Autor Tópico: Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica  (Lida 1697 vezes)

Offline Kaestamos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2023
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Portimao
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK Premium
Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica
« em: 24 de Julho de 2023, 17:15 »
Viva. Tenho andado a estudar uma possível compra de uma mota/scooter com baixos custos de utilização. Neste âmbito, surgiu a possibilidade de uma scooter elétrica, pelo que decidi efetuar algumas comparações com a scooter 125cc referência do segmento (HONDA PCX). O objetivo será essencialmente utiliza-la para deslocações de curta distância, cidade, casa-trabalho, estradas nacionais, pequenos passeios a um ou a dois.... Acham que faz algum sentido os dados apresentados!? Colocariam outras hipóteses ou dados em análise? Obrigado desde já.

PCX - SILENCE S01 BASIC
(15000 km)
Aquisição €3600 - €4140 (-€500 FA)
Revisões €170 - €0
Combustível €450 - €113
TOTAL €4220 - €4253

PCX - SILENCE S01 CONNECTED
(50000 km)
Aquisição €3600 - €5640 (-€500 FA)
Revisões €735 - €0
Combustível €1500 - €375
TOTAL €5835 - €6015

Offline Kharys

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2023
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
Re: Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica
« Responder #1 em: 24 de Julho de 2023, 18:44 »
Hello,

Acho que tens o consumo elétrico um pouco acima da realidade. Ainda estou a aguardar pela minha (Seat Mó 125 Performance) mas estimo que no máximo leve €0.70 dos 0-100%, ou €0.70 no máximo para cerca de 100km (por cima), isto apesar de ter bi-horário e nem estar a contemplar nestas contas o carregamento no tarifário mais barato. Não consigo validar ainda, mas diria que com o carregamento habitualmente noturno, em média deva ficar mais perto dos 50cent / 100km.

No entanto, deves considerar as revisões da Silence... primeira aos 3 meses ou 1500km, depois de 12 em 12 meses ou 5000 km... Apesar de não se anteverem revisões dispendiosas, também não será certamente €0 ... :-/

Finalmente podes é incluir o valor residual da mota nessas contas, tipicamente é com todas essas variáveis que a elétrica (também) acaba por compensar, diria eu a partir dos 6-8 anos (dependendo da rodagem). Por últimos, tens ainda outras características que podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens, dependendo se inclinas para o elétrico ou não... :) Silêncio, 0 idas a postos de abastecimento, 100% à saída todos os dias (se assim o quiseres), potencial carregamento à borla no escritório (se possível), ...

{},
Kharys

Offline Kharys

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2023
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
Re: Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica
« Responder #2 em: 24 de Julho de 2023, 19:24 »
... e só pelo gozo:

https://www.icloud.com/iclouddrive/0f4z0lsNAw_BG6tHJ175xniAw#Screenshot_2023-07-24_at_19.18

e depois alterando o custo do combustível da PCX:

https://www.icloud.com/iclouddrive/02fYU0nv_ZKCpjnEKO4rfchxA#Screenshot_2023-07-24_at_19.18

Sempre dá para ter mais ideias e brincar com os valores... :)

{},
Kharys

Offline Kharys

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2023
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
Re: Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica
« Responder #3 em: 24 de Julho de 2023, 19:37 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Comparativo de custos Scooter combustão vs elétrica
« Responder #4 em: 24 de Julho de 2023, 22:00 »
Boa iniciativa
Pessoalmente acho que faz falta existir mais conhecimento sobre a mobilidade eléctrica mas enquanto a grande maioria nem sequer está aberta a esse conhecimento,estamos mal ou não saímos do mesmo.
Eu fui dos que preferiu saber em primeira mão, comprando um exemplar da silence,por alto já fiz contas aos gastos em quase 50.000 km na xmax 300,na altura e só em gasolina tinha comprado uma eléctrica,mas atenção,os preços não são iguais,em Maio era uma promoção,em junho eram mais caras,agora desceu tudo outra vez , inclusive as SEAT,no meu caso o preço foi outro, portanto mais depressa sairá mais em conta que a dita PCX,mas eu irei,no meu caso,divulgando.
Dois meses após a compra, tenho mais de 2500km feitos,a revisão dos 1500 km não chegou a 70€,falando dos custos de carga,a maioria nem pago mas já fiz contas pois já sei quantos kW gasto para a carregar nas diferentes percentagens que a deixo e posso garantir que em junho gastei 10€ em eletricidade,em gasolina seriam entre 80 a 100€ .De parte meto por semana 10€ para os gastos com ela,tendo em conta que de gasolina era sempre mais.
Em termos de longevidade,em Espanha já existem várias silence com 100.000 km onde o motor não acusava desgaste e as baterias ainda estão a mais de 80%de vida,uma PCX chega lá sem abrir o motor? E os custos disso?
Pois,muitos querem impingir mundos e fundos a mobilidade eléctrica sem conhecimento,sem provas,para ninguém aceitar nada,eu,ao invés de criticar,parei uma 300 bem económica onde era e sou eu a fazer tudo de manutenção,logo mais em conta,e ando de eléctrica diariamente e não ando mais quando tenho as de teste Ride,se dá para os meus 60 km diários? Dá e ainda ontem fiz 140 km, carregando a meio para não ter surpresas,mas basta controlar bem o quadrante,e acima de tudo adoptar outro tipo de condução,que tem de ser mais responsável.
Para já ,sim ,no futuro espero cá estar a relatar....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves