Autor Tópico: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento  (Lida 6480 vezes)

mjm

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A minha SW está prestes a chegar aos 18000Km, altura da revisão...

E foi aí que me comecei a preocupar em saber qual o tipo de óleo indicado para o motor. No manual está indicado o 10W/30.

No entanto, verifiquei na factura da última revisão (feita no Lopes e Lopes, em Mem Martins), que o óleo colocado foi o 10W/40 ( Castrol GPS).

Na mesma altura troquei o filtro de ar original pelo da K&N.

Desde então tenho vindo a verificar que os consumos aumentaram (cerca de + 0,5l aos 100Km).

E é agora que vos coloco algumas questões:

Será que o aumento da viscosidade do óleo tem a ver com o aumento de consumo e consequente perda de rendimento?

Ou será que a mudança do filtro teve influência no aumento do consumo.

Outra questão é: porque razão os concessionários da marca colocam um óleo mais espesso do que o que vem indicado no manual?

Estou confuso   _pensador_  _pensador_

Offline Ferro

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Re: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento
« Responder #1 em: 08 de Janeiro de 2011, 12:33 »
Ao facilitares a entrada de ar no motor aumentas o rendimento do motor e isso poderá ter consequências no consumo...
O óleo mais espesso oferece mais resistência à rotação do motor e necessita de uma temperatura mais elevada para se tornar mais suave...

Notas que a mota tem melhores performances?
Tens andado com o punho "mais rodado"?


Tudo isto pode ter implicações no consumo...


A minha também tem consumido um pouco mais desde a revisão (cerca de 0.2l/100kms).
 _convivio_


Offline nunompires

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Re: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2011, 21:13 »
.Os concessionários metem 10 40w porque é mais barato, e é dificil encontrar oleo 10 30 W para motas, e como a maioria usa 10 40W siga a marinha...
A explicação do ferro esta totalmente correcta, porem...... andas é mais com o punho enrrolado, as diferenças são minimas que se note em 0.5 litros aos 100km. _careta_, ou tens ai outra coisa.....
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Offline nunompires

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Re: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2011, 23:39 »
Meto aqui uma resposta que dei ao mjm por privada, que pode elucidar muitos:

Em principio não existe nenhum mal. Eu explico-te as diferenças. O W é a lubricidade e fluidez do óleo a frio, o 40 ou 30 e a lubricidade e fluidez a quente.
Os dois óleos comportam-se de maneira igual a frio, são os dois 10, mas a quente o 30 é mais fluido, e o filme, ou lubricidade do mesmo, (filme= camada que o óleo cria entre as peças moveis, para que estas não entrem em contacto) e mais fino no de 30.
Ora isto por assim dizer, em motores em que as folgas estabelecidas pelo fabricante sejam menores o de 30 é melhor. Ora porque escorre e cria uma filme protector mais fino, mas exigido para passar em certas folgas minúsculas, entre peças. Já o de 40 como o seu filme, protector é mais grosso, pode não chegar, ou passar com tanta fluidez  em certos sítios provocando uma má lubrificação, podendo provocar desgastes prematuros nas peças.
Claro que num motor que peça um de 40 a quente , usar um de 30, pode fazer com que pelo facto do filme deste, 30 seja mais fino (que o de 40) que este se corte e as peças moveis entrem em contacto provocando falta de lubrificação.
Mas como a diferença da grossura dos filmes, 30 vs 40 são de 10 microns (penso eu de que)...... Acho que não faz mal nenhum.

Abraço
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pedroareias

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Re: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2011, 00:17 »
A norma SAE J300 é um bocadinho menos simples do que isso... http://standards.sae.org/j300_200901/
e.g. http://www.infineum.com/Documents/API/SAE%20Viscosity%20Grades%20For%20Engine%20Oils%20-%202008.pdf

E sobre a espessura dos filmes, consultem um bom livro de tribologia. Da Imperial College Press:
http://www.amazon.com/Fundamentals-Tribology-R-Gohar/dp/1848161840/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1302736563&sr=8-4

Elastohydrodynamic lubrication no google também serve (sim, lubrication e não lubrification)

Offline nunompires

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Re: [SW 400] Viscosidade do óleo do motor - Consumos - Rendimento
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2011, 22:39 »
A norma SAE J300 é um bocadinho menos simples do que isso... http://standards.sae.org/j300_200901/
e.g. http://www.infineum.com/Documents/API/SAE%20Viscosity%20Grades%20For%20Engine%20Oils%20-%202008.pdf

E sobre a espessura dos filmes, consultem um bom livro de tribologia. Da Imperial College Press:
http://www.amazon.com/Fundamentals-Tribology-R-Gohar/dp/1848161840/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1302736563&sr=8-4

Elastohydrodynamic lubrication no google também serve (sim, lubrication e não lubrification)

Nunca li tais artigos, esta foi a explicação mais simples que um amigo que trabalha na Galp no laboratório de pesquisas e desenvolvimento de óleos me conseguiu transmitir.
mas fico a espera da tua explicação detalhada, assim por miúdos.... ;)
E já agora, que chas? Existe problema no uso de um ou de outro oléo?

Abraço
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