Autor Tópico: Começam a aparecer as reservas aos anuncios "verdes" dos veículos elétricos  (Lida 2979 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
 Embora os EVs representem o futuro da mobilidade, a maioria dos automóveis elétricos, motocicletas e scooters não pode cumprir totalmente suas reivindicações de emissão zero.

Claro, quase todos os veículos movidos a eletricidade não produzem gases de efeito estufa diretamente. No entanto, muitos processos de mineração e manufatura emitem CO2. O mesmo vale para o carregamento de EV, que não utiliza exclusivamente fontes elétricas. Muitos pessimistas de EV se apegam a esse enigma como um argumento contra a transição iminente, mas muitos OEMs não podem mais fazer essas reivindicações na França.

Instituída em 1º de janeiro de 2023, a nova lei proíbe os fabricantes de afirmar que um veículo é neutro em carbono se o mesmo não puder ser dito sobre suas etapas de produção ou recarga.

O projeto de lei mais recente, no entanto, visa as práticas de publicidade adotadas por muitas marcas de mobilidade elétrica. De acordo com o Artigo L229-68, uma empresa não pode alegar que um produto é neutro em carbono, a menos que forneça um relatório de emissões de gases de efeito estufa (direto e indireto) ao público. A entidade também precisará declarar como evitou, reduziu e compensou as emissões de carbono, além dos métodos de compensação de gases de efeito estufa residuais.

https://www.rideapart.com/news/656056/france-prohibits-ev-greenwashing-2023/


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5347
  • Localidade: sintra
No fundo é o cair de uma capa ...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Viva,

Na realidade um recente estudo Alemão demonstrou que um veículo eléctrico é muito mais poluente do que um a combustão e só ao fim de 120.000kms começa a compensar do ponto de vista da poluição. Se considerarmos que muitos não chegam a fazer os 120.000kms, então esse valor já passará eventualmente para os 150.000kms e considerando que mais alguns não chegam a esta lá então poderemos considerar os 160.000kms.

Será que face a esta análise é assim tão viável a utilização destes veículos? Dá que pensar!

Abraços
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Ainda vamos concluir que os únicos veículos " verdes" são os autocarros, mesmo que a gasóleo
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

João Canelas

  • Visitante
…por mim, continuem a comprar ICE’s! Sempre são menos para os carregamentos na Autoestrada 😉👍🤣
Agora a sério, já há uns 6 anos que investi primeiro nos phev’s e depois nos full electric. Por mim, combustão só na C650! E no futuro não sei não…😉✌️

Cumprimentos
JC

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Começam a aparecer as reservas aos anuncios "verdes" dos veículos elétricos
« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2023, 10:34 »
Viva,

Na realidade um recente estudo Alemão demonstrou que um veículo eléctrico é muito mais poluente do que um a combustão e só ao fim de 120.000kms começa a compensar do ponto de vista da poluição. Se considerarmos que muitos não chegam a fazer os 120.000kms, então esse valor já passará eventualmente para os 150.000kms e considerando que mais alguns não chegam a esta lá então poderemos considerar os 160.000kms.

Será que face a esta análise é assim tão viável a utilização destes veículos? Dá que pensar!

Abraços

Já deves ter percebido quão credível é esse "estudo Alemão"!
Ainda ontem diziam as notícias que o ar, em muitos locais do nosso país, está fora dos limites recomendados... Porque será?

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Começam a aparecer as reservas aos anuncios "verdes" dos veículos elétricos
« Responder #6 em: 22 de Setembro de 2023, 11:58 »
Esses "estudos" são sempre falsos. É propaganda de uma indústria moribunda.
Estamos a assistir à maior transferência de riqueza da história.
Quem fica a perder não está disposto a ir tranquilamente, vai tentar esticar ao máximo a indústria petrolífera.
Por exemplo, há um factor que nunca vejo debatido: o custo energético da gasolina (ou diesel).
O crude que sai do chão passa por um processo enorme até chegar ao automóvel. Tem de ser bombeado do chão, transportado para armazenamento, transportado de novo para refinarias, refinado, armazenado, transportado para o posto de abastecimento. Todo este processo leva, no mínimo, um terço da energia obtida, ou seja, um carro que gaste 6 litros aos 100 polui, na melhor das hipóteses,  o equivalente a 18.

Não se deixem enganar e procurem fontes independentes.