Autor Tópico: [SW-T 400] Alteração da suspensão  (Lida 12248 vezes)

lferro

  • Visitante
[SW-T 400] Alteração da suspensão
« em: 22 de Fevereiro de 2011, 13:57 »
Caros companheiros,

Após uma dica dada pelo companheiro BoulderP relativamente a uma melhor estabilidade da direcção na SW, nomeadamente em curva, que era a suspensão ficar mais rija. Lá me pus a caminho da Motorway (consessionário Honda) para me esclarecer sobre este assunto.
Falei com um mecânico da Motorway que já fez esta alteração em várias SW e inclusivé na sua SW 600 e informou-me que realmente esta alteração (suspensão mais rija) vai melhorar bastante a estabilidade da mota em curvas e velocidade alta.
Segundo ele, como a SW tem uma suspensão mole, ou seja, tanto a amortecer como a recuperar é muito rápida e com um curso grande, leva a mota a saltar mais na frente principalmente em curva o que leva a fazer trajectórias mais largas.

Depois de me explicar, lá me convenci e marquei a alteração para a próxima semana.

Vão ter que fazer algumas alterações internas na suspensão mas não vão alterar as molas mas sim os orifícios por onde o óleo da suspensão corre (mais pequenos) e encurtar o curso das molas para ficarem mais duras.
Vou aproveitar também para cortar um pouco o tubo do ar, porque também me disse que vou sentir um melhor rendimento na mota, sem aumentar o consumo.

Depois faço o feed-back desta situação quando estiver concluída.

Um abraço
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 14:40 por lferro »

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2011, 21:43 »
Temos que agradecer ao companheiro Macanudo, pois foi ele quem me falou acerca deste assunto.

Fico a aguardar o resultado.

nunoc

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2011, 22:36 »
Também fico à espera do resultado, pois qualquer dia tenho a revisão da minha (na motorway) e se realmente melhorar a estabilidade em curva.

DIMAN

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2011, 00:24 »
Outra forma de melhorar a estabilidade em curva da SW 400 E SW-T 400, para além desta modificação, é:
- inverter as molas da suspensão
- colocar mais dois rolamentos no cubo da roda da frente (de origem só traz dois).
Fica mais equilibrada e nota-se menos aquela sensação de "deslocamento" ao curvar.
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 15:52 por DIMAN »

lferro

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #4 em: 03 de Março de 2011, 18:16 »
Bem Companheiros tal como prometido vou fazer o feedback deste assunto.

Ontem lá fui fazer a alteração na suspensão da minha SW T-400 na Motorway com o Tó Zé (mecânico que faz esta alteração), para ficar mais rija.
Esta alteração não visava a troca das molas, embora também se pode fazer mas fica mais caro o investimento. Mas sim fechar mais os orificios onde o óleo da suspensão circula e colocar uma altura de compensação junto ás molas para estas estarem mais apertadas.

A ideia era ficar com a mota mais segura em curva, ou seja, poder sentir mais estabilidade e segurança.

Assim que me sentei na mota notei logo que estava ligeiramente mais alta, o que para mim estava optima. Claro que aproveitei o facto e fui para casa por sitios com mais curvas para testar a diferença antes e depois.
Pois caros companheiros digo que é uma diferença bem considerável, posso dizer que em curvas que fazia a 100 km/h e a sentir insegurança as fiz a 120 Km/h e a sentir a mota segura, também em velocidades altas não treme tanto. Realmente esta alteração veio mudar completamente a estabilidade da mota, sinto-a muito mais segura.
O único ponto menos positivo é que em irregularidades na estrada (buracos, lombas sinalizadoras,etc) se passar com um pouco mais de velocidade sinto a suspensão bater coisa que não sentia antes, era preciso ser uma grande "porrada", mas tirando isso recomendo esta alteração.

Os custos desta operação foram mais de mão de obra e o oleo da suspensão e ficou tudo em 125€.

Aproveitei também para cortar um pouco o tubo de entrada do ar e também aqui notei diferença, mais 10km/h do que dava ás mesmas rotações. Vamos ver os consumos se se mantêm ou se sobem.

Deixo á disposição de algum companheiro de SW se quiser exprimentar a minha mota com esta alteração que fiz para ver se vale a pena fazer na sua.

Um abraço

Macanudo

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #5 em: 03 de Março de 2011, 18:54 »
Tinha ideia que a alteração na suspensão, passava  apenas pela troca do oleo da suspensão (outra viscosidade)
agora leio "... fechar mais os orifícios onde o óleo da suspensão circula..."  fiquei baralhado  _pensador_

Relativamente ao corte do tubo de admissão de ar ao filtro, notei maior prontidão ás solicitações do acelerador, os consumos mantiveram-se, e até talvez diminuído mas uma coisa insignificante, o que vai de encontro ao que foi escrito "... mais 10km/h do que dava ás mesmas rotações..."

lferro

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #6 em: 03 de Março de 2011, 19:07 »
Tinha ideia que a alteração na suspensão, passava  apenas pela troca do oleo da suspensão (outra viscosidade)
agora leio "... fechar mais os orifícios onde o óleo da suspensão circula..."  fiquei baralhado  _pensador_


Viva companheiro, segundo o que o mecânico me disse é que os orificios onde o oleo da suspensão circula têm +/- 8 mm de diâmetro e o que eles fizeram foi colocar um tubo por dentro (soldado) e abrir uns novos furos no mesmo sitio mas mais pequenos +/- 5mm. Relativamente ao oleo ele manteve o mesmo que é usado.

Podemos combinar para exprimentares, porque para mim também é novidade e saber outras opiniões é importante.

Um abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2011, 00:48 »
Viva companheiro, segundo o que o mecânico me disse é que os orificios onde o oleo da suspensão circula têm +/- 8 mm de diâmetro e o que eles fizeram foi colocar um tubo por dentro (soldado) e abrir uns novos furos no mesmo sitio mas mais pequenos +/- 5mm. Relativamente ao oleo ele manteve o mesmo que é usado.

Podemos combinar para exprimentares, porque para mim também é novidade e saber outras opiniões é importante.

Um abraço

Tantas engenhocas, bastava aumentar a graduação do oleo e meter mais oleo. Ficavas com mais quantidade de oleo e menos ar.

Acho que te contaram a historia da carochinha ;) e mais não digo

Abraço
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 00:58 por nunompires »
[/URL]

lferro

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2011, 14:39 »
Tantas engenhocas, bastava aumentar a graduação do oleo e meter mais oleo. Ficavas com mais quantidade de oleo e menos ar.

Acho que te contaram a historia da carochinha ;) e mais não digo

Abraço

Eu gosto de ouvir histórias, mas a que eu gosto mais é a do lobo mau  _pol_ . Pois é companheiro mas só com essa alteração que dizes não chega, fica um pouco mais rija é verdade mas não fica como esta alteração. O ideal seria mudares as molas da suspensão mas ai o investimento era muito maior e o resultado praticamente o mesmo.

Um abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #9 em: 25 de Maio de 2011, 22:42 »
Eu gosto de ouvir histórias, mas a que eu gosto mais é a do lobo mau  _pol_ . Pois é companheiro mas só com essa alteração que dizes não chega, fica um pouco mais rija é verdade mas não fica como esta alteração. O ideal seria mudares as molas da suspensão mas ai o investimento era muito maior e o resultado praticamente o mesmo.

Um abraço

A Alteração que falas faz-se nas motas de enduro ;)
Ganhaste rigidez e umas quantas caixas de direcção de tantos em tantos KM.
Bom se o teu percurso não tiver os buracos do meu............. talvez não ganhes....
Outra solução a juntar ao oleo (+graduação e mais quantidade), pode ser a utilização de uma barra estabilizadora, é barata, não atrapalha, e notas diferenças, e podes ser tu mesmo a aplicar. ;)

Abraço
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 00:00 por nunompires »
[/URL]

marcochpbloco

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2011, 13:55 »
A conselho do companheiro FdeSousa alterei os amortecedores traseiros para posição 3 (origem vem a 2) e notam-se grandes diferenças para melhor no curvar e na estabilidade... Fica um pouco mais dura nos buracos mas não se pode ter tudo   _rir_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #11 em: 13 de Junho de 2011, 12:29 »
Também preciso de alterar a suspensão minha. Alguém instalou ou sabe quanto custam as molas progressivas?


Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #12 em: 13 de Junho de 2011, 14:37 »
A Alteração que falas faz-se nas motas de enduro ;)
Ganhaste rigidez e umas quantas caixas de direcção de tantos em tantos KM.
Bom se o teu percurso não tiver os buracos do meu............. talvez não ganhes....
Outra solução a juntar ao oleo (+graduação e mais quantidade), pode ser a utilização de uma barra estabilizadora, é barata, não atrapalha, e notas diferenças, e podes ser tu mesmo a aplicar. ;)

Abraço


Essa barra que falas é a que fixa as duas jarras certo?onde se pode adquirir uma que dê na SW sem ter de tirar o guarda-lamas?
Rui Armelão

sacg

  • Visitante
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #13 em: 13 de Junho de 2011, 21:47 »
  Conheço pessoalmente o Tó Zé , alias é um amigo que mora aqui proximo ; eu não sabia nada destas alterações até ter visto este tópico ,logo que foi possivel indaguei o mesmo o porque desta alteração, ele próprio usava esta alteração na sw 600 que ele tinha, agora possui uma Forza. Acontece que só a viscosidade do oleo não chegava pois para ter viscosidade que desse resultado teria de pôr oleo de indice 40 ou mais o que seria de todo impraticável , então a solução seria estrangular os furos e ter oleo fino na mesma, mas para isso acontecer teria de tapar os antigos e abrir nova furação agora com orificios mais finos. O porquê do casquilho de plástico prende-se apenas com a compressão da mola e devido a esse casquilho torna a suspenção mais dura agora.
 Na prática o que ele faz é aumentar o rebount da suspenção que noutros modelos será possivel fazer sem ter esta trabalheira toda ou seja o que é o rebount ? É a velocidade com que a suspenção volta à posição inicial , existe a compressão e logo após a suspenção tem de voltar ao estado inicial e isso acontece a uma velocidade inferior aumentando o controlo do curso da suspenção , claro que esta trasformação faz com que fique um pouco mais dura mais devido ao casquilho do que da alteração propriamente dita.
  Espero não ter confundido mais do que esclarecido.
  No caso das SYM apenas atroca de oleo deve bastar pelo que me foi dito,Quando souber algo mais sobre a SYM depois postarei. scooter_
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 21:49 por sacg »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #14 em: 14 de Junho de 2011, 16:42 »
  Conheço pessoalmente o Tó Zé , alias é um amigo que mora aqui proximo ; eu não sabia nada destas alterações até ter visto este tópico ,logo que foi possivel indaguei o mesmo o porque desta alteração, ele próprio usava esta alteração na sw 600 que ele tinha, agora possui uma Forza. Acontece que só a viscosidade do oleo não chegava pois para ter viscosidade que desse resultado teria de pôr oleo de indice 40 ou mais o que seria de todo impraticável , então a solução seria estrangular os furos e ter oleo fino na mesma, mas para isso acontecer teria de tapar os antigos e abrir nova furação agora com orificios mais finos. O porquê do casquilho de plástico prende-se apenas com a compressão da mola e devido a esse casquilho torna a suspenção mais dura agora.
 Na prática o que ele faz é aumentar o rebount da suspenção que noutros modelos será possivel fazer sem ter esta trabalheira toda ou seja o que é o rebount ? É a velocidade com que a suspenção volta à posição inicial , existe a compressão e logo após a suspenção tem de voltar ao estado inicial e isso acontece a uma velocidade inferior aumentando o controlo do curso da suspenção , claro que esta trasformação faz com que fique um pouco mais dura mais devido ao casquilho do que da alteração propriamente dita.
  Espero não ter confundido mais do que esclarecido.
  No caso das SYM apenas atroca de oleo deve bastar pelo que me foi dito,Quando souber algo mais sobre a SYM depois postarei. scooter_

Para a Sym basta a troca de oleo (viscosidade) e meter menos oleo, comprovado por mim. E também temos a tal barra estabilizadora para a mota, e fica optima.


Essa barra que falas é a que fixa as duas jarras certo?onde se pode adquirir uma que dê na SW sem ter de tirar o guarda-lamas?


Sim é isso mesmo, sei que existe universais, que so basta saber o diametro das jarras, e depois a largura entre elas +é ajustavel.
Para a GTs existe mesmo especifico para o modelo, para a SW, ainda não consegui descobrir a não ser universais,, mas quando for ao meu mecanico pergunto-lhe, se ele conhece alguma marca que fabrique.

Abraço
[/URL]

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: [SW-T 400] Alteração da suspensão
« Responder #15 em: 18 de Dezembro de 2012, 18:21 »
Após algumas centenas (poucas) de Km para tirar as minhas conclusões, posso finalmente opinar por experiência própria que esta alteração muda completamente para melhor o comportamento da maquina.
Na minha 1ª SW andei sempre a adiar e vendi-a sem nunca fazer esta alteração, nesta (sw-t) finalmente proporcionou-se  a troca de óleo por um de viscosidade superior(15 SAE) e então pergunto: porque é que não vem assim de fabrica ?
Não sinto ter perdido conforto por ter ficado mais dura (é uma coisa mínima), nunca mais tive a sensação de bater da suspensão em certas irregularidades, curva melhor e foi baratissimo (este tipo de alterações prefiro pagar)
Eu já recomendava esta operação apenas por informações recolhidas, agora é com conhecimento de causa...
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??