Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
Com duração média de 10 mil km, as velas garantem o accionamento da combustão que acontece nos motores de ciclo Otto. Quando uma vela não está em condições ideais de funcionamento, o veículo pode nem funcionar, isso porque sem a faísca gerada pela vela, e apenas com a compressão, o combustível (gasolina ou álcool) misturado ao ar não possui poder calórico suficiente para entrar em combustão.
Mas a deterioração que acontece comumente com o uso não é o único factor que influi no funcionamento das velas. A qualidade desses produtos é fundamental para que o motor tenha um bom desempenho. Produtos fabricados com tecnologia de ponta garantem uma melhor performance e rendimento do motor em relação aos níveis de consumo de combustível, e à carga de poluentes dos gases emitidos pelo escapamento.
O sistema de ignição está em constante evolução, assim como a injecção electrónica, e estas novas tecnologias aplicadas neste sistema provocam um novo procedimento para diagnosticar avarias, pois é necessário conhecimento técnico e equipamentos de ultima geração. A ignição mapeada estática (sem distribuidor) está presente em vários veículos nacionais e importados. O sistema de ignição em questão é mapeado pela ECU (Módulo), o sistema de ignição mapeado estático possui algumas vantagens em relação ao sistema convencional com distribuidor, como por exemplo: para o funcionamento do motor - menor quantidade de componentes e maior precisão do mapeamento - devido a quantidade de sinais do sensor de rotação por giro do motor - e a facilidade de não necessitar a regulagem do ponto de ignição.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas- Ignição atrasada.
- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
- Filtro de ar obstruído.
- Deficiência de energia para ignição.
- Uso excessivo do afogador.
- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
- Vela de ignição muito fria.
Soluções - Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
- Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO HÚMIDA Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.
Causas- Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
- Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
- Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções - Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
- Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
- Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eléctrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas- Ponto de ignição adiantado.
- Mistura ar/combustível muito pobre.
- Deficiência no resfriamento do motor.
- Aperto insuficiente de vela.
- Combustível com baixa octanagem.
- Vela de ignição muito quente.
Soluções- Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
- Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
- Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
ISOLADOR QUEBRADO Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
PRÉ-IGNIÇÃO Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas - Ignição excessivamente adiantada.
- Deficiência no resfriamento do motor.
- Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
- Vela de ignição muito quente.
Soluções - Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
- Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
- Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Fontes: http://www.sady.com.br/dicas/11,velas-sistema-de-ignicao
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/velas.html