Autor Tópico: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i  (Lida 2826 vezes)

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« em: 06 de Setembro de 2023, 16:31 »
Pois bem, aqui vão as minhas dúvidas.
 
Primeiro, as certezas. Nunca digas nunca (já explico).
 
Eu tinha prometido a mim mesmo que só trocaria a GTS EVO 125 por uma mota, com um pouco mais de cilindrada e que tivesse ABS.
 No entanto, surgiu-me a possibilidade de adquirir, eventualmente por muito bom preço, uma SYM GTS 250i, de 2008, sem ABS  :'( . Ainda é mais antiga que a minha EVO 125 e não é uma EVO, quer dizer que não tem as óticas médio/máximo lado a lado mas sim sobrepostas. É mesmo feia  :( .
Mas, em contrapartida, tem apenas 10 000km em vez dos 38800 da minha 125.
O preço é apelativo - não posso divulgar - mas tem uma avaria, provavelmente variador ou embraiagem e precisará quase certeza de bateria nova.
Com alguma sorte, com a venda da minha 125, pago esta 250i, as peças necessárias e até alguma mão de obra ficando apenas com a despesa adicional de ir tirar a carta A/A2.
 Agora as dúvidas.
Existem alguns pontos conhecidos, menos bons, nestas meninas que eu deva procurar com particular atenção?
A mota teve manutenção o ano passado - ainda não tenho os detalhes todos - mas pretendo trocar todos os fluidos, verificar pastilhas, vela ...As verificações do costume.
Preocupa-me mesmo é que exista algum problema comum nestas meninas e que deva verificar.



Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5308
  • Localidade: sintra
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2023, 00:32 »
Boas Rui , que tenha conhecimento esses motores são de guerra, aliás a do Nuno salvo erro já tem mais de 170000 km sem mexer no motor, podes dar uma vista de olhos no diário de bordo dele para veres o que foi levando ao longo dos anos, sei que tem menos km e mais cilindrada, mas pessoalmente não daria esse passo para uma mais antiga, a tua tem em seu favor já a conheceres e ser mais recente...mas entendo o apelo .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Motoscoot

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2023
  • Mensagens: 12
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda e +
  • Modelo: SH300\SV650
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2023, 10:31 »
Menos kms não significa melhor, aliás, as motos paradas estragam-se muitas vezes mais do que a andar...Se fores trocar por uma sem abs e o abs era para ti fundamental vais sentir sempre que fizeste uma má opção independentemente do preço dado pela moto. Avaria de embraigem ou variador com 10000km não é bom agoiro. A minha com 70000km teve a mesma embraiagem até aos 65000km e o variador ainda é o mesmo...Qualquer avaria é sempre uma roleta russa sobre o custo que vai acarretar mas podes arriscar. Eu jamais compraria moto com avaria e parada há meses porque era mais do que certo ferrugem no tanque, rolamentos gripados, correias ressequidas, bateria morta, pneus ressequidos e\ou ovalizados e por aí fora mas cada um sabe de si.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2023, 12:42 »
tudo isso  é muito estranho,  10000km com problemas na transmissão... Mesmo assim, upgrade de 125 -> 250 e mesmo que esteja tudo bem, o ganho não vai ser assim tanto e certamente não compensará o que perde em relação à EVO. Se eu tivesse de fazer o negocio, faria pelo menos depender o mesmo de uma avaliação prévia por mecânico ou na oficina às minhas custas.

boa sorte

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2023, 20:09 »
Ainda reparei em algo mais estranho que um possível problema de correia/embraiagem.  Pelo material listado em uma das faturas, essa mota levou uma reconstrução total da transmissão final, veios e tudo. O que é que se passou com essa mota para levar todo esse material com tão poucos km??? Se contactar essa oficina e explicar a situação será que lhe dão into mais detalhada?

tudo isso  é muito estranho,  10000km com problemas na transmissão... Mesmo assim, upgrade de 125 -> 250 e mo que esteja tudo bem, o ganho não vai ser assim tanto e certamente não compensará o que perde em relação à EVO. Se eu tivesse de fazer o negocio, faria pelo menos depender o mesmo de uma avaliação prévia por mecânico ou na oficina às minhas custas.

boa sorte

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2023, 23:23 »
Ainda reparei em algo mais estranho que um possível problema de correia/embraiagem.  Pelo material listado em uma das faturas, essa mota levou uma reconstrução total da transmissão final, veios e tudo. O que é que se passou com essa mota para levar todo esse material com tão poucos km??? Se contactar essa oficina e explicar a situação será que lhe dão into mais detalhada?
Obrigado pela opinião. Mas agora fiquei eu a pensar.

"Pelo material listado em uma das faturas...". Quais faturas?
É que eu não tenho fatura nenhuma nem publiquei fatura nenhuma ...


Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2023, 11:56 »
... bem olhando para o post, agora tambem fico baralhado e não encontro a msg em que deu origem ao meu comentário anterior. Eu vi duas faturas com material da sym, agora como estava no telemovel e normalmente só uso o PC para vir aqui ao forum posso eventualmente ter confundido e misturado com um outro post qualquer. Peço desculpa pela confusão!

Obrigado pela opinião. Mas agora fiquei eu a pensar.

"Pelo material listado em uma das faturas...". Quais faturas?
É que eu não tenho fatura nenhuma nem publiquei fatura nenhuma ...


Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2023, 12:05 »
Já encontrei "o gato"...

Foi  efetivamente uma confusão da minha parte, misturei assuntos (as faturas são do diário de bordo  "Sym GTS 125i 2013" do companheiro Jcaferra)
mais uma vez peço desculpa pela confusão.




... bem olhando para o post, agora tambem fico baralhado e não encontro a msg em que deu origem ao meu comentário anterior. Eu vi duas faturas com material da sym, agora como estava no telemovel e normalmente só uso o PC para vir aqui ao forum posso eventualmente ter confundido e misturado com um outro post qualquer. Peço desculpa pela confusão!

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2023, 17:21 »
Já encontrei "o gato"...

Foi  efetivamente uma confusão da minha parte, misturei assuntos (as faturas são do diário de bordo  "Sym GTS 125i 2013" do companheiro Jcaferra)
mais uma vez peço desculpa pela confusão.
Sem problema.
 
Quanto à suposta avaria. Infelizmente a mota está longe e torna-se difícil fazer uma verificação antecipada.
Da descrição que o proprietário me fez, a mota andou no ano passado e fez uma manutenção que incluiu troca da correia e de variador.
Após esta troca  a Mota ganhou mais força e perdeu velocidade. E lentamente começou a patinar.
Foi novamente à oficina e melhorou.
 
Entretanto ao passar por um buraco no alcatrão em andamento e a mota começou a fazer um barulho tipo metálico, tipo alguma peça meio solta e foi ate parar. 
Deixou de acelerar e deixou de aguentar ao ralentim.
 
Presumo eu que, entre variador e embraiagem, alguma coisa se soltou e prendeu a correia na embraiagem. E aqui fica a grande duvida, qual o estrago que ali está.
Entretanto emigrou e comprou por lá uma NC700.
 
Está a pedir 850€ pela mota e parece-me que consigo reduzir ainda mais o valor que pede.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pontos de verificação na compra de SYM GTS 250i
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2023, 22:15 »
Sem problema.
 
Quanto à suposta avaria. Infelizmente a mota está longe e torna-se difícil fazer uma verificação antecipada.
Da descrição que o proprietário me fez, a mota andou no ano passado e fez uma manutenção que incluiu troca da correia e de variador.
Após esta troca  a Mota ganhou mais força e perdeu velocidade. E lentamente começou a patinar.
Foi novamente à oficina e melhorou.
 
Entretanto ao passar por um buraco no alcatrão em andamento e a mota começou a fazer um barulho tipo metálico, tipo alguma peça meio solta e foi ate parar. 
Deixou de acelerar e deixou de aguentar ao ralentim.
 
Presumo eu que, entre variador e embraiagem, alguma coisa se soltou e prendeu a correia na embraiagem. E aqui fica a grande duvida, qual o estrago que ali está.
Entretanto emigrou e comprou por lá uma NC700.
 
Está a pedir 850€ pela mota e parece-me que consigo reduzir ainda mais o valor que pede.

por esse valor... mesmo que tenha de reconstruir novamente parte da transmissão é tentador  :)