Autor Tópico: Kreidler Insignio 125cc  (Lida 606 vezes)

Offline Motohome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2023
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Braga
  • Marca: Kreidler
  • Modelo: Insignio
Kreidler Insignio 125cc
« em: 10 de Dezembro de 2023, 23:42 »
Boas malta...
Sou recentemente proprietário de uma Kreidler Insignio 125cc.
Eu não sei se este modelo é réplica da Jonway Big Boss ou até dá Honda Jazz, devido a ser muito semelhantes.
Sei apenas que a Kreidler já foi uma grande marca de motos de origem alemã e que infelizmente faliu em 1982, sendo comprada por um grupo de empresários não chineses mas sim levaram a marca para a China onde passou a fazer scooters e motos para um público menos exigente.
Porém a marca voltou para a sua terra Natal onde uma empresa alemã de bicicletas de alta qualidade comprou a Kreidler.
Que me têm a dizer deste modelo?

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5308
  • Localidade: sintra
Re: Kreidler Insignio 125cc
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2023, 13:46 »
Não é fácil, é um modelo que nunca vi por aqui  _confuso_no entanto poderá criar um diário de bordo com umas fotos  _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Motohome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2023
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Braga
  • Marca: Kreidler
  • Modelo: Insignio
Re: Kreidler Insignio 125cc
« Responder #2 em: 15 de Dezembro de 2023, 02:32 »
Por horas e horas de pesquisa, o que posso escrever sobre a Kreidler, é que já foi uma grande marca de motos após a segunda guerra mundial, uma verdadeira made in Germany.
É uma autêntica lenda, bateu imensos recordes de velocidade, chegou mesmo a ser a a marca com as motas mais rápidas do mundo de baixa cilindrada, apostava imenso na aerodinâmica e relação peso/potência.
Em 1982 a marca declarou falência e foi comprada por um grupo de empresários europeus que deteve os direitos da marca e muito mais tarde voltou a fazer motos em solo asiático, mais propriamente Taiwan e China.
A Kreidler Insignio é um clone da Honda Reflex, há até quem afirme que o motor é o mesmo e segundo o mecânico que levei para fazer a revisão, afirma que é motor Honda montado na China mas com qualidade.
Quanto ao motor, posso afirmar que é silencioso, moderado em consumos, não faz nenhum fumo nem grande cheiro a combustível, não é nenhum foguete mas tem uma progressão engraçada.
A moto é de 2009 e tem pouco mais de 13.000km.
Sinceramente é um motor muito honesto, já os plásticos poderiam ser mais aprimorados, no entanto a montagem tem uma qualidade satisfatória. As carnagens são boas e a pintura também, o quadro da moto tem os seus pontos de ferrugem superficial, não sei é devido à liga de ferro ou por ser uma moto que ficava ao relento desde 2009.
O assento é top, excelente qualidade, muito confortável e bem desenvolvido anatomicamente, parece novo.
Os plásticos do painel de instrumentos estão um pouco queimados do sol, já usei alguns produtos para restaurar o brilho original mas o máximo que consegui foi 60% de sucesso em questão de brilho e transparência.
A posição de condução é muito boa, é super fácil e agradável de a conduzir, suspensão regulável ao qual gosto como está, talvez ligeiramente mais dura, seria o ideal mas, não está mau!
A frente da moto é lindíssima, parece uma moto de pista, de lado é uma autêntica Maxi, muito larga e comprida, é de facto bem volumosa, a sua traseira não condiz muito com a sua frente agressiva, dá a sensação de algo simpático mas também de uma beluga.
Há outros modelos quase idênticos como a Jonway Big Boss/Predator e um modelo da Imoto, possivelmente até haverá mais clones.
A chapa do quadro tem designado Kreidler Europe Group e não começa por Y, pois por esta letra, ela seria 100% chinesa.
Infelizmente não há nenhum representante da marca em Portugal, sendo difícil arranjar material estético.
O seu tendão de Aquiles e a parte elétrica, embora esteja tudo funcional as fichas da cablagem e os próprios cabos são de qualidade duvidosa.
De patinho feio quando a comprei, ainda não fiz dela um cisne mas já esteve bem mais longe.
Voltando ao passado, a Kreidler é conhecida pelo aspecto hoje conhecido por Coffee Racer. Nos dias de hoje a marca voltou à sua terra Natal, foi adquirida por uma empresa também alemã que tenciona devolver os dias de glória e respeito que a marca impunha, inicialmente começou por fabricar bicicletas de altíssima qualidade, a maioria dos seus modelos são E-bikes, no entretanto também já fábrica motos com um design vintage mas arrojado.
Em comparação com os seus clones Jonway, Imoto entre outros, segundo as minhas pesquisas, está a um nível mais elevado em termos de qualidade.
É bom ter um pedaço de história nas mãos mesmo embora de alemã seja só o seu nome.




Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5308
  • Localidade: sintra
Re: Kreidler Insignio 125cc
« Responder #3 em: 15 de Dezembro de 2023, 13:53 »
Exato não ter representante pode constituir um problema, mas pode ser que não.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018