No segmento das Maxiscooters, a Yamaha T-MAX é rainha. Os números mostram que, apesar do seu preço, esta 500 cm3 é extremamente procurada pelos fãs do estilo desportivo e da performance. No final de Outubro, a TMAX ocupava o 8 º lugar nos registos de veículos de duas rodas em França (3.448 modelos vendidos desde 1 de Janeiro).
Apesar desta máquina ser de tirar o fôlego, a concorrência começa a mostrar as suas garras... Como vimos na última EICMA de Milão, preparam-se alternativas sérias na BMW e na Honda (BMW Concept C e Honda MID Concept) cujos protótipos surgem inovadores e musculados. Tendo em conta que estas duas marcas parecem querer vê-los rapidamente nas nossas estradas, é natural que a Yamaha tenha reagido tão rapidamente.
De fonte segura, sabemos que a Yamaha está a trabalhar em duas frentes. A primeira envolve a cilindrada, que a marca quer ver crescer... Parece que as escolhas apontam para um 750 cm3 ou mesmo um 800 cm3 que pode ser completamente novo, estando a Yamaha pronta para inovar tanto na concepção, como na cilindrada e até na estrutura.
A segunda frente envolve outra mudança radical… a entrada da TMAX no mundo das três rodas, permitindo aos titulares de Carta B (automóveis ligeiros) conduzir uma Maxiscooter desportiva.
Na fotomontagem imaginámos o que seria esse veículo, mais leve e mais estreito do que a actual MP3 LT.
Mas a Yamaha não deve ficar por aí… A marca está também de olho no segmento das motos de quatro rodas - um mercado que parece ser promissor tendo em conta o entusiasmo despertado pela Quadro 4D. Assim, o Quad-MAX não será uma utopia... tendo a Yamaha desenvolvido esta tecnologia há alguns anos atrás, quando apresentou, no Tokyo Motor Show em 2007, o protótipo Tesseract. O seu estilo ultra-desportivo e agressivo era acompanhado de uma tecnologia inovadora que recorria a um eixo basculante perfeitamente adequado para o condutor atingir um ângulo bem arrojado em curva.
Qual destas duas máquinas seguirá para a produção em série? Ou tudo não passará de sensacionalismo jornalístico…?
Fonte:
http://www.scooter-station.com/3-ou-4-roues-pour-le-remplacant-du.htmlTraduzido e adaptado por: Amadeu Ferro/2010