Muitos de nós gostariam de ter mais alguma potência nos seus motores, aqui deixo alguma informação que pode ser útil a alguns:
Qualquer grande marca actual segue algumas premissas na hora de projectar uma mota:
• tentativa de adequar a mota a um certo limite de preço;
• necessidade de estar de acordo com os padrões de emissões poluentes
• desejo de fornecer o máximo de vida útil e fiabilidade.
Estas alternativas geralmente colaboram bastante para a melhoria em termos de desempenho. Há diversas maneiras de criar mais potência a partir de um motor stock. Aqui estão vários exemplos (do menos ao mais difícil/caro):
• Mudar o chip do computador (Centralina;CDI) – em algumas ocasiões pode-se alterar o desempenho do motor trocando o chip ROM na unidade de controle do motor (CDI;Centralina) ou fazer o reprogramação da centralina, alguns computadores permitem que se faça um remapeamento dos mapas de injecção.
• Deixar o ar entrar mais facilmente - como o piston se move para baixo na marcha de entrada(admissão), a resistência do ar pode roubar força ao motor. Já alguns anos que várias motas usam múltiplas entradas de ar polidas para eliminar a resistência do ar, ou optar por instalar um sistema de admissão directa.
• Permitir que a exaustão saia mais facilmente – se a resistência do ar ou a pressão – traseira dificultar a descarga dos gases de escape, esta rouba energia. Se o tubo de escape for muito pequeno ou o silenciador for muito resistente ao ar, pode resultar numa maior pressão traseira. Os sistemas de escape de alto desempenho usam tubos de comunicação, grandes e silenciadores de fluxo livre para eliminar a pressão traseira, também existem umas ligaduras com resistência a alta temperatura que se enrolam a volta dos colectores de escape em que a sua função e manter os colectores o mais quentes possível, isso aumenta a temperatura dos gases de escape, que por sua vez, + temperatura mais velocidade de saída de gazes, menos pressão traseira, + potência.
• Trocar os tubos de comunicação e os cames – muitos motores de stock tem uma válvula de admissão/ escape. Colocar uma cabeça de 4 válvulas por cilindro melhora bastante o fluxo de ar de entrada e saída do motor e isto pode melhorar a força.
• Aumentar a actividade do cilindro – prender mais ar (consequentemente mais combustível) num cilindro de um certo tamanho pode-se aumentar a força deste cilindro – do mesmo modo que aumentando o tamanho do cilindro. Turbo compressores e compressores pressurizam o ar que entra para introduzir mais ar no cilindro. Muitos fabricantes produzem compressores e turbo compressores para carros que posteriormente são adaptados em motores de motas
• Arrefecer o ar que entra – comprimir o ar aumenta a sua temperatura. O ideal é ter o ar mais frio possível dentro do cilindro, pois quanto mais quente o ar, menos ele se expande quando a combustão acontece.
• Deixar tudo mais leve – peças mais leves ajudam a melhorar o desempenho do motor. Cada vez que o piston muda o sentido (admissão, escape), ele usa energia para mudar de sentido. Quanto mais leve for o piston, menos energia ele consome. Peças mais leves também permitem que o motor gire mais rápido, fazendo mais rotações e logo debitam mais potencia.
• Aumentar a compressão – quanto mais alta for a compressão, mais força é produzida. Quanto mais comprimida a mistura ar/combustível, mais probabilidade existe dela se inflamar espontaneamente (antes que a vela produza a faísca). As gasolinas com mais octanas evitam este tipo de combustão antecipada. É por isso que carros super desportivos ou os motores TSi da W geralmente precisam de gasolinas com mais octanas. Uma forma simples de aumentar a compressão de um motor e rebaixar a cabeça do motor.
• Aumentar a deslocação – mais deslocação significa mais força, pois mais gás é queimado durante cada movimento do motor. Pode-se aumentar a deslocação aumentando o tamanho dos cilindros.
Ao tentar aumentar a potência, considere a economia que faria se comprasse um motor novo, ou uma mota com mais cc e com melhor desempenho.
Fonte:
http://carros.hsw.uol.com.br/questao395.htmCom as devidas alterações