Autor Tópico: Começam a aparecer as reservas aos anuncios "verdes" dos veículos elétricos  (Lida 399 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4217
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
 Embora os EVs representem o futuro da mobilidade, a maioria dos automóveis elétricos, motocicletas e scooters não pode cumprir totalmente suas reivindicações de emissão zero.

Claro, quase todos os veículos movidos a eletricidade não produzem gases de efeito estufa diretamente. No entanto, muitos processos de mineração e manufatura emitem CO2. O mesmo vale para o carregamento de EV, que não utiliza exclusivamente fontes elétricas. Muitos pessimistas de EV se apegam a esse enigma como um argumento contra a transição iminente, mas muitos OEMs não podem mais fazer essas reivindicações na França.

Instituída em 1º de janeiro de 2023, a nova lei proíbe os fabricantes de afirmar que um veículo é neutro em carbono se o mesmo não puder ser dito sobre suas etapas de produção ou recarga.

O projeto de lei mais recente, no entanto, visa as práticas de publicidade adotadas por muitas marcas de mobilidade elétrica. De acordo com o Artigo L229-68, uma empresa não pode alegar que um produto é neutro em carbono, a menos que forneça um relatório de emissões de gases de efeito estufa (direto e indireto) ao público. A entidade também precisará declarar como evitou, reduziu e compensou as emissões de carbono, além dos métodos de compensação de gases de efeito estufa residuais.

https://www.rideapart.com/news/656056/france-prohibits-ev-greenwashing-2023/


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4955
  • Localidade: sintra
No fundo é o cair de uma capa ...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 895
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Viva,

Na realidade um recente estudo Alemão demonstrou que um veículo eléctrico é muito mais poluente do que um a combustão e só ao fim de 120.000kms começa a compensar do ponto de vista da poluição. Se considerarmos que muitos não chegam a fazer os 120.000kms, então esse valor já passará eventualmente para os 150.000kms e considerando que mais alguns não chegam a esta lá então poderemos considerar os 160.000kms.

Será que face a esta análise é assim tão viável a utilização destes veículos? Dá que pensar!

Abraços
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4217
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Ainda vamos concluir que os únicos veículos " verdes" são os autocarros, mesmo que a gasóleo
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline João Canelas

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2017
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Marca: BMW
  • Modelo: C650 GT
…por mim, continuem a comprar ICE’s! Sempre são menos para os carregamentos na Autoestrada 😉👍🤣
Agora a sério, já há uns 6 anos que investi primeiro nos phev’s e depois nos full electric. Por mim, combustão só na C650! E no futuro não sei não…😉✌️

Cumprimentos
JC
João Canelas
BMW C650 GT