Caros companheiros das duas rodas,
O meu nome é Pedro e sou de Torres Vedras.
Sou proprietário muito recente de uma Daelim S3. A alguns anos já tinha tido uma S2.
Acontece que esta S3 estava um pouco mal tratada, bastante suja e com manutenção por fazer. Resolvi começar por remover a caixa do banco para ter melhor acesso ao motor, corpo da injecção, etc. Toda a zona está sequinha mas com muito pó e lixo, folhas, pequenas pedras etc...
Limpei o pó superficial com pincel e compressor. Retirei a caixa do filtro de ar. Desliguei as fichas do corpo da injecção e limpei melhor os cabos e toda a zona. Ficou tudo com melhor aspecto e dei o dia por terminado...
No dia seguinte, terei cometido um erro de principiante! Com a vontade de pôr a trabalhar não me lembrei de ligar de volta as fichas do corpo de injecção. Dei à chave com as fichas do sensor de posição de acelerador e sensor temperatura/massa ar desligados... Percebi imediatamente que algo estava errado porque não ouvi a bomba de combustível trabalhar. E logo a luz de avaria começou a piscar com o código 12 (sensor temperatura/massa ar).
Desliguei a ignição e voltei a ligar os dois sensores mas, com o mesmo resultado. Erro 12 a piscar e nada de bomba de combustível.
Confirmei os fios do sensor e não tem fios partidos. Confirmei e chega 5 volts ao sensor. O valor do sensor de temperatura está nos 2,6k ohms que é normal para 15º temperatura ambiente.
Com os sensores desligados é normal a mota não pegar? A minha S2 pegava na mesma, ainda que com o erro activo. Depois de ligar o sensor e trabalhar um pouco o erro apagava.
Será que a S3 não gostou? A centralina poderá estar bloqueada de alguma forma?
O que mais me dana é que sou técnico de electrónica! E já resolvi casos bem complicados com sensores... e agora esta?
Alguém já teve um problema idêntico?