Autor Tópico: Nitrogénio/azoto alguém usa?  (Lida 6350 vezes)

Retwingo

  • Visitante
Nitrogénio/azoto alguém usa?
« em: 29 de Janeiro de 2010, 21:03 »

Boas. Há dias que ando para fazer a pergunta. Nos pneus dos carros cá de casa já há dois anos que uso azoto e só tenho a diuzer bem. A pressão mantém estável, só preciso de medir/rectificar de meio em meio ano, os pneus rompem por igual e os carros gastam menos (porque andam sempre à pressão correcta). Além do mais, noto uma diferença no comportamento e num pisar mais firme.
Já alguém experimentou em moto?
Eu vou ver se me lembro de ligar à oficina onde compro os pneus e pedir uma opinião.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Nitrogénio/azoto alguém usa?
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2010, 21:24 »
Há Companheiros de outro forum que usam o azoto nos pneus, dizem que resulta, mas como as marcas nada mencionam nos manuais do utilizador, não sei se será muito indicado.
"Creio" que esses companheiros procederam ao enchimento dos pneus na Norauto, mas não tenho a certeza.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, 19:12 por kota »
Membro CPM nº5

Retwingo

  • Visitante
Re: Nitrogénio/azoto alguém usa?
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2010, 22:18 »
Há Companheiros de outro forum que usam o azoto nos pneus, dizem que resulta, mas como as marcas não mencionam nos manuais do utilizador, não sei se será muito indicado. "Creio" que procederam ao enchimento na Norauto, mas não tenho a certeza.

Tem a Norauto e muitas outras casas similares. Aliás, aqui no Porto (bem, é em Pedrouços, Maia) há uma "bomba" da Prio que tem azoto em regime (pagando, claro) de self service.
O problema, e ocorreu-me mesmo agora, é que, pelo menos no caso da Sym, se quiser levar um passageiro a pressão é muito diferente. E não devemos (ou não podemos) "misturar" ar normal com o azoto.
Mas eu vou tirar estas dúvidas.   

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Nitrogénio/azoto alguém usa?
« Responder #3 em: 02 de Fevereiro de 2010, 15:43 »
Muito bem Amadeu!!
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


lferro

  • Visitante
Re: Nitrogénio/azoto alguém usa?
« Responder #4 em: 12 de Janeiro de 2011, 18:51 »
Hoje lá perto da minha casa perguntei numa oficina de pneus se faziam o enchimento com azoto e confirmaram que sim, mas nesta altura do ano não aconselhavam.
Porque segundo eles o azoto arrefece o pneu e durante o Inverno com o frio do alcatrão isso pode não dar boa aderência, já no Verão recomendam por isso mesmo como o alcatrão está quente o pneu não aquece tanto e dá melhor durabilidade ao mesmo.
Eles fazem competição de velocidade e dizem que só usam o azoto nos pneus de Verão.

Deixo aqui a pergunta para quem usa ou para quem sabe mais deste assunto, será mesmo assim?

Um abraço
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, 19:25 por lferro »

lferro

  • Visitante
Re: Nitrogénio/azoto alguém usa?
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2011, 17:21 »

Do ponto de vista físico-químico não me parece que esse ponto de vista da oficina encontre grande fundamento, pois o aquecimento da superfície do pneu resulta do atrito entre essa mesma superfície e o piso, logo o conteúdo interior não vai afectar muito essa característica.


Como já foi referido neste tópico, verifica-se que a principal vantagem da colocação de azoto nos pneus é manter uma pressão correcta durante muito mais semanas do que quando se utiliza ar atmosférico, pois o azoto não altera o seu volume quando aquece ao contrário da água que existe no ar atmosférico.


Mas cada um é que sabe o que deve utilizar... sempre que é viável, prefiro experimentar e ficar a saber do que não experimentar.
 _convivio_

Obrigado Ferro sei que usas na tua SW mas fiquei um pouco preocupado com a resposta do fulano da oficina. O que me deixou com duvidas. Quando tivere oportunidade vou meter o azoto.

Um abraço