Autor Tópico: Qual vantagem/desvantagens ou maior desgaste no CVT com controlo tração ligado  (Lida 1798 vezes)

Offline Estafeta

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2023
  • Mensagens: 7
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: CruiSym Alpha 300
Viva! Adquiri recentemente uma Symcruise Alpha 300 2021 versão Euro5 e tenho varias dúvidas.
Uma delas é porquê de a moto vir com Butão para desligar o controlo de tracção?
Ele deve ser desligado ou ligado apenas em certas situações?
Andar sempre ligado, aumenta o consumo ou desgaste. Das peças CVT e pastilhas de travão de forma visível?
A velocidade de ponta ou arranques diminui consideravelmente?
Ninguém fez videos no YouTube a abordar esta questão até agora.
Tenho mais dividas mas vou dividir por posts diferentes por serem acerca de outros motivos.

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Por norma o controlo de tração funciona cortando o motor sempre que a velocidade da roda traseira difere da roda dianteira durante aceleração.
Isso ajuda a manter o controlo em caso de piso escorregadio (chuva, areia, etc)
 No entanto pode haver situações em que é necessário desligar.  Imagina  por exemplo que queres subir um acesso a uma garagem, em que o piso é extremamente escorregadio . Se não desligares o controlo de tração, este não te ira permitir progredir, visto que á minima escorregadela irá cortar potencia á roda.

Quanto ao desgaste adicional devido ao sistema de tração ligado... que eu saiba não tem qualquer relação, até porque muito raramente irás dar pela ação deste tipo de sistema.
 scooter_
« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 23:53 por SARider »
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline Estafeta

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2023
  • Mensagens: 7
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: CruiSym Alpha 300
Isso da rampa molhada aconteceu me ao sair da casa do vendedor. Acabei por voltar atrás e sair com mais velocidade e balanço. Se soubesse era so desativar e arrancava ali no meio da rampa onde ela foi abaixo.
Quando desligo o controle de tração da proxima vez que fizer on / off na ignição por defeito volta ativar portanto deve ser algo para andar sempre ligado e desligar só quando não progride

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
O controle de tracção é uma mais valia, na minha opinião é uma ajuda á condução que se deve usar, exceto em casos pontuais
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5307
  • Localidade: sintra
Boas companheiro,controlo de tracção é uma mais valia que quanto a mim será para andar sempre ligado, não vejo em que medida poderá dar desgaste a qualquer componente, pode sim é evitar uma queda e isso é sempre positivo, umas fotos dessa máquina é que era... _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Andar sempre ligado, aumenta o consumo ou desgaste. Das peças CVT e pastilhas de travão de forma visível?
A velocidade de ponta ou arranques diminui consideravelmente?

Boa tarde,
a minha X max 300 tem controle de tração e já me ajudou em mais do que uma situação em piso molhado.
Se provoca desgaste nas peças e aumento no consumo? Não noto nada, e mesmo que faça isso, é largamente compensado pelo aumento de segurança!
Antes isso do que ir ao hospital ou ter de pintar umas carenagens.
Bons passeios  _convivio_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline Motoscoot

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2023
  • Mensagens: 12
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda e +
  • Modelo: SH300\SV650
O controlo de tração funciona geralmente com os mesmos sensores do ABS e a única coisa que faz é cortar a injeção de combustivel quando deteta a roda traseira a patinar...assim sendo, não provoca qualquer desgaste em relação a motos sem sistema. Para mim a desvantagem é que gosta de fazer a roda traseira deslizar, seja em enduro ou "brincadeiras" mas geralmente até é possível desligar o sistema. 2 motos aqui e nenhuma sem abs ou controle de tração mas que estas modernices ajudam a evitar quedas é indiscutível.