Autor Tópico: Honda E-Clutch – A revolucionária embraiagem eletrónica  (Lida 2098 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Honda E-Clutch – A revolucionária embraiagem eletrónica
« em: 10 de Outubro de 2023, 20:39 »

Sendo o maior fabricante mundial de motos, a Honda sempre se revelou bastante ativa no que respeita a utilizar novas tecnologias nas suas propostas de duas rodas. Por exemplo, basta recordar que foi a marca que introduziu, e continua a ser a única a usar, o sistema de dupla embraiagem DCT nas motos. E num mundo onde a eletrónica predomina, a marca japonesa acaba de apresentar uma novidade absoluta: a E-Clutch!




Num curto comunicado divulgado esta terça-feira, a Honda publicou no website oficial da marca as primeiras informações sobre a embraiagem eletrónica para motos E-Clutch, o primeiro sistema de embraiagem automática do mundo (de acordo com a Honda) e que controla a embraiagem das motos, permitindo arranques, passagens de caixa e paragens suaves, sem ser necessário acionar a manete da embraiagem.


Com esta E-Clutch, a marca japonesa utiliza uma tecnologia eletrónica que permite controlar a embraiagem instantaneamente e com precisão, procurando assim garantir que os motociclistas desfrutem de performances ótimas nas situações onde a força motriz muda e a embraiagem é solicitada.


O grande destaque neste novo tipo de embraiagem é que o E-Clutch permite que o sistema seja utilizado em modo totalmente automático, em que o condutor da moto não necessita nunca de apertar a manete da embraiagem.


Caso o condutor prefira ter um controlo mais convencional, apertando a manete o E-Clutch assume um funcionamento manual. Desta forma adequa-se a um maior número possível de situações de condução, com a E-Clutch a poder ser usada como um sistema normal de embraiagem em que o acionamento da mesma é manual acionando a manete, mesmo quando a embraiagem é controlada eletronicamente.


A troca entre os dois modos de funcionamento é feita sem necessidade de o condutor carregar em qualquer botão ou selecionar uma opção, e isso permitirá que um maior número de condutores de diferentes níveis de experiência e competência, desde o mais novato, ao mais experimentado, consigam concentrar-se no prazer da condução, sempre em conforto total.


Sendo leve e compacto, o sistema pode ser instalado sem fazer grandes alterações nas motos que já existem, e a Honda planeia instalar a sua E-Clutch na sua gama ao longo do tempo


https://motojornal.pt/honda-e-clutch-a-revolucionaria-embraiagem-eletronica/
« Última modificação: 10 de Outubro de 2023, 20:41 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"