Autor Tópico: Roda alta ou roda baixa?  (Lida 13978 vezes)

neves

  • Visitante
Roda alta ou roda baixa?
« em: 23 de Março de 2011, 17:03 »
Viva!

Este ano devo tirar a carta A, mas o respectivo upgrade não deve ser antes de 2012... veremos como evoluem as finanças  _martelada_.

No entanto, muitas dúvidas pairam no meu pensamento, são elas:
  • Yamaha Majesty 400
  • Honda SW (T-)400
  • Suzuki Burgman 400
  • Sym Maxsym 400
  • Kymco Downtown 300

De entre estas opções já tinha mais ou menos elegido a Downtown 300 para o upgrade. E porquê? Porque faço uns 45-50 km por dia, sendo 50/50 repartido entre cidade e AE. Na cidade, prezo a manobrabilidade e a capacidade de carga... e pelo tamanho, penso que a Downtown é a escolha mais acertada. Não tem o porte da Majesty ou da SW, ou até da Buga (não conheço a Maxsym sem ser através de fotos), mas pelo que já vi, tem espaço à doida debaixo do banco.

Pretendo também fazer umas viagens mais longas, ou uns passeios daqueles em que se rola bastante e, mais uma vez, acho que a Downtown 300 estará à altura para “comer kms”. É a scooter com o preço mais em conta, apresenta consumos moderados tendo em conta a cilindrada e as prestações que a caracterizam.

Ora bem, há umas semanas tive de fazer um percurso em Lisboa com mais buracos que a superfície da Lua... fazia a Av. da Índia entre Algés e as Docas de Alcântara. A minha S2, com rodinha 13 queixava-se bastante. Isto obrigou-me a ponderar também as opções de roda alta:
  • Yamaha X-City 250
  • Sym Citycom 300

Entre estas duas, para já não tenho preferências, apesar de já ter estado sentado na X-City 125 e na Citycom 125, mas isso foi antes de comprar a S2, ou seja, a experiência era nula, por isso não houve assim nada que se salientasse, a não ser o facto do vidro da X-City ficar a uma altura em que interferia com a visão.

Do senso comum e do que tenho lido, sei que a opção “roda alta” é uma mais-valia para a manobrabilidade e para a digestão de pisos mais complicados, mas e para umas viagens mais longas? E capacidade de carga?

Gostaria de recolher opiniões, principalmente de quem já usou os dois tipos de scooter (rodas baixas e rodas altas), quer seja em cidade, quer seja para viagens ou tiradas mais longas.

Cumps e boas curvas  _convivio_

pedroareias

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #1 em: 23 de Março de 2011, 18:26 »
Já ponderaste a Piaggio Xevo 400?

Depois de muito "estudo", em termos de consumo, peso, performance e equipamento parece uma escolha equilibrada. Pelo que li gasta o mesmo que uma Kymco 300.

Não tem ABS, mas a Kymco tenta disfarçar os pneus perigosos com o ABS, por isso pode ser mais um golpe de marketing.

A Kymco tem bom aspecto (já lá fui ver) mas tenho dúvidas sobre o futuro da marca. Faz lembrar os Rovers dos anos 90: muito equipamento, bom aspecto, alguns chamarizes mas depois via-se que eram péssimos.

Temos de aguardar até haver mais feedback sobre a Kymco.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Roda alta ou roda baixa?
« Responder #2 em: 23 de Março de 2011, 18:33 »
Boas

Não sou grande entendido em motas, porque só estou inserido no meio há um ano, mas penso que a compra de uma, tem a ver com uma relação entre a paixão e a razão.

No meu caso, compraria/comprei por paixão.  _pol_
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

PandaCross06

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #3 em: 23 de Março de 2011, 18:43 »
Já ponderaste a Piaggio Xevo 400?

Depois de muito "estudo", em termos de consumo, peso, performance e equipamento parece uma escolha equilibrada. Pelo que li gasta o mesmo que uma Kymco 300.

Não tem ABS, mas a Kymco tenta disfarçar os pneus perigosos com o ABS, por isso pode ser mais um golpe de marketing.

A Kymco tem bom aspecto (já lá fui ver) mas tenho dúvidas sobre o futuro da marca. Faz lembrar os Rovers dos anos 90: muito equipamento, bom aspecto, alguns chamarizes mas depois via-se que eram péssimos.

Temos de aguardar até haver mais feedback sobre a Kymco.

a Kymco tem muitos anos!!! e é para continuar _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #4 em: 23 de Março de 2011, 18:52 »
Para o número de Kms que fazes diariamente e principalmente por 50% do percurso ser feito em cidade, eu optaria pela Sym Citycom 300.

Economica quanto baste;
Bom motor e fiável tal como já aqui referido no CPM pois é o mesmo da GTS;
Roda alta que permite ao condutor e possível pendura um conforto extraordinário (eu já tive o prazer de andar numa 125cc e confirmo)
O preço é o mais vantajoso de todas as opções referidas.

neves

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #5 em: 24 de Março de 2011, 01:53 »
A roda alta tem duas desvantagens:  Muito menor espaço para bagagem e depósito de combustível mais pequeno com a consequente diminuição de autonomia. O espaço ocupado pelas rodas é bem maior ...   _rir_ _rir_ _rir_
Tudo o resto são vantagens. Sobretudo um desenho que normalmente as torna mais estreitas e mais vocacionadas a furar o transito.  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Muitas vezes as  scooter_ de roda alta, como foram desenhadas para a cidade, vêm sem a conveniente protecção aerodinamica, mas isso pode ser facilmente resolviodo. A Givi, Puig etc têm soluções.  _pensador_ _pensador_

Companheiro qwerty489,
nem me tinha lembrado do inconveniente do tamanho do depósito reduzido devido às dimensões das rodas, só do menor espaço de bagageira. Mas são esses pontos precisamente que me fazem ficar um pouco de pé atrás na questão das rodas altas. Para cidade e para a quantidade de tralha que eu carrego diariamente, o problema da falta de bagageira teria de ser resolvido com uma top-case, mas e a protecção aerodinâmica ou a autonomia para uma viagem maiorzinha?

Obrigado pela opinião  _pol_

Já ponderaste a Piaggio Xevo 400?

Depois de muito "estudo", em termos de consumo, peso, performance e equipamento parece uma escolha equilibrada. Pelo que li gasta o mesmo que uma Kymco 300.

Não tem ABS, mas a Kymco tenta disfarçar os pneus perigosos com o ABS, por isso pode ser mais um golpe de marketing.

A Kymco tem bom aspecto (já lá fui ver) mas tenho dúvidas sobre o futuro da marca. Faz lembrar os Rovers dos anos 90: muito equipamento, bom aspecto, alguns chamarizes mas depois via-se que eram péssimos.

Temos de aguardar até haver mais feedback sobre a Kymco.

Companheiro pedroareias,

Por acaso é um modelo para o qual não tenho olhado muito. Não sei se é pela questão estética (aquele prolongamento atrás do lugar do pendura) ou por outra qualquer, mas a X Evo 400 não me cativa.
Quanto à questão da Kymco, penso que a marca tem já alguns anos no nosso mercado, como refere o companheiroPandaCross06 . De qualquer modo, tem dado provas de qualidade, tendo em conta os relatos de companheiros com as Downtown's 125 e 300 que por aí andam.


Para o número de Kms que fazes diariamente e principalmente por 50% do percurso ser feito em cidade, eu optaria pela Sym Citycom 300.

Companheiro Sapiens21,

Pois... neste momento, a Citycom 300 e a Downtown 300 são as duas mais prováveis candidatas... e aqui se levantam todas as dúvidas quanto à filosofia da scooter. Tenho tempo mais que suficiente para ponderar bem, para as experimentar e poder compará-las...

Obrigado por todas as opiniões até ao momento!  _pol_

Cumps e boas curvas  _convivio_

neves

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #6 em: 25 de Março de 2011, 14:41 »
Caro qwerty489,

Muito obrigado por mais estas achegas  _pol_
Se por um lado ajudam a baralhar, as tuas explicações também me parecem bem fundamentadas e assentes em factos que vão para além da opinião pessoal... por isso são valiosas... só tenho a agradecer por partilhares  _pol_

Agora para baralhar mais... andei a pensar no comentário que o companheiro pedroareias deixou sobre a X Evo 400.... e fui espreitar o DB do paulojvc. Tirei uma dúvida que tinha, que tinha a ver com a possibilidade ou não de colocação de top-case nesta scooter. Sendo assim, acho que vou acrescentar este modelo à minha lista, mas tenho de vê-lo com mais atenção.

Cumps e boas curvas  _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #7 em: 25 de Março de 2011, 17:07 »
Eu já a vi no stand da Motodiana (Évora) na versão 125cc e devo dizer que gostei bastante.
Parece ser bastante possante e o banco extremamente confortável, ainda que não tenha rolado com ela....

JJonhySam

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #8 em: 25 de Março de 2011, 22:53 »
Se a X-Evo 400 tiver a mesma estrutura e posição de condução que a 125, digo que é bastante confortável, é bastante ágil e fácil de conduzir... Os unicos senão que vi foi um espaço de carga que apesar de ter um comprimento bem porreiro, é muito baixo, o meu capacete integral tive dificuldade em mete-lo e a mochila com o portátil 15'6 consegui enfiar a muito custo (na mochila só tinha o portátil), e depois de enfiar ambas as coisas o espaço ficou sobre-lotado, ou seja, só tem espaço para um integral e um portatil 15'6, o computador de bordo é dificil de trabalhar com ele e não tem praticamente funções nenhumas (na 125), além de que quando a mota entrou na reserva o trip ficou a zero, ficando eu sem saber quantos kms tinha feito no test-drive, o espaço para as pernas parece-me ser reduzido para viagens maiores (nos 10kms que fiz no test-drive não incomodou, mas fiquei com a sensação que se a volta fosse por exemplo Lisboa-Évora que as coisas mudassem de figura), e um ponto que achei muito mau mesmo e que não pensei encontrar numa Piaggio, foi que tanto a X7 como a X-Evo depois de passarem menos de 1 semana na rua com alguma chuva (foi aquela semana que choveu quase todos os dias à coisa de 2 semanas) tinha praticamente todos os parafusos com ferrugem... Tirando isso gostei bastante da mota  _pol_

pedroareias

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #9 em: 26 de Março de 2011, 09:44 »
Sim, as Italianas são mais sensíveis e de qualidade menos "óbvia" do que as Japonesas, mas penso que têm outro cachet, principalmente a Vespa e a Piaggio. Tem de se ter cuidado para não enferrujarem, limpar a ferrugem superficial para não aumentar, etc.

É um bocado como ter um Lancia Beta de 1980 ou um Honda Civic do mesmo ano. Na altura, o Civic seria a escolha "racional". Hoje em dia, se o Lancia tiver sido mantido em condições, é um carro apetecível e eu nem oferecido aceitaria um Civic desse ano.

A PCX enferruja o escape rapidamente (é sabido) mas como é uma "Honda" quase ninguém fala nisso. Já tive um carro Japonês e sei qual é a política (problema? não... barulho? não.. discos empenados? não notei nada...) de tratamento de imagem.

Mecanicamente, sei que as Piaggio não ficam a dever às Japonesas, se forem correctamente mantidas. Tendem também a gastar menos (SW vs Xevo...).
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 09:50 por pedroareias »

Sérgio Gonçalves78

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #10 em: 02 de Novembro de 2011, 19:00 »
Boas!

E a Scarabeo 300, é um classico da roda alta.

Tenho a 125, e uso diariamente, até agora livre de problemas e ferrugem.

Bom equipamento por um bom preço. ;)

Foquinha

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2011, 09:31 »
Qdo decidi entrar para o mundo das Maxi, também pesquisei, pesquisei... roda alta, roda baixa, SYM, Kymco, Daelim, as outras já fugiam do q queria gastar inicialmente. Ainda pensei ir ao mercado dos usados e os olhos queriam a SW-400 da Honda... Mas a razão falou mais alto e a oportunidade de um bom negócio virou-me para uma marca que até então fazia-me indiferente.
Nada mais q uma Piaggio X-Evo 250ie. Se podia ter outro modelo? Poder podia, mas não era a mesma coisa.

Se não fosse esta, o mais provável era ter sido a Citycom300.

AMDista

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2011, 15:49 »
Uma boa de roda alta é a Aeon Urban 350i

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2011, 16:00 »
eu tenho uma Piaggio Beverly com roda 16" na frente e 14" atrás e pneu 140 _pol_

para andar em Lx é do melhor...garante muita estabilidade e potência na travagem _pol_

vai ser lançado na EICMA 2011 a nova 350cc com 33cv, consumo estimado de 3,3l/100km, revisões aos 10000kms e correia só muda aos 20000kms
com roda 16" na frente e 14" atrás e pneu 150 _pol_
cabem 2 capacetes debaixo do banco _pol_

Sérgio Gonçalves78

  • Visitante
Re: Roda alta ou roda baixa?
« Responder #14 em: 08 de Novembro de 2011, 18:55 »
Tá aqui um link para scarabeo 300! (dá para ver o rating) para mim a mais interessante de roda alta, tem um estilo mais classico e bom equipamento. Vi a semana passada ao vivo... e mete respeito. :)
 

http://www.bikez.com/motorcycles/aprilia_scarabeo_300_special_2010.php
http://www.bikez.com/bike/rating.php?idbike=30359
« Última modificação: 08 de Novembro de 2011, 18:58 por Sérgio Gonçalves78 »