Autor Tópico: [S2 125 FI] Vibração da direcção  (Lida 8510 vezes)

nneves2

  • Visitante
[S2 125 FI] Vibração da direcção
« em: 10 de Dezembro de 2010, 14:02 »
Boas,

A minha S2 e a que usei como moto de substituição nas revisões apresentavam uma vibração na direcção. No meu caso nada de muito incomodativo, e depois de ter andado com a de substituição e sentir os mesmos sintomas assimilei que deveria ser normal devido a uma menor qualidade dos pneus, das rodas pequenas que transmitiam mais a irregularidade de alguns pisos ( devido ao facto de este sintoma não ser constante e por vezes nem dar conta dele. ), ou de uma supensão mais rija que ela tem. Tudo isto, porque comprei a S2 e nunca tinha testado outra.

Quando testei a S3, o rolar é completamente diferente. Ao que sei existem mais utilizadores que se queixam do mesmo, mas isto sei por terceiros.

Gostava de saber se os companheiros proprietários de S2 também sentem esta vibração, se alertaram os respectivos concessionários e que resposta tiveram, se fizeram algo para tentar corrigir esta situação, ou se após alguma intervenção ( como troca de pneus ) essa vibração desapareceu.

No ensaio feito à S2 pela revista scooting que podem ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1635.0 eles atribuem esse facto a um menor funcionamento do hidráulico, seja lá isso o que for  _pensador_

Curioso é o facto de a S2 apresentada neste teste ser a mesma com que circulei durante uma semana enquanto a minha esteve a reparar ao abrigo da garantia.

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:51 por paufer »

TOG

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #1 em: 10 de Dezembro de 2010, 14:32 »
Ora bem, em piso regular não noto nada, em ruas de paralelos aí sim, mas não é só a direcção, por vezes até parece que se vai desfazer toda  _confuso_

Em piso de alcatrão mesmo a 110kms/hora não noto qualquer vibração.

Quanto aos pneus ainda são os de origem e não me parecem maus de todo, pois mesmo em travagens mais repentinas a resposta é bastante aceitável.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:51 por paufer »

neves

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #2 em: 10 de Dezembro de 2010, 14:42 »
Boas!

Eu também não noto nada de significativo na minha... em piso normal. Já em piso mais irregular é como o TOG diz: parece que se vai partir aos bocados tal é o barulho dos plásticos.

 _convivio_
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:51 por paufer »

MLSB

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #3 em: 10 de Dezembro de 2010, 15:35 »
Nas scooter nunca tive essa experiência. Posso é adiantar que a arquitectura das máquinas de 2 ou 4 rodas tem muito a ver com a comodidade final quer a nível de vibrações como de conforto. Aconteceu-me com um enlatado que os pneus à velocidade entre os 120 e os 130km/h transmitiam uma ligeira trepidação que não sendo irritante era incomodativa ao ponto  de esta gama de velocidade ser a evitar. Como solução transitória os pneus passaram a ser calibrados com as rodas montadas no carro e até atingir os 100% de calibragem. Após substituição dos mesmos por outros similares e de características desportivas similares mas outro modelo as vibrações desapareceram. Qualquer das gamas de pneus aqui referidas são SPORT Michelin e topo de gama... Pelo que me foi dado constatar poderá ser devido a uma conjugação menos feliz do tipo de carro tal + pneu tal e qual. Preciosismos da tecnologia.
Interessante será saber se algum companheiro com a mesma scooter já mudou de marca de pneu e a vibração se mantêm  _pensador_.
Boas curvas  scooter_
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:52 por paufer »

nneves2

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2011, 13:27 »
Andando nas leituras dos tópicos sobre a S2, reparei que não referi que sinto essa vibração entre os 60 a 80 Km/h. Agora melhorou com a montagem dos pesos mais "pesados", no entanto ainda lá está. Até agora a unica que testei para além da minha também o fazia, mas tenho marcar com o companheiro neves numa hora de almoço uma volta com troca das montadas para ver o resultado.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:52 por paufer »

zalman

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #5 em: 05 de Março de 2012, 23:16 »
Boas,

Comprei uma a 2 dias e tem 1800km realmente sinto uma pequena trepidaçao no guiador. Ou seja treme um pouco principalmente quando vou mais devagar, talvez abaixo dos 80kmh.

Cumps

nneves2

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #6 em: 06 de Março de 2012, 08:15 »
Para que fique a nota a quem busca informação, as S2 e S3 que sofreram deste problema, viram o mesmo resolvido equilibrando as jantes, ou quando foram trocados os pneus.

pedro feliciano

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #7 em: 06 de Março de 2012, 08:57 »
Pois eu nunca notei nenhuma terpidaçao na minha, tanto faz ir a 60 como a 100 .

o que sinto é que a suspençao nao absorve os impactos dos buracos ou lombas com a suavidade que deveria, em vez de absorver sinto-a um pouco saltitante.







zalman

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2012, 02:42 »
Para que fique a nota a quem busca informação, as S2 e S3 que sofreram deste problema, viram o mesmo resolvido equilibrando as jantes, ou quando foram trocados os pneus.

Obrigado pela resposta, demorei foi a ler o topico, esta neste momento com 2300km ainda com o mesmo problema mas simplesmente porque ainda nao me deu para o resolver pois não queria ficar sem mota. Mas se é isso vou tratar de calibar as jantes.

Cumps

keko

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2012, 23:15 »
 Atenção que a minha s3 sempre teve esse problema, resolvi calibrar a roda da frente mas não resolveu por completo _pensador_, arrisquei e muito bem _pol_, troquei de pneus e fiquei maravilhado com o sucesso, agora tenho uma scooter nova  _lool_
Os pneu de origem das Daelim são do pior que já vi, rijos e perigosos, troquem assim que poderem.

neves

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Vibração da direcção
« Responder #10 em: 20 de Maio de 2012, 12:22 »
Viva!

Quando tive a S2, não cheguei a ter o problema de vibração da direcção, mas confirmo (aliás, podem ler no meu DB da S2) que as alterações no manobrar e rolar da scooter quando troquei de pneus foram significativas... para muito melhor!

Quando a S2 ía para a revisão, na Motojet emprestavam-me uma S3, e nessa sim, cheguei a sentir as tais vibrações quando rolava na ordem dos 80-90 km/h.