Embora os EVs representem o futuro da mobilidade, a maioria dos automóveis elétricos, motocicletas e scooters não pode cumprir totalmente suas reivindicações de emissão zero.
Claro, quase todos os veículos movidos a eletricidade não produzem gases de efeito estufa diretamente. No entanto, muitos processos de mineração e manufatura emitem CO2. O mesmo vale para o carregamento de EV, que não utiliza exclusivamente fontes elétricas. Muitos pessimistas de EV se apegam a esse enigma como um argumento contra a transição iminente, mas muitos OEMs não podem mais fazer essas reivindicações na França.
Instituída em 1º de janeiro de 2023, a nova lei proíbe os fabricantes de afirmar que um veículo é neutro em carbono se o mesmo não puder ser dito sobre suas etapas de produção ou recarga.
O projeto de lei mais recente, no entanto, visa as práticas de publicidade adotadas por muitas marcas de mobilidade elétrica. De acordo com o Artigo L229-68, uma empresa não pode alegar que um produto é neutro em carbono, a menos que forneça um relatório de emissões de gases de efeito estufa (direto e indireto) ao público. A entidade também precisará declarar como evitou, reduziu e compensou as emissões de carbono, além dos métodos de compensação de gases de efeito estufa residuais.
https://www.rideapart.com/news/656056/france-prohibits-ev-greenwashing-2023/