Na questão dos engarrafamentos nos SuperCarregadores da Tesla há vários motivos a saber:A Tesla foi pioneira nos veículos eléctricos e, principalmente, na forma como encarou o assunto. Optou por fazer um investimento brutal na criação e manutenção duma rede de carregadores topo de gama que vão sendo actualizados à medida que a tecnologia evolui.Encontra-se neste momento com um infeliz entrave no nosso país porque querem que opere cá de forma diferente, o que é complicado. Lembro que o carregamento na rede Tesla resume-se a estacionar e ligar a ficha ao carro, sem necessidade de utilizar cartões nem aplicações para iniciar o carregamento. É tudo automático e simples, ao contrário dos restantes sistemas.A Tesla investiu, há mais de um ano, na ampliação de Alcácer do Sal, tal como noutros locais estratégicos, para acompanhar o aumento de procura mas não dão autorização de funcionamento por quererem obrigar a Tesla a adoptar as regras portuguesas. Daí os constrangimentos noticiados.......Há no entanto outra razão: muitos usufruem de carregamentos gratuitos nestes locais e parece lógico que queiram usufruir disso carregando em casa só o suficiente para chegar ao SuperCarregador!😉
Dois dos motivos, o primeiro o principal, porque a rede de carregamentos tesla nos restantes países está em constante evolução e encaixa bem os carregamentos gratuitos e té se está a brir a outras marcas.Em Portugal inventaram uma roda quadrada e querem fazer-nos crer que temos o melhor modelo do mundo. É o mais caro, o menos eficiente, o mais complicado, e existe porque há uma entidade que foi criada, a Mobi.e que é paga por todos nós contribuintes através do fundo ambiental, impostos, taxas e por quem carrega. Uma fatura de carregamento em Portugal é uma soma de várias parcelas de outras tanta entidades, Mobi.e, OPC. CEME e Estado, alem de que é impossível saber quanto custa exatamente um carregamento senão passadas semanas de o termos realizado, a entidade que investe no espaço e no posto (OPC) e é dona do mesmo não fatura nem vende eletricidade sendo o CEME o responsável pela venda de eletricidade mas que também tal como o OPC tem de se sujeitar á gestão dos senhores funcionários da Mobi.e que foram inventados para gerir tudo isto.Resultado, um modelo que nem a Tesla, nem a rede do Continente nem todas as redes estrangeiras conseguem entender e ao mesmo tempo param investimentos ou então sujeitam-se ao monopólio do Estado tutelado pela Mobi.e, mais caro e ineficaz.
https://www.dw.com/en/germany-cars-e-cars-e-mobility-charging-stations-electric-cars-emissions/a-57921124https://www.netzerowatch.com/german-electricity-to-be-rationed-as-evs-and-heat-pumps-threaten-collapse-of-local-power-grids/