Eu julgo que essa é uma situação normal. Eu também já tinha notado noutra ocasião e voltei a notar hoje, pois foi dilúvio todo o caminho.Esquecendo as condições de aderência dos pneus à estrada, o sistema de travagem (pastilhas + disco) molhado deve ter menos eficácia pois fica uma película de água na sua superfície. Mesmo na bicicleta (tanto com disco como com calços) isso se nota.No caso específico da S2, se não estou em erro, no manual do utilizador é feita a advertência para, após a lavagem da scooter, ter em atenção a diminuição das capacidades de travagem.No entanto, se essa reacção tardia da travagem fôr demasiado exagerada, é sempre uma questão a ver com atenção.
O meu raciocinio foi esse também. Apenas gostava de ouvir as opiniões do pessoal e de certa forma servir de alerta a quem ainda não se apercebeu desta situação.
Companheiro neves já fiz muitos km à chuva, e é verdade, os travões perdem eficácia com chuva e bastante.Tem que se deixar muito espaço para o da frente porque realmente quando chove muito ate parece que não trava.Não sei se com outras maquinas acontece o mesmo?Abraço.
Ainda hoje notei isso... Como ela demora a travar....
Eu também notei que a minha para travar em tempo de chuva tinha que fazer mais força na manete para travar.Achei estranho, pois nunca me tinha acontecido, tantos de mota como de carro, mas também associei que fosse "problema" das pastilhas serem duras. Quando precisar de trocar, vai ser por umas mais macias.Um abraço
............. Acho mesmo que temos de dar mais atenção a este facto do que à pouca aderencia do piso, até porque duvido que as rodas bloqueiem. Diria que eventualmente é um ABS à moda Coreana
Na S2 é dificil de bloquearem. A frente é uma tristeza com as pastilhas de origem. Por acaso na minha ainda não as troquei. As traseiras é que já foram trocadas porque como ela tem a travagem combinada acabam por ser o punho esquerdo o mais utilizado e o da frente é um compplemento . ( na minha condução )
Isso é a correia a patinar. Nota-se mais neste tempo humido e até a correia aquecer um pouco com a fricção. Depois ela 'adere' melhor.