Autor Tópico: Capacetes e Ruído  (Lida 23951 vezes)

Offline Ferro

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Capacetes e Ruído
« em: 28 de Dezembro de 2010, 23:40 »


A capacidade auditiva humana apresenta valores diversos, mas em média pode-se afirmar que o ouvido capta sons desde 20Hz até aos 20 KHz, existindo uma gama de valores onde a sensibilidade auditiva é mais evidente : 500Hz e 6000Hz. Depois existe o ruído… um som indesejável, que constitui uma causa de incómodo, um obstáculo à concentração e à comunicação.
Os efeitos associados ao ruído variam consoante o tipo de ruído e a sensibilidade auditiva de cada um. A intensidade de ruído, a composição e duração, condicionam as perturbações que este pode causar.
 
Acima dos limites
O excesso de determinados níveis de ruído, este pode tornar-se problemático, com incidências graves para aqueles que se encontram expostos.
O ruído prolongado acima de 90 decibeis (dB) pode ter variados efeitos:
  • efeitos cuja ocorrência é facilmente notada, como perda auditiva ou diminuição de inteligibilidade dos sinais sonoros.
  • Efeitos de carácter subjectivo: incomodidade, irritabilidade, redução da capacidade de concentração, aumento da probabilidade da ocorrência de acidentes, redução da produtividade e rendimento, fadiga anormal, tensão psíquica.
  • Efeitos fisiológicos não auditivos: alterações de metabolismo, problemas cardiovasculares, problemas do foro gastrointestinal, alterações químicas do sangue e urina, alteração da respiração, insónias.
A relação intendidade/duração do ruído e o risco de lesão auditiva para a maioria dos indivíduos é:
  • 140 dB - Risco de lesão instantânea;
  • 120 dB - Risco de lesão ao fim de 7 minutos;
  • 110 db - Risco de lesão ao fim de 30 minutos;
  • 100 dB - Risco de lesão ao fim de 120 minutos;
  • 95 dB   - Risco de lesão ao fim de 240 minutos.


O ruído e os Scootards
Ao contrário do que alguns poderão pensar a principal fonte de ruído para o condutor de motociclos não é o motor... os riscos provêem maioritariamente do ruído associado à deslocação de ar em torno da cabeça e corpo do motociclista. Apesar da maior parte das scooters ter a vantagem de possuir um pára-brisas alto que reduz substancialmente esse fluxo de ar, a forma e design de capacetes, viseiras e vestuário contribuem drasticamente para reduzir ou aumentar o ruído produzido pela circulação a velocidades mais elevadas.



Alguns resultados preocupantes
Um estudo recente de 12 conhecidas marcas europeias de capacetes revelou que metade dos capacetes testados apresentaram ruído acima de 90 dB a 80km/h e quase todos apresentavam o mesmo problema a 120 km/h. Sendo mesmo que metade dos capacetes apresentavam ruído acima dos 100 dB a 120 km/h. Nenhum dos capacetes testados foi abaixo de 90 dB a 160 km/h (Schueler et al, 2006).

7 medidas para combater este problema
1 - Quando escolher um capacete tenha em particular atenção as suas capacidades insonorizantes.

2 - Prefira capacetes integrais, nomeadamente nas deslocações mais longas pois são os que melhor garantem a insonorização.

3 - O capacete deve estar devidamente ajustado à cabeça do scootard pois capacetes largos permitem a entrada de um fluxo de ar vigoroso que provoca ainda mais ruído. Paralelamente o capacete deve possuir um sistema eficiente de almofadas vedantes que impeçam a entrada de ar pela parte inferior.



4 - A viseira é uma das principais fontes de ruído, portanto garanta que está devidamente fechada e ajustada às borrachas vedantes que circundam a abertura do capacete.



5 - Devidamente colocados na entrada do canal auditivo, os tampões de ouvidos que se podem adquirir na maioria das farmácias e em lojas de equipamentos de protecção industrial, atenuam o som até 30 db. Uma vez que é fundamental que se consiga ouvir o trânsito ao redor do motociclista, estes valores são normalmente os mais indicados pois não provocam uma insonorização completa.


6 - Recorra a para-brisas altos que protejam o condutor do fluxo de ar.

7 - Para não aumentar o nível de ruído criado, o vestuário deve ser justo para não vibrar ou abanar com o fluxo de ar a alta velocidade.


Fontes:
http://www.ideiasambientais.com.pt/ruido_ambiente.html
http://www.roadsafety.mccofnsw.org.au/a/78.html
Traduzido e adaptado por: amadeu ferro 2010
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 22:11 por Ferro »


S800

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2010, 00:06 »
Bom post. _pol_
Os tampões (ear plugs) nos ouvidos são uma solução muito eficaz mas, por preguiça, raramente uso. Quando uso notam-se nítidas melhorias no conforto auditivo.
Um bom capacete também ajuda.
 

RazoR

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #2 em: 29 de Dezembro de 2010, 09:05 »
Não sabia que a minha máquina dos rebites era tão perigosa.



Vou tomar cautela. Obrigado _careta_

paufer

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #3 em: 29 de Dezembro de 2010, 10:42 »
 _pol_

Excelente Companheiro Ferro...eu "transitei" de um capacete modular para integral exactamente devido ao nível de ruído. Ainda não assumi completamente a rotina dos tampões de ouvidos mas tenho sempre um par deles na bagageira da Maxi  _rir_!

Abraço

bttist@

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #4 em: 29 de Dezembro de 2010, 13:02 »
Muito bom mesmo!

Comprei um vidro maior para a minha maquina por causa disso

Offline Tourister

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #5 em: 29 de Dezembro de 2010, 13:23 »
Companheiro ferro,

Muitos parabéns pelo tópico, dado que detém informação muito importante para qualquer utilizador/possuidor de motociclos.

Quanto a esta matéria, a minha opção passou pela aquisição de um capacete Schuberth, dado que apresenta níveis de ruído (db) muito abaixo da média das restantes marcas (mesmos os modulares).





Atentamente

Tourister

sacg

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2010, 15:54 »
  Ora ai está um assunto de vèras interessante e importante. Para mim e não tenho nenhum dos dois, mas qualquer um me acentava que nem uma luva ,esse assunto parece que fica muito minimizado quer com o Schuberth C3 quer com o Shoei Multitec ,que os seus donos façam de sua justiça e digam se é ou não um mito.
   E já agora se houver pussuidores desses mesmos modelos que os tenham colocado "dentro" de uma SYM GTS esses mesmos modelos gostaria de saber se cabem bem ou não isto para capacetes tamanho M , não vá eu perder um dia a cabeça gastar um €€'s numa coisa dessas. _pensador_ São coisas que me ocorrem.

Offline zacli

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2010, 19:32 »
Não sei se serve de comparação, para a questão do ruido, mas passei de um modular do lidl para um Schuberth C3 e digo que a diferença foi abismal, a nivel de ruido e de conforto... _pol_

Em relação a caber numa sym gts...
Bem, eu tenho uma Kymco Downtown e o Schuberth tanto cabe no lugar maior como no pequeno, apesar de dizerem que no sitio do mais pequeno só caberem integrais ou Jet.

 _convivio_ e boas  scooter_

 
  Ora ai está um assunto de vèras interessante e importante. Para mim e não tenho nenhum dos dois, mas qualquer um me acentava que nem uma luva ,esse assunto parece que fica muito minimizado quer com o Schuberth C3 quer com o Shoei Multitec ,que os seus donos façam de sua justiça e digam se é ou não um mito.
   E já agora se houver pussuidores desses mesmos modelos que os tenham colocado "dentro" de uma SYM GTS esses mesmos modelos gostaria de saber se cabem bem ou não isto para capacetes tamanho M , não vá eu perder um dia a cabeça gastar um €€'s numa coisa dessas. _pensador_ São coisas que me ocorrem.

Offline Ferro

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2010, 22:06 »
A Schuberth tem sido uma das marcas que mais tem desenvolvido tecnologia anti-ruído nos capacetes.

Até têm um site muito interessante que permite "testar" os capacetes que comercializam: Schuberth Anti-Noise technology


Características dos capacetes Schuberth
Os valores apresentados são excelentes quando comparados com outras marcas, no entanto todos estão acima dos 80 dB que, de acordo com os especialistas, é o valor limite de segurança. Portanto até com um Schuberth os tampões são bem-vindos.


SR1 - integral - 88 dB a 100km/h.
C3 - Modular - 84 dB a 100km/h.
S1Pro - Integral - 85 dB a 100km/h.
R1 - Integral - 85 dB a 100km/h.
C2 - Modular - 86.5 dB a 100Km/h.
J1 - Jet - 92 dB a 100km/h.





miguel de obidos

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #9 em: 29 de Dezembro de 2010, 22:08 »
Pessoalmente acho que parte do prazer de andar de mota é o ruído... e o vento na tromba... daí que adoro o meu capacete Air Flow...

Por outro lado o Nexx XR1 é muito silencioso... nada entra...  _pt_

Offline Ferro

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #10 em: 29 de Dezembro de 2010, 22:15 »
Pessoalmente acho que parte do prazer de andar de mota é o ruído... e o vento na tromba... daí que adoro o meu capacete Air Flow...


Concordo plenamente contigo, se o passeio for curto ;D


Agora levar com barulho de 90 ou mais dB durante umas horitas, não obrigado...scared0015 Free Scared Emoticons


Offline Paulo Varela

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #11 em: 30 de Dezembro de 2010, 09:36 »
Eu agora também ando com um integral e realmente sinto a diferênça...
Para além do ruído do vento (que nos modulares sente-se sempre), é muito mais quentinho...
Mas vou ver essas coisas para os ouvidos que ainda pode ser melhor, se bem que não acredito que tenha a pachorra para colocar...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 09:40 por Paulo Varela »
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Offline Ferro

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #12 em: 31 de Dezembro de 2010, 09:35 »
Eu agora também ando com um integral e realmente sinto a diferênça...
Para além do ruído do vento (que nos modulares sente-se sempre), é muito mais quentinho...
Mas vou ver essas coisas para os ouvidos que ainda pode ser melhor, se bem que não acredito que tenha a pachorra para colocar...


Pois realmente é um pouco chato ter quem andar a por/tirar tampões das orelhas depois de tirar luvas/capacete/buff/etc...
Nas viagens pequenas possivelmente não usarei, mas nas viagens maiores não vou dispensar.
Eu tenho tampões que foram oferecidos pelo vendedor do meu Caberg Rhyno...


Offline sepossivel

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #13 em: 31 de Dezembro de 2010, 10:22 »
Realmente andar com tampoes nos ouvidos  faz muita diferença _lol_
Eu não consigo andar sem eles
vou ali ja volto

Offline Ferro

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #14 em: 31 de Dezembro de 2010, 10:51 »
os teus são ilegais... _rir_


Offline Tourister

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #15 em: 19 de Abril de 2012, 13:13 »
Aproveitando este magnífico tópico criado pelo nosso Companheiro Ferro, reforço o seguinte:

No âmbito dos meus passeios/viagens em que conduzo a velocidades superiores a 100Km/h e com tiradas de algumas horas seguidas, tenho constatado que os meus ouvidos (não obstante deter um dos capacetes mais insonorizados do mercado, Schuberth C2, e a Aprilia Scarabeo 500 GT deter uma boa proteção aerodinâmica) apresentam algumas queixas, designadamente leves zumbidos momentâneos quando termino essas tiradas, as quais (i.e. queixas) se notam mais quando o estado do tempo se apresenta mais ventoso.

Devo confessar que pensava que a necessidade de utilização de protetores auditivos seria “coisa” dos companheiros das motas de estrada ou naked´s (pela sua fraca proteção aerodinâmica), no entanto, pela experiência adquirida, tenho vindo a constatar que, independentemente do tipo de montada, a sua utilização é, na minha opinião, indispensável em viagens/passeios de média e longa duração, no âmbito dos quais se realizam tiradas de algumas horas consecutivas a conduzir.
 
Esta conclusão, assenta, basicamente, num pequeno estudo que realizei sobre essa matéria (o qual em termos genéricos já se encontra plasmado na 1ª mensagem do presente tópico), dado que é uma situação que pode acarretar danos permanentes nas estruturas sensíveis do ouvido interno podendo, inclusivamente, originar Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).

Assim, aconselho todos os Companheiros a ponderarem, em viagens ou passeios de maior duração/quilometragem, a utilização de protetores auditivos adequados.

Nesse âmbito, os protetores mais adequados - dado que existem poucas marcas que comercializam esses objetos específicos para motociclistas - devem ser os destinados a EPI (Equipamento de proteção individual, designadamente para ambientes de trabalho industrial), dado que esse tipo de equipamento está especificamente calculado para as frequências em causa, conseguindo abafar muito bem os ruídos parasitas e permitindo ao mesmo tempo conversar.

Proteção ouvidos:
http://www.bykebitz.co.uk/cgi-bin/sh000001.pl?REFPAGE=http%3a%2f%2fwww%2ebykebitz%2eco%2euk%2f&WD=hearing&PN=Alpine_Motosafe_Ear_plugs%2ehtml%23aW16_2dALPINE#aW16_2dALPINE

http://www.bykebitz.co.uk/cgi-bin/sh000001.pl?REFPAGE=http%3a%2f%2fwww%2ebykebitz%2eco%2euk%2f&WD=hearing&PN=Alpine_Plug___Go_Ear_Plugs%2ehtml%23aW16_2d_20Pluggo#aW16_2d_20Pluggo

http://www.landparts.com/info.php/i/766/in/tampoes-ouvidos-3m.html


Video:



P.S: Realmente este nosso CPM tem muita informação  _pol_
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 13:14 por Tourister »
Atentamente

Tourister

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #16 em: 19 de Abril de 2012, 14:51 »
Grande post Tourister!

Quando começei a andar de Maxi, foi logo umas das coisas que notei mais, o ruido intenso do vento e afins.
para periodos inferiores a 1h, geralmente só uso uns phones de mp3 antigos. Mas para viagens maiores usava aqueles tampoes amarelos das piscinas.

Com esse post, encontrei exactamente aquilo que procurava, tampões sonoros, como os da F1 ou Moto GP.   :)


dinis espadinha

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #17 em: 19 de Abril de 2012, 15:21 »
Sim, esses tampões são muito bons, depois de ter rebentado com os ouvidos no banco de ensaios do motor j33 no banco de ensaios da base aérea de Monte real,seguido depois nos Hallouet III em Tancos ´quando comcçei a trabalhar na Delfhi, usei esses tampões durante 25anos.  scooter_ _slb_

Offline jacreis

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #18 em: 27 de Maio de 2012, 13:24 »
Estou plenamente de acordo , com  a proteção do nosso sistema auditivo. Mas a dúvida sobre a legalidade de uso de tampões auriculares se coloca.
Sei que é proíbido o uso de auriculares, e em caso de fiscalização  _policia_ _policia_ o que poderá suceder  _pensador_ _pensador_ em relação ao uso dos tampões??
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neves

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #19 em: 07 de Junho de 2012, 12:15 »
Estou plenamente de acordo , com  a proteção do nosso sistema auditivo. Mas a dúvida sobre a legalidade de uso de tampões auriculares se coloca.
Sei que é proíbido o uso de auriculares, e em caso de fiscalização  _policia_ _policia_ o que poderá suceder  _pensador_ _pensador_ em relação ao uso dos tampões??

Eu também optei por começar a usar uns tampões para os ouvidos sempre que faço alguma tirada mais longa... > 1 hora, por exemplo.
Em relação à questão da proibição, por acaso nunca me tinha ocorrido essa questão. Se por um lado, os tampões impedem a chegada de algum som (já reparei que atenua bastante mais umas frequências que outras) aos ouvidos, os auriculares, além de poderem fazer isso, ainda "introduzem" mais som (música, conversa, etc, etc...) daí que penso que faça lógica a proibição do uso de dois auriculares. Agora em relação aos tampões....  _pensador_

pneto

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #20 em: 07 de Junho de 2012, 15:08 »
Excelente tópico.
De facto nem nos apercebemos do ruído que levamos nos nossos ouvidos quando andamos de  scooter_.

Dei uma volta pela net e encontrei este artigo, que, pelo que li, acho que ajuda a reduzir o ruído dentro da capacete.

http://www.webbikeworld.com/r3/noj-quiet-rider/

Espero ajudar em alguma coisa.

Boas curvas...  _pt_

António Augusto

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #21 em: 07 de Junho de 2012, 20:12 »
Se com um ouvido normal se queixam, então imaginem eu com um aparelho auditivo que capta os ruídos do vento com uma sensibilidade assombrosa, até de bicicleta incomoda, as voltas que dei ao interior do capacete para reduzir o ruído sem qualquer efeito, e experimentei fechados e abertos de todo o tipo.
Um belo dia numa montra de HI-FI reparei num auscultador daqueles que têm espuma à volta e abertos no meio coberto com napa, dei os 9,99 € que pediam e lá levei para casa na esperança de solucionar o problema do ruído.
Corta daqui, corta dali, abri um buraco na esferovite com o diâmetro do auscultador, +ou - 45 mm fui experimentando a profundidade do buraco de forma que o isolamento do auscultador ficasse com a pressão normal no ouvido, e já agora porque não ficar com um intercomunicador com fio ? e assim fiz, corta fio solda fio e experiência com o telemóvel, e pelo menos música já tenho, depois comprei um fio com micro, agora vamos dar uma volta a ver se valeu a pena a engenhoca....e então não é que deu  _lool_ mesmo com o modular....e acompanhado de uma música não muito alto, ficou mesmo porreiro, pelo menos no meu caso devido ao aparelho, ouço na mesma os ruídos ambientes mas muito mais baixo tornando os passeios muito mais agradáveis, ao mesmo tempo vou ouvindo notícias do transito, o meu Samsung Omnia II tem ràdio com RDS.
Abraço a todos e cuidado com os ouvidos, dei cabo do meu devido a ruídos, felizmente vivermos numa época em que a eletrónica ajuda muito...

Offline zacli

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #22 em: 07 de Junho de 2012, 21:49 »
À mais de 14 anos que trabalho em ambientes ruidosos (industria do vidro) e diáriamente uso este tipo de proteção auditiva:

http://www.manutan.pt/tampoes-auriculares-de-utilizacao-unica-33-db_M58-315.html?finalCatString=&viewSize=30

Nos passeios mais longos ( + de 100km) tambem os uso, apesar do meu capacete ser um Schuberth C3, aumenta o conforto sem perder a noção dos ruidos ao meu redor  _pol_

Aconselho vivamente...  :)
 
_convivio_

Pcx125

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #23 em: 13 de Junho de 2012, 00:59 »
Boas,
Eu por acaso já tive um problema deses , foi andar de Mota com utide.... Graças a isso ia ficando surdo portanto agora utilizo sempre tampões quando vou andar de mota , felizmente nunca mais voltou a acontecer.... _confuso_

Cumps

jrosa

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Re: Capacetes e Ruído
« Responder #24 em: 15 de Junho de 2012, 02:33 »
  Ora ai está um assunto de vèras interessante e importante. Para mim e não tenho nenhum dos dois, mas qualquer um me acentava que nem uma luva ,esse assunto parece que fica muito minimizado quer com o Schuberth C3 quer com o Shoei Multitec ,que os seus donos façam de sua justiça e digam se é ou não um mito.
   E já agora se houver pussuidores desses mesmos modelos que os tenham colocado "dentro" de uma SYM GTS esses mesmos modelos gostaria de saber se cabem bem ou não isto para capacetes tamanho M , não vá eu perder um dia a cabeça gastar um €€'s numa coisa dessas. _pensador_ São coisas que me ocorrem.

Olá sacg,
eu tenho uma Sym GTS 125i evo e, como dizes perdi a cabeça aqui há uns tempos atrás...
Quando comprei a scooter, comprei também um capacete Caberg Sintesi depois de ler uns testes na net e porque queria um modular...
Gosto muito do capacete, muito prático, boa visibilidade, pinlock de origem, leve....muito bom mesmo em termos de conforto.... mas....achei que o barulho era um bocado irritante...

Passado uns tempos, e depois de umas conversas com uns amigos mais "experientes" em motas, fui ver o System6 da BMW e o C3 da Schuberth....

pois que, ao contrário do que já acontece noutros países (ou eu tenho azar nas lojas que escolho), ninguem deixa experimentar fora das lojas...ou seja...acaba-se por escolher com base no aspecto, a ver ao espelho (pró style)....ou algo do género...

Comprei o C3 da Scuberth. Vim a "abrir" pra casa (entenda-se...a 100km/h) e.... _Zang_ desilusão do caraças...o ruido é praticamente o mesmo que no Caberg...  _Zang_ e ainda por cima custa quase o dobro.. _reg_ _Zang_

Decidido a perceber melhor esta história, falei com uns amigos que trabalham na área da aerodinamica...e as conclusões a que cheguei foram estas:

a) Os capacetes quando são desenhados não entram em linha de conta com as deflecções de vento provocados pela propria mota, seja pelas carenagens seja pelos deflectores (vidros da frente). Uma excelente ilustração deste facto é visivel se procurarem imagens na net dos testes em tuneis de vento com os capacetes, maior parte delas mostram apenas os capacetes montados em suportes ou dummies no tunel de vento. A maior parte de nós usa scooters com deflectores / vidros da frente.

Mais tarde vim a descobrir que a Schuberth adverte no seu site que:
"Aeroacoustics are influenced by:
- the position of the helmet in the air flow, depending on the driver's size, riding posture, the motorcycle's fairing
- The fit of the helmet: differences in the anatomy of the wearer's head, neck and shoulder areas."


b) A maior parte dos capacetes que falamos como sendo "pouco ruidosos", fazem parte de gamas médias/altas, planeados e desenhados para motas de gama média/alta também. O que é que isto influencia? Obviamente falamos de velocidades superiores aos 100 km/h que a maior parte das nossas scooters atingem (de forma normal). Como o ruido é proporcional à velocidade do vento que passa pelo capacete, acredito que não seja muito perceptivel à velocidade que ando, mas que essa diferença se venha a tornar relevante quando eu conseguir por a scooter a andar a 200 km/h...

No site da Schuberth, o anuncio do ruido do C3 aparece sob a forma de "< = 84 dB(A) at 100 km per hour (with closed machines)", e até hoje ainda não consegui uma explicação racional para o que significa este parentesis que eles fazem e que lá deve estar por um motivo concreto...o que quererão dizer com "(com máquinas fechadas)" ?? _pensador_

Se pensarmos que o ruido de folhas a cair no chão representa normalmente cerca de 10db, e que as diferenças de ruido anunciadas pelos fabricantes de capacetes normalmente variam de 6 a 8db entre eles... deixa-nos algumas questões que dariam pano para mangas...

c) A posição em que usamos os capacetes influencia claramente a forma como o capacete "corta" o vento. Digam o que disserem, marcas como a Schuberth, a Arai, a AGV e restantes, desenvolvem os capacetes com base nos critérios de alta competição. Se repararem, quando um piloto anda em pista, alem da postura corporal ser completamente diferente da nossa em scooter, e como consequencia dessa postura a cabeça adopta uma postura bem mais inclinada que a nossa. Reparem como o angulo de ataque do capacete de um piloto de um superbike é extremamente pronunciado. Esse angulo também é claro na maior parte das imagens de testes em tuneis de vento que encontrem pela net...

Pois que esta questão, decidi experimentar por mim mesmo... Meti-me na auto-estrada, scooter a fundo, e experimentei várias curvaturas das costas (sem me esconder completamente atrás do vidro da mota), e várias inclinações da cabeça... Experimentem, e verão que encontram uma posição menos ruidosa.

Resumindo, na minha (humilde) opinião, vale o que vale, o ruido do capacete será minimizado quanto mais ajustado ele for à nossa propria fisionomia quando falamos destes capacetes de gama média/alta. Outras questões, como o aspecto (look) do capacete, a segurança ou o peso acabam por tornar certos modelos como apeteciveis mas continuo a acreditar que tratando-se de capacetes, deveriamos poder experimentar um capacete não à frente do espelho mas em cima de uma mota a andar...

Já agora aproveito para salientar que tão importante quanto o capacete se ajustar à nossa mioleira, é de facto importante que o "colarinho" fique bem justo ao nosso pescoço. À semelhança do C3, o caberg também tem um colarinho bem apertado e talvez seja isso mesmo que o torna tão semelhante ao C3 em termos de ruido.

Quanto ao C3 caber dentro da SYM GTS 125i Evo, é simples....caber, cabe mas fica muito justo e quando fechares a mala, a parte de baixo do banco vai marcar o capacete.

já me estendi muito.... mas espero ter esclarecido um pouco

abreijos
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