Autor Tópico: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves  (Lida 15895 vezes)

nneves2

  • Visitante
Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« em: 12 de Novembro de 2010, 14:14 »
Depois do primeiro contacto que havia tido com a S3 na apresentação feita ao CPM, tal como outros tirei as minhas conclusões que passo a relembrar.

Uma suspensão muito macia que tinha deixado para comentar num ensaio mais a sério, sensação de ser pouco explosiva mas que teria de ser comprovado no fututo, eventual pouca proteção ao vento para o condutor, pouco espaço debaixo do banco, excelente para condutores de mais baixa estatura, estética que me agradou, excelente som ( Viciante mesmo ) ao estilo de algumas super motard, fácil de manobrar e travagem combinada muito boa, ao nivel do que estava habituado na S2.

Hoje depois de circular alguns KMs em cidade eis que mudei a minha opinião em alguns aspectos que frizei e reforcei as minhas conclusões noutros.

Começando pelo que mais gostamos, o Motor. Sem dúvida parece menos explosivo, mas é puro engano. As acelerações nas saídas dos semáforos estão lá e não enganam, sendo que é uma scooter muito progressiva até perto dos 100 Km/H. Em nenhuma altura ela deixa de puxar até essa velocidade e não se sente qualquer fosso. A aceleração é constante. Com o som do escape que tem, é mesmo muito bom ir embora desta forma.
A ajudar a sensação de ser pouco explosiva talvez esteja também a suspensão, a tal que eu achava muito macia. Sempre que se larga o punho e se volta a enrolar, sentimos a Suspensão traseira a absorver o balanço que o nosso corpo leva para tráz. Em velocidade de rolamento mais elevadas o facto de ser mais soft não influenciou a minha condução. Em piso de pior qualidade o resultado só não é melhor, pois a Daelim resolveu colocar um banco mais duro que não filtra o que a suspensão deixou passar. Fora esta questão, quando chega a hora de manobrar entre os enlatados parados nos semáforos a suspensão tem um comportamento muito bom ( comparado com a S2 ) e sempre que necessitamos de apertar o travão da frente, mesmo que inclinados, ela absorve a travagem sem ficarmos com a sensação que a roda da frente pode fugir no imediato segundo da travagem. Gostei bastante.
Continuando a serpentear, chego com enorme facilidade com os dois pés ao chão e a facilidade de manobrar a S3 é muito boa. Tal facto vem de não termos a sensação que temos noutros modelos de estar sentados numa scooter de maior cilindrada, fruto da configuração da S3. Resumindo, parece que cabe em todos os buracos.
A meu ver a S3 tem de facto um vidro frontal muito baixo, bem como a colocação dos mostradores está tambem um pouco baixa. Os braços do volante dificultam inclusivé a visualisação por exemplo dos sinalizadores de pisca. Resumindo, a frente deveria estar toda ela mais alta uns centimetros ( poucos ). O espaço para as pernas do condutor, é também mais pequeno não permitindo tantas opções de posição de condução. Resultado desta configuração em que as pernas ficam um pouco mais altas que o avental frontal, não sei como iria por exemplo aplicar  belo do Tucano :) agora que me tornei fan.
Toda esta questão da frente da S3 penso que seja a responsável por confirmar as dúvidas que tinha quanto à proteção ao vento. Assim que nos aproximanos dos 100KM/h, somos empurrados para tráz pela deslocação do ar. A opção pelo vidro mais alto como extra original da Daelim, penso que será um must para quem tenha alguns Kms a fazer em AE/via rápida.
Quanto ao espaço debaixo do banco, tenho a dizer que fui bem enganado na apresentção com que fomos presenteados, talvez por ter apenas "olhado" e não experimentado. De facto, coloquei tudo o que coloco na S2. O capacete é para ser colocado na posição oposta
à usada na S2, e fez logo toda a diferença. Afinal, não era por aqui que a descartava em relação à S2, e depois do test drive sinceramente a S3 passaria a ser mesmo a minha opção.

No entanto, não quero influenciar ninguém. Mesmo após lerem este meu comentário, experiementem todos os modelos de  scooter_  que tenham debaixo de olho para comprar pois cada absorve a condução de maneira diferente.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 23:29 por paufer »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2010, 14:46 »
Grande review nneves,

Fantástico descritivo, foi como se a tivesse "conduzido".

Obrigado.

TOG

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2010, 14:56 »
Excelente descrição companheiro  _pol_

Só uma dúvida em relação ao barulho do motor, é tão barulhento como a S2 ou mais suave?

nneves2

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2010, 15:13 »
Excelente descrição companheiro  _pol_

Só uma dúvida em relação ao barulho do motor, é tão barulhento como a S2 ou mais suave?

Diferente, muito diferente. Mais suave? Diria que sim. Mesmo com o punho enrolado, não berra como a S2. O som do trabalhar do motor é muito agradável em todos os regimes.

TOG

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2010, 15:14 »
Diferente, muito diferente. Mais suave? Diria que sim. Mesmo com o punho enrolado, não berra como a S2. O som do trabalhar do motor é muito agradável em todos os regimes.

Ok, obrigado.

De facto acho que o barulho do motor é o factor menos agradável da S2

nneves2

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2010, 15:21 »
Ok, obrigado.

De facto acho que o barulho do motor é o factor menos agradável da S2

Cuidado, se testares a  S3, encontras outros... Bem como eventualmente se testares outras  scooter_ . Mas mantenho a minha opinião relativamente à S2 e continuo muito satisfeito. No entanto dentro da Daelim, a S2 é sem dúvida uma  scooter_ digamos que de maior porte.

TOG

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2010, 15:23 »
Cuidado, se testares a  S3, encontras outros... Bem como eventualmente se testares outras  scooter_ . Mas mantenho a minha opinião relativamente à S2 e continuo muito satisfeito. No entanto dentro da Daelim, a S2 é sem dúvida uma  scooter_ digamos que de maior porte.

Sim, claro, também estou muito contente com a minha, aliás, quando mudar só se for para uma com mais cilindrada!

neves

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2010, 16:23 »
Excelente relato!!!

Quase que fiquei com vontade de antecipar a revisão dos 4000km só para ver se consigo testar a S3  _rir_
Numa das vezes que fui ao stand, sentei-me na S3 e, para além de sentir o vidro baixo também senti toda a zona frontal mais baixa, ficando com a ligeira sensação que iria ficar menos protegido do que na S2. O que li do teu relato veio confirmar essa minha 1ª impressão (sentado em cima dela, mas parado).

Cumps e boas curvas  _convivio_

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #8 em: 12 de Novembro de 2010, 17:02 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Excelente relato!! Eu não fui ao Evento, mas aqora já fiquei com uma ideia da moto!!
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


alain

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #9 em: 01 de Dezembro de 2010, 15:26 »
Boa tarde, o modelo que experimentei e que está á venda em portugal é a daelim s3 sporting ( Q2 coreana ) é um modelo muito bonito, mas para pessoas mais baixas. Estou á espera que venha para portugal a s3 touring, o modelo é o mesmo, mas mais comprida e mais alta.

s3 sporting: comprimento- 2110
altura do assento- 745

s3 touring: comprimento- 2140
                              -762   

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #10 em: 01 de Dezembro de 2010, 18:32 »
Companheiro Alain.

Será possível que a diferênça de 3 cm de uma para a outra seja
causada pelo maior diâmetro da roda da frente (14")?

Cumprimentos
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

nneves2

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #11 em: 17 de Dezembro de 2010, 12:31 »
Hoje numa visita à Motojet encontrei a S3 que tivemos presente na apresentação feita em Belém, mas desta feita com o vidro mais alto montado. Transparente como convem, pois fica no campo de visão. A Surpresa ( para mim ) foi que coloca a altura do vidro ao mesmo nível da encontrada na S2. Não deixa no entanto de manter a S3 com uma sensação de "menos presença" e "menos mota", embora depois em rolamento a S3 seja de nível superior.

zee

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #12 em: 24 de Dezembro de 2010, 13:27 »
Boas companheiros,

Alguém sabe se o importador vai comercializar a S3 125 na versão "Touring"?
Enviei mail ao importador mas a resposta que recebi foi inconclusiva.
Senão acho que vou optar pela Sym.
Aproveito para desejar um FELIZ NATAL  a todos os companheiros,

Abraço,
Zee

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #13 em: 24 de Dezembro de 2010, 14:28 »
Hoje numa visita à Motojet encontrei a S3 que tivemos presente na apresentação feita em Belém, mas desta feita com o vidro mais alto montado. Transparente como convem, pois fica no campo de visão. A Surpresa ( para mim ) foi que coloca a altura do vidro ao mesmo nível da encontrada na S2. Não deixa no entanto de manter a S3 com uma sensação de "menos presença" e "menos mota", embora depois em rolamento a S3 seja de nível superior.


Quanto a mim o principal "senão" que encontro nesta mota é mesmo a baixa altura do ecrã frontal... já estou habituado à protecção aerodinâmica e seria complicado abdicar dessa mais-valia...
 scooter_


zee

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #14 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:04 »
Boas companheiro,

Também estava à espera da Touring, mas segundo informação que pedi por mail ao importador recebi como resposta que não está prevista a comercialização desse modelo para Portugal.
Só vai haver mesmo o modelo Sport, o que acho mal e me vai levar a adquirir possivelmente uma Sym 125 Evo de injecção.
Eu acho que é uma pena, porque penso que iria ser um sucesso de vendas. Mas eles lá sabem.

Cumprimentos,
Zee

Arkritico

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #15 em: 07 de Janeiro de 2011, 16:14 »
Olá Zee e outros,

para desmistificar: a S3 só existe na península ibérica em versão com a jante 14" à frente e sem acessórios. Se montares os acessórios que estão disponíveis no representante (ver online) ficas com a versão Touring que pretendes, e ainda ficas com o vidro pequeno para brincares no Verão.

A título informativo (de www.daelim.es em português) os acessórios que correspondem à versão Touring:
Parabrisas alto 121,77€ (IVA incluido)
Encosto de passageiro 118,08€ (IVA incluido)

Os meus "2 cêntimos".

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #16 em: 07 de Janeiro de 2011, 22:33 »
Tendo que as diferenças entre os modelos Touring e Sport são somente relativas a acessórios e não envolvem homologação das motas, porque não insistes junto do importador para que te entreguem uma S3 touring?
A SW T400 também não é comercializada em Portugal na cor branca, mas eu insisti e ela veio especialmente para mim. 8)


zee

  • Visitante
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #17 em: 08 de Janeiro de 2011, 13:50 »
Obrigado pelos esclarecimentos,
Aproveito para acrescentar que me informaram que também vem equipada com o sistema de travagem combinada da Touring.
Acho que estou decidido, e depois é só acrescentar a top case e assim evito a compra do encosto de passageiro. Quanto ao vidro é um caso a estudar, como tenho 1,76 de altura pode ser que não seja necessário.

Cumprimentos a todos,
Zee

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Test Drive - S3 125 FI por Nuno Neves
« Responder #18 em: 08 de Janeiro de 2011, 14:50 »
Na altura em que comprei a minha PCX ainda fiquei tentado na compra da S3 (tinha saído à muito pouco tempo) e a nível de design é do melhor que já vi.

Mas o que andava à procura era de consumos baixos sem deixar de lado a genica...e a PCX foi a escolhida. Mas de facto se tivesse optado pela S3 tinha também ficado muito bem servido!

É uma boa maxi  scooter_
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 23:29 por paufer »