontece isso, as vezes la vou eu com a chave 14 apertar o parafuso do descanso central, do lado direito.

Quando esta desapertado sim parece uma chave que anda solta que se sente mais quando é a roda da frente que pasa em algo irregular...

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #12 em: 01 de Abril de 2011, 19:02 »
Efectivamente transcrevi uma sitaçao sobre a grand dink, embora o link acima seja sobre a superdink. Estive a falar com o mecanico e ele confirma o que o companheiro DIN disse. é falta de  altura de um batente em teflon ou a não existencia deste entre a mola e a barra que origina essa pancada quando a suspençao actua e é tanto maior consoante a accao que ela faz, por isso em pedra ou buracos dá aquele clack e em afundamentos com a moto parada é bastante menos audivel. Foi-me dito k é possivel fazer essa tal peça, mas sendo manual e tendo de ser bem feitinha com as medidas rigorosas é um bocado trabalhoso e se calhar dispendioso. Tem de ser metida á pressao segundo me foi dito. o que me aconselhou foi estar atento ao evoluir do barulho e passar por lá de vez em quando para ele a exprimentr para ver se está a ficar pior ou se se mantém, já que como está nao influencia o funcionamento ou a segurança da moto. De qualquer forma, vai seguir pra mavico uma descriçao do preblema.
O parafuso do descanso central está bem apertado. Bem que eu pensei nisso ao principio, mas não é infelizmente.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspençao dianteira
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2011, 22:01 »
Boas!
Este problema na suspensão a meu ver, não se agravará se a mesma não for "exprimida" ao limite com frequência. Estou confiante que o fabricante ponha no mercado a solução para o defeito a curto prazo e tenho quase a certeza que os modelos da geração seguinte já virão com o assunto resolvido.  _pol_
Deixo o meu aviso à navegação; tomem atenção se por vossa conta e risco tentarem resolver o defeito... depois de desmontada, óleo, vedantes orings e outras peçinhas terão de ser substituídas por novas.
Deixem fazer barulho é o meu conselho e aguardar pacientemente por boas novas. _Rolley_
Cumps.

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #14 em: 02 de Abril de 2011, 00:51 »
l_
Deixo o meu aviso à navegação; tomem atenção se por vossa conta e risco tentarem resolver o defeito... depois de desmontada, óleo, vedantes orings e outras peçinhas terão de ser substituídas por novas.
Deixem fazer barulho é o meu conselho e aguardar pacientemente por boas novas. _Rolley_
Cumps.

NEm mais! É o Que eu vou fazer, pois é temperamento da maquina _pol_
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 22:11 por paufer »

azambujeiro

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2011, 15:06 »
Tem piada.... _Zang_, ou melhor não tem piada nenhuma.... É que mal a minha KD 125i fez 100km começei a ouvir este mesmo barulho na suspensão dianteira.

O que devemos fazer uma vez que amota ainda nem uma semana tem? Falar com o vendedor, neste caso a Motobelas ou o quê?

Abraços
Zam

mr_vuszi

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2011, 18:24 »
boas sera que a malta das 300i tambem se queixa desse problema?? sera que a suspensao sera diferente das 125 para as300???

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #17 em: 22 de Junho de 2011, 19:47 »
Deve ser, pois leva com mais peso. Abrindo a suspensão, pode-se dar o caso de encontrar batentes compatíveis com a vossa montada de outra marca.
Vou dar um exemplo,
A SYM não vende retentores nem batentes para a VS, então o meu mecânico conseguiu trocar as peças recorrendo a peças da HOnda que servem perfeitamente na VS.

Falta dizer que a forquilha da VS é super barata, mas isso não invalida que o fabricante não faça peças de substituição para a mota, é lamentável.

Os nossos amigos de Taiwan ainda pecam em muitas coisas comparativamente com os Japonas.

« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 19:48 por nunompires »
[/URL]

Nazgul Asghan

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #18 em: 23 de Junho de 2011, 00:37 »
Boas pessoal...... nas 300i tambem faz esse barulho :(

Por acaso ia abrir um tópico a questionar essa situação...por isso se o companheiro que abriu o tópico puder alterar o titulo do mesmo para
([Downtown 125i/300i] Barulho na suspensão dianteira) podia chamar a discussao o pessoal das 300i tambem.. mas isto é so uma sugestão _Rolley_

Quanto ao barulho não sei se será da suspensão (nunca tinha pensado nisso).. já me questionei de serem cabos soltos dentro da carnagem frontal.... ou a gasolina a baloiçar dentro do deposito..  porque quanto menos peso tem a mota (gasolina por exemplo) mais barulho faz...

Estou expectante de saber se haverá resolução para isto _pensador_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #19 em: 23 de Junho de 2011, 21:42 »
Boas pessoal...... nas 300i tambem faz esse barulho :(

Por acaso ia abrir um tópico a questionar essa situação...por isso se o companheiro que abriu o tópico puder alterar o titulo do mesmo para
([Downtown 125i/300i] Barulho na suspensão dianteira) podia chamar a discussao o pessoal das 300i tambem.. mas isto é so uma sugestão _Rolley_

Quanto ao barulho não sei se será da suspensão (nunca tinha pensado nisso).. já me questionei de serem cabos soltos dentro da carnagem frontal.... ou a gasolina a baloiçar dentro do deposito..  porque quanto menos peso tem a mota (gasolina por exemplo) mais barulho faz...

Estou expectante de saber se haverá resolução para isto _pensador_

Lembrei-me de uma coisa, que pode ser bem util.  Podem ser as pastilhas a dançar na pinça. Faz assim, abana fortemente a suspenção sem recorreres ao travão dianteiro. Abana mesmo com força, usando o teu peso e verifica se ouves ruido.
Depois trava a mota fortemente, o travão dianteiro e faz o mesmo procedimento.
O travar vai obrigar a que as pastilhas fiquem agarradas ao disco, se ainda ouvires barulho, entaõ trata-se provavelmente mesmo da suspensão, se não ouvires, então são as pastilhas que dançam., e vais ouvir um toc, toc, que em pisos mais degradados e com o saltitar ainda se torna mais ouvivel.


Abraço
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 21:47 por nunompires »
[/URL]

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #20 em: 23 de Junho de 2011, 22:31 »
Boas!
Já fiz esse teste com movimento da suspensão para cima e para baixo e o travão da frente a fundo e continua a fazer barulho.  _polb_
Também testei em andamento e a descer em piso irregular com o travão da frente em esforço e o barulho continua. Não tenho duvidas que é a forquilha.
Cumps.

bmg-pego

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #21 em: 23 de Junho de 2011, 22:50 »
Pessoal, a meu ver, principalmente a malta com motos semi-novas como é o meu caso, deveriam de imediato deslocar-se ao stand onde compraram e reportar o problema..

Na primeira semana da minha downtown, comecei também a ouvir ruídos na frente e por baixo da mota..

Resumindo, fui a motobelas e foi resolvido rapidamente um problema de um simples re-ajuste do descanso central que necessitava de aperto..

Por vezes criamos alarmismos sem necessidade..

Espero que consigam resolver da melhor forma.. _pol_
 scooter_

mr_vuszi

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #22 em: 26 de Junho de 2011, 14:10 »
Pois e eu ja estava com a mota "comprada" na minha cabeca, so falta ir ao stand encomendar, no entanto este problema dos barulhos na suspensao da frente esta realmente a preocupar-me.... nao sei se compro, porque pelo que percebi.... nao tem fim a vista... o que pode ser uma mariquice, ou pode ser realmente um defeito serio com consequencias graves para a seguranca do conjunto e por conseguinte do condutor!!!

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #23 em: 26 de Junho de 2011, 17:37 »
Boas!
Companheiro mr_vuszi, não vá por aí... nós aqui discutimos pequenos pormenores que em nada põe em causa a Nossa segurança nem a dos outros. São muitas vezes pequenos comentários que podem dar azo a desconfianças e até mesmo mudar radicalmente a opinião. Quanto ao barulho da Downtown, ainda hoje não há consenso sobre a sua origem!!! veja lá que uns dizem ser das molas, outros do descanso, outros daquilo e só falta aparecer alguem a culpar o governo!! _lol_ _lol_
Se quiser um conselho ele aí vai... toda a informação e experiências que há por aí são importante mas não são tudo... vá pelo desejo! _pol_
Cumps.

Nazgul Asghan

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Barulho na suspensão dianteira
« Responder #24 em: 30 de Junho de 2011, 03:34 »
A culpa é da troika  _lol_